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A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




Covid-19 já custou 1,56 mil milhões ao transporte marítimo. Equivale a um ano de operações do Porto de Sines

O transporte marítimo de mercadorias e a logística relacionada enfrentam dificuldades um pouco em todo o mundo por causa da epidemia do novo vírus corona (Covid-19). A consultora sueca Sea Intelligence estima que a epidemia já engoliu 1,7 mil milhões de dólares (1,56 mil milhões de euros) de receitas à indústria, ou seja, equivale a um ano de operação do Porto de Sines.

MSC AMBRA

Porto de Sines recebe o maior navio do mundo

O Terminal de Contentores do Porto de Sines – Terminal XXI, recebeu este sábado, 29 de Fevereiro, a escala do MSC AMBRA, o maior navio do mundo em operação comercial no segmento da carga contentorizada.

Pertencente à nova geração de navios porta-contentores, o MSC AMBRA tem uma capacidade de 23.756 TEU (twenty-foot Equivalent Unit, medida-padrão utilizada para calcular o volume de um contentor, unidade equivalente a 20 Pés), 400m de comprimento fora-a-fora, 61,5m de boca e um calado de 16,5m. Para além de uma maior capacidade, esta nova classe de navios destaca-se por ser mais eficiente e sustentável em termos ambientais, oferecendo uma maior estabilidade e segurança na navegação.

Evergreen lança a GreenX, uma plataforma digital de soluções de logística de contentores

A plataforma GreenX fornece um portal digital que permite aos clientes obterem cotações instantâneas e fazerem reservas prioritárias num ecossistema digital seguro. Desde o seu lançamento (no mês passado), a plataforma recebeu perto de dois milhares de inscrições, registo que, denota a Evergreen, espelha o interesse dos clientes nesta «solução digital one-stop» de booking.

Yilport Leixões cresce +2,3% em 2019 e alcança novo recorde anual de 685 mil TEU

Os dados são já oficiais e a concessionária Yilport Leixões – e, por inerência, o Porto de Leixões – tem motivos para celebrar: a operadora do Terminal de Contentores de Leixões atingiu, no exercício de 2019, «um novo recorde absoluto na movimentação de contentores, com um total de 685 810 TEU», anunciou a empresa detida pela holding turca Yilport. O registo de 2019 espelha um crescimento homólogo de +2,3%.

HMM Algeciras, com 23.964 TEU, será o porta-contentores com maior capacidade do mundo

As mais recentes novidades no segmento do transporte marítimo contentorizado vêm da Coreia do Sul: a transportadora Hyundai Merchant Marine (HMM) anunciou que contará no decorrer deste ano (Abril mais precisamente), na sua frota, com o maior navio porta-contentores do mundo. O ‘HMM Algeciras’ terá uma capacidade de carga de 23.964 TEU, um registo máximo neste segmento de transporte marítimo.

Reforçados os meios em operação nos trabalhos de desassoreamento na Ria de Aveiro

As intervenções de desassoreamento em curso em vários locais da Ria de Aveiro foram reforçadas recentemente com mais equipamentos, informação avançada pela sociedade Polis Litoral Ria de Aveiro, ‘dona da obra’, num ponto de situação da empreitada.

Uma draga que já efetuou testes em frente ao porto de abrigo da Torreira e dois equipamentos acessórios passaram a operar nos trabalhos de dragagem e de contenções marginais em zonas de acentuada erosão.

Associação de Comércio Externo do Brasil visitou o Porto de Sines

No dia 26 de fevereiro, representantes da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) e da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro visitaram o Porto de Sines, dando continuidade aos trabalhos de promoção do comércio entre empresas brasileiras e o Porto de Sines que têm vindo a ser desenvolvidos.

Comissão Europeia planeia estender Janela Única Marítima ao transporte ferroviário de cargas

Depois de implementar a Janela Única Marítima, a Comissão Europeia encontra-se a ponderar estendê-la ao sector do transporte ferroviário de mercadorias. Tal decisão poderá ser enquadrada em uma nova estratégia de transporte que está a ser desenvolvida actualmente pelo órgão legislativo europeu. Para os operadores do frete ferroviário e para os transitários, este progresso simplificará ainda mais as suas actividades.

S O Alliance procura estudantes e jovens profissionais

A S O Alliance procura estudantes e jovens profissionais dos 18 aos 35 anos para estarem entre os 100 delegados de mais de 50 países no Fórum da Juventude UN OceanYouth Forum, nos dias 30 e 31 maio, em Lisboa, antes da 2020 UN Ocean Conference.

CONTENTORES DESCERAM 8,9% FACE A 2018

Sines lidera com quota de 52,2% e Leixões com 25,2%

Neste segmento, refere-se que o Porto de Sines mantém a liderança com uma quota de 52,2%, inferior em -6,3 pontos percentuais ao anterior máximo, registado em 2018. Na posição seguinte encontra-se Leixões, com 25,2%, que reflecte um aumento homólogo de +2,8 pontos percentuais.

