Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Porto da Figueira mostra «resiliência», crescendo 5,8% entre Janeiro e Outubro de 2020
Os dados preliminares da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, referentes ao período Janeiro-Setembro já davam claros sinais de um rumo positivo na movimentação de cargas no Porto da Figueira da Foz; agora, a infra-estrutura portuária adianta que, até ao mês de Outubro, atingiu a marca dos 1,7 milhões de toneladas processadas, o que traduz um crescimento de +5,8% face ao período homólogo de 2019.
![]() |
Porto de Sines «ajuda» Amazon a ter interesse em Plataforma Logística
A criação da Plataforma Logística do Sudoeste Europeu, em Badajoz, junto à fronteira do Caia, tornou-se suficientemente atractiva para a gigante norte-americana Amazon, segundo avança o jornal Tribuna do Alentejo. A empresa criada por Jeff Bezos projecta um centro logístico com 200.000 metros quadrados e que pode criar 1000 postos de trabalho directos.
A maior empregadora privada dos Estados Unidos olha agora para a raia ibérica com bastante interesse, dada a plataforma logística ibérica ser próxima da autoestrada Lisboa-Madrid e à linha ferroviária localizada perto da fronteira do Caia, com acesso directo e rápido aos portos, o de Setúbal, mas em especial o super competitivo Porto de Sines , e que é previsto que esteja terminada em 2024. O objectivo da Amazon é conseguir, a partir deste centro, enviar as encomendas para toda a Europa. O projecto está em consulta pública e deverá ser considerado de interesse regional.
![]() |
Ministério do Mar saúda iniciativa responsável das Organizações de Produtores do Centro e Norte do País
As organizações de produtores da pesca do cerco do centro e norte tomaram a iniciativa de recomendar aos seus associados a não captura e correspondente venda de biqueirão, a partir das 24 horas de 27 de novembro, em qualquer porto de pesca a norte da Nazaré, recomendação que se estenderá até ao final do corrente ano de 2020.
O Ministério do Mar considera que a decisão das organizações de produtores revela um elevado sentido de responsabilidade e mostra o empenho em promover uma gestão partilhada dos recursos disponíveis, que tem como principais objetivos assegurar a sua sustentabilidade e promover o melhor rendimento possível da pescaria.
![]() |
AÇORES
Almovi reforça o Porto da Praia da Vitória com nova grua móvel da Gottwald
O Porto da Praia da Vitória recebeu um importante reforço para o incremento da sua capacidade operacional, por via da recente entrega, pela empresa Almovi, de uma nova grua móvel portuária da marca Gottwald.
Com capacidade para 100 toneladas, a grua do Modelo 3 Gottwald proporciona um raio de trabalho até 40 metros e uma velocidade de içamento de 120 metros/minuto, sendo utilizada para movimentação de contentores e outras cargas em navios até 2 500 TEU (classe Standard).
![]() |
ESTA TERÇA-FEIRA
NERLEI promove debate sobre «Impactos e Consequências do Brexit nos Procedimentos Aduaneiros»
A Associação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI) promove esta terça-feira, 24 de Novembro, a partir das 14h30, o webinar “Impactos e Consequências do Brexit nos Procedimentos Aduaneiros”.
Organizado via Microsoft Teams, com live streaming para o Facebook da NERLEI, este encontro online pretende esclarecer as grandes alterações no modo como se irão efectuar as relações comerciais com este país, nomeadamente, no que diz respeito à aplicação de formalidades aduaneiras, cobrança de IVA e circulação de mercadorias e bens.
![]() |
Filipe Carvalho Pedroso é o novo Presidente do Registo Internacional de Navios da Madeira
Filipe Carvalho Pedroso é o novo Presidente do Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR): a nomeação feita pelo Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, foi oficializada após despacho do governante datado do dia 11 de Novembro.
![]() |
TERMINAL XXI
PSA Sines adjudica expansão
A PSA SINES, concessionária do Terminal de Contentores do Porto de Sines (Terminal XXI), adjudicou a primeira fase de expansão desta infraestrutura portuária ao agrupamento concorrente MOTA-ENGIL, ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO, S.A. / ETERMAR – ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO, S.A. na sequência do concurso lançado em agosto.
Esta fase da ampliação compreende a construção de mais 204 metros de cais por forma a dotar o terminal de um cais corrido com 1.150 metros até ao final de 2021, representando um investimento privado de 16,5 milhões de euros.
![]() |
Acesso ao porto de mar de Viana do Castelo fica circulável até final de dezembro
O presidente da Câmara de Viana do Castelo garantiu esta quinta-feira que o acesso rodoviário ao porto de mar abre à circulação até final de dezembro, após dois meses de suspensão da obra, contestada pelo abate de 30 árvores.
![]() |
Sines registou volume de TEU «mais elevado de sempre no tráfego com o hinterland»
De acordo com os dados compilados e tratados pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, referentes à movimentação portuária de cargas no período Janeiro-Setembro, o Porto de Sines registou «o volume de TEU mais elevado de sempre no tráfego com o hinterland, de 372,2 mil TEU».
