Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Porto de Aveiro palco de simulacro de ameaça de engenho explosivo

O Porto de Aveiro foi palco de simulacro de um cenário de ameaça de engenho explosivo numa instalação portuária de químicos (RMN) no porto comercial.

O exercício foi coordenado pelo Capitão do Porto e Comandante-Local da Polícia Marítima de Aveiro e teve como objetivo o treino dos elementos da Polícia Marítima na interdição de espaço molhado, vigilância, buscas e apreensão de suspeitos no mar e outras medidas cautelares de polícia, bem como o teste da prontidão e resposta, no âmbito do combate à poluição no mar.

Start Campus em Sines já está ligado a cabo submarino EllaLink

As operações no Start Campus têm vindo a acelerar nos últimos meses, quer com a REN a autorizar a mais do que duplicar a capacidade de ligação à rede, quer com a instalação da DE-CIX. Agora, a ligação do mega centro de dados ao cabo submarino transatlântico EllaLink já foi realizada.

COM VÍDEO

Obra do Porto das Lajes das Flores vai avançar

A obra do Porto das Lajes das Flores, que ficou destruído pela passagem do Furacão Lorenzo em 2019, vai avançar.

A Portos dos Açores adjudicou quarta-feira a empreitada que terá um prazo de execução de cinco anos após a consignação, num investimento perto de 195 milhões de euros. O anúncio foi feito pela Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.

12.º Seminário Desafios do Mar Português - Ria de Aveiro: Sustentabilidade e Património

O Museu Marítimo de Ílhavo promove, no dia 16 de novembro, a 12ª edição do Seminário “Desafios do Mar Português”, assinalando o Dia Nacional do Mar. Este ano, o seminário será dedicado ao tema “Ria de Aveiro: Sustentabilidade e Património”, aprofundando a relação entre o desenvolvimento económico, os desafios ambientais e a preservação dos recursos naturais e culturais.

A 12.ª edição do Seminário “Desafios do Mar Português” pretende explorar a complexa relação entre o desenvolvimento económico, desafios ambientais e a preservação dos recursos naturais e culturais da Ria de Aveiro. Com a presença de um vasto leque de especialistas, associações e decisores políticos, proporcionará uma plataforma para um diálogo construtivo com o intuito de promover uma visão holística que favoreça a implementação de práticas inovadoras, a fim de assegurar um futuro sustentável para a Ria de Aveiro e para as comunidades que dela dependem.

Governo considera Porto de Sines essencial para desafios energéticos da Europa

O Ministro das Infraestruturas e Habitação enalteceu o papel do Porto de Sines para a economia portuguesa. Miguel Pinto Luz considera que este é essencial para liderar os desafios energéticos que a Europa enfrenta.

“Sines é o maior porto de ‘transhipping’ nacional e, a pouco e pouco, vai-se transformar no maior porto de ‘interland’ internacional, portanto hoje é muito significativo o papel que Sines tem na economia nacional”, afirmou o governante.

Pinto Luz falava à margem da assinatura de um memorando de entendimento para a criação de um corredor verde entre os portos de Sines, Roterdão (Países Baixos) e Duisport (Alemanha) e a empresa Madoqua.

Assinatura de Memorando de Entendimento entre os Portos de Sines, Roterdão e Duisport e Madoqua conta com a presença do Ministro das Infraestruturas e Habitação

O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, preside à cerimónia de assinatura do Memorando de Entendimento entre os portos de Sines, Roterdão, Duisport e a empresa Madoqua, documento que prevê o desenvolvimento de um Corredor Verde para o transporte de combustíveis limpos, que ligará, por via marítima, os portos de Sines, Roterdão e Duisport.

A assinatura do Memorando realiza-se esta terça-feira, 5 de novembro, às 12H00, no Centro de Negócios da ZILS – Zona Industria de Logística de Sines, da aicep Global Parques, em Sines.

A 16 DE NOVEMBRO

12.º Seminário «Desafios do Mar Português» - Museu Marítimo de Ílhavo

No dia 16 de novembro, o Museu Marítimo de Ílhavo promove a 12.ª edição do Seminário "Desafios do Mar Português", assinalando o Dia Nacional do Mar.

Este ano, o seminário será dedicado ao tema “Ria de Aveiro: Sustentabilidade e Património”, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a relação entre o desenvolvimento económico, os desafios ambientais e a preservação dos recursos naturais e culturais.

