Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




6 E 7 DE FEVEREIRO

Esposende recebe Congresso Internacional «Sistemas de Informação do Meio Marinho»

O Município de Esposende e a Esposende Ambiente organizam o Congresso Internacional “Sistemas de Informação do Meio Marinho” que tem início esta quinta-feira, no Hotel Axis Ofir, em Fão, Esposende.

Governo quer Portugal no corredor Mediterrâneo

O Governo está a conversar com a Comissão Europeia para tentar incluir Portugal numa rede de ligações ferroviárias que liga Espanha à Hungria — conhecida como corredor Mediterrâneo. “Estamos a trabalhar para rever o corredor Mediterrâneo que começa na Hungria e termina em Espanha, parando em Sevilha. Temos alguma dificuldade em perceber como é que Portugal não está incluído nesse corredor. Estamos apenas incluídos no corredor Atlântico”, disse o ministro das Infraestruturas e da Habitação ao Expresso.

AÇORES

Protecção de emergência do Porto nas Flores adjudicada por 18,6 ME

O Governo dos Açores anunciou que a obra de protecção intermédia do Porto das Lajes das Flores, destruído com a passagem recente do furacão Lorenzo, foi adjudicada por 18,6 milhões de euros.

Sherpa do Mar debate os desafios do empreendedorismo

Decorreu recentemente o Workshop sobre os Desafios do Empreendedorismo, no âmbito do projeto Sherpa do Mar. A sessão teve lugar nas instalações da UPTEC Mar, contando com a presença de duas dezenas de participantes de diferentes fileiras da economia do Mar.

Porto de Lisboa renova compromisso iGen

A APL – Administração do Porto de Lisboa renovou o compromisso no âmbito da igualdade de género no trabalho e no emprego, com o Fórum iGen.

A cerimónia de renovação de compromisso com o iGen, Fórum Organizações para a Igualdade, assinada esta semana pela APL e outras empresas, contou com a presença da Presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), Carla Tavares, a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro e o Secretário de Estado do Adjunto do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita

IN4.0 disponibiliza plataforma de matchmaking

O projeto IN4.0, cofinanciado pelo programa Interreg Atlantic Area, dispõe de uma plataforma online que apresenta mais de duas centenas de empresas dos setores Naval e Tecnológico, dos cinco países do espaço Atlântico.
Através desta plataforma é possível estabelecer contactos com as diferentes empresas, potenciando o surgimento de novas oportunidades de negócio, colaboração ou parceria.

Bluegrowth inaugura centro internacional de vigilância e monitorização de aquiculturas

A Bluegrowth, consultora tecnológica portuguesa especializada na Economia do Mar, oficializou o lançamento do serviço integrado de monitorização e vigilância de produções aquícolas, depois de dois meses de período experimental. Um novo serviço que permitir alavancar a internacionalização da empresa.

Rota do Náutico regressa em 2020

Mais uma vez, uma colaboração estreita entre a Fórum Oceano, o Turismo de Portugal e as Entidades Regionais de Turismo, a Rede das Estações Náuticas de Portugal estará presente na BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa, no dia 12 de março.
O objetivo principal para a edição de 2020 é a promoção dos produtos turísticos náuticos integrados que constituem a oferta das ENP, junto de profissionais - operadores turísticos e outros agentes de promoção turística.

Os Portos de Portugal apresentam-se em Antuérpia, no Ship2Iberia 2020

Decorreu em Antuérpia a 5.ª edição da Ship2Iberia, iniciativa organizada pela “Atlantico Business Development”, que contou com a presença dos Portos de Leixões, Aveiro e Lisboa, a par dos portos espanhóis de Algeciras e Tarragona, para além do porto anfitrião.

PSA movimentou 85,2 milhões de TEU em 2019, ano em que «expandiu os seus horizontes»

A PSA International Pte Ltd revelou ter movimentado, em 2019, 85,2 milhões de TEU, assim aumentando o seu volume em 5,2% em relação a 2018. O terminal principal do grupo, o PSA Singapura, aumentou, em termos homólogos, o seu volume em 1,6% e contribuiu com 36,9 milhões de TEU para o total global de 2019, enquanto os terminais PSA fora de Singapura aumentaram os volumes em 8,1%, para os 49,3 milhões de TEU.

BluAct Matosinhos lança concurso

A Câmara Municipal de Matosinhos, no âmbito do projeto BluAct, está a promover um concurso para projetos empresariais que se encontrem em fase de ideia de negócio e empresas já legalmente constituídas, com menos de quatro anos, e com impacto significativo na economia do mar.

As candidaturas podem ser apresentadas até 9 de fevereiro de 2020.

MINISTRO DAS INFRAESTRUTURAS VISITOU O PORTO DE AVEIRO

Pedro Nuno Santos confiante na concretização dos projectos apresentados pela administração portuária

O Ministro das Infraestruturas esteve quarta-feira, dia 29 de Janeiro, no Porto de Aveiro, tendo tomado conhecimento de vários projectos tendentes a alavancar a competitividade do porto.

