Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Porto de Aveiro e Município da Murtosa assinam contrato para cedência de bens e equipamentos do Porto de Recreio da Torreira
A Administração do Porto de Aveiro e o Município da Murtosa celebraram um contrato para a cedência de bens e equipamentos que integram o Porto de Recreio da Torreira, com o objectivo de garantir a sua gestão, manutenção e valorização em benefício da comunidade local.
Ao abrigo deste contrato, a Administração do Porto de Aveiro cede ao Munício da Murtosa diversos equipamentos e infraestruturas, incluindo estacaria de fixação do quebra-mar, passadiços, edifícios de apoio, ponte-cais, rampa de varadouro, terraplenos e respetivas redes e infraestruturas. O Município da Murtosa compromete-se, assim, a assegurar a preservação e boa utilização das instalações, permitindo, no entanto, a utilização das infraestruturas para atividades da Administração Portuária.
Em outubro deste ano será ainda lançado o procedimento para a remoção dos passadiços no Porto de Recreio, de forma a mitigar constrangimentos à circulação marítima e garantir a segurança da navegação. Esta intervenção terá uma duração estimada de 60 dias e inclui a demolição e remoção do passadiço e do quebra-mar flutuante, da rampa de acesso, dos apoios individuais para atracação de embarcações, bem como o desmantelamento do equipamento de instalações elétrica.
Esta parceria vem responder à necessidade de garantir uma gestão eficaz das infraestruturas, permitindo reforçar a ligação entre o Porto de Recreio da Torreira e a comunidade, preservando um equipamento de relevância local e regional, ligado à tradição náutica e à valorização da Ria de Aveiro.
A assinatura do contrato contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro, Eduardo Feio, e do Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Januário Cunha.