![]() |
Açores assumem a Presidência das Regiões Ultraperiféricas da Europa
Os Açores assumem, dia 23, a Presidência da Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas para o período de Novembro de 2020 a Novembro de 2021.
Os trabalhos têm início segunda-feira com a reunião do Comité de Acompanhamento da Conferência, e a Conferência encerra sexta-feira, 26 de Novembro, com a passagem da Presidência da Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas de Maiote para os Açores.
![]() |
APDL
Mais de 100 mil euros serão investidos em obras no Cais da Pala (Baião)
A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo vai investir 130 mil euros na realização de obras no Cais da Pala, situado na União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, em Baião.
Os trabalhos vão dotar a infraestrutura da margem direita do Douro de capacidade para acolher as embarcações de maior porte e reforçar a sua segurança, estando previstos vários trabalhos de reparação das estruturas flutuantes. A empreitada já está adjudicada e está previsto que esteja concluída no primeiro trimestre de 2021.
![]() |
«Queremos colocar os navios em todas as regiões onde normalmente operamos no momento certo»
Eduardo Cabrita, diretor geral da MSC Cruzeiros para Portugal, fala sobre o futuro da companhia, das suas expectativas, e forma de atuar em plena crise.
![]() |
AUTOEUROPA
Abastecimento de caixas de velocidade do T-Roc passa pelo Porto de Sines
O complexo industrial da Volkswagen Argentina, em Córdoba é, actualmente, o centro mundial de produção de caixas de velocidade do Grupo e, desde Julho, que a Volkswagen Autoeuropa tem recebido caixas de velocidade provenientes da Argentina.
De acordo com a empresa em Portugal, recebem 456 caixas de velocidade, semanalmente, do centro industrial argentino através de transporte multimodal. Entre Córdoba e o porto de Buenos Aires segue pela rodovia e, deste porto até ao de Sines o transporte é por via marítima. Por sua vez, de Sines até à Palmetal, que se situa no parque industrial da Volkswagen Autoeuropa, o transporte é realizado por camião.
![]() |
Descarga de bobines em Viana do Castelo contou com sinergia de forças do Grupo ETE
No dia 9 de Novembro, o Porto de Viana do Castelo foi palco de uma operação que implicou a descarga de bobines – a operação materializou-se graças à cooperação entre três empresas que integram o Grupo ETE.
![]() |
Leixões e Setúbal fixam novos records de volume de TEU no período Janeiro-Setembro
Os portos de Leixões e de Setúbal seguem de vento em popa no que à movimentação de contentores diz respeito: segundo os dados da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), os dois portos voltaram a fixar recordes no segmento (registando volumes de TEU mais altos de sempre em Janeiro-Setembro) assim dando um contributo significativo para a recuperação dos volumes globais do sistema portuário nacional.
![]() |
Instituições Europeias: Concurso público na área da economia azul
O Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP) lançou um concurso público na área da economia azul: o "2020 Blue Economy Window - BlueInvest Grants", que conta com um montante total de 20 milhões de euros.
A call para o Blue Economy Window - BlueInvest Grants está aberta de 12 de novembro de 2020 até 16 de fevereiro 2021
![]() |
Porto de Sines reforça liderança e alcança «quota maioritária absoluta» de 50,5%
A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) divulgou os resultados da movimentação de cargas nos portos do Continente no período Janeiro-Setembro de 2020: o Porto de Sines reforçou a sua liderança nacional, alcançando uma «quota maioritária absoluta» de 50,5%.
![]() |
Grupo de trabalho estuda soluções para avarias na ponte móvel de Leixões
Na sequência das avarias ocorridas na Ponte Móvel de Leixões e da repercussão pública que esta circunstância tem vindo a causar, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) dá nota pública do rigoroso cumprimento dos contratos de manutenção com empresas da especialidade e da realização de vistorias semanais ao funcionamento da ponte móvel.
![]() |
NUNO ARAÚJO:
«Vamos fazer o maior investimento do sector marítimo dos últimos anos»
«Vamos fazer o maior investimento do sector marítimo dos últimos anos, no total de 147 milhões de euros», afiança Nuno Araújo, Presidente da APDL, realçando que os investimentos em curso visam «aumentar a sua competitividade, contribuindo para criar soluções logísticas de apoio à indústria». O plano de investimentos, frisou, passa «pela transição energética e pela digitalização». A intenção, explica, é «aumentar a digitalização do nosso negócio, através de investimento partilhado, mobilizado pela autoridade portuária».
![]() |
Comboios de 740 metros: a chave para obter uma maior competitividade «a curto prazo»
O painel ‘A interoperabilidade ibérica e europeia. O Corredor Atlântico’, que integrou o 14º Congresso da ADFERSIT, debateu a ferrovia e as questões prementes ligadas à interoperabilidade. Carlos Vasconcelos, administrador da Medway, voltou a enfatizar a implementação de comboios de 740 metros como uma das chaves para uma maior competitividade do sector ferroviário de mercadorias já no presente.