Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Porto de Lisboa cresce em mercadorias no primeiro semestre
O Porto de Lisboa (APL) registou um crescimento no movimento total de mercadorias no primeiro semestre de 2024 com um valor 5,507 milhões de toneladaso que corresponde a um crescimento homólogo de 0,20%.
O maior destaque vai para a subida de 16% da carga geral, que movimentou 2,505 milhões de toneladas, impulsionada pelo aumento da carga contentorizada, que foi de 12% em TEU e de 16% em tonelagem, com um valor de 2,393 milhões de toneladas. De igual modo destaca-se o crescimento verificado no número de navios de mercadorias, com uma subida de 13,5%, correspondente a 939 escalas, mais 112 do que em 2023.
Para este crescimento contribuiu fortemente a grande recuperação do Terminal de Contentores de Alcântara (Yilport Liscont), que registou um aumento, no primeiro semestre deste ano, de 40% em tonelagem movimentada e de 35% em TEU.
Portugal volta a receber a Reunião Mundial de Direito Aduaneiro
Entre os dias 4 e 5 de setembro de 2025, o Centro de Congressos da Alfândega do Porto irá receber a XVII Reunião Mundial de Direito Aduaneiro, um encontro organizado pela Academia Internacional de Direito Aduaneiro (ICLA) e que reúne especialistas mundiais de comércio internacional.
Será a primeira vez que o evento irá ocorrer no Porto, sendo que Lisboa já foi, em 2009, palco deste evento. Durante os dois dias, o Porto vai receber académicos, investigadores, membros de instituições internacionais, advogados, economistas, despachantes aduaneiros e representantes das alfândegas, entre outros especialistas mundiais.
Salinas de Rio Maior, as únicas de interior em Portugal
A interrogação mais comum quando se chega às Salinas de Rio Maior é: mas se não há aqui mar (está a cerca de 30 quilómetros de distância) como é que há aqui água salgada?
Pois parece que o fenómeno é justificado pela Serra dos Candeeiros, que dada a sua natureza calcária tem muitas falhas na rocha e assim as águas da chuva entranham-se e formam cursos de água subterrâneos. Sendo que um desses cursos atravessa uma grande jazida de sal-gema que alimenta o poço destas Salinas de Rio Maior.
BELA MANDIL, OLHÃO
Salinas do Grelha
Nas Salinas do Grelha, situadas em Bela Mandil, Olhão, procede-se, de forma tradicional, à extração de sal marinho e flor de sal. Numa visita guiada, o visitante fica a saber como tudo acontece neste processo de formação e recolha do sal. A par da componente histórica e cultural, a natureza tem lugar de destaque na atividade já que é possível observar as aves marinhas no habitat das salinas, situadas em pleno Parque Natural da Ria Formosa.
A 24 DE AGOSTO
Alcácer do Sal organiza passeio de galeão
A Câmara Municipal de Alcácer do Sal promove um passeio pelo rio Sado a bordo do galeão do sal Pinto Luísa, no dia 24 de agosto (das 8:00 às 19:00).
Segundo a autarquia, a lotação máxima do galeão é de 35 passageiros, ocorrendo o embarque e desembarque no cais localizado na margem sul da cidade. O passeio é pago e vai percorrer o estuário do Sado, oferecendo a oportunidade de “apreciar toda uma paisagem deveras característica em termos de fauna e flora”.
SETÚBAL
Pessoas do Porto: Nuno Maia
Na rubrica “Pessoas do Porto” damos a conhecer os trabalhadores, os parceiros, os concessionários e todos as mais pessoas que fazem o Porto de Setúbal funcionar.
Apresentamos Nuno Maia, Diretor-Geral da AISET - Associação da Indústria da Península de Setúbal em representação da Secil, onde é Diretor de Comunicação Institucional.
Hub Azul Dealroom
Plataforma de negócios já conta com 2600 investidores
A plataforma permite mapear, de forma célere e imediata, os dados empresariais da Economia Azul e fazer matchmaking de negócios entre startups, pequenas e médias empresas e investidores.
A Hub Azul Portugal, Rede de Infraestruturas de Inovação para a Economia Azul lançou, em 2023, o Hub Azul Dealroom – a primeira plataforma mundial de negócios da Economia Azul. Pouco mais de um ano depois, a plataforma já conta com a adesão de mais de 1.100 startups (com mais de 1.800 rondas de investimento), cerca de 2.600 investidores e mais de 120 grandes empresas.
Grécia vai limitar navios de cruzeiro em Santorini e Mykonos
As autoridades gregas estão a analisar uma proposta que visa a limitação das visitas de navios de cruzeiro a determinados portos do país, incluindo as ilhas de Santorini e Mykonos, importantes destinos de milhões de cruzeiristas.
O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, em declarações prestadas à Bloomberg, afirmou que as ilhas mais populares do país poderão em breve sofrer restrições para lidar com os “efeitos do excesso de turismo no período pós-pandemia”.
ICS 2
Enquadramento e requisitos do novo sistema de controlo aduaneiro
A Responsável Regional Norte da APAT, Inês Simões Carneiro, descreve a origem e enquadramento do Import Control System 2, contextualizando os objetivos deste novo sistema de controlo de informação de fluxos comerciais.
FO no Digital Ocean Forum
O Fórum Oceano marcou presença no Digital Ocean Forum (DOF), um evento de alto nível, que decorrer no Palácio das Academias, em Bruxelas.
A iniciativa permitiu conhecer o protótipo do European Digital Twin of the Ocean (EDITO), desenvolvido pela EMODnet e pelo Copernicus Marine Service, assinalando um importante progresso da Comissão Europeia no avanço da ciência e tecnologia dos oceanos.
