Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




APL e Autoridade Marítima Nacional testam prontidão dos meios de salvamento marítimo na entrada do Porto de Lisboa

A Administração do Porto de Lisboa (APL), em estreita colaboração e articulação com a Autoridade Marítima Nacional (AMN), tem vindo a desenvolver um exigente programa de formação e treino das suas tripulações e dos pilotos da barra para fazer face a situações de emergência no mar e incrementar a sua segurança individual e coletiva.

Após um sério investimento em equipamento de segurança e proteção, foi desenvolvido um plano de formação e treino com apoio do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), órgão de direção técnica da AMN, que visava não só dar a conhecer os conceitos e procedimentos a ter em conta, mas também proporcionar a experiência no mar, com treinos cada vez mais exigentes para o indivíduo e para a equipa

Portos de Setúbal e de Lisboa assinam acordo de cooperação com o porto brasileiro de Santos

O Porto de Setúbal, o Porto de Lisboa e o Porto de Santos assinaram, a 5 de março, primeiro dia da Intermodal South America 2024, em S. Paulo, Brasil, um Acordo de Cooperação Técnica que tem por objetivo o intercâmbio e a cooperação abordando as novas áreas para a descarbonização, digitalização e inovação.

No âmbito das premissas descritas, o Acordo de Cooperação irá fomentar a Inovação Portuária, contribuindo para promover o desenvolvimento sustentável dos três portos com o intercâmbio de conhecimento em vetores que abrangem a gestão portuária, a estratégia, os recursos humanos, os diferentes sistemas de logísticas de transporte associadas, a intermodalidade, entre outros.

Intermodal South America 2024 na rota do Porto de Sines

Com participação conjunta no stand da APP – Portos de Portugal, o Porto de Sines marca presença em mais uma edição da principal Feira de Logística e Intermodalidade da América do Sul – Intermodal South America 2024, a decorrer em São Paulo, Brasil, de 5 a 7 de março.

Cada vez mais vocacionado para a promoção do comércio externo, o certame mantém o foco na oferta de soluções para a internacionalização das empresas sul-americanas, com uma forte aposta na promoção do setor portuário. O Porto de Sines apresenta-se como hub ao serviço das exportações brasileiras para o continente europeu, oferecendo elevados índices de conectividade e soluções logísticas integradas aos importadores e exportadores brasileiros.

Conjuntamente com outros portos portugueses

Porto de Leixões participa em networking empresarial no Consulado de Portugal em São Paulo

Porto de Leixões participa em networking empresarial conjuntamente com portos portugueses, no Consulado de Portugal em São Paulo.

Estiveram presentes cerca de 60 empresários brasileiros interessados em conhecer as potencialidades as valências dos portos portugueses. O evento contou com o apoio da delegação da AICEP Portugal Global em São Paulo.

Porto de Aveiro com vários projectos em curso

A reunião de início do “Projeto de Requalificação do Forte da Barra” e do “Projeto de Ampliação do Edifício Sede e de Melhoria do Arquivo Central do Porto de Aveiro” decorreu na manhã de segunda-feira, dia 4, no Porto de Aveiro, e contou com a presença, para além dos membros do Conselho de Administração e dos quadros da APA, do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo e da equipa projetista da WA – Engenharia e Consultoria, Lda., entidade vencedora do concurso público.

Porto de Lisboa na Intermodal de São Paulo para reforçar presença no mercado sul americano

O Porto de Lisboa marca presença na 28.ª edição da Intermodal South America, uma das maiores feiras do mundo dedicadas ao setor da logística, dos portos e comércio externo, que decorre até esta quinta-feira, 7 de março.
Como habitualmente, a presença do Porto de Lisboa está integrada no stand da APP – Associação dos Portos de Portugal, e conta com a presença da Comunidade Portuária de Lisboa e de diversos parceiros.

OLHARES SOBRE A APDL

Comandante Inês Soares | Piloto da Barra

A APDL lança o OLHARES SOBRE A APDL, um programa de pequenos filmes sobre inovação, cultura e diversidade das actividades da empresa. De marítimos a ferroviários, de engenheiros civis a arquitetos, de financeiros a administrativos, um mundo de tarefas que queremos partilhar. Siga connosco esta caminhada.

