Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

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A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




EISAP ENFATIZA:

«Quanto mais tonelagem tivermos registada mais peso político teremos»

A argumentação é simples e directa: a tonelagem faz toda a diferença no peso político que uma bandeira e um país podem ter junto das instituições internacionais. Na visão da EISAP (European International Shipowners Association of Portugal), a bandeira nacional deve esforçar-se por ser dinâmica e competitiva, para assim captar mais tonelagem para o registo de navios – assim, Portugal só terá a ganhar no teatro político.

Zonas costeiras de Mafra e Cascais: candidaturas + CO3SO e Mar 2020 abertas até 16 de Novembro

Até 16 de Novembro estão a decorrer as candidaturas ao Programa + CO3SO nas zonas costeiras de Mafra e Cascais, através do GAL Ericeira Cascais, gerido pela A2S.

Este sistema de incentivos destina-se a apoiar micro e pequenas empresas, bem como organizações do sector social, a fazer face aos encargos com a contratação de pessoal, sem termo.

Arranca o Estudo de Melhoria das Acessibilidades Marítimas do Porto de Aveiro

A APA – Administração do Porto de Aveiro, S.A. vai iniciar no dia 1 de setembro o “Estudo da Melhoria das Acessibilidades Marítimas do Porto de Aveiro”.
Este estudo tem como objetivo geral avaliar medidas e obras que possibilitem a melhoria das acessibilidades marítimas, de forma a permitir o acesso a navios com maiores dimensões, em melhores condições de segurança e em qualquer condição de maré.

«Lisboa pode voltar a ser uma grande capital marítima», admite Jorge d Almeida

O Presidente da Comunidade Portuária e Logística de Sines marcou presença na última edição do programa ‘Fronteiras’, emitido pela RTP3, tendo analisado a economia do Mar portuguesa e as capacidades do sector marítimo-portuário em gerar mais-valias para Portugal. Jorge d’Almeida frisou, quando questionado sobre uma possível falta de aposta nas potencialidades do Mar, que «Lisboa pode voltar a ser uma grande capital marítima».

Para que Lisboa volte a deter esse estatuto de «capital marítima», explicou Jorge d’Almeida, será necessária uma confluência de interesses pujante o suficiente para dar corpo a um caso de sucesso como aquele que se viveu e ainda se vive no Porto de Sines – uma coordenada e profícua sinergia de interesses entre a esfera privada e a pública, algo que esteve na origem da acentuada evolução do porto alentejano nos últimos 15 anos.

PORTO DE SETÚBAL

Contentores crescem mais de 50% em Julho

 O Porto de Setúbal registou no mês de julho um aumento global de 26,5% na tonelagem transportada, face ao mês homólogo do ano anterior, com um crescimento significativo em praticamente todos os segmentos de carga, desatacando-se, em particular, a carga contentorizada com um crescimento de 51,6%.

Registe-se igualmente o crescimento verificado na carga fracionada, com um aumento de 112,8%, e nos graneis sólidos, com um crescimento de mais de 18% a que correspondem 235,5 mil toneladas.

CARLOS VASCONCELOS:

Reabertura da Linha do Douro-Salamanca potenciaria competitividade internacional da ferrovia

Em entrevista concedida ao ‘Dinheiro Vivo‘, Carlos Vasconcelos, administrador da empresa Medway, abordou diversos temas da vida da transportadora ferroviária e analisou alguns dos dossiers pendentes do sector. O gestor defende a reabertura da Linha do Douro até Salamanca, explicando que tal poderá configurar um incremento da «competitividade da ferrovia para Espanha e sobretudo para as Astúrias».

A PARTIR DESTE SÁBADO, 22 DE AGOSTO

Unifeeder aumentará capacidade do serviço semanal entre o Benelux e Portugal

A partir deste sábado, 22 de Agosto, a Unifeeder, armador feeder e de transporte marítimo de curta distância (short sea), procederá ao aumento da capacidade do seu serviço semanal que faz a conexão entre o Benelux e Portugal (portos de Lisboa e Leixões).

