Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PORTOS DE AVEIRO E DA FIGUEIRA DA FOZ VISITAM PORTOS DE GIJÓN E DA CORUNHA COM FOCO NAS ENERGIAS RENOVÁVEIS OFFSHORE

O Conselho de Administração dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz visitou os Portos de Gijón e da Corunha, nos dias 21 e 22 de março, na sequência das visitas que as administrações daqueles portos realizaram ao Porto de Aveiro em abril e maio do ano passado, com vista ao aprofundamento das suas relações, bem como à analise de possibilidade de cooperação no âmbito dos modelos de desenvolvimento dos portos como hubs de energia, nomeadamente no que respeita à de energia eólica offshore.

No dia 21, a comitiva dos portos de Aveiro e da Figueira da Foz, liderada pelo Presidente do Conselho de Administração, Eduardo Feio, visitou o Porto de Gijón, tendo sido recebida pelo seu Diretor Geral, José Manuel del Arco. Conhecer as infraestruturas portuárias, em especial a área de expansão do porto, os investimentos e projetos em curso, nomeadamente os relacionados com as modificações de cargas decorrentes dos processos de transição energética, a análise do desenvolvimento de novas sinergias entre as partes foram, também, objetivos da visita.

No dia 22 de março, a comitiva portuguesa foi recebida no Porto da Corunha pelo seu Presidente, Martín Fernández Prado, tendo visitado o porto exterior de Punta Langosteira, onde teve oportunidade de conhecer as potencialidades que aquela darsena oferece e aprofundar as possibilidades de colaboração entre os portos em projetos estratégicos comuns, tendo em conta que o Porto da Corunha pretende tornar-se num hub do fabrico de componentes eólicos offshore, com destino ao norte da Europa.

O porto exterior de Punta Langosteira é uma infraestrutura portuária recente de grandes dimensões, que oferece oportunidades na zona sul da darsena para a instalação de unidades industriais dedicadas à energia eólica offshore e outras fontes de energia verde.

Importa ainda destacar que o Porto de Aveiro, para além de ser um dos principais portos portugueses de movimentação de componentes para a indústria eólica, tem instalada na sua Zona de Atividades Logísticas e Industriais uma unidade de produção de componentes de energia eólica offshore, a CSWIND Portugal, e a decorrer um concurso público para a concessão de 3 parcelas, com uma área total de 19 hectares, para a instalação de unidades industriais do setor eólico offshore flutuante.

Estas visitas aconteceram na sequência da participação dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz no evento anual da WindEurope, que decorreu em Bilbau, entre os dias 20 e 22 de março, dedicado às energias eólicas onshore e offshore.