Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Porto de Lisboa reforça conectividade internacional
O Porto de Lisboa passou a receber desde 20 de agosto uma nova escala semanal do serviço NET2, de tráfego Intraeuropeu e Mediterrâneo, operado em Portugal pela Diamond Line, a subsidiária da COSCO Shipping Lines.
A inclusão de Lisboa na nova rota proporciona mais oportunidades para as exportações portuguesas e fortalece as relações comerciais com mercados chave, nomeadamente no Reino Unido, Alemanha, Países Baixos, Israel, Turquia e Egipto, o que é mais um passo na consolidação do Porto de Lisboa como ponto nevrálgico no comércio internacional, capaz de atrair novas rotas de armadores internacionais.
![]() |
«WestMED Hackathon 2024» a 3 de Outubro, no Algarve
O WestMED Hackathon 2024 acontece no dia 3 de outubro de 2024, no Algarve
Este evento, que vai na sua terceira edição bianual, é uma oportunidade única para colaborar com inovadores, líderes da indústria e especialistas de toda a região do Mediterrâneo.
O foco principal será o desenvolvimento conjunto de projetos para a economia azul sustentável.
![]() |
PORTOS DE AVEIRO E DA FIGUEIRA DA FOZ LANÇAM CONCURSO PÚBLICO PARA A ELABORAÇÃO DE PLANOS DIRECTORES 2040
Foi publicado em Diário da República o anúncio do lançamento do Concurso Público para a aquisição de serviços especializados de consultoria para a elaboração dos Planos Directores 2040 do Porto de Aveiro e do Porto da Figueira da Foz, conforme previsto nos Planos de Actividades e Orçamento 2024-2026 da Administração do Porto de Aveiro e da Administração do Porto da Figueira da Foz.
A elaboração dos Planos Directores destas Administrações Portuárias permitirá: avaliar a actual posição competitiva dos portos de Aveiro e da Figueira da Foz; desenvolver um plano de ordenamento da área de jurisdição destes portos; definir a estratégia de desenvolvimento dos mesmos e a sua articulação com as regiões envolventes; e, ainda, densificar o plano de implementação da estratégia definida para o horizonte 2035 dos portos de Aveiro e da Figueira da Foz e definição das ações estratégicas pós 2035 a realizar por ambos os portos.
![]() |
Portugal como «hub» global de interconexão de dados
Análise DE-CIX indica que país tem num raio 100 quilómetros uma infraestrutura de rede única
Segundo o Dinheiro Vivo, a análise da DE-CIX indica que o país tem num raio de 100 quilómetros uma infraestrutura de rede (cabos submarinos, Internet Exchange e centros de dados) "única", que confere a Portugal uma "posição central" no acesso à conectividade, sendo alternativa aos "FLAPS". Preços da conectividade caíram 65% desde 2016.
Portugal passou a ser um 'hub' de interconexão de dados global, conquistando uma "posição central no panorama global contemporâneo da Internet", conclui um estudo encomendado pelo operador mundial DE-CIX.
![]() |
APA LANÇA CONCURSO PÚBLICO PARA O «PROJECTO DA MELHORIA DAS ACESSIBILIDADES MARÍTIMAS DO PORTO DE AVEIRO»
Foi publicado em Diário da República o anúncio do lançamento do Concurso Público para o “Projecto da Melhoria das Acessibilidades Marítimas do Porto de Aveiro”.
Este investimento, estratégico para o desenvolvimento do Porto de Aveiro e inscrito no Programa Nacional de Investimentos 2030, consiste na elaboração do projeto de execução das obras para a melhoria das condições de navegabilidade do porto e respetivo Estudo de Impacto Ambiental, o qual visa a receção de navios de maior porte.
![]() |
Porto de Lisboa cresce em mercadorias no primeiro semestre
O Porto de Lisboa (APL) registou um crescimento no movimento total de mercadorias no primeiro semestre de 2024 com um valor 5,507 milhões de toneladaso que corresponde a um crescimento homólogo de 0,20%.
O maior destaque vai para a subida de 16% da carga geral, que movimentou 2,505 milhões de toneladas, impulsionada pelo aumento da carga contentorizada, que foi de 12% em TEU e de 16% em tonelagem, com um valor de 2,393 milhões de toneladas. De igual modo destaca-se o crescimento verificado no número de navios de mercadorias, com uma subida de 13,5%, correspondente a 939 escalas, mais 112 do que em 2023.
