Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




PORTO DE LEIXÕES

Câmara de Matosinhos visita as Obras de Requalificação do Terminal de Contentores Sul

No dia 13 de fevereiro, representantes da autarquia de Matosinhos visitaram, a convite da Yilport, as obras de requalificação do Terminal de Contentores Sul do Porto de Leixões.

A comitiva, constituída pela Câmara de Matosinhos, representada pela Presidente, Luísa Salgueiro e Executivo, o Vice-Presidente Fernando Rocha e demais Vereadores, Correia Pinto, Valentim Campos e José Pedro Rodrigues, pelos Administradores da Matosinhos Habit, Tiago Maia e Matosinhos Sport, Vasco Pinho e Helena Vaz, tiveram a oportunidade de ver, no terreno, o curso desta importante obra de requalificação infraestrutural. A conclusão da obra está prevista ocorrer até ao final deste ano 2020.

AÇORES

Requalificação do Porto das Pipas voltará a «virar Angra do Heroísmo para o Mar»

A visão é do presidente do do município de Angra do Heroísmo, Álamo Meneses: o projecto de requalificação do Porto de Pipas vai voltar a virar Angra do Heroísmo para o Mar, contrariando uma tendência de afastamento. A opinião foi proferida na sequência do anúncio do arranque das obras, que deverá acontecer ainda durante este primeiro semestre de 2020.

Medidas de contingência de saúde pública relativas ao «COVID-19» em execução no Porto de Sines

Ciente da atual situação e em articulação estreita com as autoridades competentes, a APS informa que, na sua área de jurisdição, foram tomadas diversas medidas relativas à epidemia causada pelo “COVID-19”, na sequência das orientações recebidas da Autoridade de Saúde local.

SINES

Investimento superior a 2.5 mil milhões de euros pode duplicar a população do concelho

Milhares de milhões para nova refinaria da Repsol, expansão do porto, cabo transatlântico e terminal de hidrogénio vão aumentar a população da cidade e dos concelhos vizinhos, que tem estado em declínio.

Porto de Sines recebe Secretário da Energia dos EUA

Dan Brouillette, Secretário da Energia dos Estados Unidos da América visitou o Porto de Sines esta quarta-feira, dia 12 de fevereiro, acompanhado pelo Embaixador daquele país em Lisboa, George Glass.
Pedro Nuno Santos, Ministro das Infraestruturas e Habitação e Alberto Souto de Miranda, Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, receberam a comitiva, acompanhados pelo Conselho de Administração da APS.

A visita veio confirmar o crescente interesse que o governo americano tem demonstrado pelo Porto de Sines, nomeadamente no que diz respeito ao incremento das trocas comerciais de GNL – Gás Natural Liquefeito. De facto, a visita iniciou-se no Terminal de GNL de Sines, responsável pelo fornecimento de cerca de 90% das necessidades do nosso país, tem vindo a receber parte do GNL que importa dos EUA (o designado Shale Gas).

AÇORES

Requalificação do Porto das Pipas vai servir várias vertentes da economia ligada ao mar

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas dos Açores garante que a empreitada de construção da rampa para navios RO-RO e Ferry e das obras complementares para melhoramento da operacionalidade e do abrigo no Porto das Pipas vai dotar Angra do Heroísmo de “condições que servirão várias vertentes da economia ligada ao mar”.

REPÓRTER TVI

Sagres, a grande viagem

É a maior viagem do Navio Escola Sagres, em tempo e em distância. São 371 dias de viagem, 22 portos e 19 países. A missão: comemorar os 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães ao serviço do Rei de Castela. A TVI acompanhou a primeira tirada do veleiro, de Lisboa até às Canárias.

"Sagres, a grande viagem" é uma reportagem de Romeu Carvalho, Filipe Freitas, Ricardo Rodrigues e Rui Araújo.

ACOMPANHADO DO MINISTRO DAS INFRAESTRUTURAS, PEDRO NUNO SANTOS

Secretário da Energia dos Estados Unidos da América visita Porto de Sines

O Secretário da Energia dos Estados Unidos da América, Dan Brouillette, visita o Porto de Sines esta quarta-feira, dia 12 de fevereiro, pelas 13:30.
A visita compreende os Terminais de GNL – Gás Natural Liquefeito e de Contentores – Terminal XXI, sendo acompanhada pelo Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e pelo Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda.

CAPITÃO DO PORTO DE AVEIRO:

A grande dificuldade é a extensão da área sob responsabilidade da Polícia Marítima

O capitão do Porto de Aveiro afirma que a extensão da ria e a gestão de interesses contraditórios são elementos que dificultam a ação da capitania. Humberto Silva Rocha cumpre quatro meses de exercício em Aveiro.

Em entrevista à Terra Nova, No programa “Conversas”, explica que tem sentido colaboração dos agentes no terreno numa fase em que está ainda a descobrir todas as especificidades da laguna.

