Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Navios de mercadorias no Porto de Lisboa de 25 a 31 de Agosto

Prevêem-se 21 escalas de navios de mercadorias para o período de 25 a 31 de Agosto. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 9 navios de contentores, 2 graneleiros, 2 carga geral single deck, 2 mistos – carga geral/contentores, 2 carga geral multi deck, 1 tanque, 1 ro-ro, 1 frigorifico e 1 rebocador.

Transinsular escolhe StowMan, da Navis, para optimizar planeamento de carga a bordo dos navios

A Navis, referência mundial em soluções de planeamento da estiva, firmou com a Transinsular uma parceria que tem por base a utilização do seu serviço StowMan, a fim de incrementar a estiva dos contentores a bordo dos navios da operadora portuguesa. «A parceria com a Transinsular visa melhorar o planeamento da estiva e o processamento efectivo da lista de carga, a fim de optimizar a utilização do navio e as escalas portuárias», anunciou.

Os 18 dias em que Portugal é o centro da Economia do Mar

No outono, Portugal vai receber quatro eventos internacionais, que vão reunir milhares de agentes políticos e económicos relacionados com a Economia do Mar na região de Lisboa, uma oportunidade para afirmar o país como protagonista.

Novo navio patrulha «Mondego» faz a sua primeira missão na Madeira

A Região Autónoma da Madeira recebeu o NRP Mondego, nesta que é a primeira missão do navio, para uma comissão no dispositivo do Comando da Zona Marítima da Madeira onde irá permanecer até final de novembro de 2018.

Leixões movimenta cerca de 10 milhões de toneladas de mercadorias e regista melhor semestre de sempre

O Porto de Leixões faz história no encerramento dos indicadores semestrais ao assinalar o melhor resultado de sempre no movimento de mercadorias registado entre os meses de janeiro e junho. No primeiro semestre do ano, circularam no porto nortenho 9 978 313 toneladas de mercadorias, num crescimento homólogo de 1,36%. Por mês, circulou em Leixões uma média de 1 632 528 toneladas de carga.

Gasoduto virtual de GNL do Grupo Sousa ultrapassa as 100 mil toneladas

Há um novo marco no consumo de gás natural na Madeira, com o gasoduto virtual de gás natural liquefeito (GNL) instalado pelo Grupo Sousa e a GALP em Março de 2014 a superar o fornecimento de 100 mil toneladas de GNL, “destinado à produção de electricidade na Central Termoelétrica da Vitória”, refere o Grupo Sousa.

Segundo o mesmo grupo empresarial, “o fornecimento contínuo de gás natural através do gasoduto virtual de GNL, naquela que é a maior operação do género no Atlântico, representa um desafio diário em que a optimização, a utilização de recursos próprios, bem como a experiência adquirida pelo Gripo Sousa ao longo dos primeiros quatro anos de operação, constituem os factores diferenciadores e fundamentais do seu sucesso”.

Greve da estiva sem «qualquer impacto na actividade regular do Porto de Leixões», diz a APDL

Na sequência do arranque da paralisação (ao trabalho suplementar) levada a cabo pelo SEAL – entre os dias 13 de Agosto e 10 de Setembro – em sete portos nacionais, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) emitiu um comunicado, revelando que a iniciativa não afecta a «actividade regular do porto de Leixões».

Leixões, um dos portos que tem estado no centro das atenções devido às críticas reiteradas do SEAL, veio a terreiro esclarecer que «a actual greve dos trabalhadores portuários não está a ter qualquer impacto na actividade regular do Porto de Leixões», garantindo que «a actividade portuária decorre em absoluta normalidade».

Governo decreta serviços mínimos nos portos que servem os Açores e a Madeira

O Governo decretou serviços mínimos para garantir o transporte marítimo para os Açores e para a Madeira durante a greve ao trabalho suplementar que decorre nos portos até 10 de setembro.

Segundo um comunicado da Administração do Porto de Lisboa (APL), os serviços mínimos "visam a satisfação de necessidades sociais impreteríveis, como seja o regular abastecimento das populações das regiões autónomas, em ordem a superar a descontinuidade geográfica dada a característica ultraperiférica dos arquipélagos dos Açores e da Madeira, na defesa do interesse público".

Actividade do Porto de Sines decorre dentro da normalidade

A greve convocada pelo SEAL – Sindicato dos Estivadores e da Atividade Logística, que teve início às oito horas do dia 13 de agosto, não tem tido qualquer impacto na actividade do Porto de Sines, decorrendo as operações portuárias dentro da normalidade, sem registo de paragens ou de quaisquer atrasos.

Enquanto autoridade portuária, a APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA mantém-se atenta aos desenvolvimentos desta situação, empenhada, como sempre, na preservação da paz laboral do Porto de Sines.

