Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
QUINTA-FEIRA, 11 de julho
Porto de Sines recebe delegação brasileira do Estado de Santa Catarina
O Conselho de Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) recebe esta quinta-feira, 11 de julho, a visita de uma delegação brasileira liderada pelo Governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, que será acompanhada pelo Secretário de Estado dos Portos, Aeroportos e Caminhos de Ferro do Brasil, bem como por representantes de empresas deste Estado brasileiro.
Esta visita tem por objetivo reforçar a relação institucional entre o Estado de Santa Catarina e a comunidade portuária, industrial e logística de Sines, e identificar novas oportunidades de negócio entre Sines e os portos de Santa Catarina.
I3-4-Blue-Growth: Concurso para PME com Projetos no domínio da Economia Azul Sustentável
O I3-4-Blue-Growth, um projeto financiado pela Comissão Europeia (European Innovation Council and SMEs Executive Agency) e cujo consórcio internacional é liderado pela ANI, procura PMEs com projetos inovadores que possam beneficiar de colaboração inter-regional, no domínio da economia azul sustentável e inteligente. A iniciativa irá permitir que os participantes tenham acesso a tecnologia e ações de capacitação na área supracitada, incluindo financiamento de missões.
Yilport Liscont é o segundo terminal do grupo a operar pórticos A-RTG
O terminal de Lisboa da Yilport, Liscont, torna-se o primeiro dos nove terminais ibéricos do grupo Yilport Holding, e o segundo a nível mundial a operar pórticos A-RTG (Automated Rubber Tired Gantry cranes), através de quatro Estações de Operação Remota (ROS – Remote Operations Stations), estando sete outras contratualizadas para os seus pórticos.
Foram salvas 187 pessoas no primeiro semestre do ano
A Marinha Portuguesa, através dos Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), de Ponta Delgada (MRCC Delgada) e do Subcentro do Funchal (MRSC Funchal), coordenou nos primeiros seis meses do ano de 2024, um total de 227 ações de busca e salvamento dos quais resultaram 187 pessoas salvas.
Em relação aos quantitativos dos primeiros seis meses do ano, na área de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, foram registados 121 incidentes em que foram salvas 135 pessoas.
ESTE FIM DE SEMANA
Terminal de Cruzeiros e o Titan do Porto de Leixões vão integrar o roteiro do Open House Porto 2024
O Terminal de Cruzeiros e o Titan do Porto de Leixões vão integrar o roteiro do Open House Porto 2024, este fim de semana, dias 6 e 7 de julho.
O evento que celebra a arquitetura e o património urbano, oferece ao público a oportunidade de visitar gratuitamente diversos espaços emblemáticos e descobrir a história e os bastidores de edifícios notáveis.
A inclusão do Terminal de Cruzeiros e do Titan do Porto de Leixões no roteiro, não só destaca a importância histórica e arquitetónica destas infraestruturas, mas também reforça o compromisso da APDL em promover o seu património cultural e industrial.
Google pede licença para construir cabo que vai amarrar nos Açores e em Sines
A Google pediu ao regulador americano uma licença para construir um cabo submarino de fibra ótica de 6.900 quilómetros, que vai amarrar nos Açores e Sines, afirmando tratar-se da primeira ligação direta entre Estados Unidos e Portugal.
Segundo o documento, a que a agência Lusa teve acesso, a multinacional pede à Comissão Federal de Comunicações "licença para construir, aterrar e operar um sistema de cabo submarino de fibra ótica privado e não comum que ligue os Estados Unidos às Bermudas, aos Açores e a Portugal" continental.
Grupo Sousa reforça frota nos Açores
A GSLINES, empresa do Grupo Sousa, o maior armador português, acaba de adquirir um navio porta-contentores, o “Jaime S”, em homenagem ao pai de Luís Miguel Sousa, fundador, presidente e CEO do Grupo Sousa.
Construído em 2008 e conhecido anteriormente por “ORION”, este porta-contentores tem 129,9 metros de comprimento, 20,6 metros de boca, 7.545 toneladas de arqueação bruta e capacidade para transportar 698 TEU, sendo o navio gémeo do “Rebecca S”, também ele pertencente ao Grupo Sousa, com a única diferença de não ter gruas de bordo.
Aumento do número de passageiros nos Açores
O número de passageiros desembarcados nos portos dos Açores registou um aumento de 5,6% em maio, face ao mesmo período do ano passado, segundo dados revelados pelo Serviço Regional de Estatística(SREA).
Em maio foi registado um total de 49.343 desembarques de passageiros por via marítima, em cinco ilhas do arquipélago, segundo dados disponíveis na página do SREA. Em comparação com o mês homólogo de 2023, em que desembarcaram 46.723 passageiros, registou-se um aumento de 2.620 passageiros, o equivalente a 5,6%.
Governo quer apostar no crescimento e na transição energética dos portos do continente
Porto de Sines assinou memorando de entendimento com o Complexo Industrial e Portuário do Pecém
O secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, disse esta sexta-feira que o Governo definiu cinco prioridades para o sector marítimo-portuário, com o foco no crescimento da carga movimentada nos portos do continente e na transição energética.
“É absolutamente fundamental contrariar a tendência de redução dos volumes de carga nos portos do continente”, defendeu o governante, apontando para os 96 milhões de toneladas movimentadas, em 2017, e os 83 milhões, em 2023. No entender do governante, que falava em Sines, durante a cerimónia de assinatura do Memorando de Entendimento entre o Porto de Sines e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Brasil, a tendência de queda na movimentação dos portos tem de ser invertida.
