Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

LASO transporta duas pontes para Roterdão através do Porto de Aveiro

A LASO concluiu o transporte de duas pontes de 50 metros, fabricadas pela Martifer – Construções Metalomecânicas, S.A., até Roterdão, através do Porto de Aveiro.

O transporte foi realizado no início de agosto e envolveu o transporte rodoviário desde Oliveira dos Frades até ao Porto de Aveiro, e marítimo até ao Porto de Roterdão. Devido às dimensões das estruturas, o transporte requereu a utilização de um Tower Adapter, um equipamento que permite o ajuste hidráulico à largura das mercadorias que transporta, facilitando a execução de manobras mais complexas.

Ao nível dos desafios, a LASO destacou que, devido às dimensões e peso das pontes, foi necessário um planeamento detalhado e rigoroso, de modo a evitar obstáculos, minimizando o risco. “As estradas foram preparadas para garantir a passagem segura das estruturas, envolvendo a coordenação com autoridades locais para assegurar uma operação fluida”, explica a empresa em comunicado.

Para além disso, a gestão do tempo foi crucial para o sucesso da operação, pela necessidade de ser realizado em horário noturno, de modo a evitar o congestionamento das vias, garantindo ao mesmo tempo que as operações portuárias não fossem interrompidas. A LASO destaca ainda que a segurança foi a prioridade máxima ao longo da operação, de modo a proteger não só as pontes e os colaboradores envolvidos, mas também o público em geral.

“Este transporte reafirma a capacidade da LASO em enfrentar e superar desafios logísticos de grande escala. Esta parceria com a Martifer é um testemunho da confiança que uma das principais empresas industriais deposita na LASO para a realização de operações de alta complexidade”, comenta o gestor de tráfego deste projeto.

fonte