Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




AÇORES

Novo navio poderá operar antes do último trimestre do ano nos Açores

Navio da Atlânticoline “Mestre Jaime Feijó” já realiza provas de mar, a que se segue o processo de certificação, e pode vir a integrar a operação da transportadora marítima dos Açores antes do último trimestre do ano.

ESTA SEXTA-FEIRA, 12 DE JULHO

MINISTRA DO MAR NA ASSINATURA DO CONTRATO DA EMPREITADA PARA A NAVEGABILIDADE DO GUADIANA

A Ministra do Mar estará esta sexta-feira, dia 12 de julho, pelas 11h00, na cerimónia de assinatura do Protocolo entre a Direção Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e Câmara Municipal de Mértola e do contrato relativo à empreitada para a navegabilidade do Rio Guadiana (Pomarão-Mértola), que terá lugar no Centro de Interpretação do Pomarão.

Acordo para terminal de contentores de Alcântara assinado segunda-feira. Investimento é de 122 milhões

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, anunciou no Parlamento que o acordo entre a Liscont, concessionária do terminal portuário de Alcântara e a Administração do Porto de Lisboa (APL) vai ser assinado segunda-feira, envolvendo um investimento de 122 milhões de euros "maioritariamente em equipamentos".

 

VERSÃO INTEGRAL EM VÍDEO

Audição parlamentar da Ministra do Mar na Comissão de Agricultura e Mar

No canal da APP no Youtube disponibilizamos uma série de 4 vídeos reportando integralmente a audição parlamentar da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, na Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República, a 9 de Julho de 2019.

Colaboração com Portugal «é qualitativa», declarou o ministro cabo-verdiano José da Silva Gonçalves

José da Silva Gonçalves, Ministro do Turismo e Transportes e também líder da pasta da Economia Marítima de Cabo Verde, abordou a formalização do Memorando Específico de Cooperação no domínio da Economia Marítima, assinado no dia 4 de Julho no Ministério do Mar, em Algés. Para o governante, o acordo simboliza o reforço de uma ligação já de si «profícua» no sector do Mar.

Programa Mar2020 com execução de 32,7% no fim de Junho

O programa Mar2020 tinha, em 30 junho, uma taxa de execução de 32,7%, "acima da média comunitária", que ronda os 22%, revelou no parlamento a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

SEXTA-FEIRA, 12 DE JULHO

Conferência «Comércio Marítimo: de Sines (Portugal) para o Mundo»

No âmbito da 4.ª edição da Feira do Mar, organizada pelo Sines Tecnopolo e Câmara Municipal de Sines, terá lugar a Conferência "Comércio Marítimo: de Sines (Portugal) para o Mundo", no dia 12 de julho, no auditório da APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve.

Dragagens no porto de Lagos avançam com investimento de 413 mil euros

A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) anunciou a abertura de um concurso público para a realização de dragagens no porto de Lagos, num investimento de 413 mil euros. O concurso público para o porto de Lagos, lançado em junho, abarca um volume de 79.000 m3 de sedimentos a dragar e um prazo de execução de três meses.

CONHECIDAS AS 15 FINALISTAS DO MAIOR PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DA ECONOMIA DO MAR EM PORTUGAL

O Bluetech Accelerator Ports & Shipping 4.0, um ambicioso e inovador programa de aceleração de startups ligadas à Economia do Mar, idealizado e lançado pelo Ministério do Mar, acaba de escolher as 15 startups que vão desenvolver 23 projetos-piloto. Neste lote de finalistas há quatro representantes nacionais, escolhidos de entre as 21 startups que marcaram presença num recente bootcamp em Lisboa, provenientes de um total de 11 países diferentes.

ESTA QUARTA-FEIRA

Cerimónia de conclusão da implementação do Sistema Costa Segura

Realiza-se esta quarta-feira, dia 10 de julho, pelas 17h00, a Cerimónia de conclusão da implementação do Sistema Costa Segura, no Palácio Seixas, em Cascais.
Este sistema é uma ferramenta de auxílio na promoção da segurança da navegação, apoio na condução de operações de busca e salvamento e acções de combate à poluição, permitindo complementarmente, monitorizar a navegação, contribuindo para a deteção de atividades ilícitas no mar.

Sadoport defende projecto de melhoria da acessibilidade marítima do Porto de Setúbal

A Sadoport – Terminal Marítimo do Sado S.A., operador portuário do Porto de Setúbal para a movimentação de carga geral e de contentores, veio a terreiro «manifestar a sua concordância com o projecto de melhoria da acessibilidade marítima ao Porto de Setúbal», levado a cabo pela APSS.

A melhoria da acessibilidade marítima no porto sadino, através da realização de dragagens com vista ao aumento dos fundos no acesso, permitirá que o Porto de Setúbal tenha «melhores condições de segurança, aumente a capacidade de recepção de navios de maior dimensão, reduza os custos de transporte na cadeia logística, beneficie de maior eficiência nas operações portuárias e possa atrair novos armadores e mais cargas».

