Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Conselho de Carregadores acusa estivadores de provocarem «danos incalculáveis»

O Conselho Português de Carregadores (CPC) responsabiliza os trabalhadores dos portos de Lisboa, Setúbal e Figueira da Foz que estão a fazer greve às horas extraordinárias de provocarem "danos incalculáveis na economia nacional".

"Alguns trabalhadores portuários persistem em contribuir para danos incalculáveis na economia nacional, através de greves consecutivas desde agosto até outubro, colocando em risco muitos postos de trabalho, falha de rendimentos às famílias, perda de encomendas, aumento de custos e quebra do crescimento económico do país, proporcionado nos últimos anos pelas indústrias exportadoras", refere, em comunicado, a direção do CPC, que representa algumas das maiores empresas exportadoras portuguesas.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa até 14 de Setembro

Prevêem-se 19 escalas de navios de mercadorias para o período de 8 a 14 de Setembro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 10 navios de contentores, 3 tanques, 2 graneleiros, 1 carga geral single deck, 1 mistos – carga geral/contentores, 1 carga geral multi deck, e 1 de investigação/exploração.

VÍDEO

Jorge Antunes, sobre a Portugal Shipping Week

Jorge Antunes, CEO da Tecnoveritas, fala da Portugal Shipping Week.
A ‘Portugal Shipping Week’ tem por objetivo mostrar Portugal como um centro marítimo global de transporte e logística. Esta iniciativa será constituída por vários eventos, geridos por diferentes organizações especializadas no sector do transporte marítimo, bem como por patrocinadores”.

O evento será presidido pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e realiza-se em Lisboa, de 17 a 21 de setembro.

Avaliações não encontraram irregularidades descritas pelos estivadores do SEAL

A Ministra do Mar garantiu esta sexta-feira, em Lisboa, que solicitou avaliações independentes para averiguar as irregularidades descritas pelos estivadores do SEAL em greve e que não confirmaram os alegados problemas nos portos nacionais.

Governo pretende duplicar peso da economia azul até 2020

O Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, disse, em Coimbra, que o objectivo do Governo é duplicar o peso da economia azul [do mar], passando para 5% do Valor Acrescentado Bruto (VAB) até 2020.

Intervindo na abertura do IX Simpósio sobre a Margem Ibérica Atlântica, em representação da Ministra do Mar, José Apolinário lembrou que a economia do mar, em 2013, representava 3,1% do VAB, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística. “O aumento do VAB para 5% significa ter um aumento de mais de sete mil milhões de euros de contributo da economia azul para a economia do país“, disse o governante.

Constituída comissão para a renegociação do contrato de concessão do Terminal XXI no Porto de Sines

Através da publicação do Despacho n.º 8502/2018 no Diário da República, foi confirmado que estão já «reunidas as condições necessárias para que seja iniciada a renegociação do contrato de concessão do Terminal XXI entre a PSA Sines — Terminais de Contentores, S. A. e a APS — Administração do Porto de Sines, S. A».

O despacho determina a constituição de uma comissão «para a renegociação do contrato de concessão do Terminal XXI no Porto de Sines» e define quatro grandes objectivos:

«Potenciar novos investimentos a realizar pela concessionária promovendo a modernização e adequação das infra-estruturas portuárias à evolução da procura mundial e às tendências determinantes para captação de novo tráfego para o Porto de Sines»
«Promover a eficiência e competitividade no Terminal XXI através do aumento da utilização desse terminal portuário»
«Identificar alterações que resultem na criação de valor adicional, promovendo situações de win -win, tanto na perspectiva da concedente como da concessionária» e «Impedir eventuais benefícios injustificados para a concessionária, decorrentes da renegociação».

GREVE AO TRABALHO SUPLEMENTAR CONVOCADA PELO SEAL

Associação de Operadores do Porto de Lisboa (AOPL) toma posição

Divulgamos comunicado difundido esta quinta-feira pela Associação de Operadores do Porto de Lisboa (AOPL), referente à greve ao trabalho suplementar convocada pelo Seal.

CAPACIDADE PARA 100 TONELADAS

Porto de Viana efectua primeira grande operação com nova grua

O Porto de Viana do Castelo efectuou, a 30 de agosto, a primeira operação de movimentação de carga com a nova grua móvel. Avaliado em 5 milhões de euros, o equipamento tem a capacidade de transporte para 100 toneladas de mercadorias.

A ‘Grua Gottwald – Modelo 330’ é da responsabilidade do Grupo Nogar, o novo operador portuário de Viana, e vem reforçar o porto minhoto com novos meios para o transporte de mercadorias de maior dimensão.

