Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
CMA GCM reforça presença no Porto de Setúbal com Linha «AGPOME» 2021
O grupo CMA CGM reforça a sua presença no Porto de Setúbal com a nova Linha Regular de contentores "AGPOME" 2021, agenciada pela CONTAINERSHIPS - CMA CGM PORTUGAL. Uma linha que substancia a posição do Porto de Setúbal nas ligações rápidas e diretas nas rotas da CMA CGM entre os portos atlânticos de Portugal e Espanha, o Mediterrâneo Oeste, a Argélia, costa mediterrânica francesa e espanhola e os hubs Tanger e Algeciras, que oferecem ligações a todo o mundo.
![]() |
PORTO DE LISBOA REAFIRMA POSIÇÃO NO MERCADO DE CITRINOS
A APL – Administração do Porto de Lisboa revela que nos meses de Setembro e Outubro decorreu a campanha de importação de citrinos de 2021, provenientes da África do Sul e Argentina, na ERSHIP Lisboa - Terminal Multiusos do Beato (TMB).
No total foram movimentadas 7.591 toneladas de citrinos, o que representa mais 11% que no ano anterior.
![]() |
Piloto 5G no Porto de Aveiro apresentado na inauguração do Laboratório 5Gainer na Universidade de Aveiro
Foi inaugurado, a 16 de novembro, o laboratório 5GAIner dedicado ao 5G e à inteligência artificial, localizado no Campus da Universidade de Aveiro. Este projeto resulta de uma parceria entre a Universidade de Aveiro, o Instituto de Telecomunicações e a Huawei, visando o apoio à Indústria no âmbito do 5G e da Inteligência Artificial.
Um dos destaques do evento foi a apresentação do Piloto 5G no acesso ferroviário ao Porto de Aveiro, como o primeiro sistema de Controlo de Passagem de nível do País suportado em comunicações 5G, instalado em parceria com a EFACEC.
![]() |
AÇORES
Ponte-cais do porto das Lajes das Flores concluída em junho de 2022
Portos dos Açores informou que não vai ser possível concluir este mês a ponte-cais do porto das Lajes das Flores, destruído pelo furacão Lorenzo, remetendo a conclusão da obra para junho de 2022.
![]() |
Porto de Aveiro realiza exercício de acidente simulado
Realizou-se sábado, dia 20, um exercício de acidente simulado no âmbito do Plano de Emergência Interno da APA S.A. O simulacro teve como cenário uma fuga de metanol, seguida de incêndio num navio em operação na ponte cais n. º 26 no Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Aveiro (TGL).
O principal objetivo do simulacro foi avaliar a capacidade de resposta para a emergência de acordo com os pressupostos dos Planos de Emergência Internos das empresas que operam na ponte cais n. º26, a saber a Prio Supply e a Bresfor – Indústria de Formol, e do Plano de Emergência Interno da APA, S.A.
![]() |
Secretária de Estado das Pescas esteve em Sagres
A convite da Associação de Armadores de Pesca de Sagres, da Organização de Produtores da Pesca do Cerco – Barlapescas e da presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Rute Silva, a Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, participou numa reunião, no dia 19 de novembro, no Centro de Interpretação da Lota de Sagres.
![]() |
Baía do Funchal acorda com dois navios de cruzeiro
Sábado amanheceu com dois navios de cruzeiro no Porto do Funchal. Pouco passava das 07h00 quando chegou à baía da capital madeirense o ‘Viking Jupiter’, numa escala de estreia entre Málaga e Mindelo (Cabo Verde). Este ‘gigante’ dos mares trazia a bordo 393 passageiros e 439 tripulantes.
![]() |
Siemens Portugal vai modernizar Porto de Leixões
A Siemens Portugal vai modernizar o porto de Leixões, o maior terminal de contentores do Norte do país. Este projeto, adjudicado à Siemens pela Yilport Leixões, inclui a renovação de um pórtico de cais STS (ship to shore) e três pórticos de parque RMG (rail mounted gantry) no Porto de Leixões, já a partir do início de 2022.
![]() |
Ricardo Serrão Santos: modernização das pescas é uma aposta do Ministério do Mar
“O meu profundo agradecimento aos armadores e pescadores pela determinação em contribuírem para melhorar a capacidade de resposta do sector, incluindo no difícil período da pandemia”, disse o ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, na sessão de encerramento do Encontro Nacional sobre as Pescas, com o mote “Dia Nacional do Mar 2021 — Valorizar as Pescas e o Mar, valorizar o País”, em Sesimbra, e que se inseriu nas celebrações do Dia Nacional do Mar.
![]() |
Bandeira Portuguesa sobe duas posições no ranking mundial
Portugal subiu duas posições na lista de maiores Estados de Bandeira em número de navios registados, com cerca de 600 navios sujeitos às convenções internacionais, ou seja, os mais relevantes.
De acordo com o último relatório da UNCTAD sobre o shipping, que foi hoje publicado e aborda os dados relativos a 2021, Portugal passou da 16ª para a 14ª posição no ranking mundial, mantendo a tendência de crescimento sustentado, mas com uma espetacular performance no período em análise (2020-2021). Dentro dos 20 principais Estados de Bandeira, Portugal foi o que mais cresceu em número de navios registados, com um aumento de 10% face ao período homólogo anterior.
