Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




DE 21 A 23 DE MAIO

APDL promove os portos de Leixões e Viana do Castelo no Breakbulk Europe 2019

Entre os dias 21 e 23 de maio, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) ruma à cidade de Bremen, no norte da Alemanha, para participar no Breakbulk Europe, o maior evento europeu do setor marítimo-portuário para cargas fracionadas, de projeto e a granel.

Em parceria com o TCGL Terminal de Carga Geral e Granéis de Leixões, a Yilport e a Nogarport, a APDL pretende, neste certame, destacar e promover as mais-valias dos portos de Leixões e Viana do Castelo, captando novos negócios para as duas infraestruturas portuárias do norte de Portugal.

FÓRUM DOS EMPRESÁRIOS DO SECTOR DAS PESCAS | 20 DE MAIO

Sessão de Assinatura do Memorando de Entendimento Portugal - Angola

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, participa com a Ministra das Pescas e do Mar de Angola, Maria Antonieta Baptista na Sessão de Assinatura do Memorando de Entendimento no Domínio das Pescas, Aquicultura e dos Assuntos do Mar. Portugal – Angola.
O Fórum dos Empresários do Setor das Pescas “Empresários Portugueses e Angolanos Juntos Para Uma Cooperação Sustentável do Mar”, terá lugar no dia 20 de maio, pelas 10h00, na Gare Marítima de Alcântara em Lisboa e conta com a presença de associações setoriais e empresas de Angola e Portugal.
Este encontro termina com a sessão de assinatura do Memorando de Entendimento entre Portugal e Angola, pelas 11h30.

A bordo de um barril e ao sabor da corrente, navegador francês conclui travessia do Atlântico

Depois de quatro meses de viagem, o navegador e aventureiro francês Jean-Jacques Savin chegou à ilha caribenha da Martinica, o destino final de uma viagem transatlântica. A travessia foi feita a bordo de uma pequena embarcação em forma de barril, impulsionada unicamente pelas correntes oceânicas.

SINES COM O DESEMPENHO «MAIS DETERMINANTE»

Carga movimentada nos portos portugueses aumenta 3,3% até Março

Os portos de Portugal Continental movimentaram mais 3,3% de carga no primeiro trimestre deste ano, face ao mesmo período de 2018, atingindo quase 22,7 milhões de toneladas, divulgou hoje a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT). De acordo com o relatório de acompanhamento da AMT, referente ao mês de março, o acréscimo corresponde a uma variação global de cerca de 725 mil toneladas.

O porto mais determinante para este desempenho foi Sines que cresceu 642 mil toneladas, correspondente a uma subida de 5,8%, e que, com o apoio significativo de Leixões, que movimentou 235 mil toneladas (mais 5,3%), e menos expressivo de Setúbal (mais 83 mil toneladas ou 4,9%), Viana do Castelo (mais 18 mil toneladas ou 19,5%) e Faro (mais 3 mil toneladas ou 23,5%).

Ministro dos Recursos Naturais da China «interessado» no Porto de Sines

O Mnistro dos Recursos Naturais da China manifestou interesse nos novos investimentos previstos para o Porto de Sines e em outras áreas em diversos pontos do país, garantiu esta sexta-feira a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

"O ministro assumiu o compromisso de mostrar a várias empresas chinesas as potencialidades do Porto de Sines e do futuro terminal Vasco da Gama", afirmou a Ministra do Mar após uma reunião com Lu Hau, Ministro dos Recursos Naturais da República Popular da China, que se realizou no porto de Sines, distrito de Setúbal, no âmbito da Oceans Meetin'19.

European Maritime Day: «O Mar poderá ser o motor de desenvolvimento sustentável de Portugal»

Enumerando o «Empreendedorismo, a Investigação, a Inovação e os Investimento Azuis como «vectores centrais da estratégia estruturada pela Comissão», Ana Paula Vitorino saudou a presença do Comissário Karmenu Vella (Assuntos Marítimos), vincando que tais directrizes marcam, também, o rumo de Portugal. «O Mar poderá ser, sem dúvida, o motor de desenvolvimento sustentável de Portugal»: para o potenciar e capitalizar, é dever dos países de explorar o seu valor sem colocar em causa a sua integridade, a sua biodiversidade e a sua essência, sublinhou.

