Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Município de Faro assume gestão das áreas portuárias e marítimas do núcleo do Farol
O Município de Faro assumiu, a 31 de janeiro, a gestão das áreas portuárias e marítimas no núcleo do Farol da Ilha da Culatra, no âmbito da homologação do protocolo de transferência de competências assinado entre Autarquia e Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS).
Na sequência da conclusão deste processo, iniciado há cerca de dez anos, o núcleo do Farol da Ilha da Culatra mantém-se no domínio público marítimo, mas a manutenção e gestão do seu território passa a ser feita pela Autarquia, com ganhos de proximidade e operacionalidade.
![]() |
Transinsular investe em novo navio e reforça compromisso com a Região Autónoma da Madeira
A Transinsular, empresa do Grupo ETE, acaba de reforçar a frota com um novo navio, enfatizando assim aquele que é o serviço prestado de abastecimento regular da Região Autónoma da Madeira (RAM). Baptizado em honra daquele arquipélago, o novo Navio “Ilha da Madeira” é mais um forte investimento do Grupo ETE na região, e que demonstra o seu compromisso com a comunidade madeirense. A nova embarcação chegou na noite de 5 de fevereiro ao Porto do Caniçal, na Madeira.
![]() |
Pela primeira vez, os 4 navios oceânicos «made in Viana» estão juntos no «fim do mundo»
Explorer, Voyager, Navigator e Traveller. Os quatro navios de expedição oceânica construídos ao longo dos últimos quatro anos nos estaleiros navais de Viana do Castelo encontraram-se, dia 31 de Janeiro, no porto mais perto da Antártida, lotados de turistas que desejam visitar aquela região remota do planeta. Esta temporada é a estreia para o Traveller, o quarto dos navios construídos pela WestSea.
![]() |
APDL marca presença na 1.ª edição da Conferência Short Sea Commodities, em Roterdão
A primeira edição do Short Sea Commodities 24, decorreu a 25 de janeiro, em Roterdão, com a presença de Helena Gomes Fernandes, Diretora Comercial, Marketing e Comunicação, em representação da APDL, ao integrar o vasto painel de oradores convidados.
Esta Conferência, sobre transporte marítimo de curta distância, mercadoria contentorizada, granéis sólidos e carga fracionada na Europa, tem por objetivo ligar o setor da logística marítima ao setor do comércio de mercadorias, reunindo um alargado leque de oradores, com vasta experiência nos setores do comércio de mercadorias e da logística marítima a nível internacional.
![]() |
Conferência «Mulheres nas Profissões Marítimas»
O Auditório Infante D. Henrique, no Porto de Leixões, acolheu, a 26 de janeiro, a Conferência “Mulheres nas Profissões Marítimas”, promovida pela Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) e pelo Clube de Oficiais da Marinha Mercante (COMM).
![]() |
Prolongado prazo de concurso público para construção do Porto Seco da Guarda
O concurso público para a empreitada de implementação do Porto Seco na Guarda foi prorrogado. O anúncio do prolongamento do procedimento foi publicado dia 26 no “Diário da República”. Os interessados têm mais 22 dias para apresentar propostas, a contar da data de envio do anúncio, que ocorreu a 25 de janeiro.
As obras têm um preço-base de cerca de 4 milhões de euros, de acordo com o anúncio do concurso publicado no dia 4 de dezembro de 2023 no “DR” pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), que é a gestora do terminal ferroviário por concessão atribuída pelo Governo.
![]() |
Parlamento Europeu quer limitar influência da China nos portos da União Europeia
O Parlamento Europeu adotou uma resolução sobre o desenvolvimento de uma nova estratégia marítima, que apela à restrição do investimento estrangeiro em infraestruturas da União Europeia. Esta restrição inclui portos e aponta, em particular, para a influência crescente da China.
Na Grécia, a empresa pública chinesa COSCO tem uma participação maioritária no porto de Pireu. Stratos Papadimitriou, professor do Departamento de Estudos Marítimos da Universidade de Pireu, disse à Euronews que, inicialmente, "a autoridade portuária concedeu uma concessão à COSCO para a gestão de dois dos três terminais existentes". Posteriormente, "a Autoridade Portuária foi vendida na sua totalidade e a COSCO obteve 67% da propriedade".
