Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Presidente dos Portos de Lisboa e de Setúbal na Porto Maritime Week 2024

Carlos Correia destacou estratégia de crescimento dos dois portos

O Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa (APL) e do Porto de Setúbal (APSS), Carlos Correia, esteve presente na 5ª edição da Porto Maritime Week, o encontro mais prestigiado do setor marítimo-portuário promovido em Portugal pelo Transportes & Negócios.

No primeiro dia do evento, a 23 de setembro, a sessão de abertura contou com a participação do Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, que anunciou uma nova estratégia para os portos nacionais, baseado no plano “5+”: mais crescimento, mais transição energética, mais intermodalidade, mais digitalização e mais cooperação e integração dentro do setor.

Hugo Espírito Santo reforçou a importância de uma estratégia de crescimento para os portos de Lisboa e Setúbal, salientando no caso do porto da Capital, a necessidade de integração e simbiose entre o porto e a Cidade e da intermodalidade, e no caso de Setúbal reforçou o facto de ser o porto “com maior potencial de crescimento do País”, dispondo de um «plano de investimentos muito agressivo».

O Presidente do CA da APL e da APSS participou na mesa-redonda dedicada à temática “Estratégia para os Portos Nacionais”, onde participaram os presidentes de todos os portos do continente e das regiões autónomas, bem como os dirigentes dos principais operadores portuários com atuação no mercado nacional.

Carlos Correia destacou que, atualmente, «os dois portos estão a ser pensados de forma complementar. No Porto de Lisboa, apostamos numa lógica de crescimento através do lançamento de novas concessões e numa nova realidade que respeite os desafios que se avizinham. O objetivo passa por melhorar a operacionalidade destes novos terminais, apostando na descarbonização e integração harmoniosa no território».

Sobre o Porto de Setúbal, Carlos Correia reforçou as declarações do Secretário de Estado das Infraestruturas, salientando o «grande potencial de crescimento e o objetivo de “consolidação das principais atividades portuárias». Para o presidente dos Portos de Lisboa e de Setúbal, a existência de novas concessões e terminais no porto sadino irá também permitir a entrada no mercado de novos players, garantindo uma maior competitividade e o crescimento da Economia.