Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Nossa Senhora dos Navegantes está de volta à ria de Aveiro este fim de semana

O Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré vai organizar mais uma Festa em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes, este fim de semana, 16 e 17 de setembro.

A procissão na ria é o momento mais alto desta iniciativa, como explica a organização: «É uma romaria com muita tradição e adesão das gentes ribeirinhas da ria de Aveiro, muito devotos da Senhora dos Navegantes, a quem agradeciam boas pescas e a quem pediam saúde e bênçãos para si e suas famílias. A tradicional Procissão pela ria de Aveiro é um ex-líbris das celebrações e arrasta multidões às margens da ria para assistir à sua passagem».

Para melhoria das acessibilidades marítimas

BEI concede empréstimo de 60 milhões de euros ao Porto de Leixões

O Banco Europeu de Investimento (BEI) assinou um contrato de empréstimo de 60 milhões de euros com a APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana Do Castelo, S.A. (APDL) para financiar o desenvolvimento da acessibilidade marítima ao Porto de Leixões, através do aprofundamento da canal de acesso e ampliação do quebra-mar existente.

PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ FAZ BALANÇO POSITIVO DA SUA PARTICIPAÇÃO NA SEATRADE EUROPE 2023

O Porto da Figueira da Foz terminou, na sexta-feira, a sua participação na Seatrade Europe 2023, a maior feira dedicada ao setor de cruzeiros da Europa, que se realizou em Hamburgo.
A Feira, que reúne importantes decisores da indústria, revelou-se importante para o Porto da Figueira da Foz, uma vez que permitiu projectar o porto e a região envolvente, bem como dar a conhecer ações e projectos em curso, no âmbito da indústria de cruzeiros.

Governo dos Açores anuncia investimento de 30 ME no porto da Praia da Vitória

O cais do porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira, vai ser prolongado em 350 metros, para acolher navios de carga e cruzeiros, num investimento de 30 milhões de euros, anunciou o Governo dos Açores.

“Permitirá uma ampliação do cais multiusos em mais 350 metros, a acrescer aos atuais 300 metros que existem, com uma profundidade de cerca de 20 metros. Ampliará de forma muito significativa, duplicando. Ficaremos com uma oferta de 700 metros de acostagem para o transporte de carga e também de passageiros”, afirmou o presidente do executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM), José Manuel Bolieiro.

Comandante Mónica Martins é a nova Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde

Tomou posse como Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde a Comandante Mónica Martins, que rende nos cargos o Comandante Bruno Ferreira Teles, tornando-se a primeira mulher a assumir as funções de Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima.

A cerimónia realizou-se nas instalações da Capitania do Porto da Póvoa de Varzim e foi presidida pelo Diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima, Vice-almirante João Dores Aresta, estando presentes o presidente da Câmara de Póvoa de Varzim, Aires Henrique do Couto Pereira, a vice-presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Sara Lobão, entre outras entidades.

JOSÉ MANUEL BOLIEIRO:

Porto de Ponta Delgada é mola da economia regional e elemento de consistência das políticas públicas

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, visitou o Porto de Ponta Delgada, em São Miguel, “mola” da economia regional, valorizando os investimentos feitos e garantidos para o curto e médio prazo e lembrando a “consistência das políticas públicas” do actual Governo, que “não dorme à sombra da bananeira” nem se move pela “espuma dos dias”.

Theo Notteboom divulga ranking da União Europeia e Sines mantém-se no Top 15 europeu

Sines consolida 14.ª posição como maior porto de contentores da Europa

No 1.º semestre de 2023, o Porto de Sines consolidou a sua posição de 14.º maior porto de contentores europeu, mantendo-se no Top 15 dos maiores portos de contentores da União Europeia, de acordo com a PortEconomics, onde o conceituado Theo Notteboom dedica uma análise ao mercado marítimo-portuário europeu.


 

Aquário Vasco da Gama em destaque no programa «O Bichinho da Rádio», da TSF

O Aquário Vasco da Gama, que se encontra a comemorar 125 anos, esteve em destaque na TSF, no programa "O Bichinho da Rádio".

Aquário Vasco da Gama liberta 900 peixes nativos de água doce em Grândola e Mafra

O Aquário Vasco da Gama da Marinha Portuguesa, no ano em que comemora 125 anos, decidiu libertar cerca de 900 peixes de água doce, nos dias 14 e nesta quinta-feira, 23 de Março, nos concelhos de Grândola e de Mafra, respectivamente.

​​​​​O Aquário Vasco da Gama, em parceria com o MARE-ISPA e a Faculdade de Medicina Veterinária, participa no projecto “Conservação ex situ de organismos fluviais”. O objectivo do projecto é reproduzir e manter espécies nativas de peixes de água doce da fauna portuguesa, criticamente em perigo, para repovoamento dos seus rios de origem, refere uma nota de imprensa da Marinha.

Sal de Aveiro | Flor de Sal de Aveiro

O “Sal de Aveiro” e a “Flor de Sal de Aveiro” têm características únicas que resultam de um método de produção artesanal próprio, associado à influência do meio envolvente, nomeadamente, a rica biodiversidade presente na Ria de Aveiro. A presença da substância β-ionona em maior quantidade, comparativamente com outras regiões, atribui ao sal produzido na Ria de Aveiro, um aroma a violeta. O produto é composto, maioritariamente por cloreto de sódio, incluindo ainda outros elementos como cálcio, magnésio, potássio, ferro e iodo, além de conter vestígios de todos os 84 elementos e micronutrientes existentes no mar.