AIVP ratifica objectivos da Agenda 2030 para um evolução sustentável das cidades portuárias

Durante a realização da assembleia geral, em Riga (na Letónia), a Rede Mundial de Cidades Portuárias ratificou os 10 objectivos da sua Agenda 2030 com vista a um desenvolvimento mais sustentável, responsável e inovador das cidades portuárias, que enfrentam actualmente múltiplos desafios, como o intenso desenvolvimento urbano, o aumento do tráfico de passageiros e mercadorias ou a digitalização da economia.

MINISTÉRIO DO MAR AVANÇA COM INVESTIMENTO DE MAIS 2 MILHÕES DE EUROS EM DRAGAGENS

Seguindo orientações da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) está a avançar com um investimento de 2 milhões de euros em dragagens nos portos de Lagos, Peniche, Póvoa de Varzim e Vila do Conde, respondendo às necessidades de intervenção para salvaguarda da segurança no acesso a embarcações e melhoria das condições de navegabilidade nestes portos.

UNESCO em debate no Dia da Ciência Oceânica

A UNESCO-COI (EurOcean Cooperating Member) esteve reunida com os Estados Membros para participar do Dia da Ciência Oceânica de 2019. Estas sessões, organizadas desde 2015, oferecem uma oportunidade para continuar a destacar a relevância da ciência dos oceanos para a sustentabilidade do planeta, fornecendo uma plataforma para investigadores e actores políticos participarem num diálogo que se reforça mutuamente.

Ciência e conhecimento são fundamentais para a Estratégia Nacional do Mar

Decorreu esta sexta-feira a 5.ª sessão do ciclo de 'workshops' "Estratégia Científica para o Mar - II". No evento realizado na Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL), em Matosinhos, distrito do Porto, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, explicou que "não há economia do mar sem preservação do ambiente e proteção da biodiversidade" e que "precisamos de mais conhecimento sobre isso".

"Até agora, tínhamos políticas para a preservação do oceano e políticas para o desenvolvimento económico do oceano. O mundo não pode continuar assim. O que estamos a fazer já é juntar estas duas políticas. Portanto, na preparação da ENM, uma das políticas mais importantes é a ciência e a inovação", disse a governante.

Sector logístico-portuário é chave do novo acordo Portugal-Cabo Verde assinado quinta-feira

O sector marítimo-portuário é um dos domínios-chave do Memorando Específico de Cooperação no domínio da Economia Marítima assinado quinta-feira pela Ministra do Mar de Portugal, Ana Paula Vitorino, e pelo Ministro do Turismo e Transportes e Ministro da Economia Marítima de Cabo Verde, José da Silva Gonçalves, que reforça as relações seculares de cooperação – nomeadamente em actividades marítimas – entre Portugal e Cabo Verde.

Ponte Móvel de Leixões reaberta à circulação de automóveis e peões

A Ponte Móvel de Leixões retomou a normalidade e volta a estar aberta ao trânsito automóvel e pedestre, o que aconteceu às 19:00 desta sexta-feira, anúncio feito pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

Finalizada a reparação da avaria num dos cilindros hidráulicos de movimentação do tramo sul da estrutura, antecipou-se o prazo anteriormente previsto, de 18 para 5 de julho. Recorde-se que, durante a interdição da Ponte Móvel, a APDL assegurou gratuitamente o transporte de transeuntes entre Matosinhos e Leça.

Porto de Setúbal reabilita Rampa das Baleias em Santa Catarina

A APSS encontra-se a realizar obras de reabilitação da rampa varadouro e do esporão adjacente em Santa Catarina, conhecida como “Rampa das Baleias”, com o objetivo de melhorar a segurança e a qualidade de utilização pública desta infraestrutura de apoio a embarcações, sendo a concretização de um anseio antigo dos seus utilizadores.

ESTA QUINTA-FEIRA

PORTUGAL E CABO VERDE ASSINAM MEMORANDO DE COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DA ECONOMIA MARÍTIMA

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e o Ministro do Turismo e Transportes e Ministro da Economia Marítima de Cabo Verde, José da Silva Gonçalves, assinam esta quinta-feira, dia 4 de julho, um Memorando Específico de Cooperação no domínio da Economia Marítima.
A cerimónia de assinatura do Memorando está agendada para as 17h00, no Ministério do Mar (Av. Alfredo Magalhães Ramalho, Algés, Oeiras).

À TARDE INTERVÉM NO GLOBAL EXPLORATION SUMMIT 2019

MINISTRA DO MAR NA ABERTURA DO EUROGEOSS WORKSHOP 2019

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, estará na manhã desta quarta-feira, dia 3 de julho, pelas 09h30, na Cerimónia de Abertura do EuroGEOSS Workshop 2019, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa (Parque das Nações). Este é um evento coorganizado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e pela Comissão Europeia.
À tarde, Ana Paula Vitorino vai também intervir no GLEx - Global Exploration Summit 2019, que decorre por estes dias em Lisboa. A intervenção da Ministra do Mar está marcada para as 14h30, no auditório da Fundação Champalimaud.

Total: 4336