Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Berta Cabral defende que plataformas logísticas são muito importantes para ilhas açorianas

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, destacou, em Ponta Delgada, a importância das plataformas logísticas para as ilhas dos Açores, tendo em conta a “descontinuidade e dispersão territorial” dos Açores.

Berta Cabral falava, em representação do Presidente do Governo dos Açores, na apresentação da nova unidade de frio do Polo Logístico Transinsular Açores, do Grupo ETE, e adiantou que estes centros “têm um papel determinante no abastecimento e na subsistência das populações e no desenvolvimento económico local”.

Mais de 19 milhões em investimentos nos portos até 2027

Em resposta aos deputados na comissão parlamentar de Agricultura e Pescas, o ministro José Manuel Fernandes adianta que estão previstos, entre 2024 e 2027, cerca de 14.054 milhões de euros em investimentos em infraestruturas, “nos portos de Norte a Sul”, nomeadamente, “Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Matosinhos, Aveiro, Figueira da Foz, Peniche, Sesimbra, Setúbal, Sines, Sagres, Lagos, Portimão, Quarteira, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António”.

Conforme detalhou o Ministério da Agricultura e Pescas, estão identificados investimentos prioritários nos portos de Matosinhos (875.000 euros), Peniche (1.244.826 euros), Setúbal (350.000 euros), Sagres (1.988.044 euros), Quarteira (1.800.000 euros) e Olhão (52.000 euros).

De 23 a 25 de outubro de 2024 em Tânger

LOGITERR 2024 | Salão Internacional da Mobilidade, Transportes e Logística

A Cidade de Tânger, a União Africana das Organizações de Transportes e Logística - UAOTL e a CGLU África, organizam o Fórum/Salão Internacional de Mobilidade, Transportes e Logística, intitulado "LOGITERR 2024", que terá lugar de 23 a 25 de outubro de 2024 em Tânger.

Este evento, organizado sob a égide do Ministério dos Transportes e da Logística, reunirá profissionais, decisores políticos, instituições e ONG, com atividade nas áreas de soluções de mobilidade, transporte e logística.

Mealhada vai avança para estudo dos modelos de negócio e exploração da futura Plataforma Logística da Pampilhosa

A Mealhada adianta que vai avançar para o estudo dos modelos de negócio e exploração da futura Plataforma Logística da Pampilhosa.

O Município fala em “novas orientações” da União Europeia para o desenvolvimento da Rede Transeuropeia de Transportes que colocam a Plataforma como Terminal Rodoferroviário Principal neste conjunto de infraestruturas e de gestão de transportes.

MADEIRA

Paula Cabaço: «Os Portos estão ao serviço da comunidade»

Foi um dia diferente para a comunidade portuária. O Porto do Funchal abriu na quinta-feira as portas à população, para assinalar o ‘Dia do Porto’. Uma oportunidade para comemorar os Portos da Madeira, e mostrar um pouco do muito que se faz na administração portuária.

“Os portos servem a comunidade, e é para ela que trabalhamos. Por isso faz todo o sentido, num dia como hoje, abrirmos as portas para aqueles que servimos”, resumiu a presidente da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA), Paula Cabaço, referindo-se às visitas guiadas à Gare Marítima da Madeira, aos equipamentos e instalações da APRAM e aos batismos de mar a bordo da lancha dos pilotos, que decorreram ao longo do dia.

Grupo ETE reforça a sua oferta de logística integrada com a expansão de capacidade de frio industrial na Plataforma Logística dos Açores

Com a nova unidade de frio industrial (em temperatura controlada positiva e negativa) o Grupo ETE mais do que duplica para os 1.550m2 a sua capacidade de armazenagem de cargas frigoríficas, reforçando e antecipando de forma significativa a sua capacidade de resposta às exigências e necessidades locais, na Região Autónoma dos Açores.

Com foco na satisfação dos seus clientes, e respondendo sobre a procura no contexto local, o Grupo ETE investiu recentemente na expansão da sua plataforma logística integrada nos Açores com a construção de uma nova infraestrutura de frio industrial para armazenagem em temperatura controlada, reforçando significativamente a sua capacidade de resposta às necessidades específicas desta Região. Esta nova unidade de frio industrial permitirá ao Grupo ETE elevar a sua capacidade, qualidade e nível de serviço associado à sua atividade logística local.

