Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




PORTOS DE SETÚBAL E DE SESIMBRA APOIAM ACTIVIDADES ECONÓMICAS DA REGIÃO

Aprovada isenção de taxas durante 4 meses

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA , perante a crise em que se encontra o país em consequência da pandemia da Covid-19 e da declaração do estado de emergência, adota medidas de apoio na área dominial do Porto de Setúbal e de Sesimbra face à situação vivida por muitos clientes que se viram obrigados a parar a sua atividade ou a diminui-la.

Ciente das graves dificuldades sentidas pelos seus clientes, nomeadamente as associações de pesca, os clubes náuticos, restaurantes, bares, lojas, empresas de mergulho, apoios em terra dos operadores da marítimo-turística e outros, a APSS aprovou a isenção de pagamento das taxas mensais, durante 4 meses, enquanto se encontrarem encerrados ao público, ou até à sua reabertura se esta ocorrer antes deste período.

Depois das medidas para os marítimos, DGRM elenca medidas extraordinárias destinadas aos navios

Depois das medidas extraordinárias para os marítimos face à pandemia, foram agora divulgadas as medidas direccionadas para os navios. Através de comunicado, a DGRM elenca as linhas de orientação para adopção de medidas extraordinárias resultantes da pandemia COVID-19, para todos os proprietários registados, fretadores registados para regimes de fretamento a casco nu, gestores e representantes de navios que arvoram a bandeira portuguesa.

Porto de Lisboa defende actividades económicas através de isenção de taxas durante 4 meses

«A Administração do Porto de Lisboa, SA (APL) , perante a crise em que se encontra o país em consequência da pandemia da Covid-19 e da declaração do estado de emergência, adopta medidas de apoio na área dominial do Porto de Lisboa face à situação vivida por muitos clientes que se viram obrigados a parar a sua actividade ou a diminui-la», pode ler-se no mais recente comunicado da APL.

Navio da Marinha venezuelana afundou-se após colisão com cruzeiro de bandeira portuguesa

Um barco da Marinha venezuelana afundou-se na segunda-feira após uma colisão com o cruzeiro de bandeira portuguesa “Resolute”, a norte da ilha de La Tortuga (181 quilómetros a nordeste de Caracas), foi anunciado esta terça-feira.

Segundo o Ministério da Defesa da Venezuela, pelas 00h locais de segunda-feira (5h em Lisboa), o barco da Guarda Costeira “Naiguatá GC-23” realizava "tarefas de patrulhamento marítimo” no mar territorial venezuelano quando "foi atingido pelo navio de passageiros “Resolute” (122 metros de comprimento e 8300 toneladas de deslocamento), de bandeira portuguesa”.

RANGEL

Efeitos do Coronavirus no transporte de mercadorias

A desaceleração nas escalas portuárias está a ocorrer em todo o mundo, e não apenas na China, o que se explica pela centralidade da China na movimentação de mercadorias em todo o mundo e também pela rápida propagação do vírus por quase todo o mundo. De acordo com os dados do Fórum Económico Mundial 90% do comércio internacional é feito por via marítima e a China é responsável por 40% do movimento nos 50 maiores portos marítimos que operam contentores no mundo.

COVID-19

Há medidas excepcionais no âmbito dos apoios do Mar 2020

O Ministério do Mar adoptou um conjunto de medidas excepcionais de apoio às empresas e outras entidades beneficiárias do Programa Operacional Mar 2020, tendo em vista minimizar os impactos económico-financeiros da situação epidemiológica do novo coronavírus – Covid-19.

ORDEM DOS DESPACHANTES:

Articulação com alfândegas é «essencial» para a integridade logística

Na luta pela pela «reposição e manutenção da Cadeia de Abastecimento», torna-se indispensável a existência de «uma articulação entre a Autoridade Tributária e Aduaneira e os Despachantes Oficiais, no sentido da divulgação de informações atinentes às melhores práticas e procedimentos aduaneiros, numa cooperação plena, com vista à simplificação de processos desejáveis e que viabilizem uma rápida satisfação para os operadores económicos», enfatiza a Ordem. Só assim se garante «a entrada no consumo» e a aferição «da salubridade das mercadorias e produtos, no cumprimento dos seus formalismos legais, evitando a fraude e evasão fiscal», explica ainda a entidade.

PEDRO NUNO SANTOS:

Portos são «pilar fundamental para o desenvolvimento do país»

Para Pedro Nuno Santos – que a 12 de Fevereiro visitou o Porto de Sines, acompanhado pelo Secretário da Energia dos EUA – «a materialização da Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente – Horizonte 2026 representa uma oportunidade de Portugal ganhar o estatuto de uma plataforma muito importante no quadro global de transporte de mercadorias». O líder da pasta das Infra-estruturas foi peremptório ao advogar a importância vital dos portos no progresso económico de Portugal.

NO SEGUIMENTO DA COVID-19

Plano de Contingência reforçado no Porto de Leixões

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) reforçou as medidas de contingência na infraestrutura portuária de Leixões. A deliberação, decorrente do acompanhamento da propagação do novo Coronavírus (COVID-19), adaptou o porto e as operações portuárias para que a movimentação de carga continue a funcionar em pleno, garantindo a proteção de todos os trabalhadores.

