Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Acordo assinado entre a APSS e DGAM

Protocolo reforça Segurança Marítima e Protecção Ambiental no Porto de Sesimbra

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, S.A. (APSS) e a Direção-Geral da Autoridade Marítima (DGAM) assinaram um protocolo de cooperação que visa reforçar a segurança marítima e a preservação do meio marinho no Porto de Sesimbra. O Protocolo foi formalizado por Carlos Correia, Presidente do Conselho de Administração da APSS, António Caracol, vogal do Conselho, e Ventura Soares, Vice-Almirante da DGAM, que assinaram o documento.

Este acordo irá dotar a Autoridade Marítima Nacional (AMN) com melhores condições de actuação no âmbito da segurança marítimo-portuária, através da cedência de parcelas do domínio público. Foram também estabelecidos mecanismos de colaboração para a resposta a acidentes com navios e outras embarcações, além de ações de combate à poluição marinha no contexto do Plano Mar Limpo.

«Este protocolo reforça o nosso compromisso com a segurança e a sustentabilidade nos portos de Setúbal e Sesimbra, integrando a nossa estratégia de alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030», afirmou Carlos Correia.

Estes objetivos incidem, particularmente, sobre a proteção e conservação do ecossistema da área líquida dos dois portos, com a utilização sustentável deste recurso; com uma utilização eficiente dos espaços e das infraestruturas portuárias; com a promoção Turismo Náutico sustentável; com a mitigação de impactos negativos da atividade portuária nos ecossistemas marinhos e na sua biodiversidade; e com o desenvolvimento contínuo da segurança da atividade portuária.

Uma colaboração que reforça o compromisso contínuo com a segurança e sustentabilidade das operações portuárias, alinhando-se com os objetivos ambientais e de proteção dos ecossistemas dos dois portos.