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 20 a 24 de Agosto

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 25 navios de mercadorias para o período de 20 a 24 de Agosto. Por classificação: Ro-Ro: 3 | Porta-Contentores: 5 | Tanque: 4 | Petroleiro: 3 | Graneleiro: 2 | Carga Geral (single e multi deck): 5 | Transporte Especial: 2 | Navio Frigorifico: 1

NO BARREIRO

Porto de Lisboa presente na BARRIND 2018

O Porto de Lisboa marcou presença na Barrind 2018, exposição comercial e industrial que é uma iniciativa das Festas do Barreiro, tendo decorrido de 10 a 19 de Agosto.

A participação nesta iniciativa pelo 11º ano consecutivo, permite estabelecer contacto junto da população local e dar a conhecer as atividades desenvolvidas pelo Porto de Lisboa nas duas margens do grande recurso partilhado por todos, que é o estuário do Tejo.

«O mar está a dar a Portugal nova oportunidade para se globalizar», diz Ministra do Mar

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, concedeu uma entrevista ao ‘Jornal Económico’, na qual abordou, entre variados temas, o paradigma da Economia Azul e as ambições de Portugal no contexto da iniciativa One Belt One Road, que integra a Nova Rota da Seda Marítima, garantindo que «500 anos depois, o mar está a dar a Portugal uma nova oportunidade para se globalizar e prosperar».

Lamaignere Cargo recorre à ferrovia para ligar Sines e Sevilha

Através de uma nova conexão ferroviária entre o porto português de Sines e o porto espanhol de Sevilha, a empresa de logística Lamaignere Cargo reforçou o serviço de transporte marítimo com o posicionamento na cidade andaluz, tanto para cargas como descargas.

UE busca maior «segurança energética» e vê EUA como parceiro ideal: conjugação perfeita para Sines

A conjuntura internacional poderá estar a sorrir para Portugal, e, neste animador contexto, o Porto de Sines, grande referência portuária nacional, está na pole position para tirar proveito das circunstâncias: se o crescente mercado do GNL já colocava Sines como um player incontornável quanto à comercialização desta alternativa, o acordo firmado entre os EUA e a União Europeia veio fortalecer ainda mais essa condição.

Havia 250 mil mestres e oficiais habilitados para navios da UE em 2016

Um relatório estatístico recente da Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA, no acrónimo em inglês) sobre o mercado europeu de marítimos, revela que em 31 de Dezembro de 2016 existiam 174.780 mestres e oficiais com certificados de competência válidos emitidos por Estados membros da União Europeia (UE) e 87.802 com certificados emitidos por países terceiros. No total, são menos do que em 2015, refere o documento.

PORTO DE SINES

«Objectivos a nível de carga deverão ser cumpridos», afirma José Luís Cacho

A vinda do colosso do mar Maersk Madrid, porta-contentores que escalou o Porto de Sines ao serviço da Aliança 2M, contou com a presença da Revista Cargo, para acompanhar ao detalhe as operações referentes ao imponente navio da Maersk Line, um dos dez maiores do mundo.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa até 17 de Agosto

Prevêem-se 25 escalas de navios de mercadorias para o período de 11 a 17 de Agosto. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 8 navios de contentores, 6 graneleiros, 4 carga geral single deck, 3 tanques, 3 mistos – carga geral/contentores e 1 transporte de veículos.

PORTO DE SETÚBAL

Previstos 22 navios de mercadorias para o período de 13 a 17 de Agosto

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 22 navios de mercadorias para o período de 13 a 17 de Agosto.
Destaque para o navio de transporte de veículos GRANDE ANVERSA, agenciado pela GRIMALDI Portugal, Lda, construído em 2004 e que navega sob a bandeira de Itália. Com 168m de comprimento e 31m de boca e cuja tonelagem bruta é de 38.651GT, operará no Terminal Roll-On Roll-Off para descarregar veículos.
 

CARLOS MARTINS:

Estaleiros de Viana do Castelo são «referência mundial da construção naval»

A subconcessionária dos extintos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), encontra-se actualmente a construir seis navios – a revelação foi dada em primeira mão por Carlos Martins, presidente do grupo Martifer, que detém a empresa.

Durante um discurso proferido na cerimónia de baptismo do Navio Patrulha Oceânico (NPO) Sines – que contou com a presença do Primeiro-Ministro António Costa – Carlos Martins afirmou que «a West Sea conta actualmente com 345 trabalhadores, dos quais 155 dos extintos ENVC».

CANDIDATURAS ATÉ 30 DE SETEMBRO

EURASTiP Exchange Programme

O EURASTiP é um programa que visa potenciar a colaboração e a criação de novas parcerias estratégicas entre a Europa e o sudeste Asiático, no setor da Aquacultura. O período de candidaturas termina no dia 30 de setembro.
 

Total: 3786