Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
JANELA ÚNICA LOGÍSTICA EM PLENO FUNCIONAMENTO NO PORTO DE LEIXÕES
Após um período de implementação que teve início a 30 de novembro, a Janela Única Logística (JUL) encontra-se em pleno funcionamento no Porto de Leixões refletindo o intenso e rigoroso trabalho desenvolvido durante esta transição. Este novo sistema, que veio substituir a antiga Janela Única Portuária, representa um marco na modernização e eficiência dos processos logísticos do porto, reafirmando o compromisso da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo com a inovação e a melhoria contínua dos seus serviços.
A implementação da JUL é o resultado de um trabalho rigoroso e colaborativo, que incluiu a realização de workshops e formação especializada, para capacitar todos os intervenientes, bem como testes exaustivos em ambiente de pré-produção, que permitiram avaliar o grau de maturidade da implementação e assegurar uma transição bem-sucedida.
Para garantir uma transição eficaz, foi constituída uma equipa multidisciplinar composta por membros da APDL, concessionários e fornecedores do sistema operativo. Esta equipa permanece em alerta contínuo para responder de forma imediata a quaisquer incidentes, garantindo a estabilidade e eficiência do sistema.
Importa sublinhar que o sistema de informação portuária do Porto de Leixões apresenta uma elevada complexidade, devido à diversidade de serviços e inúmeras entidades que integra, como os processos relativos ao meio de transporte (marítimo, ferrovia e rodovia) e à movimentação de mercadorias. Este processo exigiu também a integração dos procedimentos de entrada e saída de mercadorias na Portaria Única do Porto de Leixões, em estreita articulação com os processos aduaneiros e os dos depositários (concessionários).
A APDL agradece profundamente o empenho e a colaboração de toda a Comunidade Portuária, a qual foi determinante para o sucesso deste ambicioso processo de atualização tecnológica no Porto de Leixões.