Volkswagen Autoeuropa produz último monovolume

Um marco nas exportações do Porto de Setúbal

Durante o mês de outubro, sai da linha de produção da Volkswagen Autoeuropa o último monovolume (MPV), um Volkswagen Sharan, 1,4 TSI edição Active, de cor exterior Indiumgrau metallic da gama Comfortline, jantes “Galway” 17’’. O MPV esteve em produção mais de 27 anos e deu início às operações da Volkswagen Autoeuropa.

O Porto de Setúbal associa-se ao merecido destaque deste MPV, um dos modelos pioneiros que deram início às exportações de veículos produzidos na Volkswagen Autoeuropa pelo Terminal Autoeuropa do Porto de Setúbal, contribuindo significativamente para o crescimento da carga roll-on roll-off no porto. Um papel que, hoje, o modelo T-Roc assume com distinção. O Porto de Setúbal movimenta anualmente mais de 260 mil viaturas, das quais, cerca de 190 mil são exportadas.

Porto de Setúbal reforça aposta na inovação tecnológica

O Porto de Setúbal, no seguimento da sua estratégia de inovação e aposta em novas tecnologias, implementou recentemente uma aplicação de apoio à gestão portuária que vai permitir gerir de forma mais eficiente e com maior segurança a movimentação de navios.

No seguimento do trabalho que tem vindo a ser feito na recolha, tratamento e disponibilização de informação de apoio à gestão e decisão através de ferramentas de Business Intelligence disponibilizadas aos vários serviços do porto de Setúbal, foi agora possível incluir informações recolhidas do sistema de informação geográfica que, aliadas às informações da JUL - Janela Única Logística e à informação AIS dos navios, constituem uma plataforma de dados de gestão que permite ao serviço de Planeamento e Controlo Portuário da Direção de Pilotagem do Porto de Setúbal analisar mais rapidamente as informações que necessita para o exercício das suas funções.

Estes animais valem ouro

É cada vez mais difícil apanhar ouriços no mar. Mas, dizem dois jovens portugueses, o país tem as condições certas para os produzir em viveiro.

Luís Inácio e Patrícia Mega Lopes desceram já vezes sem conta a este antigo viveiro de mariscos na Ericeira. Patrícia é bióloga e fez um estudo sobre o crescimento do ouriço-do-mar em viveiro. E ambos acreditam que este pode ser um negócio com muito futuro — basta ver o valor das ovas de ouriço-do-mar no Japão que, segundo Luís Inácio, podem chegar a custar 80 dólares por quilo, ou até mais no caso dos ouriços mais raros e apreciados. Mas as coisas não são fáceis, e o negócio ainda não arrancou por causa de entraves burocráticos ligados ao licenciamento.

Peniche: a «chave do reino» por mar

A história das muralhas que nos protegeram dos invasores

A protecção natural da costa de Peniche é significativa e um apoio relevante para a função de defesa. Um exemplo é o deslumbrante Cabo Carvoeiro com as suas escarpas de dezenas de metros de altura e corroídas pela erosão. Permitem uma vista espetacular e uma das atracções é ver os barcos que fazem a travessia até às Berlengas.

Quando Peniche era uma ilha, o acesso marítimo fazia-se pelo local onde hoje fica a imponente Fortaleza de Peniche. Um pouco mais a sul está o forte da Consolação, onde desembarcaram os ingleses a 26 de Maio de 1589.

Ordenamento do Espaço Marítimo

O Ordenamento do Espaço Marítimo tem o objectivo de ordenar os usos e atividades do espaço marítimo, presentes e futuros, em estreita articulação com a gestão da zona costeira, garantindo a utilização sustentável dos recursos, a sua preservação e recuperação, potenciando a utilização eficiente do espaço marinho, no quadro de uma abordagem integrada e intersectorial, e fomentando a importância económica, ambiental e social do mar.

OCEANOS

Números para compreender os mares e os problemas que enfrentam

Qual o maior oceano do mundo? Quanto da superfície terrestre é ocupado por oceanos e mares? Qual o ritmo da subida do nível das águas? Onde fica o ponto mais profundo do mar? Quantos peixes existem no mar? Eis alguns dados sobre o mundo de água que nos rodeia.

Empreendedor Mar

A economia do mar, a formação e a literacia do Oceano, o conhecimento e a protecção do meio marinho, carecem de uma combinação de recursos entre os quais recursos financeiros cuja origem de financiamento pode ser múltipla, de natureza pública e privada.

Céline Cousteau

A menina que cresceu a bordo do Calypso

Tem a ligeireza da bailarina que foi, mas também a musculatura de carácter de uma corredora de fundo. Céline Cousteau, 43 anos, é neta do mítico Jacques-Yves Cousteau e filha do primogénito deste, o também explorador Jean-Michel Cousteau. Embora admita que teve acesso a experiências apenas sonhadas pela maior parte das crianças, adverte que nem tudo é glamour e aventura na história da sua família. Muito naturalmente, depois de estudar Psicologia na universidade, tornou-se produtora, apresentadora e autora de documentários sobre a natureza e a biodiversidade. Hoje é conferencista convidada de várias instituições internacionais, incluindo as Nações Unidas.

EDIÇÃO N.º 138

Carta Náutica do Porto de Lisboa | Fevereiro 2022

A mais recente edição da Carta Náutica do Porto de Lisboa já está disponível para consulta. Trata-se da edição n.º 138. Boas leituras!

O Centro de Documentação e Informação adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.

SAIBA PORQUÊ

As baleias comem debaixo de água, mas não se afogam

As baleias, conhecidas como gigantes dos mares, podem chegar aos 30 metros de comprimento e pesar 200 toneladas. Embora com um peso destes seja difícil irem ao fundo, sempre que se alimentam, estes mamíferos engolem muita água junto com o krill – por vezes uma quantidade maior do que o próprio corpo. Então como é que não se afogam?

Total: 584