APDL: Saiba tudo sobre o Plano de Arranque da Janela Única Logística (JUL)

A 10 de Outubro decorreu na Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) a sessão de apresentação sobre o estado actual da implementação da Janela Única Logística (JUL). Este projecto, que visa optimizar e modernizar a gestão logística portuária, tem enfrentado vários desafios desde o seu início, o que tem atrasado a sua aplicação integral, particularmente no Porto de Leixões.

NO PERÍODO DE DOIS ANOS

Porto da Figueira da Foz investiu 5,5 milhões de euros em dragagens de manutenção

A Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF) investiu, nos últimos dois anos, cerca de 5,5 milhões de euros (ME) em seis dragagens para mantar a barra do rio Mondego navegável, anunciou aquela entidade.

Numa nota enviada à agência Lusa, intitulada “Condições de navegabilidade da barra da Figueira da Foz”, a APFF indicou que as seis dragagens visaram manter as condições da infraestrutura portuária “navegável para calados máximos de 6,5 metros”, tendo sido retirados mais de 1,7 milhões de metros cúbicos de sedimentos. “Estas intervenções implicaram a estadia de, pelo menos uma draga de sucção, 410 dias em porto, tendo operado apenas 259 dias, devido à agitação marítima adversa”, observou a administração portuária.

APP marca presença no evento «Opportunity Portugal - Blue Economy» em Genebra

Eduardo Feio, Presidente dos Conselhos de Administração do Porto de Aveiro e do Porto da Figueira da Foz, participou no evento "Opportunity Portugal - Blue Economy" em representação da APP Associação dos Portos de Portugal, acompanhado por Helena Gomes Fernandes, Diretora Comercial, Marketing e Comunicação da APDL-Administração dos Portos de Douro Leixões e Viana do Castelo, e de Tiago Lopes Paulo, Diretor de Negócio Portuário da APS Administração dos Portos de Sines, que decorreu esta quarta-feira, 30 de outubro, em Genebra, Suíça.

O evento, promovido pela AICEP -Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, contou com a presença do Embaixador de Portugal em Berna, Júlio Vilela, e é direcionado para armadores suíços com o intuito de promover Portugal como um parceiro estratégico na economia azul.

Comemorações do Dia do Porto da Figueira da Foz: Porto Aberto à Comunidade

As comemorações do Dia do Porto da Figueira da Foz iniciaram-se dia 27, marcando o início de uma série de actividades que celebram mais um aniversário do porto, cuja data oficial é assinalada esta quarta-feira, 30 de Outubro.

A primeira actividade, o Dia Aberto, permitiu que 43 visitantes tivessem a oportunidade de conhecer os terminais portuários de perto, explorando uma infraestrutura estratégica para a região e para o país.

Portos de Aveiro e da Corunha formalizam acordo para promover a transição energética e a sustentabilidade industrial

Eduardo Feio, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro, e Martín Fernández Prado, Presidente da Autoridade Portuária da Corunha (Espanha), assinaram esta terça-feira, dia 28, um memorando de entendimento que reforça a cooperação entre as duas entidades, com o objetivo de impulsionar políticas de transição ecológicas e a promoção de uma indústria sustentável, focando-se no desenvolvimento de energias renováveis, nomeadamente a energia eólica offshore.

Os objetivos do presente Memorando passam por estabelecer os princípios orientadores para uma ação conjunta a ser desenvolvida, visando promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências profissionais entre as duas instituições, no âmbito da descarbonização da economia e da transição energética. O foco principal será o desenvolvimento da energia eólica offshore, de forma a beneficiar toda a cadeia de valor dos ambientes logístico-portuários e dos setores industriais mais próximos.

Comandante Correia Guerreiro assume liderança da Capitania do Porto de Aveiro

O Comandante Correia Guerreiro é o novo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Aveiro. Tomada de posse realizada no Farol de Aveiro, em cerimónia presidida pelo Diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima, Contra-almirante José Vizinha Mirones.

Ricardo Correia Guerreiro passou os últimos anos como adjunto da Marinha na representação militar de Portugal junto do Quartel-General da NATO em Bruxelas. Na carreira passou também pelo comando dõ Navio de Patrulha Oceânica “Figueira da Foz”.

QUARTA E QUINTA-FEIRA, 30 e 31 de Outubro | Auditório Infante D. Henrique

Porto de Leixões acolhe XV Congresso da APLOP

O Porto de Leixões é o anfitrião do XV Congresso da Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa (APLOP), que decorre quarta e quinta-feira, 30 e 31 de outubro, no Auditório Infante D. Henrique, em Leça da Palmeira.