Crescimento homólogo de 14% no total global de carga movimentada

Sines cresce exponencialmente na primeira metade de 2024

O Porto de Sines encerrou o primeiro semestre de 2024 com um crescimento homólogo de 14% no total global de carga movimentada, destacando-se a Carga Contentorizada, com um crescimento homólogo de 25%, a que corresponde uma movimentação da ordem dos 989.000 TEU (1TEU = 1 Contentor de 20 pés).

No que diz respeito à movimentação por terminal, o Terminal de Contentores de Sines - Terminal XXI, reclama para si 50% do volume total de carga do porto, seguido pelo Terminal de Granéis Líquidos com 43%. De referir ainda o Terminal Multipurpose, que começa a dar os primeiros passos no sentido da recuperação da perda dos volumes associados ao carvão, com um crescimento de 74%, face ao mesmo período de 2023, correspondendo a 303.000 toneladas. De referir que este terminal tem movimentado cargas como minério de ferro, diferentes cargas de projeto, gesso, ureia ou granulado de madeira.

MADEIRA

Pontinha de «portas abertas» para assinalar Dia do Porto

Os Portos da Madeira assinalam esta quinta-feira, 18 de julho, mais um “Dia do Porto”, com um programa de portas abertas à população.
As comemorações do Dia do Porto 2024, começam pelas 10 horas. Quem quiser conhecer as instalações, os serviços e equipamentos da APRAM, percorrer a área internacional do Porto do Funchal ou dar um passeio descontraído à beira do cais da pontinha, junto ao mar, como antigamente, basta comparecer na entrada da sala de embarque da Gare Marítima da Madeira, onde se iniciarão as visitas guiadas.

Atrasos nos portos asiáticos aumentam e devem prolongar-se até Agosto

O congestionamento em alguns dos portos mais movimentados da Ásia pode persistir até agosto, uma vez que os navios que se desviam de alguns dos portos mais congestionados acabam por causar estrangulamentos noutros. Singapura, o centro de transbordo mais movimentado do mundo, debate-se há semanas com filas de navios à espera de espaço para atracar.

Entre as razões apontadas para este congestionamento está o facto dos navios percorrerem o longo caminho à volta de África de e para a Europa – evitando os ataques dos Houthi no Mar Vermelho – parando em menos portos asiáticos e processando mais carga através de Singapura.

Plataforma Ferroviária Portuguesa

Via Navegável do Douro acolhe 7.ª reunião de Conselho Estratégico da PFP

A APDL acolheu na Via Navegável do Douro a 7.ª reunião do Conselho Estratégico da PFP - Plataforma Ferroviária Portuguesa.

O encontro reuniu representantes de várias entidades e especialistas do setor - CP, Siemens, ISQ, EFACEC, Mota Engil, Somafel, Instituto Técnico de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, INCOMEF, Metro do Porto, Urbanandmainlines, SERMEC, Metro de Lisboa, LNEC e Sener - para debater e planear estratégias voltadas para o futuro da mobilidade ferroviária em Portugal.

PORTOS DE AVEIRO E DA FIGUEIRA DA FOZ RECEBEM VISITA DE SECRETÁRIO DE ESTADO DAS INFRAESTRUTURAS

Os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz receberam, no dia 10 de julho, a visita do Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo.

O dia começou na Figueira da Foz, com uma reunião com o Conselho de Administração das duas Infraestruturas Portuárias, onde o Secretário de Estado teve oportunidade de se inteirar de todos os investimentos em curso e previstos, seguida de visita às áreas portuárias.

Novo regulamento relativo às orientações da EU para o desenvolvimento da RTE-T (Rede Transeuropeia de Transportes)

APDL marcou presença

A APDL participou, no dia 9 de julho, na sessão informativa promovida pelo Instituto da mobilidade e dos Transportes, I.P, sobre o novo regulamento relativo às orientações da EU para o desenvolvimento da RTE-T (Rede Transeuropeia de Transportes), publicado no dia 28 de junho.

Na sessão foram apresentadas as prioridades e objetivos da nova RTE-T, bem como a revisão dos requisitos exigidos por modo de transporte, a que se seguiu uma reflexão sobre as respetivas implicações em termos de investimento, financiamento e parcerias necessárias para que os objetivos visados possam ser atingidos, não só na perspetiva da movimentação e transporte das mercadorias como na perspetiva dos passageiros e da mobilidade urbana.

Jomatir Logistics abre nova delegação no Porto de Setúbal

A JOMATIR Logistics chegou ao Porto de Setúbal, com a abertura de uma delegação que vai servir tanto a cidade sadina como Lisboa. No Porto de Setúbal, a Jomatir desempenha um papel crucial, ajudando a otimizar operações logísticas e a melhorar o fluxo de mercadorias.

