Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Autoridade Tributária visita novo espaço para o scanner de inspecção de contentores do Porto de Setúbal

O Porto de Setúbal recebeu esta segunda-feira uma comitiva da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), cujo objectivo foi visitar o novo espaço de operação do scanner móvel de contentores do porto, um investimento da Autoridade Tributária e Aduaneira, que vem reforçar o esforço conjunto na proteção da atividade portuária.

Esta visita foi encabeçada pelo subdiretor geral dos Recursos Financeiros e Patrimoniais da AT, Nélson Roda Inácio, tendo sido acompanhada pelo director da Alfândega de Setúbal, Gil Pinto, e pelos membros do Conselho de Administração da APSS, Carlos Correia, Ricardo Roque e António Caracol.

O Presidente da APSS, Carlos Correia, destacou a importância desta visita e deste equipamento para a modernização e eficiência do porto setubalense: «Este é um investimento fundamental para o Porto de Setúbal, que reflete o compromisso de todas as entidades envolvidas em melhorar as infraestruturas e os processos de controlo aduaneiro. Com este espaço mais protegido para a utilização do scanner, seremos capazes de aumentar a segurança e a rapidez nas operações de desalfandegamento, contribuindo para um comércio internacional mais ágil e seguro.»

A implementação de um scanner móvel nos dois terminais resulta de uma colaboração entre a AT, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) e os concessionários Tersado e Sadoport, e visa melhorar as condições de operação do scanner no âmbito da inspeção e verificação de cargas. A utilização deste scanner permite à AT, com recurso a tecnologia não invasiva através de radiações, verificar o conteúdo dos contentores previamente selecionados, sem necessidade de proceder à sua abertura.

O investimento realizado permite aumentar o combate à fraude fiscal e ao tráfico de cargas ilícitas, com uma maior segurança, simplificação, celeridade e eficácia dos processos de controlo relativos ao desalfandegamento das mercadorias, numa resposta aduaneira adequada e sem perdas de eficiência protegendo o País e a Região, e dotando o porto de um serviço mais eficaz às cargas.