Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ÁLBUM FOTOGRÁFICO DISPONÍVEL NO FLICKR

«Estratégia Nacional do Mar 2020-2030» debatida em Ílhavo

Esta terça-feira, dia 16 de Julho, Ílhavo acolheu dois workshops focalizados na elaboração da “Estratégia Nacional do Mar 2020-2030”.
Sob a presidência da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, as sessões contaram ainda com a presença do Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário.
A sétima edição incidiu sobre a área temática “Pesca e Transformação do Pescado”, com a oitava dedicada à área temática “Aquicultura e Segurança Alimentar”.

Renovação da concessão do Terminal de Contentores de Alcântara garante investimento de 122 Milhões de euros

A Administração do Porto de Lisboa (APL) e a Liscont (Grupo Yilport) assinaram esta segunda-feira, dia 15 de julho, um Memorando de Entendimento relativo ao consenso alcançado no processo de Renegociação do Contrato de Concessão do Terminal de Contentores de Alcântara.

O acordo agora alcançado contempla uma concessão até 2038 e um plano de investimento de 122 milhões de euros no Terminal de Contentores de Alcântara, 100% privado, repartido entre intervenções em infraestruturas (26,5 milhões), aquisição e implementação de infraestrutura tecnológica (2 milhões) e aquisição e instalação de equipamentos (93,5 milhões).

Visita do Embaixador da Coreia do Sul ao complexo industrial e portuário de Sines

O Embaixador da República da Coreia do Sul, Song Oh, e o Ministro Conselheiro, Keunseok Jeon, visitaram o complexo industrial e portuário de Sines no dia 11 de Julho. A visita contemplou também um périplo pelo Porto de Sines, com destaque para o TGN – Terminal de Gás Natural e a sua entidade gestora, a REN Atlântico.

APDL renova certificação de qualidade em todos os serviços e unidades de negócio

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana Do Castelo (APDL) vê renovada a certificação de Sistema de Gestão da Qualidade, segundo o referencial NP EN ISO 9001:2015, atribuída pela Lloyd's Register Quality Assurance.

Já desde 2010 que a APDL tem vindo a renovar esta certificação considerada estratégica, um resultado da melhoria contínua dos serviços.

Ministra do Mar inaugura novo Farolim e Reconstrução da Cabeça do Quebra-mar da barra de Vila Real de Santo António

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e a Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita, inauguraram o novo Farolim e a Reconstrução da Cabeça do Quebra-Mar Poente da Barra de Vila Real de Santo António. A empreitada foi realizada pela Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), representando um investimento total de 500.000€.

ESTA TERÇA-FEIRA, COM A PRESENÇA DA MINISTRA DO MAR

«Estratégia Nacional do Mar 2020-2030» debatida em Ílhavo

Esta terça-feira, dia 16 de Julho, Ílhavo acolhe dois workshops focalizados na elaboração da “Estratégia Nacional do Mar 2020-2030”.
Sob a presidência da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, as sessões contarão ainda com a presença do Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário.

AÇORES

Certificação do Porto das Velas permite internacionalizar infraestrutura portuária

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas considera que os recentes investimentos realizados no Porto das Velas, em S. Jorge, como a construção da nova gare marítima e o reordenamento e ampliação do porto, vieram dar “outra dimensão ao porto, que anteriormente não existia”.

Como a ondulação obriga a repor areia no verão? Especialistas explicam

Durante o mês de Agosto, as praias da Costa da Caparica vão encerrar à vez por causa dos trabalhos de reposição de areia. A Agência Portuguesa do Ambiente afirma que a intervenção tem de ser feita no Verão porque "as condições de agitação marítima são as mais favoráveis".

Portos dos Açores pretende efectuar um estudo para a instalação de um entreposto de GNL nos Açores

As condições para a construção de instalações de um terminal de abastecimento de combustível de GNL (Gás Natural Liquefeito) na Praia da Vitória vão ser alvo de um estudo de viabilidade técnica e económica.
Numa nota remetida ao Diário Insular, a Portos dos Açores refere que obteve junto do Banco Europeu de Investimento financiamento para a realização de estudos “para implementação de uma instalação de reabastecimento de GNL nos Açores”.

«Contagem decrescente» para o «Sulphur 2020»

IMO reuniu parceiros para limar arestas

A IMO fez o ponto de situação da evolução das preparações para a entrada em vigor, por todo o mundo, da nova regulamentação sobre o índice de enxofre presente nos combustíveis do Shipping – a medida entra em vigor no dia 1 de Janeiro de 2020. Através de um documento intitulado ‘Contagem decrescente para o Enxofre 2020’, a organização detalhou os resultados da reunião com os seus parceiros.