ESTA SEXTA-FEIRA

Ministra do Mar visita Porto de Sines com Ministro dos Recursos Naturais da República Popular da China

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, com uma comitiva que integra o Ministro dos Recursos Naturais da República Popular da China, Lu Hao, realiza esta sexta-feira uma visita ao Porto de Sines.

A deslocação, que decorre no âmbito do Oceans Meeting 2019, tem como objectivo dar a conhecer o funcionamento e as potencialidades desta infraestrutura portuária, as novas oportunidades de investimento no Porto de Sines e o importante papel de Portugal e de Sines na nova Rota da Seda (Belt and Road Initiative).

MINISTRA DO MAR NA CERIMÓNIA DE ABERTURA DO GRANDE ENCONTRO DOS OCEANOS

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, vai intervir esta quinta-feira, dia 16 de maio, na cerimónia de abertura do Oceans Meeting, o grande encontro dos Oceanos promovido anualmente por Portugal e que contará com a presença, entre outros, do Comissário Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, Karmenu Vella.

Porto de Setúbal presente no European Maritime Day 2019

O Porto de Setúbal participa no European Maritime Day 2019, integrado no stand da APP – Associação dos Portos de Portugal, que decorre entre os dias 16 e 17 de maio, no Centro de Congressos de Lisboa, na Praça das Indústrias. O European Maritime Day é um evento anual promovido desde 2008 pela Direção-Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas da Comissão Europeia que junta entidades nacionais e estrangeiras envolvidas nas atividades relacionadas com a economia do mar.

Ministro dos Transportes e Comunicações de Timor-Leste visitou o Porto de Sines

O Ministro dos Transportes e Comunicações do governo de Timor-Leste, José Agustinho da Silva, visitou, esta quarta-feira, 15 de maio, o Porto de Sines, com o objetivo de conhecer o funcionamento e as potencialidades desta infraestrutura portuária. Integraram ainda a delegação representantes de vários órgãos governamentais daquele país e da Embaixada de Timor-Leste em Portugal.

Fórum Oceano participa no European Maritime Day 2019

A Fórum Oceano marcará presença na edição de 2019 do European Maritime Day (EMD), que decorre esta quinta e sexta-feira, 16 e 17 de maio, no Centro de Congressos de Lisboa.
A edição de 2019 é dedicada ao empreendedorismo azul, investigação, inovação e investimento. Com uma programação que inclui workshops, breakout sessions, encontros de negócio, pitches e uma componente expositiva (EMD EXPO), o EMD apresenta-se como um ponto de encontro entre os players europeus da economia do Mar, potenciando a partilha de conhecimento, o surgimento de novas oportunidades e parcerias, e servindo de palco à apresentação de projetos, produtos e ideias.

EUROPEAN MARITIME DAY E OCEANS MEETING 2019

LISBOA ACOLHE DOIS DOS MAIORES EVENTOS MUNDIAIS SOBRE OS TEMAS DO MAR

Quinta e sexta-feira, Lisboa será o centro do mundo para a discussão dos grandes temas dos Oceanos à escala global.
A capital portuguesa foi escolhida pela Comissão Europeia como palco para a edição de 2019 do Dia Europeu Marítimo (European Maritime Day), evento que decorre entre os dias 16 e 17 de maio, no Centro de Congressos de Lisboa (Praça das Indústrias, Lisboa).

EM MUNIQUE, DE 4 A 7 DE JUNHO

Portos de Aveiro e da Figueira da Foz marcam presença na Transport Logistic

Os portos de Aveiro e da Figueira da Foz vão estar presentes, pela segunda vez, na Transport Logistic, a decorrer em Munique, entre 4 a 7 de Junho.
Esta é a maior montra europeia do sector dos transportes e da logística da Europa, com a presença de mais de 2.200 expositores distribuídos por 10 pavilhões. Nela se cruzam os principais actores das cadeias de abastecimento, promovendo as suas actividades e dando a conhecer as actuais tendências do sector.

