Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Potencial do Corredor do Mediterrâneo desperta interesse chinês

O Corredor do Mediterrâneo tem estado em foco recentemente, principalmente pela urgência de uma aposta concreta num potencial que, na opinião de muitos especialistas, continua por desenvolver e capitalizar. Para o comissário do Governo para o desenvolvimento do Corredor do Mediterrâneo em Espanha, se a Europa não se apressar a traçar o destino deste vital acesso marítimo, a China fá-lo-á sem hesitações.

Assinado contrato de 74,5 ME para novo troço da ferrovia entre Sines e Caia

A Infraestruturas de Portugal assinou esta segunda-feira, 8 de Abril, o contrato, no valor de 74,5 milhões de euros, para a construção do troço ferroviário Freixo/Alandroal do Corredor Internacional Sul, que vai ligar o Porto de Sines à fronteira do Caia (Elvas).
A obra, que implica um investimento de 74,5 milhões de euros, no âmbito do Programa Ferrovia 2020, tem uma extensão de 20,5 quilómetros e é a segunda empreitada da nova Linha de Évora do futuro Corredor Internacional Sul a ser adjudicada.
 

ESTA SEGUNDA-FEIRA

Ministra do Mar apresenta oficialmente a edição de 2019 da Oceans Meeting

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, apresenta oficialmente,esta segunda-feira, pelas 11:00, a edição de 2019 do Oceans Meeting, evento de renome internacional que trará a Lisboa governantes de dezenas de países à escala global para debater os grandes temas da atualidade dos Oceanos.
Local – Gare Marítima de Alcântara, Lisboa.

Janela única logística dos portos em pleno funcionamento esta segunda-feira na Madeira

A Administração dos Portos da Madeira (APRAM) informa que a partir desta segunda-feira a janela única logística estará em pleno funcionamento na região, “fruto das condições únicas que a Madeira oferece”.

“A APRAM foi escolhida como primeiro porto-piloto, precisamente por reunir realidades diferenciadas como o Porto do Funchal, o Porto do Caniçal e o Porto do Porto Santo, que, no seu conjunto, agregam passageiros e carga, ao contrário de outros portos portugueses”, afirma a Presidente do Conselho de Administração da APRAM.

Embaixador dos EUA em Portugal

Porto de Sines pode ajudar Portugal a tornar-se «a Singapura da Europa»

Em entrevista ao Jornal Económico, o Embaixador dos EUA em Portugal, George Glass, referiu-se, entre outros assuntos, ao Porto de Sines. Quando questionado sobre o Porto de Sines como porta de entrada do desenvolvimento das relações comerciais entre Portugal e os Estados Unidos, o embaixador norte-americano não poupou nos encómios.

Portugal novamente com nota positiva em todos os indicadores sobre o desempenho do controlo de Estado de Bandeira

Portugal obteve novamente nota positiva em todos os indicadores que avaliam a performance dos países pelo cumprimento das suas obrigações como Estado de bandeira, conforme se pode constatar no último relatório “Shipping Industry Flag State Performance Table – 2018/2019“, publicado recentemente pela International Chamber of Shipping (ICS).

Portos movimentam +15,4% de TEU em Janeiro, com Sines e Leixões a desbravar caminho

Verifica-se que «o sistema portuário do Continente movimentou em Janeiro de 2019 o volume de 261 055 TEU, uma variação homóloga de +15,4% face a 2018», refere a AMT. Este número deve-se, em grande parte, ao «crescimento de Leixões e de Sines, com +21,5% e +21,9%».

DGRM solidária com Moçambique

Os trabalhadores da Direção de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) promoveram uma campanha solidária da recolha de alimentos e roupas a favor das pessoas afetadas pelo ciclone Idai em Moçambique. Esta acção de solidariedade dinamizada pela DGRM é um pequeno contributo, face à catástrofe que se abateu recentemente sobre o povo de Moçambique.

Os bens recolhidos foram encaminhados para os Bombeiros Sapadores de Monsanto e serão expedidos para Moçambique por contentor marítimo.

Milhões de investimento no Porto de Aveiro

“Não há cativações que impeçam o desenvolvimento do Porto de Aveiro”, afiançou a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, aludindo aos investimentos de milhões de euros feitos nos anos recentes e nos que estão em curso ou planeados para a estrutura portuária local.
A governante falava nas comemorações do Dia do Porto de Aveiro, no Navio-Museu Santo André, a 3 de Abril.

«A APDL não avançaria para uma obra que a associasse a uma operação que vai causar danos»

Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo esclarece dúvidas levantadas pela câmara de Matosinhos e garante que nem o surf vai desaparecer, a qualidade da água não piorará, nem vai aumentar a insegurança.

Subida homóloga de 7,1%

Portos movimentam 8,25 milhões de toneladas em Janeiro

Os portos portugueses entraram em 2019 com o pé direito – em Janeiro, foram movimentaram-se 8,25 milhões de toneladas nos portos do Continente, um registo que se traduz num crescimento homólogo de +7,1% (+550 mil toneladas que em Janeiro de 2018), adianta a AMT.