ESTA SEGUNDA-FEIRA, 15 DE JULHO

Renegociação do Contrato de Concessão do Terminal de Contentores de Alcântara

Esta segunda-feira, dia 15 de julho, a APL - Administração do Porto de Lisboa e a Yilport Liscont vão proceder à assinatura de um Memorando de Entendimento relativo ao consenso alcançado no processo de Renegociação do Contrato de Concessão do Terminal de Contentores de Alcântara, acto presidido pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

EM 2021

Guadiana navegável entre Alentejo e Algarve com projecto de 6 milhões de euros

O projecto para permitir a navegabilidade do rio Guadiana entre Vila Real de Santo António (Algarve) e Mértola (Alentejo) vai custar seis milhões de euros e deverá terminar em 2021, anunciou esta sexta-feira a Ministra do Mar.

"É um dos investimentos mais emblemáticos do Ministério do Mar", porque "promove a navegabilidade do Guadiana" e, simultaneamente, "o desenvolvimento de toda a zona abrangida", afirmou Ana Paula Vitorino, no Pomarão, concelho de Mértola, distrito de Beja.

DGRM assina contrato para a empreitada da navegabilidade do rio Guadiana

Em cerimónia presidida pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) assinou esta sexta-feira o contrato da empreitada para a navegabilidade do troço Alcoutim-Pomarão do rio Guadiana, cujos trabalhos irão decorrer nos próximos meses. A empreitada contempla a realização das dragagens para a regularização da batimetria num canal de 30 metros ao longo do rio e a instalação do respetivo assinalamento marítimo, permitindo a navegabilidade diurna e noturna em adequadas condições de segurança.

Porto de Sines entre os maiores da União Europeia

O Porto de Sines é o 20º maior da União Europeia (UE) em peso bruto de mercadorias movimentadas. Aquele que é o primeiro maior porto artificial de Portugal e de águas profundas movimentou 46,473 milhões de toneladas em 2017, posicionando-se numa tabela liderada pelos portos de Roterdão (Holanda), de Antuérpia (Bélgica) e Hamburgo (Alemanha), a tripla da costa do Mar do Norte que faz o pódio em termos de peso bruto das mercadorias como em volume de contentores.

AÇORES

Recuperação de 5 ME dota o Porto da Madalena com condições reforçadas de protecção

O Presidente do Governo dos Açores visitou as obras de recuperação do porto comercial da Madalena, onde destacou os cerca de 26 milhões de euros que foram investidos nesta infraestrutura nos últimos 10 anos.

Vasco Cordeiro disse que se está a falar de uma "infraestrutura portuária que assume uma importância fundamental e é por isso que, nos últimos 10 anos e contando com esta intervenção que está já concluída, foram feitos investimentos superiores a 26 milhões de euros”.

AÇORES

Novo navio poderá operar antes do último trimestre do ano nos Açores

Navio da Atlânticoline “Mestre Jaime Feijó” já realiza provas de mar, a que se segue o processo de certificação, e pode vir a integrar a operação da transportadora marítima dos Açores antes do último trimestre do ano.

ESTA SEXTA-FEIRA, 12 DE JULHO

MINISTRA DO MAR NA ASSINATURA DO CONTRATO DA EMPREITADA PARA A NAVEGABILIDADE DO GUADIANA

A Ministra do Mar estará esta sexta-feira, dia 12 de julho, pelas 11h00, na cerimónia de assinatura do Protocolo entre a Direção Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e Câmara Municipal de Mértola e do contrato relativo à empreitada para a navegabilidade do Rio Guadiana (Pomarão-Mértola), que terá lugar no Centro de Interpretação do Pomarão.

Acordo para terminal de contentores de Alcântara assinado segunda-feira. Investimento é de 122 milhões

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, anunciou no Parlamento que o acordo entre a Liscont, concessionária do terminal portuário de Alcântara e a Administração do Porto de Lisboa (APL) vai ser assinado segunda-feira, envolvendo um investimento de 122 milhões de euros "maioritariamente em equipamentos".

 

VERSÃO INTEGRAL EM VÍDEO

Audição parlamentar da Ministra do Mar na Comissão de Agricultura e Mar

No canal da APP no Youtube disponibilizamos uma série de 4 vídeos reportando integralmente a audição parlamentar da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, na Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República, a 9 de Julho de 2019.

Programa Mar2020 com execução de 32,7% no fim de Junho

O programa Mar2020 tinha, em 30 junho, uma taxa de execução de 32,7%, "acima da média comunitária", que ronda os 22%, revelou no parlamento a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

Total: 4123