PORTOS DOS AÇORES

Entrevista a Luís Machado da Luz

Luís Machado da Luz faz parte da administração da Portos dos Açores desde Outubro de 2019 e assume que importa manter o segmento do turismo de cruzeiros nos Açores. É um segmento que cresce o dobro do turismo em termos globais e por isso o crescimento é importante para a economia regional pois significa mais escalas, logo mais passageiros.

ESTA QUINTA-FEIRA, EM SETÚBAL

«Mar e logística» são tema do 1.º Warmup do Congresso Europeu ITS

A 1.ª Sessão Warmup do Congresso Europeu ITS decorre esta quinta-feira, dia 13 de fevereiro, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal, dedicado ao tema “Mar e logística”. O evento começa pelas 14h30 e termina pelas 17h30.

O programa inicia-se com uma apresentação sobre os objetivos do Congresso Europeu e a sua importância para as empresas portuguesas, seguindo-se uma exposição sobre a estrutura deste evento e o modo de participação.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA

A rota da seda do Século XXI

Sabe de onde nasceu a rota da seda? Pode soar a mera curiosidade, mas hoje em dia está bem renascida e a ganhar grandes repercussões em todo o mundo. Mas já lá vamos.

Os chineses, há muitos anos, aprenderam a fabricar a seda a partir da fibra branca proveniente dos casulos dos bichos-da-seda.
Acreditando ter feito uma grande descoberta, que mantiveram em segredo por algum tempo, estabeleceram contacto com as cidades do Ocidente onde encontraram pessoas dispostas a pagar um preço elevado pela seda. A partir deste momento o tecido passou a ser exportado naquela que é chamada a Rota da Seda.

COM VÍDEO

Economia Azul: Açores destacam-se a nível nacional

Nos Açores, a chamada 'economia azul' cresce a olhos vistos, mas os especialistas dizem que ainda é preciso investir na partilha de informação.
Segundo dados do "Leme", a Região destaca-se em relação ao resto do país no que respeita à economia ligada ao mar.

Mar 2020 recebeu 26 candidaturas a apoio à aquacultura

A entidade gestora do Mar 2020 revela que o Aviso para apresentação de candidaturas a financiamento de projectos de investimento produtivo das empresas aquícolas fechou a 31 de Janeiro, com 26 projectos apresentados, representando um investimento que se eleva a mais de 35 milhões de euros.

Ministro do Mar reitera aposta no Oceano com orçamento de 208,4 milhões de euros

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, afirmou que “a política do Governo para o mar integra as orientações nacionais e internacionais para um desenvolvimento sustentável, numa lógica integrada e inclusiva, baseada no conhecimento científico, na promoção da inovação e na contextualização sócio-económica, designadamente no que diz respeito à conservação dos espaços marinhos e dos seus recursos marinhos vivos e não vivos”.

Barbot e Marinha Portuguesa lançam calendário solidário «Marinheiros da Esperança»

No ano em que comemora o seu 100º aniversário, a Barbot juntou-se à Marinha Portuguesa para a produção de um calendário muito especial, no qual os protagonistas são as crianças e jovens internados em Serviços de Pediatria do Sistema Nacional de Saúde, os "Marinheiros da Esperança".

PAULA CABAÇO, APRAM

Começar bem 2020

Entre o fim de dezembro e o início de janeiro, a análise das estatísticas dos Portos da Madeira revelam records, no número de escalas e passageiros na passagem de ano, mas, sobretudo, no movimento de passageiros durante o ano de 2019, o que coloca o Porto do Funchal como primeiro porto nacional.

DESLOCAÇÃO INCLUI VISITA AO PORTO DE SINES

Secretário da Energia norte-americano vem a Portugal

O Secretário da Energia norte-americano vai começar por visitar Lisboa quarta-feira, deslocando-se depois ao Porto de Sines acompanhado por responsáveis governamentais portugueses e norte-americanos, assim como por representantes da indústria.

Arrancam as obras de expansão do Porto de Sines

Foi consignada a obra referente ao prolongamento do Molhe Leste do Porto de Sines à Conduril – Engenharia S.A. Com um montante de investimento de cerca de 72 milhões de euros, a empreitada prevê a extensão do molhe em 750 metros, o que permitirá reforçar a protecção da zona leste do Porto de Sines, designadamente no que respeita à próxima fase de expansão do Terminal de Contentores de Sines – Terminal XXI, sob a responsabilidade da concessionária PSA Sines.

Com data de conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2023, o prolongamento desta infraestrutura de proteção criará as condições ideais para a recepção, em simultâneo, de quatro dos maiores porta-contentores em operação no mundo, com 400 metros de comprimento fora-a-fora.

APSS

Sistemas de Gestão de Qualidade, Ambiente e de Segurança e Saúde no Trabalho auditados com sucesso

Os Sistemas de Gestão de Qualidade, Ambiente e de Segurança e Saúde no Trabalho da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA foram auditados com sucesso durante o último quadrimestre de 2019, pela LRQA – Lloyds Register Quality Assurance, de acordo com os referenciais ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e OSHAS 18001:2007.

Total: 4465