Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Porto de Setúbal cresce nos segmentos Ro-Ro e Granéis Líquidos

  Os resultados alcançados pelo Porto de Setúbal em 2025 confirmam a solidez do seu posicionamento estratégico e a sua capacidade de adaptação a um contexto económico exigente. Ate novembro de 2025, o porto movimentou cerca de 5,8 milhões de toneladas de mercadorias, refletindo uma evolução global marcada por ajustamentos conjunturais, mas também por desempenhos muito positivos em segmentos-chave.

Nestes onze meses, o tráfego roll-on roll-off (Ro-Ro) voltou a afirmar-se como um dos principais motores de crescimento do porto, com a movimentação de mais de 313 mil viaturas, o que representa um aumento de 9,1% face ao período homólogo. Este desempenho reforça o papel do Porto de Setúbal como plataforma logística de referência para a indústria automóvel, ao serviço das exportações nacionais.

Smart Ocean e Ocean 14 Capital celebram acordo para impulsionar investimento sustentável na economia azul

  A Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Parque de Ciência e Tecnologia do Mar de Peniche (APDPCTMP) – Smart Ocean e a Ocean 14 Capital, fundo de investimento sediado em Londres e especializado em soluções oceânicas sustentáveis, assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) que estabelece as bases para uma colaboração estratégica no âmbito da economia azul em Portugal.

O acordo tem como objetivo promover novas oportunidades de cooperação, investimento e inovação sustentável, conectando o ecossistema científico e tecnológico do Smart Ocean Peniche à experiência internacional da Ocean 14 Capital no financiamento de soluções transformadoras relacionadas com o oceano.

Empreendedor Mar

A economia do mar, a formação e a literacia do Oceano, o conhecimento e a protecção do meio marinho, carecem de uma combinação de recursos entre os quais recursos financeiros cuja origem de financiamento pode ser múltipla, de natureza pública e privada.

Porto de Sines integra debate sobre o desenvolvimento económico da Península Ibérica

  Pedro do Ó Ramos, Presidente do Conselho de Administração da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA, foi um dos Oradores do “Foro Economico del Suroeste Ibérico”, que teve lugar no Centro de Exposições e Congressos de Badajoz.

Numa organização da Prensa Ibérica, o evento reuniu líderes institucionais, presidentes de câmara, executivos e especialistas de diversas áreas do tecido empresarial, tendo como objetivo dar destaque a um território que inclui a Extremadura e a Andaluzia Ocidental, juntamente com as regiões portuguesas do Alentejo e do Algarve, analisando os desafios estruturais e as oportunidades de crescimento de uma região que, apesar da sua dimensão e potencial, continua a ocupar uma posição periférica nos principais processos de tomada de decisão.

Emprego na Economia do Mar está a crescer

  Entre 2010 e 2022, o número de trabalhadores nas empresas directamente ligadas à Economia do Mar aumentou cerca de 70%, totalizando 138 253 empregos.

O sector de Recreio, Desporto e Turismo destacou-se com um crescimento de cerca de 120%, mas todos os setores — incluindo pesca, portos, construção naval e recursos marinhos — registaram evolução positiva.

Economia azul em Portugal: um mar de oportunidades

 A economia do mar representa 5% do PIB português e tem grande potencial de crescimento, impulsionada pela Estratégia Nacional para o Mar 2030. O setor abrange diversas áreas, desde o turismo costeiro até às energias renováveis offshore, e conta com startups inovadoras que já somam 194 milhões de euros em avaliação.

A Política Marítima Integrada da União Europeia (PMI) serve como base para a Estratégia Europeia para a Economia do Mar. A PMI visa promover o desenvolvimento sustentável de todas as atividades marítimas e costeiras, melhorando a coordenação entre diferentes políticas setoriais e incentivando o crescimento económico sustentável no setor marítimo, também conhecido como “Crescimento Azul”. Através da PMI, a UE procura garantir a proteção do ambiente marinho, promover a segurança marítima e fortalecer a cooperação internacional em assuntos marítimos, criando um quadro propício para o desenvolvimento da economia do mar em Portugal e em toda a Europa.

Porto de Lisboa testa resposta a cenários de ameaça em exercício anual de segurança

  O Porto de Lisboa realizou no dia 18 o seu exercício anual de proteção e segurança, no âmbito do Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS), numa operação de grande dimensão que envolveu todas as instalações portuárias e a mobilização alargada das principais autoridades com responsabilidades na área da segurança marítima e portuária.