Para este crescimento contribuiu fortemente a grande recuperação do Terminal de Contentores de Alcântara (Yilport Liscont), que registou um aumento, no primeiro semestre deste ano, de 40% em tonelagem movimentada e de 35% em TEU.
![]() |
Portugal volta a receber a Reunião Mundial de Direito Aduaneiro
Entre os dias 4 e 5 de setembro de 2025, o Centro de Congressos da Alfândega do Porto irá receber a XVII Reunião Mundial de Direito Aduaneiro, um encontro organizado pela Academia Internacional de Direito Aduaneiro (ICLA) e que reúne especialistas mundiais de comércio internacional.
Será a primeira vez que o evento irá ocorrer no Porto, sendo que Lisboa já foi, em 2009, palco deste evento. Durante os dois dias, o Porto vai receber académicos, investigadores, membros de instituições internacionais, advogados, economistas, despachantes aduaneiros e representantes das alfândegas, entre outros especialistas mundiais.
![]() |
Salinas de Rio Maior, as únicas de interior em Portugal
A interrogação mais comum quando se chega às Salinas de Rio Maior é: mas se não há aqui mar (está a cerca de 30 quilómetros de distância) como é que há aqui água salgada?
Pois parece que o fenómeno é justificado pela Serra dos Candeeiros, que dada a sua natureza calcária tem muitas falhas na rocha e assim as águas da chuva entranham-se e formam cursos de água subterrâneos. Sendo que um desses cursos atravessa uma grande jazida de sal-gema que alimenta o poço destas Salinas de Rio Maior.
![]() |
BELA MANDIL, OLHÃO
Salinas do Grelha
Nas Salinas do Grelha, situadas em Bela Mandil, Olhão, procede-se, de forma tradicional, à extração de sal marinho e flor de sal. Numa visita guiada, o visitante fica a saber como tudo acontece neste processo de formação e recolha do sal. A par da componente histórica e cultural, a natureza tem lugar de destaque na atividade já que é possível observar as aves marinhas no habitat das salinas, situadas em pleno Parque Natural da Ria Formosa.
![]() |
A 24 DE AGOSTO
Alcácer do Sal organiza passeio de galeão
A Câmara Municipal de Alcácer do Sal promove um passeio pelo rio Sado a bordo do galeão do sal Pinto Luísa, no dia 24 de agosto (das 8:00 às 19:00).
Segundo a autarquia, a lotação máxima do galeão é de 35 passageiros, ocorrendo o embarque e desembarque no cais localizado na margem sul da cidade. O passeio é pago e vai percorrer o estuário do Sado, oferecendo a oportunidade de “apreciar toda uma paisagem deveras característica em termos de fauna e flora”.
![]() |
SETÚBAL
Pessoas do Porto: Nuno Maia
Na rubrica “Pessoas do Porto” damos a conhecer os trabalhadores, os parceiros, os concessionários e todos as mais pessoas que fazem o Porto de Setúbal funcionar.
Apresentamos Nuno Maia, Diretor-Geral da AISET - Associação da Indústria da Península de Setúbal em representação da Secil, onde é Diretor de Comunicação Institucional.
![]() |
Hub Azul Dealroom
Plataforma de negócios já conta com 2600 investidores
A plataforma permite mapear, de forma célere e imediata, os dados empresariais da Economia Azul e fazer matchmaking de negócios entre startups, pequenas e médias empresas e investidores.
A Hub Azul Portugal, Rede de Infraestruturas de Inovação para a Economia Azul lançou, em 2023, o Hub Azul Dealroom – a primeira plataforma mundial de negócios da Economia Azul. Pouco mais de um ano depois, a plataforma já conta com a adesão de mais de 1.100 startups (com mais de 1.800 rondas de investimento), cerca de 2.600 investidores e mais de 120 grandes empresas.
![]() |
Grécia vai limitar navios de cruzeiro em Santorini e Mykonos
As autoridades gregas estão a analisar uma proposta que visa a limitação das visitas de navios de cruzeiro a determinados portos do país, incluindo as ilhas de Santorini e Mykonos, importantes destinos de milhões de cruzeiristas.