Acompanhado de Alberto Souto de Miranda, Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Pedro Nuno Santos ouviu uma exposição detalhada dos anseios manifestados pelo Conselho de Administração, a começar pelo projecto da plataforma intermodal da ferrovia:
“A plataforma é importantíssima para o crescimento do porto, pois permitirá a operação de comboios de 750m, ao invés dos actuais 400 metros – refere a Presidente do Conselho de Administração da APA, S.A.

Governo aguarda proposta de crescimento do Porto de Aveiro para definir novos investimentos

O Governo aguarda que a Administração do Porto Aveiro (APA, S.A.) apresente propostas de no âmbito de um novo plano de investimento portuário, existindo abertura, desde já, para melhorar a capacidade do ramal ferroviário, acompanhando acções nacionais já em curso.

“Este é um porto muito importante, nós temos consciência do potencial que tem de desenvolvimento e queremos trabalhar com a administração para perceber quais são os constrangimentos e aproveitar essa oportunidade”, referiu Pedro Nuno Santos, que se fez acompanhar na visita ao porto, entre outras entidades, do Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda.

Yilport: Gestão Portuária em crescimento

A Yilport dedica-se à gestão portuária e caracteriza-se pela sua ampla cobertura da fachada Atlântica. Com forte ação em Espanha e Portugal, onde operam oito terminais, a empresa orgulha-se do crescimento. Em conversa com a Revista Business Portugal, o Diretor-Geral da Yilport Iberia, Richard Mitchell, falou da consolidação para o ano de 2020, que espera ver aliada ao lançamento de novos projetos.

Porto da Casa na ilha do Corvo já está dotado de nova grua

A Portos dos Açores SA, na senda de melhorar a operacionalidade das estruturas portuárias que gere, dotou o Porto da Casa, na Ilha do Corvo, com uma nova grua móvel. Este novo equipamento de elevação, agora disponível naquela Ilha do Grupo Ocidental, vai permitir mais eficiência e eficácia na operação de carga e descarga de mercadorias servindo, assim, da melhor forma, os Corvinos.

ESTA QUARTA-FEIRA, DIA 29

DGRM promove 2.º Ciclo das Estratégias Marinhas da DQEM

A DGRM - Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos promove a Sessão Pública: 2º Ciclo das Estratégias Marinhas da DQEM, que se realiza esta quarta-feira, dia 29 de janeiro, às 09h00, no Auditório IPMA, em Algés.

A implementação do 2º Ciclo da DQEM surge no seguimento da aprovação e publicação do Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional. Com estes dois instrumentos, Portugal espera contribuir decisivamente para a melhoria ambiental das águas marinhas do Atlântico Nordeste, assumindo o seu papel enquanto estado costeiro com maiores responsabilidades nas águas marinhas pan-europeias.

LIGAÇÃO SINES-GRÂNDOLA PRIORITÁRIA

Projecto do PNI 2030 deverá ser antecipado para 2021-2025

Os consultores do Conselho Superior de Obras Públicas sugerem que o projecto seja antecipado para o período 2021 – 2025.

Esta linha, especializada no tráfego ferroviário de mercadorias permite diminuir a distância entre o porto atlântico e o Centro e Norte de Portugal, bem como a ligação a Espanha, tendo ainda a vantagem de contornar o problema da orografia da serra de Santiago de Cacém (por onde passa a actual linha Sines – Ermidas) cortando significativamente os custos de tracção e permitindo um aumento do volume das cargas movimentadas.
 

Nova proposta de terminal de contentores de Leixões mantém porto de pesca

A administração portuária revelou segunda-feira que tem concluído, para submeter à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do novo terminal de contentores de Leixões, que mantém o porto de pesca na atual localização.

Numa resposta escrita enviada à Lusa, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) garante que "não será demolido o porto de pesca", mas sim "reconfigurado e dotado de melhoradas instalações", na localização onde atualmente se encontra e para onde esteve previsto o novo terminal de contentores.

Terminais de contentores de Alcântara e Leixões na mira do apetrechamento da Yilport

Numa missiva em que desvendou a estratégia global da Yilport para o ano de 2020, Robert Yuksel Yildirim, presidente e CEO da holding turca que pertence ao Grupo Yildirim, colocou o enfoque na aposta nos terminais portugueses dos portos de Lisboa e Leixões, nos quais a empresa deposita elevadas expectativas de crescimento. Tanto o Terminal de Contentores de Alcântara como o de Leixões serão alvo de reforço em equipamento: ambos passarão a contar, na primeira metade de 2021, com seis novas gruas e-RTG’s.

AÇORES

Terminal Marítimo de São Roque do Pico lançado a concurso

O presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico reage com regozijo ao lançamento do concurso público para a construção do novo Terminal de Passageiros.
Mark Silveira afirma que esta notícia é motivo de “enorme regozijo” porque o investimento permitirá melhorar as condições de circulação marítima entre as ilhas do Faial, Pico e São Jorge, bem como contribuir para a dinamização da economia do concelho de São Roque.

Total: 4464