A iniciativa contou com o envolvimento ativo da equipa da APL - Administração do Porto de Lisboa, em estreita articulação com a Capitania do Porto de Lisboa e a Polícia Marítima, a Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras da GNR, a Polícia de Segurança Pública (PSP), a Polícia Judiciária (PJ), o Serviço de Informações de Segurança (SIS) e a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), entre outras entidades.

Aves marinhas são ligações «críticas» entre ilhas, oceano e pessoas

 As aves marinhas são importantes elementos de ligação entre os ecossistemas oceânicos e terrestres e reforçar a sua proteção pode ajudar a combater as alterações climáticas, a degradação dos ambientes marinhos e a perda de biodiversidade.

Quem o diz é uma equipa de cientistas que, num artigo publicado na revista ‘Nature Reviews Biodiversity’, apresenta o conceito de “economia circular das aves marinhas”. De forma simples, refere-se aos processos naturais através dos quais as aves marinhas transferem nutrientes do oceano para terra e vice-versa, moldando a biodiversidade e promovendo a saúde dos ecossistemas a múltiplas escalas.

Porto de Setúbal assinala 102º aniversário

 O Porto de Setúbal celebrou no dia 18 de dezembro o seu 102º aniversário, assinalando mais de um século de história, crescimento e contributo determinante para o desenvolvimento económico da região e do país.

As comemorações decorreram no Cais 3 do Porto de Setúbal e incluíram um programa diversificado, que envolveu colaboradores, parceiros e a comunidade portuária, reforçando a ligação do porto às pessoas que diariamente contribuem para a sua atividade e afirmação.

O programa contemplou a entrega dos Prémios Âncora aos trabalhadores aposentados, a receção aos novos colaboradores, bem como a entrega de prémios do 3.º Concurso de Fotografia do Porto de Setúbal, iniciativa que promove o olhar artístico sobre a atividade portuária e a sua envolvente.

OIT explica causas de morte no mar

  Novos dados publicados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), identificam as principais causas de morte no mar, revelando riscos críticos para a segurança e saúde.

Com dados de 51 países, a análise sublinha a necessidade urgente de sistemas de notificação mais robustos e de medidas de segurança específicas, tal como previsto na Convenção do Trabalho Marítimo de 2006.

O Atlântico Norte e a Importância do Árctico para Portugal

 Numa visão a 360º, como lembra Nuno Sardinha Monteiro _ doutrina que Portugal foi pioneiro a impor na NATO _ compreendendo as profundas implicações do que acontece no Árctico no Atlântico Norte, bastando para tal lembrar tão só as crescentes incursões dos mais avançados submarinos nucleares russos da Frota do Norte estacionados na Base Naval na Baía de Kola, como também sublinha Armando Marques Guedes, Portugal deve olhar com máxima redobrada atenção para o Árctico, não sendo nunca de esquecer nesse enquadramento, por razões diversas, a ECA do Nordeste Atlântico aprovada recentemente por promoção de Portugal, tal como descreve Teresa Barros Cardoso.

18 DE DEZEMBRO

102.º Aniversário do Porto de Setúbal

Esta quinta-feira, 18 de Dezembro, passam 102 anos da criação de um organismo próprio vocacionado para a gestão do Porto de Setúbal, a então Junta Autónoma das Obras do Porto e da Barra de Setúbal e do Rio Sado.
Assinalando a data, difundimos newsletter com artigos sobre o Porto de Setúbal publicados no portal da APP.
 

Dos Inesperados Desafios de Soberania Colocados pelos Cabos Submarinos

  Se a nova realidade da interligação dos Continentes e respectivas Nações por Cabo Submarino é hoje incontestável, essa espécie de novo nervo de intercomunicação planetária de informação também coloca desafios de afirmação de soberania, de defesa e de segurança, em muitos casos, algo inesperados, até por algumas novas capacidades tecnológicas que possibilitam, ou começam a possibilitar, para as quais, passando ainda relativamente despercebido à maioria das pessoas e, muitos em especial, dos políticos, Alexandre Santos Fernandes, José Barros e Luís Bernardino, vão no entanto começando a chamar a atenção.

A 26 de fevereiro 2026, em Lisboa

Feira de Emprego e Carreiras Azuis

  A Feira de Emprego e Carreiras Azuis vai realizar-se no dia 26 de fevereiro de 2026. A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. A participação está limitada ao espaço disponível no local do evento.