ESTA SEXTA-FEIRA, 28 DE JUNHO, NO EDIFÍCIO DA APS
Cerimónia de Assinatura do Memorando de Entendimento - Global Gateway entre o Porto de Sines e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém
Realiza-se esta sexta-feira a Cerimónia de Assinatura do Memorando de Entendimento entre o Porto de Sines e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), no âmbito da iniciativa Global Gateway.
O acto, a decorrer no Auditório do Edifício da Administração da APS (início às 10:30), vai ser presidido por Hugo Espírito Santo, Secretário de Estado das Infraestruturas do Ministério das Infraestruturas e Habitação, estando presentes os presidentes da APS, José Luís Cacho, e Hugo Figueiredo Júnior, do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, bem como o Secretário para o Desenvolvimento Económico do Estado do Ceará (Brasil), e António Vicente, Representante da Comissão Europeia em Portugal.
Carta Náutica do Porto de Lisboa | Abril 2024
Mais um número da Carta Náutica do Porto de Lisboa disponível para consulta. Trata-se da edição n.º 164. Boas leituras!
O Centro de Documentação e Informação adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.
POR SILVANO SILVA
Sines, a expansão da cidade depois do porto (4)
A organização das diferentes áreas consideradas durante a elaboração do plano geral foi realizada por meio de um processo de eliminação, levando em consideração os objetivos e restrições mencionados ameriormente. A necessidade de assegurar a dimensão das áreas,juntamente com o facto de o Porto admitir apenas uma localização alternativa, entre a baía de Sines e São Torpes, e a obrigação de garantir continuidade entre as áreas portuárias e industriais levaram o GAS a propor duas hipóteses.
O Oceano Atlântico está a «morrer»?
Sempre que se tenta fazer uma projeção dos impactos das alterações climáticas no planeta, a questão mais difícil de prever é o comportamento dos oceanos e mares. Sabe-se pouco sobre os resultados do degelo e as consequências das antropogénicas que estão a transformar o mundo.
Tendo em conta que os oceanos produzem oxigénio e captam um terço das emissões de dióxido de carbono lançadas para a atmosfera, o estado de saúde dos oceanos e mares é uma prioridade. No entanto, apenas uma pequena parte destes ecossistemas estão mapeados.
Tubarões à vista em Portugal?
Estão à procura de alimento, não de banhistas
Com a entrada do Verão, não se alarme se avistar um tubarão na água. No raro acontecimento de se aproximarem da costa, estes animais vêm à procura de comida e o perigo de ataque é quase nulo.
A costa portuguesa torna-se atractiva para estes predadores, especialmente no Verão, por causa de um fenómeno geográfico chamado upwelling (afloramento, em português). Este fenómeno, que consiste na subida das águas das profundidades à superfície, não só faz que a água fique mais fria, mas também traz nutrientes do fundo que desencadeiam maior concentração de zooplâncton, o que atrai presas e predadores.
Comemorações do Dia do Porto de Sines aproximam a comunidade do porto
A celebrar o quinquagésimo terceiro aniversário da criação do Gabinete da Área de Sines no dia 19 de junho, o Porto de Sines voltou a abrir portas à comunidade e proporcionou aos participantes atividades variadas, desde a oportunidade de realizar um passeio marítimo pela área portuária, bem como visitar o laboratório de Ciências do Mar (CIEMAR) e realizar batismos de stand up paddle e mergulho, ou ainda experimentar um jogo de street basket no Pontal.
3.º Encontro da Rede de Estações Náuticas
Decorreu, com grande sucesso, o 3.º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal, em Vilamoura. O evento teve o apoio financeiro e logístico dos anfitriões: Estação Náutica de Vilamoura, coordenada pelo Município de Loulé, a Marina de Vilamoura e a Entidade Regional de Turismo do Algarve.
A “bordo” tivemos uma grande “tripulação” (93 “marinheiros”), vinda de todos os cantos de Portugal (do litoral e de águas de interior). Foram dois dias de diálogo e trabalho cooperativo e inspirador para a economia azul sustentável.
WIN-BIG Project: a tua voz importa
Ao partilhar as suas experiências e perspetivas únicas, pode ajudar a moldar o futuro da igualdade de género na economia azul e contribuir para os esforços da UE com vista à inclusão e a diversidade neste setor vital. Mas não se trata apenas de recolha de dados, mas, sim, de desencadear conversas significativas e promover mudanças reais, ações, políticas e práticas que serão implementadas nos próximos anos.
Norwegian Cruise Line começa a temporada na Europa com 9 navios
A Norwegian Cruise Line começou a temporada de 2024 na Europa a 19 de Abril de 2024, com a chegada do Norwegian Epic ao seu porto base, em Civitavecchia (Roma). Esta temporada, os passageiros terão a oportunidade de escolher entre 101 itinerários visitando 140 portos no Norte da Europa, no Mediterrâneo, nas Ilhas Gregas e na Costa Atlântica, informou a empresa em comunicado de imprensa.
Os cruzeiros partirão de 13 portos com três novas opções: Nova York; Le Havre (Paris), França; e Oslo, Noruega. A NCL terá um total de nove navios na região, incluindo Prima, Viva e Escape.
MARTIFER
Maior investimento em 15 anos nos estaleiros navais de Viana do Castelo
A Martifer avançou finalmente com a construção de uma nova doca seca nos estaleiros navais de Viana do Castelo, destinada à reparação naval e que permitirá captar navios de maior dimensão.
Avaliado em mais de 24 milhões de euros, este é o maior investimento do grupo nos últimos 15 anos e deve estar concluído no final de 2025.