Subordinado ao tema “Os três C’s da criação de valor no espaço da Lusofonia – Cooperação, Conectividade, e Capacitação”, o evento reúne representantes de portos de países lusófonos, especialistas, autoridades e profissionais do setor portuário, para discussão de temas relevantes, nomeadamente a “Cooperação no Espaço da Lusofonia”, “Conectividade e Investimentos em Infraestruturas”, “O Novo Marco Legal dos Portos do Brasil”, “O Ensino Superior e o Setor Marítimo-Portuário”, “Capacitação e Cibersegurança”, “Ponto de situação dos Grupos de Trabalho da APLOP”, entre outros.

Governos negoceiam acordo para Porto de Sines ser centro logístico do Brasil na Europa

O Ministro dos Portos e Aeroportos brasileiro afirmou que o Brasil espera assinar no início de 2025 um acordo de cooperação com Portugal para tornar o Porto de Sines uma plataforma logística do Brasil para a Europa.

Silvio Costa Filho, que se encontrava em visita oficial a Portugal, revelou que este foi um dos assuntos debatidos com o Ministro das Infraestruturas e da Habitação de Portugal, Miguel Pinto Luz, durante o encontro que ambos tiveram.

Comitiva do Fórum Brasil Export visitou Porto de Setúbal

O Porto de Setúbal recebeu a visita de uma comitiva do Brasil Export – Fórum Nacional de Logística, Infraestruturas e Transportes, composta por cerca de vinte representantes de entidades governamentais, portuárias e empresariais do Brasil, designadamente do Ministério dos Portos e Aeroportos do Brasil, da Marinha do Brasil, e dos portos de Santos, Rio de Janeiro, Maceió, Suape, entre outros.

Esta visita teve como objetivo o reforço da colaboração entre Portugal e Brasil no sector portuário e logístico, incentivando a inovação e o desenvolvimento técnico e científico.

MAIS DE 40 NAVIOS DEMANDARAM O PORTO DE AVEIRO NO TERCEIRO TRIMESTE DE 2024

PORTO DE AVEIRO BATE RECORDE NA MOVIMENTAÇÃO DE COMPONENTES EÓLICOS ONSHORE E OFFSHORE

  O Porto de Aveiro registou record na movimentação de componentes eólicos, tanto onshore como offshore, durante o terceiro trimestre deste ano. Este marco significativo demonstra a crescente importância do porto na cadeia logística associada ao sector das energias renováveis, em particular no transporte de componentes de alto valor acrescentado.

No período em análise, 41 navios atracaram no Porto de Aveiro para carregar esta tipologia de carga, representando um aumento de 32 navios em comparação com o período homólogo de 2023. Durante este trimestre, foram carregadas 241 pás eólicas e 225 torres em 36 navios, contribuindo para este feito histórico.

PORTO DE AVEIRO RECEBE VISITA TÉCNICA DA DELEGAÇÃO DISTRITAL DE AVEIRO DA ORDEM DOS ENGENHEIROS

O Porto de Aveiro recebeu, no dia 18 de outubro, a visita técnica da Delegação Distrital de Aveiro da Ordem dos Engenheiros, proporcionando uma oportunidade única para analisar as obras de engenharia mais importantes desenvolvidas nos últimos anos, bem como estudos e projetos ctualmente em curso.

A visita, que incluiu os terminais de Granéis Líquidos, Granéis Sólidos, a Zona de Atividades Logísticas e Industriais (ZALI) e o Terminal Norte, permitiu observar o crescimento do porto decorrente da construção de novas infraestruturas portuárias desde o início da segunda década do presente século.

A 14 E 15 DE NOVEMBRO

Business2Sea Matosinhos 2024

Após três anos de pausa, o Business2Sea está de volta!

A 12.ª edição do evento, dedicada ao tema “Digitalização e Energias Renováveis Oceânicas”, terá lugar nos dias 14 e 15 de novembro, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, sendo organizada pela Fórum Oceano com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo.

Governo destina 321 milhões de euros para comparticipar obras nos portos e aeroportos dos Açores

O Governo reservou uma verba de 321 milhões de euros para a comparticipação de obras nos portos e aeroportos dos Açores, no âmbito do novo programa regional Sustentável 2030, prevendo-se que 185 milhões de euros deste montante se destine à reconstrução do porto das Lajes das Flores.

“O programa Sustentável 2030 é um programa com 321 milhões de euros para os Açores que vai financiar vários portos, aerogares e pistas nos Açores. O principal projeto foi aquele que visitei ontem [domingo] na ilha das Flores”, disse a ministra do Ambiente e Energia, referindo-se ao porto das Lajes.

Total: 696