Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

De 27 a 29 de novembro de 2024: inscrições disponíveis na web

Porto de Lisboa acolhe a 19.ª Conferência Mundial AIVP

O Porto de Lisboa vai ser o anfitrião da 19.ª Conferência Mundial da AIVP - Association Internationale Villes et Ports (Associação Internacional de Cidades Portuárias), que se realiza entre 27 e 29 de novembro de 2024.

O evento, que vai decorrer na sede da Fundação Champalimaud, situada na área de jurisdição do Porto de Lisboa, terá como tema principal ““Open Piers: Steering flows between people, planet, and port cities” e também vai contar com várias iniciativas na Gare Marítima de Alcântara e no Terminal de Cruzeiros de Lisboa.

A 19ª Conferência Mundial da AIVP vai reunir especialistas, decisores políticos e profissionais de todo o mundo para explorar o futuro das cidades portuárias, e irá aprofundar as oportunidades que uma mentalidade renovada na relação porto-cidade está a trazer. Serão discutidas as resoluções tomadas em fóruns globais como a 29ª COP da UNFCCC, a Conferência da ONU sobre os Oceanos ou as reuniões do G20, e os impactos que têm na criação de um ambiente mais saudável nas cidades portuárias.

Carlos Correia, presidente do Conselho de Administração da APL, afirma: «Estamos comprometidos em fortalecer a relação porto-cidade, promovendo comunidades sustentáveis. Projetos como o Ocean Campus, a reabilitação do polo náutico de Belém, o Centro Interpretativo de Almada Negreiros ou a arte urbana de Vhils são exemplos do nosso esforço para tornar o porto um espaço de todos e para todos nesta cidade junto ao rio Tejo. Queremos que o Porto de Lisboa seja um catalisador de interação e inovação, motor do desenvolvimento económico, ambiental e social dos onze municípios que o unem integrando o território-terminais portuários de forma harmoniosa com a vida das pessoas.»

Recorde-se que as alterações climáticas estão a modificar a forma como a sociedade se relaciona com os rios, as costas e os mares; as tensões geopolíticas afetam os fluxos de carga, com consequências nas atividades portuárias e nos territórios circundantes.

A AIVP disponibiliza um website onde é possível consultar toda a informação relevante sobre o seu evento em Lisboa, o seu Programa e oferece ainda a possibilidade de registo on-line, para quem esteja interessado em participar.