Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
MANUELA PATRÍCIO:
Quando se desviam rotas de um porto, quem paga somos todos nós
Manuela Patrício, diretora de terminais portuários da Administração do Porto de Lisboa (APL), foi uma das oradoras de referência no segmento de debate 'Transporte, Logística e Eficiência Operacional', que a Associação dos Transitários de Portugal (APAT) organizou, no contexto do evento Logipack, que decorreu na FIL.
A experiente portuária analisou o papel nacional do porto lisboeta e enfatizou a importância de se valorizar mais a utilidade estratégica deste tipo de infraestruturas na economia.
![]() |
TRANSPORTE MARÍTIMO INTERNACIONAL
Transinsular «Maroc Express»
A Transinsular, empresa do Grupo ETE, lançou a 13 de Novembro um novo serviço: Transinsular Maroc Express. O novo serviço oferece uma linha regular com ligações diretas e semanais entre Leixões, Lisboa e Casablanca. Esta iniciativa reforça a conectividade entre Portugal e Marrocos, proporcionando ao mercado uma solução ágil e eficiente para o transporte de mercadorias.
O serviço é efetuado por um navio dedicado com capacidade para transportar 220 TEUs e adequado para contentores secos, frigoríficos e carga geral.
![]() |
MADEIRA
Descarga de mercadorias cresceu em 2024
Após atingir o seu valor máximo em 2004 (1 629 embarcações), o número de embarcações de comércio que entraram nos portos da Região apresentou uma tendência decrescente até 2013, estabilizando nos anos seguintes, indica a Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM).
O estudo realizado pela referida entidade dá conta de que, em 2019, verificou-se uma recuperação, entretanto anulada pelos efeitos da pandemia de 2020, que fez descer este número para o nível mais baixo desde o início do século.
No último ano disponível (2024), entraram 1.325 embarcações de comércio nos portos da RAM, constituindo o valor mais elevado desde 2013 e representando um aumento de 4,5% face ao ano precedente.
![]() |
Marinha inicia construção do navio Luís de Camões
Navio tem 137 metros de comprimento e um deslocamento de 11 000 toneladas. Será entregue em abril de 2028. Guarnição será composta por 50 militares.
A Marinha vai chamar NRP Luís de Camões, o poeta nacional de Portugal, ao futuro navio reabastecedor e logístico, cuja cerimónia de corte da primeira chapa (o início da construção) teve lugar sexta-feira num estaleiro na Turquia. A classe terá um segundo navio semelhante, que se irá chamar NRP D. Dinis, o rei-trovador.
A cerimónia no estaleiro ADA Shipyard, em Tuzla-Istambul, teve a presença de membros do governo da Turquia e do diretor de navios da Marinha portuguesa, contra-almirante Marques da Costa.
![]() |
Com operação destinada à PRIO
KAREN MAERSK estabelece novo record no Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Aveiro
O navio KAREN MAERSK atracou no dia 12 de novembro na Ponte Cais 26 do Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Aveiro, tornando-se o maior navio de sempre a escalar este terminal. Com quase 184 metros de comprimento e 28 metros de boca (largura), o navio trouxe ao Porto de Aveiro cerca de 24 mil toneladas de combustível, cuja origem é o Médio Oriente, destinadas à PRIO, empresa com operação instalada neste terminal.
A escala deste navio demonstra a capacidade operacional e a competitividade do Terminal de Granéis Líquidos. De recordar que, no ano passado, o Porto de Aveiro substituiu as defensas e cabeços de amarração da Ponte Cais 26, precisamente com o objetivo de dotar esta infraestrutura das condições necessárias para receber navios até 40 mil toneladas de deslocamento. Com a conclusão da obra, o Porto de Aveiro passou a poder receber navios de maior porte, com total segurança, dando resposta às necessidades crescentes do mercado.
![]() |
Com foco no avanço das soluções energéticas sustentáveis
APL participa na reunião do Comité de Energia e Crescimento Azul da ESPO
A Administração do Porto de Lisboa (APL) marcou presença na reunião do Comité de Energia e Crescimento Azul da ESPO – Associação Europeia de Portos Marítimos, reforçando o seu papel ativo na discussão e implementação de soluções que promovem a transição energética e a descarbonização portuária na Europa.
O encontro, que reuniu representantes de mais de uma dezena de portos europeus, centrou-se nos temas estratégicos da agenda energética europeia, com destaque para o abastecimento elétrico a navios (Onshore Power Supply – OPS), as energias renováveis e os combustíveis alternativos. Estes temas assumem uma importância crescente no contexto das políticas europeias para a neutralidade carbónica e da revisão dos instrumentos regulatórios aplicáveis ao setor marítimo e portuário.
