Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Estaleiros de Setúbal na mira de grupos turcos e chineses
O concurso público internacional que o Governo quer lançar para a nova concessão dos estaleiros navais da Mitrena, em Setúbal, está não só a atrair a atenção de grupos portugueses mas também internacionais, designadamente da Turquia e da China.
O Negócios sabe que grupos turcos com actividades ligadas à construção naval, mas também à metalomecânica pesada e à indústria de defesa, já visitaram o local e querem conhecer e estudar o modelo e as regras da concessão que será lançada a concurso pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e que terá início a partir de 31 de julho de 2027.
Também um grupo chinês ligado a parques eólicos já se estará a posicionar para esta concessão, uma das 15 previstas no plano estratégico para os portos comerciais do continente 2025-2035.
O interesse destes grupos internacionais soma-se ao da Martifer que, sabe o Negócios, já o fez chegar formalmente ao Governo. O grupo de Oliveira de Frades, que neste momento não tem mãos a medir para as encomendas nos estaleiros navais de Viana do Castelo, assumiu já, através de fonte oficial, que "tem interesse em avaliar essa oportunidade, quando for lançado o concurso da concessão e o caderno de encargos".