A Feira de Emprego e Carreiras Azuis é um evento fundamental para quem pretende trabalhar ou desenvolver atividade relacionada com cruzeiros, iates, turismo náutico, navios de carga, instalações portuárias e logística, construção e reparação naval, energias renováveis no oceano, pesca e aquicultura, segurança, serviços marítimos, ambiente e sustentabilidade, entre outros setores de atividade da economia azul.

Deve Portugal ter Navios de Manutenção de Cabos Submarinos?

  A pergunta é meramente retórica? Possivelmente porque, infelizmente, não há actualmente em Portugal empresas nem um ecossistema económico o que, sob muitos aspectos, pareceria uma fonte de negócio evidente, como a conversa com Mário Pinho, Presidente da AIN, José Barros, ex-alto quadro da ANACOM, e Rui Ribeiro, Vice-Presidente do OEID, bem o ilustra.

PORTOS DE LEIXÕES E VIANA DO CASTELO PARTICIPAM NO MILLENNIUM PORTUGAL EXPORTADOR 2025

  Os Portos de Leixões e Viana do Castelo marcaram presença na 20.ª edição do Millennium Portugal Exportador, realizada no Europarque, em Santa Maria da Feira.

Reconhecido como o maior fórum nacional dedicado à internacionalização das empresas portuguesas, este encontro promove a criação de novas oportunidades e reforça a presença das empresas portuguesas nos mercados internacionais. Esta edição reuniu entidades nacionais e internacionais e contou com uma ampla área de exposição, complementada por um programa diversificado de conferências temáticas, cafés de debate, workshops especializados e reuniões bilaterais, fomentando contactos e parcerias estratégicas.

A participação dos Portos de Leixões e Viana do Castelo reforça o compromisso da APDL em promover as exportações e a competitividade da economia nacional, evidenciando o papel estratégico dos portos no desenvolvimento económico e na internacionalização das empresas

Sines e Suape com aproximação para parceria portuária

  O Complexo Industrial e Portuário de Suape, no Nordeste do Brasil, está a negociar uma parceria estratégica com o Porto de Sines, avançando num entendimento que poderá aproximar os dois lados do Atlântico. Sines, considerado o porto europeu mais próximo da região nordestina, surge como opção natural para servir de plataforma de entrada das exportações brasileiras no mercado europeu.

As administrações dos dois portos destacam a semelhança das suas estruturas, ambas reúnem áreas industriais de grande dimensão, ligações logísticas diversificadas e interesse crescente em projectos ligados à transição energética.

Entre o mar e o risco: como se protege um porto em 2025

 Com rotas mais longas e voláteis desde o Mar Vermelho e um ambiente digital mais hostil, a segurança portuária tornou-se um dos pilares da competitividade económica e da continuidade operacional. Do tráfego ilícito à cibersegurança, o risco deixou de ser periférico para se tornar estrutural, exigindo operações, tecnologia e governaçáo à prova de stress. Portugal tem vindo a responder, do enquadramento ISPS a iniciativas como a Port Cyber Arena.
Nesta reportagem, mostra-se o que mudou e o que está em jogo.

Segurança, saúde e bem-estar a bordo

  O relatório Crew Claims Report 2025, publicado pela norueguesa Gard, descreve as principais tendências e desenvolvimentos em lesões, doenças e fatalidades de marítimos, em todo o mundo.

Com base em dados de sinistros de 2024 e em insights de mais de 6000 marítimos, o relatório revela um aumento preocupante da morte de tripulantes e enfatiza a necessidade de priorizar o bem-estar mental e físico no mar.

CNN PORTUGAL SUMMIT

Salvador Malheiro: Governo quer «catapultar» país para o mercado de carbono azul

 Salvador Malheiro, Secretário de Estado das Pescas e do Mar, adianta, na CNN Summit, que Portugal está "praticamente" a atingir a meta dos 30% de áreas marinhas protegidas dentro da sua Zona Económica Especial.
O país está, assim, muito próximo de atingir o objetivo que tem em comum com as restantes nações que representam 42% de toda a linha costeira do planeta. "Estamos todos alinhados na sustentabilidade do oceano", acrescenta.

O governante destaca que "Portugal está a afirmar-se enquanto nação marítima de excelência", com uma ZEE "enorme só atrás da França e da Inglaterra".

Total: 932