![]() |
ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES
Memorando da APS com Estado da Bahia e Exercício Polex PT 2021
O programa da Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) falou com o Presidente do conselho de administração da APS, José Luís Cacho, sobre a assinatura de um memorando com o Estado da Bahia (Brasil). para o desenvolvimento de novos projectos ligados ao agronegócio.
Acompanhamos também o exercício de combate à poluição no meio marinho 'Atlantic POLEX.PT 2021', organizado pela direcção de combate à poluição do Mar, da Autoridade Marítima Nacional, que se realizou no final de outubro, no Porto de Sines.
![]() |
Porto de Sines quer tornar corredor logístico com Badajoz mais competitivo
A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) vai apostar em tecnologias inovadoras da informação e comunicação, através de processos de digitalização, para tornar o corredor logístico Sines-Badajoz "mais eficiente, competitivo e desmaterializado".
O projeto do Corredor Atlântico Logístico Sines-Badajoz (Calsiba) está a ser desenvolvido numa parceria entre a Extremadura Avante, que reúne um grupo de empresas públicas do Governo da Extremadura Espanhola, e a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS).
![]() |
LISBOA TERÁ EMBARQUES E DESEMBARQUES
Celebrity vai ter 7 navios na Europa em 2023
A Celebrity Cruises anunciou os itinerários para a Europa em 2023, em que oferecerá mais de 45 overnights em 11 cidades diferentes com sete navios, incluindo o Beyond, Edge, Apex, Silhouette, Constellation, Infinity e Reflection.
![]() |
A 9 DE DEZEMBRO
Conferências da AMT: «Regulação e Mobilidade: Que Futuro?»
A 9 de Dezembro realiza-se, no Auditório da Gare Marítima de Alcântara (no Porto de Lisboa), o arranque do Ciclo de Conferências organizado pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), actualmente presidida por Ana Paula Vitorino, com a primeira sessão subordinada ao tema ‘Regulação e Mobilidade: Que Futuro?’. A sessão arranca às 14 horas, terminando às 17:30.
![]() |
16 DE NOVEMBRO
Dia Nacional do Mar
Celebra-se esta terça-feira, dia 16 de novembro, o Dia Nacional do Mar, tendo como referência a entrada em vigor da "Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar" a 16 de novembro de 1994.
A DGRM associa-se à celebração deste dia, destacando os sectores tradicionais e emergentes que constituem a economia ligada ao Mar – Economia Azul – tendo em conta que o Mar representa 5,1% do produto interno bruto português, 5% das exportações nacionais e 4% do emprego (INE, 2018).
![]() |
PORTO DE LEIXÕES
Ro-ro e carga fraccionada com forte crescimento até Setembro de 2021
As cargas roll-on/roll-off e Fraccionada estiveram em destaque no Porto de Leixões no acumulado até Setembro de 2021 ao crescerem, em conjunto, cerca de 400 mil toneladas, em comparação com o período homólogo do ano anterior.
![]() |
NO PORTO DE PONTA DELGADA, AÇORES
Parque de contentores a crescer de 120 para 480 unidades
O Porto de Ponta Delgada vai ver aumentada a sua capacidade de receção de contentores de 120 para 480 unidades, anunciou o Secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia dos Açores, Mota Borges.
O governante visitou a obra em curso, de reperfilamento no Porto de Ponta Delgada, tendo considerado que esta era “necessária para racionalizar” a operação de carga e descarga dos navios” naquela infraestrutura portuária da ilha de São Miguel.
![]() |
Docapesca e autarquias querem potenciar Guadiana navegável
A Docapesca e os e municípios de Alcoutim, Vila Real de Santo António, Castro Marim e Mértola assinaram um protocolo para estudar infraestruturas que permitam potenciar um rio Guadiana navegável.
O acordo visa regular as condições em que se irá estabelecer a cooperação e colaboração entre as partes, para a realização do «Estudo para Identificação das Infraestruturas Fluviais com Potencial para Dinamização Sustentável da Via Navegável do Rio Guadiana».
![]() |
PORTO DE LEIXÕES
Três novos pórticos entraram já em funcionamento no Terminal Sul
A APDL e a Yilport Leixões deram conta da entrada em funcionamento, no dia 8 de Novembro, dos três novos pórticos de parque no Porto de Leixões, no contexto da obra de Reconversão do Terminal de Contentores Sul.
Assim, e «tendo em conta os prazos contratualmente previstos», entraram em funcionamento «três dos novos pórticos de parque instalados no Parque 3», adiantaram a administração portuária e a concessionária, que opera na infra-estrutura portuária. «Estes equipamentos de última geração funcionarão, numa primeira fase, por controlo remoto e, numa fase posterior, também de forma semi-automática, com supervisão».
![]() |
Transitários querem apostar na digitalização do sector no rescaldo do congresso
A Associação dos Transitários de Portugal (APAT) apelou a uma aposta na digitalização do sector, um factor "disruptivo e diferenciador", no rescaldo do seu 18.º congresso, que decorreu nos dias 29 e 30 de outubro em Cascais.