Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Departamento de Comércio dos EUA lança ferramenta de avaliação de riscos da cadeia de abastecimento

Chama-se SCALE a nova ferramenta de avaliação de risco da cadeia de abastecimento, introduzida pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos da América (USDOC) e desenhada para diagnosticar potenciais perturbações na supply chain antes de estas ocorrerem.

 A SCALE permite que o governo norte-americano pondere o risco da cadeia de abastecimento em toda a economia do país e, em seguida, fornece uma avaliação de diagnóstico aprofundada do que está a impulsionar esses problemas em qualquer setor específico. Para tal, centra-se em três áreas principais: a importância de um setor para o governo, a exposição desse setor a perturbações e a dificuldade que esse setor teria em recuperar de uma disrupção.

“Pensem nisto como o exame físico anual, combinado com os raios X, as análises ao sangue e a ressonância magnética”, disse o secretário adjunto do Comércio, Grant Harris, durante a cimeira da cadeia de abastecimento do USDOC, a 10 de setembro. Como exemplo, Harris apontou como a ferramenta teria sinalizado o equipamento de proteção individual (EPI) como uma área de risco sistémico no período que antecedeu a pandemia em 2020, o que poderia ter ajudado a evitar a escassez de EPI em todo o país, que prejudicou o sistema de saúde norte-americano enquanto o COVID-19 proliferava.

“Para sermos proativos, precisamos das ideias e dos conhecimentos certos, e precisamos de tornar os dados mais acionáveis”, afirmou Grant Harris. “A SCALE é uma ferramenta analítica pioneira porque revoluciona a nossa capacidade de compreender as vulnerabilidades sistémicas da cadeia de abastecimento, que representam riscos para a segurança económica e nacional dos EUA.”

A SCALE é a segunda ferramenta para a cadeia de abastecimento lançada pela administração Biden na sequência da pandemia, juntando-se à iniciativa Freight Logistics Optimizations Works (FLOW) de 2022. A FLOW foi concebida para recolher, agregar e tornar anónimas as informações partilhadas por portos, importadores e transportadores marítimos, a fim de ponderar a procura futura em relação à capacidade atual e manter o setor dos transportes marítimos a funcionar sem problemas face a potenciais faltas ou atrasos.

fonte