Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Sines e Instituto Marítimo Portuário da Guiné-Bissau assinam Memorando de Entendimento para reforço da cooperação marítimo-portuária

 O Porto de Sines recebeu, no dia 11 de agosto, a visita de uma delegação do Instituto Marítimo Portuário da Guiné-Bissau (IMP), para a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) que pretende desenvolver uma cooperação estratégica e técnica entre as duas entidades, com vista ao desenvolvimento do setor marítimo e portuário.

O programa da missão do IMP da Guiné-Bissau ao Porto de Sines incluiu uma apresentação e visita técnica ao Sistema de Janela Única Logística (JUL), seguindo-se de uma deslocação ao Centro de Controlo de Tráfego Marítimo (VTS) e aos terminais portuários do Porto de Sines, culminando no momento solene da celebração do Memorando de Entendimento (MoU) assinado pelo Presidente do Conselho de Administração da APS, Pedro do Ó Ramos, pela vogal do Conselho de Administração da APS, Fernanda Nunes, e pelo Presidente do Conselho de Administração do IMP da Guiné-Bissau, Gualdino Afonso Té.

Esta parceria prevê a troca de boas práticas nas áreas prioritárias da segurança marítima e portuária, a melhoria dos procedimentos de pilotagem e gestão do tráfego marítimo, bem como a introdução do sistema de Janela Única e a modernização digital do IMP da Guiné-Bissau.
A introdução do sistema de Janela Única na Guiné-Bissau constitui um passo fundamental no cumprimento da Convenção sobre Facilitação do Tráfego Marítimo Internacional (FAL) da Organização Marítima Internacional (OMI), permitindo reduzir significativamente custos e tempos de escala, aumentar a competitividade dos portos da Guiné-Bissau e atrair tráfego marítimo internacional.

Este memorando abrange ainda a cooperação na implementação de sistemas de vigilância marítima, formação de equipas especializadas, modernização da regulamentação marítima e proteção ambiental, e a promoção de projetos de reabilitação e modernização de cais, terminais e equipamentos.

"Este acordo entre o Porto de Sines e o IMP da Guiné-Bissau traduz-se num compromisso concreto de cooperação e de partilha de conhecimento, contribuindo para o fortalecimento da segurança, eficiência e competitividade de ambos os Portos” sublinha o Presidente da APS, Pedro do Ó Ramos.

Esta colaboração vem reforçar o papel do Porto de Sines enquanto referência internacional na partilha de conhecimento e inovação no setor marítimo-portuário, reforçando laços com países de língua portuguesa que permitam promover uma rede de portos mais segura, eficiente e competitiva, fortalecendo a ligação entre a Europa e a África Ocidental.