Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
AICEP promove inovação nacional no âmbito da economia azul
A AICEP participou no Oeiras BlueTech Ocean Forum (OBOF), em parceria com a Fórum Oceano, através da dinamização de duas iniciativas estratégicas dedicadas à promoção da inovação e à criação de oportunidades no setor da economia azul: a sessão Blue Pitch & Lab2Market e o Sailing Matchmaking Cocktail.
Com o objetivo de valorizar soluções desenvolvidas em Portugal e facilitar o contacto com investidores e entidades internacionais, a AICEP promoveu a sessão Blue Pitch & Lab2Market. Foram apresentados projetos nacionais com aplicação direta em áreas como as energias renováveis oceânicas, a biotecnologia marinha e a bioeconomia, a construção modular e o retrofitting naval, a digitalização e automação marítima, a logística sustentável e a descarbonização, bem como a economia circular e as tecnologias de conservação alimentar.
Esta iniciativa permitiu evidenciar a maturidade do ecossistema azul português, contribuindo para o posicionamento de Portugal como um centro competitivo de inovação no domínio do mar.
Complementando a vertente tecnológica, a AICEP organizou o Sailing Matchmaking Cocktail, uma receção informal que reuniu mais de 100 participantes, entre representantes de empresas e entidades de Portugal, China, Países Baixos, Canadá, entre outros países. A sessão teve como objetivo fomentar o contacto direto entre atores do setor e criar oportunidades de colaboração internacional no domínio da economia azul.
Este momento reforçou o compromisso da AICEP com a diplomacia económica e com a internacionalização empresarial, contribuindo para consolidar Portugal como destino de referência para o investimento sustentável ligado ao mar.