O Porto de Setúbal está orgulhoso em contar com a Jomatir como parceira e em continuar a construir juntos um futuro de sucesso, crescimento e eficiência.

Embaixadora da Austrália visitou o Porto do Funchal

A embaixadora da Austrália em Portugal, Indra McCormick visitou o Porto do Funchal, onde foi recebida pela presidente do Conselho de Administração, Paula Cabaço.

Indra Cormick, que visita a Madeira pela primeira vez, inteirou-se das caraterísticas, movimentos e perspetivas dos cruzeiros na Madeira.
No final da visita, houve uma troca de presentes de produtos próprios da Austrália e da Madeira.

Terminal de Cruzeiros e TITAN do Porto de Leixões

Espaços APDL destacaram-se na 9.ª edição do Open House Porto

O Open House Porto regressou nos dias 6 e 7 de julho, e a APDL voltou a marcar presença neste evento de promoção da arquitetura e património edificado, destacando dois dos seus espaços mais icónicos: o Terminal de Cruzeiros e o TITAN do Porto de Leixões.

O Open House Porto é um evento anual que celebra a arquitetura e o design, proporcionando ao público a oportunidade de explorar edifícios e espaços que geralmente não estão acessíveis.

A participação da APDL no Open House Porto 2024 reforça o nosso compromisso na promoção e valorização do património arquitetónico e histórico da região. A inclusão do Terminal de Cruzeiros e do TITAN do Porto de Leixões no roteiro do Open House Porto, com a abertura das suas portas ao público, sublinha a importância da integração entre a comunidade e o porto.

Sines estreita relacionamento com Estado brasileiro de Santa Catarina

O Porto de Sines recebeu quinta-feira, dia 11 de julho, uma comitiva brasileira liderada pelo Governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, acompanhada pelo Secretário de Estado dos Portos, Aeroportos e Caminhos de Ferro, José Roberto Martins, e por representantes de várias empresas sediadas naquele Estado Brasileiro.

A delegação foi recebida pelo Presidente do Conselho de Administração da APS, José Luís Cacho, que na sua apresentação salientou o potencial de crescimento económico entre as duas regiões e destacou as principais características e investimentos levados a cabo pelo Porto de Sines e respetiva comunidade portuária, industrial e logística, que fazem com que Sines seja considerado um hub privilegiado para a entrada das exportações do mercado brasileiro e de toda a América latina na Europa.

Porto de Lisboa recebe visita de Secretário de Estado das Infraestruturas

O Porto de Lisboa recebeu, dia 9 de julho, o Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, para uma visita que decorre no âmbito de um périplo por todos os portos nacionais.

O encontro teve início com uma reunião de trabalho com o Conselho de Administração dos Portos de Lisboa e Setúbal, onde foram apresentados os investimentos previstos para o Porto de Lisboa, os detalhes da operação nos seus terminais e a estratégia para os principais projetos em curso nesta infraestrutura portuária.

Investimentos previstos vão projectar o Porto de Setúbal a nível internacional

Secretário de Estado das Infraestruturas visita Porto de Setúbal

O Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, realizou esta terça-feira uma visita ao Porto de Setúbal, que contemplou uma passagem via marítima por todos os terminais portuários.

A visita, em que participaram todos os membros do Conselho de Administração do Porto de Setúbal e Sesimbra, começou pelo canal sul, junto a Tróia, para conhecer os projetos de investimento e expansão .

Porto de Sines reforça certificação da conciliação entre a vida pessoal e profissional

Depois da obtenção, em maio de 2021, da certificação do Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal, de acordo com a Norma NP4552:2016, a APS obteve em maio de 2024 a recertificação para o novo referencial NP 4552:2022. Para além desta certificação, na área da conciliação a APS obteve ainda, em junho passado, a certificação pela Norma NP4590:2023 | Sistema de gestão do bem-estar e felicidade organizacional - Requisitos e linhas de orientação para a sua utilização.

Balanço Mensal da Época Balnear 2024:

Assistência balnear no período de 01 de maio a 30 de junho

Dois meses decorridos da Época Balnear 2024, a Autoridade Marítima Nacional registou, entre 01 de maio e 30 de junho, 133 salvamentos, 584 ações de primeiros-socorros e duas vítimas mortais nas praias portuguesas.

Total: 584