Como primeiro episódio apresentamos “Comandante Inês Soares, Piloto da Barra”, a primeira Mulher no cargo de Piloto da Barra na APDL, no Porto de Leixões, uma das únicas quatro em funções no país.

DE 14 A 16 DE MARÇO

I Encontro Nacional de Arqueologia Marítima e Subaquática

Entre os dias 14 a 16 de Março de 2024 irá decorrer o I Encontro Nacional de Arqueologia Marítima e Subaquática, em Lisboa.

Este evento de entrada Livre é organizado pela Secção de História da Associação dos Arqueólogos Portugueses, com o Museu de Marinha e com o CHAM – Centro de Humanidades.

Porto de Leixões relança concurso de 8 milhões para concentrar inspecções de cargas

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) relançou um concurso público de 8,1 milhões de euros para a construção de um novo centro inspectivo, onde irá recentrar as atividades inspectivas das cargas. O anúncio do concurso desta empreitada, que tem um prazo de execução de 540 dias, foi publicado dia 26 de Fevereiro em Diário da República.

Pinto Basto recebeu e agenciou navio MV Klara que partiu da Ásia com destino a Sines

A Pinto Basto, empresa de serviços de Gestão de Transporte, Agenciamento de Navios, Linhas Regulares e P&I Clubs (protection and indemnity), recebeu e agenciou o navio MV Klara que partiu da Ásia com destino a Sines, com reator de grandes dimensões.

O navio recebido e agenciado pela Pinto Basto transportava, entre outras cargas, um reator de grandes dimensões para a nova fábrica de polietileno linear da Repsol Polímeros.

EM SÃO PAULO, BRASIL

PORTOS PORTUGUESES MARCAM PRESENÇA NA 28.ª EDIÇÃO DA INTERMODAL SOUTH AMERICA

A APP – ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE PORTUGAL marca presença em mais uma edição da INTERMODAL SOUTH AMERICA, principal Feira de Logística e Intermodalidade da América do Sul, a decorrer em São Paulo, Brasil, de 5 a 7 de março.

Os portos nacionais de Leixões, Aveiro, Lisboa, Setúbal e Sines participam, pela quinta vez em conjunto, neste certame e sob a égide da APP, prosseguindo a aposta na promoção do sector portuário nacional ao serviço do comércio internacional, em especial no que respeita ao suporte do comércio externo entre Portugal e o Brasil.

Porto de Aveiro abre concurso para a modernização do VTS

A Administração do Porto de Aveiro (APA) abriu um concurso público para a modernização tecnológica do serviço de tráfego de navios, designado habitualmente como VTS, dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz.

A aquisição e instalação dos equipamentos indispensáveis para assegurar condições de navegabilidade marítima tem como preço base do procedimento o valor de 2,975 milhões de euros.

PSA SINES reforça investimento no Terminal de Contentores de Sines e avança para automatização total

A 29 de fevereiro de 2024, a PSA Sines, operador de terminal em Portugal, deu o seu primeiro passo em direção ao equipamento de parque totalmente automatizado com a chegada de seis novos pórticos de parque totalmente automatizados (aRTG - AUTOMATED RUBBER TIRED GANTRY CRANES). Estas gruas serão adicionadas às 29 gruas de parque existentes, permitindo à PSA Sines alavancar as suas operações. O novo equipamento deverá aumentar a produtividade e melhorar a segurança no parque, ao mesmo tempo que ajuda o terminal a atingir os seus objetivos ambiciosos de sustentabilidade.

APDL PARTICIPA NA BTL - BOLSA DE TURISMO DE LISBOA 2024

A APDL participa na 34.ª edição da BTL – BOLSA DE TURISMO DE LISBOA, maior feira de Turismo em Portugal, que tem início esta quarta-feira, 28 de fevereiro, e se prolonga até 3 de março na FIL – Parque das Nações.

A presença da APDL em mais uma edição deste evento representa uma oportunidade única de promoção da Via Navegável do Douro, do Terminal de Cruzeiros e do TITAN do Porto de Leixões, num ambiente ímpar de exposição, negócio e network, onde durante cinco dias, profissionais do setor e público em geral, têm a oportunidade de conhecer tendências, serviços e produtos nacionais e internacionais no setor do Turismo.
 