DESTINADO AO SECTOR DOS PORTOS E TRANSPORTE MARÍTIMO

ACELERADOR DA ECONOMIA DO MAR RECEBEU 87 INSCRIÇÕES DE 29 PAÍSES

Já encerraram as inscrições para o “Bluetech Accelerator Ports & Shipping 4.0”, um ambicioso e inovador programa de aceleração de startups ligadas à Economia do Mar. O programa recebeu um total de 87 inscrições, de 29 países diferentes.

Portugal e os Estados Unidos são os países mais representados, com 13 startups cada, seguidos pela Índia, com 10, e pela Alemanha e Reino Unido, com 5 e 4, respetivamente. Estes números dizem muito do alcance internacional desta iniciativa, ao mesmo tempo que ajudam a projetar Portugal como país inovador na área da economia do Mar em vários mercados.

EUA

Missão Alentejo Global Invest dedicou dia à promoção do Porto de Sines

A comitiva da Missão Alentejo Global Invest - Portos e Logística permaneceu, no dia 8 de Maio, em San Diego, onde aconteceram mais reuniões de interesse estratégico para o Porto e Município de Sines.

DE 25 A 28 DE SETEMBRO, NA FIGUEIRA DA FOZ

O mar e o desenvolvimento económico sustentável | «FigueiraSea»

A ACIFF - Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz, em parceria com a Câmara Municipal da Figueira da Foz, encontram-se a organizar a "FigueiraSea - Sustainable Expo Alliance", evento a decorrer na Praça do Forte, de 25 a 28 de Setembro.

ATRAVÉS DA LIGAÇÃO FERROVIÁRIA

Aço, do Porto de Aveiro para Vigo

Quinta-feira, 9 de Maio, saiu do Porto de Aveiro uma composição de 16 vagões carregada com 31 bobines de aço, com destino a Vigo.
É a segunda vez que esta ligação ferroviária se realiza em 2019, havendo fortes expectativas quanto à sua manutenção e até mesmo crescimento.

O Agente de Navegação responsável pelo agenciamento do navio foi a ICC – Navegação, S.A., tendo a operação portuária ficado a cargo da PTM – Ibérica.

UNGC CRIA REDE INTERNACIONAL DE ACELERAÇÃO DE STARTUPS PARA A SUSTENTABILIDADE DOS OCEANOS

O United Nations Global Compact (UNGC), através da sua plataforma dos oceanos, acaba de criar uma rede internacional de aceleração para promover o desenvolvimento de soluções tecnológicas que fomentem a sustentabilidade dos oceanos. Esta iniciativa que será coordenada pelo UNGC, desenvolverá o seu trabalho durante os próximos 24 meses, com a apresentação dos primeiros resultados previstos para Junho de 2020, durante a Conferência dos Oceanos da ONU que decorrerá em Lisboa.

Volume de negócios da Portos dos Açores aumenta 7,02% em 2018 para 20,9 ME

O volume de negócios da empresa pública Portos dos Açores, responsável pela gestão dos portos na região, foi de 20,9 milhões de euros em 2018, o que revela um acréscimo de 7,02%, anunciou a sociedade anónima.

Segundo uma nota de imprensa da Portos dos Açores, registou-se uma evolução "francamente positiva na generalidade das áreas nas quais exerce atividade", tendo-se verificado um acréscimo de 68,29% nos resultados líquidos face ao ano anterior, que se traduziu em mais 5,6 milhões de euros.

Dragagem em Santa Luzia permite a recolha de sete toneladas de lixo

A Docapesca concluiu os trabalhos de dragagem para o acesso marítimo aos cais flutuantes do porto de pesca de Santa Luzia, em Tavira, um investimento próximo dos 150 mil euros que permite o restabelecimento das condições de segurança, navegabilidade e de estacionamento de embarcações dos pescadores.
Durante os trabalhos foi possível recolher perto de sete toneladas de lixo que estavam no fundo desta bacia. Estes resíduos seguiram para tratamento em vazadouro, com os sedimentos arenosos a servirem para alimentar a Praia da Terra Estreita, de acordo com as orientações da APA/ARH.

Total: 3973