![]() |
EM MATOSINHOS
Business2Sea - 24 e 25 de novembro
A 12.ª edição do Business2Sea, um maiores eventos de negócios e inovação nas indústrias marítimas, realiza-se nos dias 24 e 25 de novembro, em Matosinhos. Focado na promoção da economia azul e no desenvolvimento sustentável do setor marinho, o evento reúne anualmente uma grande diversidade de especialistas, incluindo empresas, investidores, entidades governamentais, universidades e centros de investigação.
O objetivo principal é impulsionar a inovação e promover soluções sustentáveis para o uso dos recursos marinhos.
![]() |
Portos de Lisboa e de Setúbal movimentam 13,3 milhões de toneladas até setembro de 2025
Os Portos de Lisboa (APL) e de Setúbal (APSS) registaram um desempenho positivo no acumulado entre janeiro e setembro de 2025, movimentando em conjunto 13,3 milhões de toneladas. Este resultado confirma a tendência de expansão sustentada da atividade portuária na região e reforça o papel estratégico deste cluster como eixo logístico fundamental para a economia nacional e para o comércio internacional.
A Carga Geral manteve-se como um dos principais motores deste desempenho, com 6,125 milhões de toneladas movimentadas nos dois portos. A Carga Contentorizada totalizou 5,04 milhões de toneladas, enquanto a carga fracionada registou um desempenho notável ao somar 1,09 milhões de toneladas.
![]() |
Porto de Sines vai ter novo cais para uso civil e militar
O Porto de Sines vai construir um novo cais no terminal multipurpose que terá uma utilização dual, civil e militar, adiantou Pedro do Ó Ramos em entrevista ao Negócios e Antena 1.
O presidente da administração portuária adianta que o estudo prévio já foi aprovado e o projeto de execução deverá estar concluído em 2026, rondando o investimento nesta obra os 90 milhões de euros.
![]() |
CNN PORTUGAL SUMMIT | A 28 DE NOVEMBRO, EM ÍLHAVO
O Mar das Oportunidades
Portugal é um país profundamente marcado pelo Atlântico. Com uma Zona Económica Exclusiva (ZEE) de cerca de 1,7 milhões de km² — mais de 18 vezes a área do território continental —, o mar representa não apenas uma herança histórica, mas também uma das maiores fontes de futuro.
No plano económico, ambiental, mas também na dimensão da defesa e segurança, a posição atlântica de Portugal coloca-o no centro das grandes dinâmicas geopolíticas e torna imprescindível uma estratégia robusta para a proteção dos recursos e das rotas marítimas.
“O mar de oportunidades” é o mote da próxima CNN Portugal Summit, uma conferência que reúne em Ílhavo especialistas nacionais e internacionais para debater o futuro de um território que também é Portugal.
![]() |
MADEIRA
APRAM lança sistema digital que revoluciona a gestão de reservas de cais
É mais um passo concreto no caminho da digitalização e desmaterialização de processos. A Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA), empresa tutelada pela Secretaria Regional da Economia, está na fase final do desenvolvimento de uma nova Plataforma de Gestão de Reserva de Cais para escalas de navios de cruzeiro.
A nova solução, totalmente digital, representa um conjunto de vantagens ao nível da eficiência, da transparência, da comunicação e da segurança de dados, quer para a APRAM, quer para os agentes de navegação que passam a dispor de um canal único para solicitar as reservas de cais para os navios de cruzeiros.
![]() |
A 3 E 4 DE DEZEMBRO
Porto de Sines acolhe conferência de inovação
Nos dias 3 e 4 de dezembro, o Porto de Sines recebe a “International Innovation Conference 2025″, coorganizada pela Nexus Agenda & D2xCEL. Este encontro internacional, dedicado à inovação em transporte sustentável, logística e infraestruturas, reunirá líderes de 150 entidades para debater a transição digital e verde do setor.
Coorganizada pela NEXUS Agenda e pela D2xCEL, a conferência internacional vai centrar-se em quatro eixos estratégicos: digitalização, descarbonização, sustentabilidade e segurança — e no papel que estes vetores desempenham na transformação do transporte, do comércio e das cadeias logísticas globais.
![]() |
Portos de Lisboa e de Setúbal reafirmam compromisso com o desenvolvimento da náutica de recreio
Os Portos de Lisboa e de Setúbal marcaram presença no 1.º Congresso Náutico Internacional, uma iniciativa organizada pela ACAP – Associação Automóvel de Portugal, através da sua Divisão da Náutica, que reuniu em Mafra um vasto conjunto de especialistas e entidades ligadas ao setor marítimo-portuário e à náutica de recreio.
No II Painel – “Infraestruturas Náuticas: Desafios e Oportunidades”, os Portos de Lisboa e de Setúbal estiveram em destaque ao partilhar a sua visão sobre o papel das infraestruturas náuticas no desenvolvimento económico e territorial, bem como sobre a importância de uma estratégia nacional integrada para o setor.