![]() |
Participe no processo de revisão dos «White Papers da Visão 2030 da Década dos Oceanos»
Sendo uma iniciativa marcante das Nações Unidas, a Década da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável 2021-2030 ("Década dos Oceanos"), a Visão 2030 é um processo de definição de ambições estratégicas que visa identificar uma medida comum de sucesso para cada um dos desafios da Década dos Oceanos.
![]() |
Eduardo Feio confiante na criação de novas indústrias no Porto de Aveiro
O Porto de Aveiro prepara o Concurso Público para empresas candidatas à Zona de Atividades Logísticas. Depois de uma fase de manifestações de interesse de empresas, a administração tem condições para lançar o Concurso. Sabe-se que a área das eólicas continua a demonstrar forte interesse nos terrenos disponíveis no PA. Eduardo Feio admite que essa dinâmica nota-se em áreas do terminal sul para estaleiros e no terminal de granéis líquidos.
![]() |
Nova marina em Vilamoura vai ter 68 postos de amarração para barcos grandes e fica pronta este ano
A construção da nova Marina de Vilamoura já arrancou. O projeto contempla a instalação de três pontões com 68 postos de amarração destinados a embarcações de grande porte, entre 20 e 40 metros. A obra, que representa um investimento de 23 milhões de euros, deverá ficar concluída ainda este ano.
“Esta nova Marina em Vilamoura é altamente diferenciadora para o destino e vem responder a necessidades evidentes do mercado em relação a embarcações de grande porte, que atualmente passam ao largo da costa”, afirma Isolete Correia, administradora da Vilamoura World, citada em comunicado.
![]() |
Presidência Portuguesa do European Coast Guard Functions Forum realiza 1.º workshop no Funchal
O primeiro workshop da Presidência Portuguesa do European Coast Guard Functions Forum (ECGFF), organizado em parceria com a European Fisheries Control Agency (EFCA) e com a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), decorreu entre os dias 23 e 25 de janeiro, no Funchal, subordinado ao tema “Harnessing technology innovation for Coast Guard Operations and Enhanced Fisheries Control”.
![]() |
JOSÉ LUÍS CACHO, PRESIDENTE DA APS, EM ENTREVISTA À ANTENA 1
Crise no Mar Vermelho vai trazer danos inevitáveis à economia portuguesa
O Presidente da Administração do Porto de Sines alerta para os efeitos económicos que advêm da crise existente no Mar Vermelho.
O facto de muitos navios evitarem agora a travessia deste local, devido aos ataques dos rebeldes Houthis, está a provocar atrasos no transporte de mercadorias.
José Luís Cacho antevê quebras nas importações e exportações, com impacto económico para o país.
![]() |
Portos de Leixões e Viana não sentem «impacto directo» e dizem que cadeia se «reajusta»
Os Houthis tornaram-se ‘uma pedra no sapato’ para muitos países: os ataques a navios comerciais e embarcações ocidentais fazem com que algumas das principais companhias marítimas prefiram contornar toda a África, apesar da viagem ser mais cara e mais longa.
Este conflito faz com que a rota dos navios seja a aumentada entre 15 e 20 dias, dependendo da origem do navio, estendendo um percurso de 18 mil para 25 mil quilómetros, o que representa um aumento de custo que pode ficar entre os 40 e 60%, sobretudo devido ao maior consumo de combustível.
![]() |
Porto de Sines reforça ligação ao Far East com Dragon Service
Com a primeira escala prevista para 5 de fevereiro, o Porto de Sines passará a integrar a rotação do Dragon Service, serviço oferecido pela MSC, que reforçará a ligação de Portugal ao Far East.
A linha contará com navios de última geração, com capacidade para cerca de 24.000 TEU, fazendo a ligação entre o Far East e a Europa, através da Rota do Cabo, constituindo uma alternativa aos constragimentos que neste momento dificultam o acesso ao Canal do Suez.
![]() |
Aveiro é «Cidade Âncora para a Economia Azul»
Parceria “Cidades Âncora para a Economia Azul” dá 1,2 milhões para investir na antiga lota.