70 marinheiros rumam para mais uma missão nos Açores

A corveta António Enes partiu da Base Naval de Lisboa para mais uma missão na Zona Marítima dos Açores, onde irá permanecer até 3 de outubro.
Esta unidade naval dará continuidade à missão assegurada permanentemente pela Marinha na região dos Açores, garantindo o dispositivo de busca e salvamento marítimo, o apoio aos órgãos de proteção civil em caso de calamidade ou catástrofe natural, desenvolvendo ações de vigilância e patrulha marítima, designadamente nas áreas de reserva e áreas marinhas protegidas, contribuindo desta forma para a proteção do ecossistema marinho da região dos Açores e para a sustentabilidade dos recursos naturais.

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 3 a 7 de Setembro

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 21 navios de mercadorias para o período de 3 a 7 de Setembro. Por classificação: Ro-Ro: 3 | Porta-Contentores: 4 | Graneleiro: 1 | Tanque: 1 | Petroleiro: 3 | Carga Geral (single e multi deck): 4 | Transporte Especial: 3 | Navio Frigorifico: 1 | Cimento: 1

Belmar da Costa, sobre a Portugal Shipping Week

António Belmar da Costa - Presidente ECASBA, Presidente da FONASBA e Director Executivo da AGEPOR, fala da Portugal Shipping Week.

Projecto WaveRoller: MV ATLANTIC, agenciado pelo Portmar, atracou ontem em Peniche

Chegou a Peniche o navio MV ATLANTIC, com 104 metros de comprimento, secundado por dois reboques cuja função foi a de auxiliarem a manobra de atracação. A chegada do MV ATLANTIC enquadra-se no projecto Waveroller, que se encontra a ser desenvolvido em Peniche.

Navio da Maersk fixa novo recorde mundial

O navio Mumbai Maersk, um porta-contentores da segunda geração da frota de Triple-E da Maersk, estabeleceu um novo recorde mundial ao embarcar 19.038 TEU numa só escala, no porto de Tanjung Pelepas, na Malásia, superando o recorde anterior de 18.215 TEU do Maersk Madison, obtido em 2015.

EM SETEMBRO, TODOS OS CAMINHOS MARÍTIMOS VÊM DAR A PORTUGAL

Nos meses de setembro e outubro, todos os caminhos do Mar vêm dar a Portugal! Durante duas semanas, o nosso país receberá quatro dos principais eventos mundiais sobre diversas atividades ligadas aos Oceanos, com foco na Economia, na Ciência, no Ambiente ou nos temas Sociais.

Só 6% dos marítimos concordam com navios totalmente autónomos

Num inquérito da Nautilus Federation, que reúne sindicatos de marítimos, a quase mil profissionais do mar de mais de 20 associações sindicais, apenas 6% dos inquiridos concordaram com uma navegação marítima totalmente autónoma, ou seja, não tripulada, na qual os sistemas automáticos tomariam todas as decisões, revela o Safety4Sea.

Porto da Figueira da Foz regista crescimento histórico

Segunda dados avançados ao DIÁRIO AS BEIRAS pela Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF), o movimento de cargas no porto comercial registou, no segundo trimestre deste ano, um crescimento de três por cento, em comparação com o período homólogo de 2017. No total, até finais de junho, foram movimentadas 1,3 milhões de toneladas, mais 37 mil. Por outo lado, o saldo positivo da balança comercial cresceu cerca de 10 por cento, com as exportações a atingirem os 70 por cento.

Ocean Business 2018

O Ocean Business 2018, um evento organizado pelo Ministério do Mar - Direção-Geral de Política do Mar, em colaboração com a Fórum Oceano, decorrerá em Lisboa, na Gare Marítima de Alcântara, de 18 a 20 de setembro. A iniciativa integra três componentes: uma área expositiva, sessões de pitching e encontros bilaterais de negócio.

VIANA DO CASTELO

Grua de 5 milhões aumenta produtividade do Porto de Mar

Já chegou ao Porto de Mar de Viana do Castelo uma nova grua, de grandes dimensões, com um valor comercial de 5 milhões de euros, que permite uma melhoria muito significativa na prestação de serviços de movimentação vertical.
A Grua Gottwald , Modelo 330, permite um aumento de produtividade e de segurança no trabalho, possibilitando a captação de novos tráfegos ao Porto de Viana do Castelo.

Não é só o barco que é do rio, também Jaime Costa é do Tejo

Hoje, já poucas velas enfunadas se vêem no Tejo, há-de lamentar, amiúde, o mestre Jaime Costa, 65 anos, que está à frente de um dos últimos estaleiros navais onde se reparam e constroem barcos tradicionais deste rio, em madeira. Num cantinho de Sarilhos Pequenos, na Moita, a arte ainda resiste, contra as correntes do tempo, que empurram a arte para a extinção.

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 27 a 30 de Agosto

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 18 navios de mercadorias para o período de 27 a 30 de Agosto. Por classificação: Ro-Ro: 4 | Porta-Contentores: 2 | Tanque: 2 | Petroleiro: 3 | Carga Geral (single e multi deck): 3 | Transporte Especial: 2 | Navio Frigorifico: 1 | Cimento: 1

Total: 3661