O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, em declarações prestadas à Bloomberg, afirmou que as ilhas mais populares do país poderão em breve sofrer restrições para lidar com os “efeitos do excesso de turismo no período pós-pandemia”.
![]() |
ICS 2
Enquadramento e requisitos do novo sistema de controlo aduaneiro
A Responsável Regional Norte da APAT, Inês Simões Carneiro, descreve a origem e enquadramento do Import Control System 2, contextualizando os objetivos deste novo sistema de controlo de informação de fluxos comerciais.
![]() |
FO no Digital Ocean Forum
O Fórum Oceano marcou presença no Digital Ocean Forum (DOF), um evento de alto nível, que decorrer no Palácio das Academias, em Bruxelas.
A iniciativa permitiu conhecer o protótipo do European Digital Twin of the Ocean (EDITO), desenvolvido pela EMODnet e pelo Copernicus Marine Service, assinalando um importante progresso da Comissão Europeia no avanço da ciência e tecnologia dos oceanos.
![]() |
Grupo ETE presente como expositor na Feira de Emprego e Carreiras Azuis
O Grupo ETE confirmou a presença como expositor na Feira de Emprego e Carreiras Azuis, que se realiza no dia 17 de outubro 2024, em Lisboa.
Em atividade desde 1936, o Grupo ETE reúne um conjunto de empresas, interligadas entre si, cujas funções se complementam de forma a prestar serviços de valor acrescentado aos seus clientes.
![]() |
Disponíveis 11 novos avisos para a apresentação de candidaturas
Estão abertas as candidaturas ao Mar 2030
Estão disponíveis 11 novos avisos para a apresentação de candidaturas no âmbito do Programa Mar 2030, somando um total de 140.1 M€ de apoio público.
Estes avisos dirigem-se, entre outros, a operadores económicos do setor da pesca, aquicultura e transformação; à proteção e restauração da biodiversidade e ecossistemas marinhos e à execução da Política Marítima Integrada.
![]() |
DE 25 A 28 DE NOVEMBRO de 2024 | INSCRIÇÕES ABERTAS
Conferência Internacional NEXUS - DIGITAL AND GREEN TRANSITION IN MARITIME PORTS - Trends and Challenges
De 25 a 28 de novembro, Évora e Sines serão palco da primeira conferência internacional dedicada à transição digital e à descarbonização nos portos marítimos, realizada no âmbito da Agenda Nexus.
Com organização conjunta da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) e Universidade de Évora (EU), em parceria com o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), a Universidade de Coimbra (UC), a Universidade de Aveiro (UA), o CYTED, e o MED&Change, este programa de 4 dias pretende aliar o debate académico à aplicação e criação de produtos e soluções nas áreas relacionadas com plataformas colaborativas de dados abertos, inteligência artificial, terminais e portarias inteligentes, smart logístics e smart trains, 5G, cibersegurança, transição energética e capacitação.
![]() |
24 Horas de Logística aposta em formato híbrido
A caminho da sua 16.ª edição, as 24 Horas de Logística, ação de formação em formato de jogo de equipas, reinventa-se e aposta num formato híbrido: online, de 24 de setembro a 1 de outubro, e presencial, a 19 de outubro 2024, no Carregado, no centro logístico da Luís Simões, empresa que este ano celebra 75 anos e que integrou o grupo de pioneiros da primeira edição das 24 Horas de Logística.
A 16.ª edição das 24 Horas Logística aposta numa nova versão para esta ação de formação, com características muito especiais e na qual ao longo dos anos já participaram muitas centenas de profissionais de logística da indústria, retalho e prestação de serviços logísticos.
![]() |
Ocean Winds anuncia a primeira exportação do projecto na Escócia
Ocean Winds, a joint venture para o setor eólico offshore criado pela EDP Renováveis e pela ENGIE, anuncia a primeira exportação de eletricidade do projeto, que está em desenvolvimento na Escócia.
Foi alcançada com sucesso a injeção da primeira potência do projeto Moray West, localizado no Moray Firth, no norte da Escócia. Esta potência da primeira série de turbinas eólicas instaladas foi exportada para o Sistema Nacional de Transmissão de Eletricidade (NETS, na sigla original).