Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Comemorações incluíram murais de homenagem à cidade e ao seu património

Porto de Setúbal celebrou 101.º aniversário com lançamento de nova marca

O Porto de Setúbal celebrou a 18 de dezembro o seu 101º aniversário, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, e que ficou marcada pelo anúncio de diversas iniciativas que reforçam o papel estratégico do porto no setor marítimo-portuário nacional.

No evento, a APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, apresentou a nova imagem institucional do Porto de Setúbal, refletida numa nova marca que reflete a ambição do Porto de Setúbal se afirmar como um porto moderno, inovador e sustentável.

Na celebração do 101º aniversário do Porto de Setúbal foram também lançados os “Prémios Âncora” - uma iniciativa que passará a ser atribuída anualmente no Dia do Porto de Setúbal e que tem como objetivo reconhecer, incentivar e celebrar a excelência e o impacto positivo de pessoas, organizações e projetos ou iniciativas inovadoras, sustentáveis e socialmente responsáveis que contribuem para o progresso económico, ambiental e social, fortalecendo o papel estratégico de Setúbal e Portugal como uma referência marítima global.

Os Prémios Âncora, nesta sessão de lançamento, foram atribuídos em três categorias: “Impacto e Liderança Inspiradora”; “Excelência na Projeção do Porto de Setúbal” e “Excelência e Visibilidade Internacional do setor marítimo- portuário”, tendo sido distinguidos respetivamente, António Belmar da Costa, Diretor Executivo da AGEPOR, Porfírio Gomes, presidente da Comunidade Portuária de Setúbal, e Leonor Freitas, CEO da Casa Ermelinda Freitas, em reconhecimento pelo impacto positivo das suas carreiras no progresso económico, ambiental e social.

A abrir a cerimónia, o Secretário de Estado das Infraestruturas, sublinhou a relevância do Porto de Setúbal no contexto nacional, referindo a sua importância estratégica ao nível económico, social e até militar. De acordo com Hugo Espírito Santo, «temos de reforçar a capacidade de expansão do Porto de Setúbal, numa visão ambiciosa que pode ser estendida desde a área urbana da cidade até à Lisnave. Temos de ser capazes de criar em Setúbal novos terminais, novas concessões, trazer mais players e garantir que, nos próximos 10 a 15 anos, o Porto de Setúbal assista a um crescimento ímpar».

Por seu lado, o presidente da APSS, Carlos Correia, salientou que «o Porto de Setúbal é um motor fundamental das exportações em Portugal, com reflexos positivos na balança comercial nacional e a sua importância estratégica continua a crescer. À medida que avançamos para um futuro interconectado, a nossa missão é garantir que o Porto de Setúbal continue a ser uma referência global no setor marítimo».

Carlos Correia destacou que o trajeto de competitividade, crescimento e inovação que o Porto de Setúbal tem seguido nos últimos anos é também visível no movimento portuário de 2024, com o Porto de Setúbal a encerrar o ano com um crescimento da atividade portuária de 3%, atingindo o marco de 6,5 milhões de toneladas movimentadas e o importante aumento em 8% da dimensão dos navios, traduzido no aumento do GT (Gross Tonnage). «Estes resultados refletem os investimentos na melhoria das acessibilidades, equipamentos e infraestruturas portuárias, mas essencialmente o empenho e a dedicação de todos os trabalhadores, parceiros e stakeholders do Porto de Setúbal. E dão-nos confiança para 2025, um ano que encaramos com determinação e otimismo para consolidar ainda mais o papel estratégico deste porto no panorama nacional e internacional», adiantou o Presidente da APSS.

As celebrações do 101º aniversário do Porto de Setúbal incluíram ainda a inauguração de um mural inspirado nas fotografias de Américo Ribeiro, criado pelo ilustrador Nuno Saraiva, e contou com o lançamento do livro “Américo Ribeiro – Um olhar sobre a Cidade e o Porto de Setúbal”, do escritor e jornalista Ferreira Fernandes, integrado nos Cadernos do Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra. Esta obra foi posteriormente debatida numa mesa-redonda que contou com a participação do autor e do historiador Albérico Afonso Costa.