«Com a implementação de novas embarcações a partir de Roterdão, adequadas para o transporte de todos os tipos de contentores, poderemos consolidar os fluxos de carga intra-europeus em uma única embarcação e distribuí-los para os principais portos de Portugal», anunciou a Unifeeder, detalhando ainda não existirem «restrições quanto aos tipos de contentores» uma vez que o armador lida «com todas as variedades».

INVESTIMENTO RONDA O MILHÃO DE EUROS

Porto de Sines reforça capacidade para a inspecção de contentores

O Porto de Sines reforçou a capacidade das várias autoridades para a realização das inspecções às mercadorias movimentadas em contentor, nomeadamente a verificação do cumprimento das condições fitossanitárias de produtos alimentares para consumo humano.

O investimento da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), no valor de cerca de um milhão de euros, compreendeu a duplicação da área útil do edifício de inspecções existente, para um total de 500 m2, e a duplicação do número de portas, de 3 para 6 portas/cais de inspecção, principalmente para utilização pela Autoridade Aduaneira e pela Autoridade de Sanidade Vegetal. Por outro lado, foi ainda construído um segundo armazém, com uma área de 1.000 m2, que permite reforçar a capacidade de inspecção simultânea de contentores refrigerados, no âmbito do controlo fitossanitário.

NUNO ARAÚJO:

Caso não haja obras, Leixões perderá competitividade

A APDL tem um novo Presidente do Conselho de Administração, para o triénio 2020-2022. Em entrevista exclusiva ao "Jornal de Matosinhos", Nuno Araújo garante que os investimentos anunciados são para ser implementados de molde a assegurar a competitividade de Leixões.

Portos dos Açores investe mais de 150 mil euros na Madalena do Pico

A empresa Portos dos Açores SA assinou um contrato no valor de cerca de 154 mil euros para intervencionar e requalificar três zonas na Madalena do Pico. A primeira trata-se do acesso à zona costeira da Areia Funda e clube Naval, um novo parque de estacionamento de apoio ao terminal de passageiros e em terceiro as acessibilidades ao mesmo terminal de passageiros por onde diariamente circulam centenas de pessoas.

Este investimento é suportado na sua totalidade pela empresa Portos dos Açores SA.

CARLOS VASCONCELOS:

Bitola «é falsa questão»: vital é ter «bons terminais nas fronteiras»

Há muito que Carlos Vasconcelos defende que a problemática da transferência da bitola ibérica para a bitola europeia é uma «falsa questão» – o administrador da transportadora ferroviária Medway voltou a explicar a sua tese em entrevista dada ao ‘Dinheiro Vivo‘, na qual prefere dar ênfase a uma aposta séria em «bons terminais nas fronteiras», capazes de criar céleres mecanismos de transbordo.

Theo Notteboom faz o balanço de um semestre pandémico nos portos europeus de contentores

Theo Notteboom, especialista em assuntos marítimo-portuários e professor de ‘Gestão e Economia Marítima’, analisou a evolução dos principais portos europeus no que toca à vertente de carga contentorizada, durante o primeiro semestre de um 2020 marcado pela pandemia. De que forma foram os portos europeus afectados na sua operacionalidade devido à crise? O especialista fala num impacto assimétrico e pouco uniformizado.

Entreposto Frigorífico da Horta será requalificado com investimento de 4 milhões

O entreposto frigorífico da Horta, no cais de Santa Cruz na ilha do Faial, nos Açores, será requalificado. Uma obra que terá o custo de 4 milhões de euros, estando prevista a sua conclusão até Setembro de 2021, segundo Vasco Cordeiro, Presidente do Governo Regional dos Açores.

Esta aposta surge no âmbito da estratégia de valorização das pescas, que inclui as áreas das infra-estruturas, da aplicação do conhecimento científico à sustentabilidade dos recursos e do reforço da qualificação dos pescadores.

