Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
Acordo assinado entre a APSS e DGAM
Protocolo reforça Segurança Marítima e Protecção Ambiental no Porto de Sesimbra
A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, S.A. (APSS) e a Direção-Geral da Autoridade Marítima (DGAM) assinaram um protocolo de cooperação que visa reforçar a segurança marítima e a preservação do meio marinho no Porto de Sesimbra. O Protocolo foi formalizado por Carlos Correia, Presidente do Conselho de Administração da APSS, António Caracol, vogal do Conselho, e Ventura Soares, Vice-Almirante da DGAM, que assinaram o documento.
Este acordo irá dotar a Autoridade Marítima Nacional (AMN) com melhores condições de actuação no âmbito da segurança marítimo-portuária, através da cedência de parcelas do domínio público. Foram também estabelecidos mecanismos de colaboração para a resposta a acidentes com navios e outras embarcações, além de ações de combate à poluição marinha no contexto do Plano Mar Limpo.
«Este protocolo reforça o nosso compromisso com a segurança e a sustentabilidade nos portos de Setúbal e Sesimbra, integrando a nossa estratégia de alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030», afirmou Carlos Correia.
Estes objetivos incidem, particularmente, sobre a proteção e conservação do ecossistema da área líquida dos dois portos, com a utilização sustentável deste recurso; com uma utilização eficiente dos espaços e das infraestruturas portuárias; com a promoção Turismo Náutico sustentável; com a mitigação de impactos negativos da atividade portuária nos ecossistemas marinhos e na sua biodiversidade; e com o desenvolvimento contínuo da segurança da atividade portuária.
Uma colaboração que reforça o compromisso contínuo com a segurança e sustentabilidade das operações portuárias, alinhando-se com os objetivos ambientais e de proteção dos ecossistemas dos dois portos.