Ao aprovar o Protocolo de Parceria “Cidades Âncora para a Economia Azul”, o Município de Aveiro garantiu “um pacote financeiro de apoio, no quadro dos Fundos Comunitários do Portugal 2030 / ITI Redes Urbanas, no valor total de 1,4 milhões de euros”. Desses, 1,2 milhões de euros destinam-se ao “investimento na infraestruturação urbana e capacitação ambiental dos terrenos da Antiga Lota de Aveiro”.
![]() |
ESTA SEXTA-FEIRA, NO AUDITÓRIO INFANTE D. HENRIQUE | PORTO DE LEIXÕES
Conferência «Mulheres nas Profissões Marítimas»
O Auditório Infante D. Henrique, no Porto de Leixões, acolhe, esta 6.ª feira, dia 26 de janeiro, pelas 15h00, a Conferência "As Mulheres nas Profissões Marítimas”, promovida pela Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) e pelo Clube dos Oficiais da Marinha Mercante.
Com abertura a cargo de Vítor Franco, Presidente da ENIDH, serão oradoras Cláudia Soutinho, Administradora da APDL, Inês Soares, Piloto da Barra na APDL, Carla Vieira, Gestora de Tripulação na S&C – Shipmanagement & Crewing Ltd. e Lúcia Silva, membro do Conselho Diretivo do Clube de Oficiais da Marinha Mercante.
A Conferência "Mulheres nas Profissões Marítimas", visa debater a importância das Mulheres no setor marítimo e a necessidade de reforçar esse papel, com a partilha das experiências profissionais das oradoras convidadas.
![]() |
AÇORES
Nova grua para o porto da Horta vai duplicar capacidade portuária
A empresa que administra portos na região dos Açores explica que a “nova grua portuária com capacidade de 100 toneladas e com a faculdade de movimentar contentores de 40 pés” representa um investimento de 999.950 euros, no âmbito do Plano Plurianual de Investimento da Portos dos Açores, SA, executado ao abrigo de contratos-programa com o Governo dos Açores.
A iniciativa, é acrescentado na nota, visa “a renovação e o adequado apetrechamento das diversas infraestruturas portuárias da região, tendo em conta critérios de operacionalidade, segurança e eficiência”.
![]() |
APDL VAI PROMOVER A MODERNIZAÇÃO E REORDENAMENTO DAS VIAS PORTUÁRIAS DO PORTO LEIXÕES
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. (APDL) vai avançar com o projeto de modernização e reordenamento das Vias Portuárias do Porto de Leixões.
Este projeto assume uma posição de relevo estratégico e operacional no core business do Porto de Leixões, abrangendo a construção, substituição e modernização das vias portuárias, incluindo o reordenamento da circulação de acesso ao Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões (TFML), bem como a requalificação e reformulação do terrapleno do Molhe Sul do Porto de Leixões e respetivos acessos.
![]() |
APRAM quer envolver startups na descarbonização e crescimento sustentável dos portos
Presidente dos Portos da Madeira, Paula Cabaço, recebeu empreendedores internacionais ligados à economia do mar
A Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM) reforçou esta quarta-feira o compromisso ambiental da sua administração, estabelecendo como linhas orientadoras para os próximos anos, a descarbonização e o crescimento sustentável.
“É um ponto fundamental para nós que o crescimento do Porto de Cruzeiros aconteça de forma sustentada e ambientalmente comprometida”, disse a presidente do conselho de administração da APRAM, Paula Cabaço, durante a abertura do Bootcamp @ Madeira Islands, uma organização conjunta da Startup Madeira e do Fórum Oceano, que tem na APRAM um dos principais parceiros.
![]() |
APA garante mais investimento em segurança no Porto de Pesca Costeira da Gafanha da Nazaré
A Administração do Porto de Aveiro (APA) admite instalar um sistema de videovigilância no Porto de Pesca Costeira (PPC).
Depois dos apelos da APARA para o reforço da segurança em ambiente portuário numa área em que cohabitam Docapesca, armazéns e embarcações, a APA assume que esse esforço tem vindo a ser cumprido de forma gradual.