Grupo ETE presente como expositor na Feira de Emprego e Carreiras Azuis
O Grupo ETE confirmou a presença como expositor na Feira de Emprego e Carreiras Azuis, que se realiza no dia 17 de outubro 2024, em Lisboa.
Em atividade desde 1936, o Grupo ETE reúne um conjunto de empresas, interligadas entre si, cujas funções se complementam de forma a prestar serviços de valor acrescentado aos seus clientes.
Disponíveis 11 novos avisos para a apresentação de candidaturas
Estão abertas as candidaturas ao Mar 2030
Estão disponíveis 11 novos avisos para a apresentação de candidaturas no âmbito do Programa Mar 2030, somando um total de 140.1 M€ de apoio público.
Estes avisos dirigem-se, entre outros, a operadores económicos do setor da pesca, aquicultura e transformação; à proteção e restauração da biodiversidade e ecossistemas marinhos e à execução da Política Marítima Integrada.
DE 25 A 28 DE NOVEMBRO de 2024 | INSCRIÇÕES ABERTAS
Conferência Internacional NEXUS - DIGITAL AND GREEN TRANSITION IN MARITIME PORTS - Trends and Challenges
De 25 a 28 de novembro, Évora e Sines serão palco da primeira conferência internacional dedicada à transição digital e à descarbonização nos portos marítimos, realizada no âmbito da Agenda Nexus.
Com organização conjunta da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) e Universidade de Évora (EU), em parceria com o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), a Universidade de Coimbra (UC), a Universidade de Aveiro (UA), o CYTED, e o MED&Change, este programa de 4 dias pretende aliar o debate académico à aplicação e criação de produtos e soluções nas áreas relacionadas com plataformas colaborativas de dados abertos, inteligência artificial, terminais e portarias inteligentes, smart logístics e smart trains, 5G, cibersegurança, transição energética e capacitação.
24 Horas de Logística aposta em formato híbrido
A caminho da sua 16.ª edição, as 24 Horas de Logística, ação de formação em formato de jogo de equipas, reinventa-se e aposta num formato híbrido: online, de 24 de setembro a 1 de outubro, e presencial, a 19 de outubro 2024, no Carregado, no centro logístico da Luís Simões, empresa que este ano celebra 75 anos e que integrou o grupo de pioneiros da primeira edição das 24 Horas de Logística.
A 16.ª edição das 24 Horas Logística aposta numa nova versão para esta ação de formação, com características muito especiais e na qual ao longo dos anos já participaram muitas centenas de profissionais de logística da indústria, retalho e prestação de serviços logísticos.
Ocean Winds anuncia a primeira exportação do projecto na Escócia
Ocean Winds, a joint venture para o setor eólico offshore criado pela EDP Renováveis e pela ENGIE, anuncia a primeira exportação de eletricidade do projeto, que está em desenvolvimento na Escócia.
Foi alcançada com sucesso a injeção da primeira potência do projeto Moray West, localizado no Moray Firth, no norte da Escócia. Esta potência da primeira série de turbinas eólicas instaladas foi exportada para o Sistema Nacional de Transmissão de Eletricidade (NETS, na sigla original).
SIM 24
Sector marítimo no «rumo certo» para a sustentabilidade
O setor marítimo está no “rumo certo” para enfrentar os desafios da sustentabilidade, tendo identificado os problemas e estando a trabalhar para ultrapassar os desafios. São palavras da professora Manuela Batista, da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, no âmbito da SIM’24, a primeira conferência internacional sobre iniciativas sustentáveis no setor marítimo, que decorreu em Oeiras.
Em declarações à Supply Chain Magazine, Manuela Batista, membro da comissão organizadora, contextualizou esta conferência com a parceria desenvolvida desde 2018 com duas universidades norueguesa, a NTNU – Norwegian University of Science and Technology e a ISN – University od South-Eastern Norway.
AEP: Participação portuguesa em missões e feiras
A AEP - Associação Empresarial de Portugal está a coordenar a participação em várias iniciativas para apoiar as empresas portuguesas na sua expansão internacional.
GreenOffshoreTech atribuiu 40 mil euros a ideias inovadoras
Realizou-se em Hamburgo (Alemanha) o Evento Final do projeto GreenOffshoreTech, que premiou cinco startups com as melhores ideias de negócio. O apoio financeiro visa acelerar o desenvolvimento dos protótipos para a fase de preparação para o mercado.
O consórcio do projeto integra 12 parceiros – entre os quais o Fórum Oceano – de sete países europeus.
Primeiro nó de autoestrada e de aeroporto subaquático do mundo bate 10 records de rajada
Túnel subaquático entre ilhas artificiais, com pontes ligadas ao continente, conta com oito faixas de rodagem ao longo de 24 quilómetros. Duas horas de viagem reduzidas para 30 minutos, com 14 robôs a controlar a área.
O sistema de túnel/ponte sobre o mar fica na província de Guangdong, no sul da China, liga as cidades de Shenzhen e Zhongshan, situadas em margens opostas do estuário do Rio das Pérolas, que abrange nove cidades de Guangdong, além de Hong Kong e Macau.
GEE - Estudo sobre o sector dos Transportes Apresenta o panorama dos movimentos de mercadorias
No âmbito da sua missão de recolher e divulgar informação e de realizar estudos, o GEE divulga o presente documento sobre o sector dos Transportes, que apresenta o panorama dos movimentos de mercadorias, através dos vários modos de transporte, na relação de Portugal com os países da União Europeia e com o resto do mundo.