GRUPO SOUSA

«Operações com foco no cliente» e «sustentabilidade» são prioridades para 2020

No arranque de 2020, os objectivos do Grupo Sousa foram enumerados por Pedro Amaral Frazão, Administrador e CSO do grupo, em artigo de opinião publicado no ‘Jornal Económico‘. Segundo o administrador, o grupo encara o ano de 2020 «com expectativa e forte determinação», tendo planeado um «reforço das operações com foco no cliente» e o compromisso de «assegurar a sustentabilidade ambiental, económica e social» das actividades do Grupo Sousa «nos mercados nacional e, sobretudo, internacional».

«Não há stocks que resistam» ao COVID-19

Os últimos meses abalaram a supply chain a diversos níveis: guerra comercial entre os EUA e a China, saída do Reino Unido da União Europeia, e mesmo o abrandamento da economia mundial verificado no final de 2019, com as exportações, vestuário e têxtil, que há uma década andavam em crescimento, a cair. A chegada do vírus Corona abalou a cadeia de abastecimento a um alto nível, devido ao peso que a Ásia tem no sector.

+ 14% face a 2019

Porto da Figueira da Foz começa 2020 a crescer

O movimento acumulado do Porto da Figueira da Foz no primeiro mês de 2020 foi 167 mil toneladas, valor que supera janeiro de 2019 em 14%. No segmento da Carga Geral Fracionada registou-se um crescimento de 42%, seguindo a tendência que já se vinha a verificar desde o final de 2019.

O movimento de navios e a sua dimensão também surgem no início do presente ano com tendência de subida. O número de navios que escalaram o Porto da Figueira da Foz cresceu 11% face ao primeiro mês de 2019, tal como a arqueação bruta que registou uma variação positiva de 9%.

AÇORES

Porto das Lajes das Flores reforçado com novo empilhador «reach stacker»

«Trata-se de um novo empilhador do tipo Reachstacker para substituir um outro do mesmo tipo e características, mas dotado de tecnologia mais antiquada e que foi sinistrado aquando da passagem do Furacão Lorenzo pela Ilha», explica a Portos dos Açores. Este novo equipamento, capaz de elevar cargas até 45 toneladas a uma altura máxima de três contentores, «está equipado com a mais recente tecnologia e com motores mais eficientes, eficazes e por isso mais amigos do ambiente».

ADERE confundiu matérias-primas com «lixo», explica a APDL

A Associação Década Reversível (ADERE) denunciou existir no Porto de Leixões lixo a céu aberto – uma denúncia sem fundamento, que, de forma célere, a administração portuária da APDL dissipou, explicando tratar-se, sim, de matéria-prima importada para fábricas de reciclagem e utilizada em mobiliário de plástico - nada mais que carga geral «que estava a ser descarregada de um navio».

«PERDAS ECONÓMICAS SIGNIFICATIVAS»

Coronavírus ameaça portos em Espanha

As empresas esperam que as consequências aumentem nas próximas semanas e já alertam para “perdas económicas significativas nos terminais”, bem como “outros agentes da cadeia logística”.

Leixões, Setúbal, Lisboa e Viana do Castelo com variações homólogas positivas em 2019

Entre os portos que movimentaram mais carga em 2019 do que no ano anterior, distinguem-se, em termos de volume, Leixões com +348,5 mil toneladas (+1,8%) e Setúbal com +188,2 mil toneladas (+3,1%), sendo que Viana do Castelo registou um acréscimo de +16,5% (+54 mil toneladas) e Lisboa de +0,04% (+4,9 mil toneladas). Estes dados confirmam a trajectória de estabilização operacional e recuperação vivida em 2019 pelo Porto de Setúbal (depois das perturbações sócio-laborais que afectaram a produtividade do porto na recta final de 2018), a fuga às perdas homólogas por banda do Porto de Lisboa (que procura ainda tempos de maior estabilidade, que tardam em surgir) e o consistente rumo de crescimento de Leixões.

Caniçal recebeu descarga de peças que compõem as maiores torres eólicas instaladas em Portugal

A Transinsular Madeira (que faz parte do Grupo ETE) deu conta da escala, no porto madeirense do Caniçal, do navio ‘Erik’, para a descarga de peças que compõem 4 unidades de Torres eólicas produzidas pela Enercon. Tratam-se das maiores Torres eólicas alguma vez instaladas em Portugal, informa a Transinsular Madeira.

FALECIMENTO DO DR. JOÃO ATÁIDE DAS NEVES

Nota de Pesar do Conselho de Administração da APFF

A Administração do Porto da Figueira da Foz - APFF, S.A. expressa o seu profundo pesar pelo falecimento do Dr. João Ataíde das Neves.

Como Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz teve, desde o início do seu primeiro mandato, uma estreita ligação ao porto, exercendo, por inerência, desde a sua fundação, o lugar de Presidente da Assembleia Geral.

Sempre atribuiu ao porto um papel fundamental na economia local e regional, sem nunca esquecer a elevada importância que atribuía à relação com a cidade.

Exportação de Mais uma Carga de Projeto no Porto de Aveiro

Saiu esta quinta-feira, 20 de Fevereiro, do Porto de Aveiro, o navio BF AYITA, transportando uma peça metalúrgica com 77 toneladas - um digestor, peça para triturar toros de madeira -, tendo como destino o Canadá.
A operação de carga decorreu no Terminal Norte, com recurso aos meios próprios do navio.
O navio BF AYITA foi agenciado pela Marmedsa e operado pela Aveiport.

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