Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
Prazo de concessões portuárias aumenta para 75 anos
Secretário de Estado das Infraestruturas anuncia nova estratégia portuária durante a Porto Maritime Week
O Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espirito Santo, anunciou, esta segunda-feira, durante a abertura da Porto Maritime Week, que o prazo máximo das concessões portuárias vai aumentar dos actuais 30 para 75 anos.
Hugo Espirito Santo referiu que em breve será publicado o Decreto-lei que define a estratégia para os portos nacionais, que está sustentada no plano 5 +: mais crescimento, mais transição energética, mais intermodalidade, mais digitalização e mais cooperação e integração.
Hugo Espirito Santo revelou que “queremos garantir um maior crescimento do setor e, para isso, precisamos de maior investimento público e privado. Ao aumentarmos o prazo máximo das concessões para 75 anos, vamos permitir que os privados possam recuperar o investimento realizado nos terminais”. O governante salientou, ainda, que espera a entrada de novos players no setor e uma coordenação e visão global entre todos os portos.
O SEI, que elogiou a Porto Maritime Week, como “referência e plataforma privilegiada para a ligação entre os profissionais do setor”, referiu que em breve todas as administrações portuárias irão apresentar à Tutela um plano de investimentos sustentado nesta estratégia e na própria visão portuária.
Hugo Espírito Santo divulgou que em Leixões o foco terá de ser o aumento da capacidade da carga contentorizada, em Aveiro será ao nível da expansão geográfica, na Figueira da Foz a procura de novas oportunidades de negócio, em Lisboa a expansão da simbiose entre porto e cidade, em Setúbal o aumento do potencial do porto através de um plano de investimentos mais agressivo e, finalmente, em Sines, a expansão do terminal de contentores.
A quinta edição da Porto Maritime Week, organizada pelo Transportes & Negócios, decorre entre 23 e 27 de setembro, no Auditório Infante D. Henrique, no Porto de Leixões, fiel ao compromisso de ser o ponto de encontro dos principais stakeholders do setor. Um encontro para abordar temas de grande relevância para a indústria, como os planos de investimento dos portos, a estratégia europeia para o setor, a indústria de cruzeiros, a digitalização, a descarbonização e a promoção da intermodalidade