Obras no Porto da Figueira da Foz terão financiamento em 2021, assegura o Governo

Na sequência das notícias que dão conta do adiamento da intervenção estrutural – orçada em cerca de 17 milhões de euros – no Porto da Figueira da Foz, o Ministério das Infra-estruturas e da Habitação veio assegurar que as obras em causa terão financiamento disponível em 2021.

COM ÁUDIO

Tecnovia Açores é a nova proprietária da Naval-Canal

A Tecnovia Açores foi a única empresa a concorrer à compra da Naval Canal. O negócio envolve a aquisição da totalidade da empresa, bem como a concessão do espaço dos Estaleiros Navais da Madalena do Pico até 2045. Declarações de Miguel Costa, Presidente da Portos dos Açores.

ANA CUNHA:

Investimento no Porto de Ponta Delgada vai aumentar a sua operacionalidade

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas dos Açores garante que o investimento em curso no Porto de Ponta Delgada terá consequências diretas na capacidade operacional deste porto.

Ana Cunha visitou a obra de reperfilamento do cais -10m (ZH), onde se inclui a repavimentação do terrapleno portuário, a beneficiação das redes técnicas e a dragagem da bacia portuária, no Porto de Ponta Delgada, tendo constatado que os trabalhos estão a decorrer a bom ritmo, nomeadamente no que diz respeito à dragagem da bacia portuária, que foi alvo de visita pormenorizada.

Leixões investe 13,5 milhões de euros em rebocadores de 70 toneladas de força de tracção

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) acaba de lançar o procedimento de um concurso internacional para a aquisição de dois rebocadores de 70 toneladas de força de tracção. O investimento de 13,5 milhões de euros vai dotar o Porto de Leixões de equipamentos inovadores, permitindo que a infraestrutura portuária possa servir navios de maior dimensão.

Arrancou a expansão do Terminal XXI

A PSA Sines, concessionária do Terminal de Contentores do Porto de Sines (Terminal XXI), lançou o concurso para a expansão desta infraestrutura portuária. A fase da ampliação compreende a construção de mais 204 metros de cais por forma a dotar o terminal de um cais corrido com 1.150 metros até ao final de 2021, representando um investimento de 16,5 milhões de euros. Esta é a primeira fase de expansão após processo de renegociação da concessão do Terminal XXI que, na sua configuração final, apresentará um cais com 1.750 metros a serem construídos de forma faseada.

O Terminal XXI está inserido nas principais rotas marítimas internacionais nas quais estão alocados os maiores navios de contentores do mundo em operação, sendo que este investimento vem reforçar a capacidade do terminal em receber vários navios megacarriers em simultâneo e assim aumentar a sua oferta operacional.

PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020

Porto da Figueira da Foz cresce 11,2% na movimentação de mercadorias

No primeiro semestre de 2020, o Porto da Figueira da Foz registou um incremento, face ao período homólogo, de 11,2 % na movimentação total de mercadorias e de 5 % no número de navios que escalaram o porto.

Relativamente à movimentação das principais tipologias de carga, verificou-se um aumento de 25,8 % na carga geral, impulsionado pelo crescimento da pasta química de papel (+33%) e dos produtos florestais (+31%), e de 5,6 % nos granéis sólidos incrementado pelo vidro (+ 31%).

Prolongamento do quebra-mar é «fundamental» para a «competitividade» do Porto de Leixões

Segundo a agência Lusa, fonte oficial do Ministério das Infra-estruturas e da Habitação frisou que o projecto referente ao prolongamento do quebra-mar do Porto de Leixões é «fundamental» para o fomento da competitividade da infra-estrutura portuária.

«Esta obra é fundamental para garantir a competitividade do porto de Leixões, melhorar as condições de segurança e a navegabilidade no acesso ao porto de Leixões e na zona de manobra dos navios», declarou fonte oficial da tutela à Lusa, na sequência da revelação da adjudicação da obra para o último trimestre do presente ano. A obra é defendida pela comunidade portuária de Leixões e tida como o garante do contínuo progresso do porto.

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