Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
Autoridade Tributária visita novo espaço para o scanner de inspecção de contentores do Porto de Setúbal
O Porto de Setúbal recebeu esta segunda-feira uma comitiva da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), cujo objectivo foi visitar o novo espaço de operação do scanner móvel de contentores do porto, um investimento da Autoridade Tributária e Aduaneira, que vem reforçar o esforço conjunto na proteção da atividade portuária.
Esta visita foi encabeçada pelo subdiretor geral dos Recursos Financeiros e Patrimoniais da AT, Nélson Roda Inácio, tendo sido acompanhada pelo director da Alfândega de Setúbal, Gil Pinto, e pelos membros do Conselho de Administração da APSS, Carlos Correia, Ricardo Roque e António Caracol.
O Presidente da APSS, Carlos Correia, destacou a importância desta visita e deste equipamento para a modernização e eficiência do porto setubalense: «Este é um investimento fundamental para o Porto de Setúbal, que reflete o compromisso de todas as entidades envolvidas em melhorar as infraestruturas e os processos de controlo aduaneiro. Com este espaço mais protegido para a utilização do scanner, seremos capazes de aumentar a segurança e a rapidez nas operações de desalfandegamento, contribuindo para um comércio internacional mais ágil e seguro.»
A implementação de um scanner móvel nos dois terminais resulta de uma colaboração entre a AT, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) e os concessionários Tersado e Sadoport, e visa melhorar as condições de operação do scanner no âmbito da inspeção e verificação de cargas. A utilização deste scanner permite à AT, com recurso a tecnologia não invasiva através de radiações, verificar o conteúdo dos contentores previamente selecionados, sem necessidade de proceder à sua abertura.
O investimento realizado permite aumentar o combate à fraude fiscal e ao tráfico de cargas ilícitas, com uma maior segurança, simplificação, celeridade e eficácia dos processos de controlo relativos ao desalfandegamento das mercadorias, numa resposta aduaneira adequada e sem perdas de eficiência protegendo o País e a Região, e dotando o porto de um serviço mais eficaz às cargas.