AÇORES

Relevada importância do Porto da Praia da Vitória na estratégia de abastecimento de GNL

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas reiterou a importância do Porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira, no futuro da estratégia nacional de abastecimento de combustíveis alternativos.
Ana Cunha, ouvida pela Comissão de Economia da Assembleia Legislativa sobre o alegado abandono pelo Governo da República do projeto que visa a implementação de abastecimento de Gás Natural Liquefeito (GNL) naquele porto, relembrou que esta situação nunca esteve em causa, tendo sido apenas avançada pela Presidente da Associação de Distribuidores de Gás Propano Canalizado, em comissão, na Assembleia da República.

PSA Sines dá «bónus» de 300 euros aos trabalhadores

A PSA Sines, concessionária do terminal XXI do porto de Sines, vai pagar um "bónus" de 300 euros aos trabalhadores para ajudar a fazer frente à pandemia do coronavírus.
Numa carta enviada aos trabalhadores, a 16 de março, a que o ECO teve acesso, a PSA Sines sublinha que compreende que a situação em que o país se encontra “está a ter um impacto financeiro” em “todos aqueles que direta ou indiretamente foram forçados a abdicar dos seus rendimentos mensais”. Por isso, além do vencimento normal de março, a empresa decidiu pagar “um valor adicional de 300 euros brutos” a todos os colaboradores da empresa.
 

LISNAVE

Estaleiros apresentaram resultado operacional negativo 16 anos depois

A Lisnave voltou aos resultados líquidos negativos em 2019, depois de 16 anos consecutivos no verde. Na origem destes resultados está o diminuto crescimento da economia global, a crescente competitividade no sector da reparação naval e a escassez de mão-de-obra.

PORTO DE LISBOA

Porlis arranca com recrutamento e admite contratar mais trabalhadores portuários

A Porlis, empresa de trabalho portuário, iniciou a fase de entrevistas, depois da abertura de 30 novas vagas face ao aumento da procura dos clientes, admitindo a possibilidade de contratar mais funcionários do que aqueles que estavam previstos. “A Porlis iniciou a fase de entrevistas para os trabalhadores portuários”, indicou, em comunicado, a empresa.

DGRM anuncia medidas extraordinárias para fazer face à pandemia COVID-19

A DGRM anunciou o lançamento de «linhas de orientação» para a adopção de «medidas extraordinárias resultantes da pandemia COVID-19», que se aplicarão a todos os proprietários registados, fretadores registados para regimes de fretamento a casco nu, gestores e representantes de navios que arvoram a bandeira portuguesa.

DOCA DOS PESCADORES | PORTO DE SETÚBAL

Concluído investimento de 217 mil euros para proteger passadiços flutuantes

O Porto de Setúbal concluiu a 20 de Março os trabalhos de instalação da Estrutura Dissipadora de Energia junto ao Molhe de Proteção à Doca dos Pescadores, obra que representa um investimento de 217 mil euros.

Abastecimento marítimo aos Açores a decorrer conforme o esperado

O Governo dos Açores assegura que o abastecimento da região por via marítima “está a decorrer conforme o esperado”, após ter sido decretada a requisição civil dos trabalhadores portuários em Lisboa.

“A Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas, em contacto com os armadores que operam para os Açores, informa que o abastecimento da Região por via marítima está a decorrer conforme o esperado, após ter sido decretada a requisição civil dos trabalhadores portuários em Lisboa”, lê-se numa nota enviada às redações.

Navio-escola Sagres cancela viagem e regressa a Lisboa em maio

A viagem de celebração dos 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães vai ser interrompida e o navio-escola Sagres vai regressar a Lisboa em "meados de maio" devido ao risco da covid-19, anunciou esta terça-feira o Governo português.

APSS implementa plano de resposta e prevenção ao Covid-19

No seguimento das medidas preventivas decretadas pelo Governo e seguindo as recomendações da Direção-Geral de Saúde, a Administração do Porto de Setúbal e de Sesimbra, em estreita articulação com as autoridades competentes, ativou o seu Plano de Contingência para emergências de Saúde Pública, com o objetivo de ajudar a controlar a atual situação epidémica causada por COVID 19.

Chumbo do terminal de contentores do Barreiro gera ninho de empresas

Após a ideia da instalação de um terminal de contentores no Barreiro, a Câmara Municipal decidiu investir numa nova estratégia, e utilizar o espaço que seria dedicado a esse fim para consolidar um ninho de empresas nesta região.

PORTO DE LISBOA

Portugal inicia operação conjunta para repatriar 1.338 passageiros de navio de cruzeiro

Segundo o Porto de Lisboa, as autoridades competentes, em conjunto com a MSC Cruises, estão "a desenvolver esforços que lhes permitam repatriar os passageiros que viajam no MSC Fantasia com a maior celeridade possível".

Total: 4532
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 [11] 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227