APDL recebe Diputácion de Salamanca na Via Navegável do Douro

Decorreu a 22 de fevereiro, nas instalações da APDL na Via Navegável do Douro, uma reunião com o Deputado do Turismo Juan Carlos Martínez e a Deputada da Província María del Pilar García, no seguimento da tomada de posse do novo executivo da Diputácion de Salamanca, entidade que administra o cais de Vega Térron.

Esta reunião visou o estreitar das relações de cooperação e colaboração e intercâmbio de informações entre a APDL e a Diputácion de Salamanca, onde também foram abordadas questões do foro das infraestruturas, da área comercial e política de tarifário.

Retomadas obras no Porto de Viana do Castelo para receber navios de maior dimensão

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) retoma em Abril a dragagem rochosa no porto da capital do Alto Minho para acesso de navios de maior dimensão, suspensa em dezembro, devido ao mau tempo.

“A APDL iniciou a empreitada de quebramento, dragagem e remoção de afloramentos rochosos no canal de navegação do porto de Viana do Castelo, a 16 de outubro de 2023. A obra foi suspensa a 04 de dezembro devido ao agravamento das condições atmosféricas e agitação marítima, estando previsto retomar em meados de abril”, refere hoje, em resposta por escrito a um pedido de esclarecimento enviado pela agência Lusa.

INTERRUPÇÃO DA PONTE MÓVEL DE LEIXÕES PARA LIMPEZA DAS ESTRUTURAS E VIDROS DE PROTEÇÃO

A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., informa que a ponte móvel do Porto de Leixões vai estar interdita ao trânsito automóvel, na noite de 29 de fevereiro para 01 de março, das 22:00 às 06:00. O motivo da imobilização da ponte deve-se à necessidade de limpeza regular das estruturas e vidros de proteção de peões da Ponte Móvel.

A limpeza decorrerá entre as 22:00h e as 06:00h, período durante o qual a circulação automóvel será interrompida e controlada pelas forças de segurança.

OREY Shipping concluiu o licenciamento como agente de navegação no Porto de Huelva

A OREY Shipping anuncia que concluiu o licenciamento como agente de navegação no Porto de Huelva, acrescentando assim esta importante localização à sua cobertura Ibérica.

Com presença em Espanha deste 2005, iniciada através da aquisição de uma empresa local em Bilbao, a OREY Shipping foi alargando a sua actividade a outros Portos de Espanha tais como Algeciras, Valência, Sagunto e Gandia e, agora, Huelva. É uma ambição declarada continuar a acrescentar localizações em Espanha por parceira, por crescimento orgânico, ou através de aquisições.

CMAR monitorizou mais de 60.000 viagens de navios em 2023 na costa portuguesa

A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) informa que o Centro de Controlo do Mar (CMAR), através do serviço de controlo de tráfego marítimo do continente, monitorizou a passagem de mais de sessenta mil (60.000) viagens de navios na costa portuguesa durante o ano de 2023, muitos deles com carga perigosa, nos Esquemas de Separação de Tráfego do Cabo da Roca e do Cabo de São Vicente.

A DGRM refere ainda que durante o ano passado foram acompanhadas as viagens associadas a 16.000 escalas de navios que demandaram os portos portugueses.

IMT e Porto de Sines trabalham harmonização de informação logística

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e a Admnistração do Porto de Sines reuniram-se, no âmbito do eFTI4EU Project, para iniciar o processo de harmonização entre a Plataforma e os Portais eFTI e a Janela Única Logística.

O Porto de Sines assegura assim, desde o início, o seu envolvimento em mais um processo de vanguarda tecnológica na área logística. O IMT trabalhará em estreita colaboração com outras autoridades nacionais, operadores de transportes, caso do Porto de Sines, e outras partes interessadas para fazer do Regulamento eFTI um ponto de viragem para um transporte de mercadorias mais ecológico e eficiente em Portugal e no resto da Europa.

Total: 425
1 2 3 4 5 [6] 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22