Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Sines acolhe maior campus de «data centers» da Europa

A líder global na operação de Pontos de Troca de Tráfego de Internet (Internet Exchange Points - IXPs), DE-CIX, expandiu os seus serviços de interconexão para o Centro de Dados de Sines , em Portugal. Trata-se do maior campus de "data centers" da Europa, com 1,2 GW de capacidade energética.

Este novo Ponto de Presença (PoP) no campus neutro da Start Campus fortalece a presença da empresa em Portugal, estendendo a plataforma de Lisboa para Sines, promovendo a digitalização de empresas locais com acesso a conectividade de alto desempenho, bem como serviços de interconexão com a cloud.

Esta expansão, entre Lisboa e Sines, vai poder oferecer maior resiliência, diversidade geográfica e desempenho de rede, refere a DE-CIX.

Estrategicamente localizada no sudoeste da Europa, Sines está a consolidar-se como um importante hub de conetividade intercontinental.

Com infraestrutura avançada, como a estação de amarração do cabo submarino Ellalink, composta com uma rede terrestre resiliente e agora um IXP, esta região alentejana está bem posicionada para se tornar um ponto vital para o tráfego de dados transatlântico. Nos próximos anos, com a chegada de novos cabos submarinos, a conexão direta de Sines com a América do Norte, o sul da Europa, a África e o Oriente Médio este ponto de ligação e interconecção digital será reforçada, fortalecendo o papel da cidade como um portal digital global.

“Estamos entusiasmados em anunciar que a DE-CIX está agora operacional no SINES DC”, declarou Theresa Bobis, diretora regional do Sul da Europa da empresa digital.

“Sines está prestes a tornar-se um ponto estratégico para sistemas submarinos, interconetando e servindo o sul da Europa com maior alcance para a África e outros mercados. Expandir nossa presença para Sines aumentará a conectividade em Portugal e além”.

“Receber a DE-CIX no SINES DC é um marco importante que reforça o papel crescente de Sines como um hub de conetividade. Demonstra que o centro de gravidade dos dados está se movendo para o sul da Europa”, afirmou, por sua vez, Robert Dunn, CEO da Start Campus.

“Agora, os nossos clientes terão acesso ao principal operador de Internet Exchange do mundo e ao maior ecossistema de interconexão em nossas instalações, garantindo que o tráfego local permaneça local e que os dados globais sejam roteados de maneira mais eficiente. Esta parceria exemplifica nosso compromisso em construir um ecossistema digital robusto e de alta densidade ao redor do nosso data center”.

Com 1,2 GW de acesso garantido à rede elétrica, o SINES DC é o maior data center em desenvolvimento na Europa.

O primeiro edifício do campus, SIN01, está preparado para suportar o tráfego IX, contando com uma solução de refrigeração inovadora que utiliza água do oceano e um foco em eficiência energética que estabelece novos padrões na indústria, com PUE (Eficiência no Uso de Energia) de 1,1 e WUE (Eficiência no Uso de Água) de 0.

A oferta de serviços de interconexão e conexão à cloud da DE-CIX no SINES DC é um passo significativo na visão da Start Campus de desenvolver um novo ecossistema global de dados na costa atlântica de Portugal.
Lisboa acolhe em outubro conferência Atlantic Convergence
Lisboa vai receber a primeira edição da conferência Atlantic Convergence entre os dias 1 a 3 de outubro de 2024.O evento reunirá especialistas em infraestrutura digital para discutir o futuro da conectividade pan-atlântica.

Durante a conferência, a DE-CIX apresentará um novo estudo intitulado “A Península Ibérica: Um mega hub regional de próxima geração”, que dará continuidade ao relatório anterior, “Portugal: um hub global de interconexão, uma porta de entrada para a Europa, uma porta de entrada para o mundo”.

Em maio de 2024, a DE-CIX comemorou o quinto aniversário de sua operação em Lisboa, que agora é o maior IX em Portugal em número de redes.

Com serviços de interconexão em 55 locais na Europa, África, América do Norte, Oriente Médio e Ásia, a DE-CIX conecta milhares de operadores de rede, ISPs, provedores de conteúdo e redes empresariais de mais de 100 países, oferecendo serviços de peering, cloud e interconexão.

A partir de Frankfurt, a DE-CIX é uma das maiores Internet Exchanges do mundo, com um volume de dados de quase 40 Exabytes por ano (em 2023) e cerca de 1.100 redes conetadas.

fonte