Portos dos Açores lança concurso para obras no Porto de Ponta Delgada

O concurso para as obras no porto de Ponta Delgada foi publicado quarta-feira em Diário da República, representando um investimento de 41 milhões de euros que “vai melhorar significativamente” a operacionalidade da infraestrutura, diz a Portos dos Açores.

Numa nota enviada às redações, a empresa pública que gere os portos dos Açores acrescenta que a empreitada de reperfilamento do cais, repavimentação do terrapleno portuário, beneficiação das redes técnicas nele integradas e dragagem da bacia portuária do porto de Ponta Delgada, em São Miguel, “tem um prazo de execução de 36 meses, após a reformulação do respetivo procedimento”.

Porto de Setúbal entra em 2019 com nota positiva

O fecho de 2018 foi inegavelmente conturbado para o Porto de Setúbal – a braços com problemas laborais - uma paralisação dos estivadores -, a infra-estrutura sadina ressentiu-se. Mas o retorno da paz social, no dia 14 de Dezembro, voltou a devolver a produtividade e a eficiência ao Porto de Setúbal: o arranque de 2019 assim o diz.

Janela única logística avança no Porto de Aveiro, num investimento de 5,6 ME

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, anunciou esta quarta-feira, dia 3, a instalação ainda este ano da Janela Única Logística no Porto de Aveiro, um investimento de cerca de 5,6 milhões de euros.
"Um projeto importante em que o valor do investimento (cerca de 5,6 milhões de euros) é nada comparado com o que podem ser as mais-valias e as vantagens, quer do lado do Estado, mas principalmente do funcionamento da economia", detalhou.
 

AMT analisa a ferrovia

Medway reina em termos nacionais, Takargo destaca-se no transporte internacional

«As duas empresas detêm 100% do transporte ferroviário de mercadorias efectuado em território nacional. A Medway tem uma presença muito forte no transporte nacional (97% dos TKm do total do mercado) representando 88% da sua actividade total. A Takargo tem uma maior presença no transporte internacional (55% do mercado) que representa cerca de 82% da sua actividade», frisa o relatório.

ESTA QUARTA-FEIRA, 3 DE ABRIL | MINISTRA DO MAR PRESIDE À CERIMÓNIA

Navio-Museu Santo André acolhe Dia do Porto de Aveiro

O Dia do Porto de Aveiro, que se comemora esta quarta-feira, surge, em 2019, com um formato diferente. Tendo como cenário o emblemático Navio-Museu Santo André, a cerimónia inclui como um dos seus pontos altos a homenagem a ser prestada aos trabalhadores com mais de 25 anos na empresa. O acto é presidido pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

Rangel transporta prensa de 40 toneladas do Porto de Sines para os EUA

A Rangel Logistics Solutions transportou uma prensa com um peso total de 40 toneladas, do Porto de Sines para o Estado da Geórgia, nos Estados Unidos da América. O exigente desafio foi colocado por uma empresa de referência na indústria metalomecânica.

«Janela Única Logística» já está em funcionamento

Chama-se 'Janela Única Logística' o projecto-piloto que arrancou esta segunda-feira e que envolve todos os portos da Madeira. A Região foi escolhida para este projecto nacional, uma plataforma digital que vai ser testada no arquipélago para depois ser replicada no resto do país.

Os portos da Madeira foram escolhidos por reunirem realidades diferenciadas - passageiros no Funchal, carga no porto do Caniçal; e carga e passageiros no porto do Porto Santo.

Fórum Oceano colabora na organização do Workshop «Copernicus Marine Service Training»

A Fórum Oceano colabora com a Mercator Ocean International e os Puertos del Estado na organização de um workshop sobre o serviço de monitorização do ambiente marinho do programa Copernicus.

O Workshop “Copernicus Marine Service Training” realiza-se nos dias 14 e 15 de maio, em Lisboa, no Hotel Altis Belém. Com enfoque nas regiões da Península Ibérica, Biscaia e Irlanda, a sessão tem como principal objetivo apresentar o Programa Copernicus e, particularmente, o serviço de monitorização do meio marinho (CMEMS – Copernicus Marine Enviornment Monitoring Service), capacitando atuais e potenciais utilizadores.

AMT

Relatório antecipa «ciclo robusto de investimento na infra-estrutura ferroviária»

O relatório denota que, em 2017, a rede ferroviária nacional não sofreu grandes alterações.Por outro lado, os investimentos que se prevêem até 2030 indicam o início de um ciclo robusto de investimento na infra-estrutura ferroviária. Numa fase inicial, e de acordo com o Plano de Investimentos Ferrovia 2020, estão previstos 2,2 mil milhões de euros até 2023. Com o Plano Nacional de Investimentos 2030, estão previstos investimentos de 4 mil milhões de euros na ferrovia.

Total: 3902