![]() |
APS defende elaboração de «master plan» para Sines
O Presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), Pedro do Ó Ramos, participou no XI Congresso da AGEPOR – Associação dos Agentes de Navegação de Portugal, integrado no painel “Os Portos Portugueses e o Mar”, que reuniu os presidentes das administrações portuárias nacionais.
Na sua intervenção, Pedro do Ó Ramos sublinhou a necessidade de um planeamento estratégico integrado para Sines, capaz de dar resposta à dimensão excecional dos investimentos previstos para a região, estimados em cerca de 24 mil milhões de euros.
![]() |
Porto de Aveiro reforça segurança da navegação e contribui para o reforço do cordão dunar
O Porto de Aveiro retomou os trabalhos de dragagem de manutenção do canal principal de navegação de acesso ao porto. Esta operação visa garantir as normais condições de segurança da navegação e reflete, simultaneamente, o compromisso da Administração do Porto com a sustentabilidade e a proteção do litoral. Os sedimentos dragados estão a ser depositados a sul do 1.º esporão da Barra/Costa Nova, com o objetivo de reforçar o cordão dunar nessa zona. A intervenção está a ser desenvolvida em estreita colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
![]() |
Porto de Sines reforça posicionamento na China
O Porto de Sines participou na 2ª Edição da C-PLPEX – China Portuguese Speaking Countries Economic and Trade Expo, uma iniciativa realizada em simultâneo com a 30ª Feira Internacional de Macau, e que decorreu entre os dias 22 e 25 de outubro.
Sob o tema “Criar Novas Oportunidades de Cooperação com Base no Novo Padrão de Desenvolvimento”, o evento centrou-se em diversos setores empresariais e da indústria, desde a transição energética e novos combustíveis, digitalização e inovação, Economia Azul, setor agroalimentar, comércio eletrónico internacional e outros serviços, tendo como principal objetivo promover as empresas e produtos dos países de língua portuguesa no mercado Chinês, no sentido de reforçar o relacionamento comercial e institucional entre os países da lusofonia e a República Popular da China.
![]() |
Porto de Sines recebe visita do novo Coordenador Europeu do Corredor Atlântico
O Porto de Sines recebeu a 22 de outubro a visita do novo Coordenador Europeu do Corredor Atlântico, François Bausch, acompanhado por uma delegação da Comissão Europeia, representantes de gabinetes governamentais das Infraestruturas e Infraestruturas de Portugal.
A comitiva foi recebida pelo Conselho de Administração da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, representado pelo Presidente Pedro do Ó Ramos e pela Administradora Fernanda Nunes, tendo a visita incluído uma apresentação institucional dedicada ao papel estratégico do Porto de Sines no contexto do Corredor Atlântico, destacando o compromisso contínuo com a sustentabilidade, digitalização, inovação e o reforço da conectividade ao hinterland ibérico e europeu.
![]() |
Porto de Aveiro reforça movimento de mercadorias
Mais de 20 mil toneladas de trigo chegaram ao Porto de Aveiro na passada semana, a bordo do navio Federal Katsura, com 190 metros de comprimento. Este movimento reflete o dinamismo crescente da atividade portuária e a confiança dos operadores nas condições operacionais do porto.
Entre janeiro e setembro de 2025, o Porto de Aveiro movimentou 4,44 milhões de toneladas de mercadorias, mais 6% do que em igual período de 2024. É o melhor resultado desde 2022, evidenciando uma trajetória sustentada, impulsionada sobretudo pela movimentação de granéis.
![]() |
Delegação turca visita o Porto de Leixões para reforçar cooperação no setor das infraestruturas e transportes
O Porto de Leixões recebeu, no dia 16 de outubro, uma delegação do Ministério das Infraestruturas da Turquia, composta por representantes das áreas de Planeamento, Estratégia, Infraestruturas e Ferrovia, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre as operações portuárias nacionais e promover o intercâmbio de boas práticas no contexto europeu.
No mesmo dia, o porto acolheu igualmente uma delegação de empresários turcos, acompanhada pelo Embaixador da Turquia em Portugal, reforçando o interesse comum em estreitar relações institucionais e empresariais entre os dois países.
![]() |
Porto de Setúbal reforça segmento de carga projecto
Terminal Tersado recebe dois reactores de oxigénio para a The Navigator Company
O Terminal Tersado do Porto de Setúbal recebeu e descarregou a 20 de outubro dois reactores de oxigénio com destino à unidade fabril da The Navigator Company, situada na zona industrial da Mitrena, junto ao porto.
A carga chegou a Setúbal proveniente do porto de Paldiski Lounasadam, na Estónia, a bordo do navio “WILSON DOVER”, de bandeira norueguesa, com 87,42 metros de comprimento e 2 481 toneladas de arqueação bruta (GT), agenciado pela Seteshipping.



















