Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




José Luís Cacho (APS):

Legislação deve acompanhar mudanças na cadeia logística do transporte marítimo

O 22º Congresso da APLOG, realizado nos dias 16 e 17 de Outubro, teve, na mesa redonda ‘Estruturas Portuárias – Reforço do Perímetro’, um dos seus momentos mais altos: o tema reuniu figuras ilustres do panorama marítimo-portuário nacional e das administrações portuárias, propondo-se a analisar os sucessos, desafios, entraves e anseios do sector. Em destaque esteve o Porto de Sines – José Luís Cacho, Presidente da APS, representou o porto alentejano no painel (mediado por Miguel Marques), abordando a evolução recente da infra-estrutura portuária.

Porto de Lisboa comemora 132 anos

APL oferece diversas iniciativas abertas à população até 1 de Novembro

Dia 31 de Outubro, o Porto de Lisboa comemora mais um aniversário, tendo preparado um vasto programa de iniciativas abertas à população.

Durante uma semana, entre 26 de outubro e 1 de novembro, o Porto de Lisboa tem uma programação que passa por visitas às gares, uma exposição de fotografias "Do Vasto e Belo Porto de Lisboa", que terá lugar no Arquivo do Porto de Lisboa e de Setúbal e Sesimbra, localizado no Barreiro, um passeio no barco Évora na frente ribeirinha e passeios na caravela Vera Cruz.

As comemorações culminam com a Regata “Troféu Porto de Lisboa”, no dia 1 de novembro promovida pela APL e organizada pela ANL-Associação Naval de Lisboa.

AÇORES

Autarca da Praia da Vitória diz que cais de cruzeiros na cidade não está esquecido

O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória disse que o cais de cruzeiros da Praia da Vitória não está esquecido e que a empresa Portos dos Açores deverá dar novidades sobre o processo em breve.

“A Porto dos Açores, neste momento, tem este imenso trabalho de recuperação de infraestruturas portuárias noutras ilhas da região. Naturalmente o cais da Praia da Vitória não está esquecido e não será esta uma desculpa, mas a seu tempo creio que teremos notícias positivas”, adiantou Tibério Dinis, referindo-se aos estragos provocados pelo furacão “Lorenzo”.

Navios com Bandeira Portuguesa já podem ter guardas armados a bordo

Portugal adoptou novas regras para os navios que arvoram bandeira nacional, poderem embarcar segurança privada a bordo, no sentido de responder à crescente ameaça da pirataria marítima. Desta forma, é melhorada a atratividade e competitividade do registo de navios em Portugal, na tentativa de mitigar esta ameaça e assim melhorar a proteção e a segurança das tripulações e bens transportados, ficando ao nível das melhores práticas utilizadas por outros Estados de Bandeira nesta matéria.

Rubjerg Knude

O farol dinamarquês que esteve 120 anos junto ao mar e agora lhe disse adeus num par de carris

Quando se acendeu em 1900, o farol Rubjerg Knude encontrava-se a 200 metros do Mar do Norte, na ponta setentrional da Dinamarca. No entanto, com o tempo essa distância resumiu-se a meros seis metros, pelo que as autoridades dinamarquesas decidiram salvá-lo das águas. A solução passou por colocá-lo nuns carris e afastá-lo da costa.

Autarca de Viana do Castelo pede priorização do Corredor Atlântico

O edil da Câmara Muncipal de Viana do Castelo considera que priorizar o Corredor Atlântico é uma forma de conectar as cidades que este inclui, promovendo a interconectividade das áreas logísticas e dos centros de produção.

O Corredor Atlântico estabelece a ligação entre os portos marítimos de Sines, Setúbal, Lisboa, Aveiro e Leixões, em Portugal, Algeciras, Bilbao e Pasajes, Baiona, no país vizinho de Espanha, e ainda Nantes, La Rochelle e Le Havre, assim como aos portos fluviais de Bordéus, Rouen e Strasburgo, já pertencentes a França.

Leixões cresce 2% e movimenta 14,8 milhões de toneladas de mercadorias até setembro

O Porto de Leixões fechou o mês de setembro com uma evolução muito positiva, registando um aumento do acumulado até setembro de 2% face ao período homólogo anterior, com um total de 14,8 milhões de mercadorias movimentadas.

Terminal de Líquidos da Banática registou pico de actividade de 11 a 13 de Outubro

Nos dias 11, 12 e 13 de Outubro, o Terminal de Líquidos da Banática, situado na margem sul do Porto de Lisboa, registou um pico de actividade com a entrada de três navios que atracaram, consecutivamente, no respectivo cais.

JUL aporta ganhos de «desmaterialização, produtividade e transparência», frisa João Silva (IP)

O Porto de Sines já viu o arranque do segundo projecto-piloto da Janela Única Logística (JUL); em declarações à Rádio M24, para o programa da Comunidade Portuária de Sines, João Silva, da Infra-estruturas de Portugal (IP), abordou as vantagens trazidas pela plataforma, que expande a anterior Janela Única Portuária (JUP) ao hinterland.

Porto de Viana do Castelo cresce 19% na movimentação de mercadorias

Nos primeiros nove meses do ano, o movimento de mercadorias no Porto de Viana do Castelo registou um crescimento de 19%. Com cerca de 308 mil toneladas de carga movimentada até setembro, a média mensal no Porto de Viana do Castelo superou as expetativas registando um acréscimo de 26% face ao período mesmo período do ano anterior.

 

Melhoria das Acessibilidades Marítimas ao Porto de Setúba

Reunião com Comissão Eventual da Assembleia Municipal de Setúbal

A Comissão Eventual da Assembleia Municipal de Setúbal para o acompanhamento do projeto da “Melhoria das Acessibilidades Marítimas ao Porto de Setúbal” promoveu na quarta-feira, dia 16 de Outubro, uma reunião com a APSS, SA.

A APSS representada pelo seu Conselho de Administração, técnicos dos diferentes serviços envolvidos no projeto e por consultores responsáveis pela elaboração dos estudos e da monitorização nas áreas dos valores ecológicos, teve oportunidade de fazer um ponto de situação do projeto e dos trabalhos em curso.

Decreto-lei que define funcionamento da JUL entra esta quarta-feira em vigor

Esta quarta-feira entra em vigor o decreto-lei que define as condições de funcionamento e acesso à Janela Única Logística (JUL), plataforma digital agregadora que tem como primordial objectivo simplificar, harmonizar e desmaterializar procedimentos, sendo um upgrade da Janela Única Portuária, estendendo a sua influência ao hinterland dos portos, assim integrando uma visão mais holística do Transporte e Logística.

APRAM

Formação: ISN ministra ação para pilotos e marítimos

Decorreu em Setembro a primeira ação de formação destinada a pilotos da barra e marítimos da APRAM, com o objetivo de ministrar competências técnicas básicas nas áreas da sobrevivência no mar e recuperação de indivíduos no meio aquático.

Carlos Amaral (Medway) elogia implementação da JUL: «Acelera procedimentos»

O projecto-piloto da Janela Única Logística (JUL) arrancou em força no Porto de Sines e tocará especialmente na componente ferroviária, importantíssima para a fluidez logística da infra-estrutura portuária. Ao programa radiofónico da Comunidade Portuária de Sines (CPSI) na rádio M24, Carlos Amaral, da empresa ferroviária Medway, falou sobre as vantagens desta digitalização alargada ao hinterland.

PENICHE

Já se iniciou a dragagem do Porto de Pesca

O aviso N.º 46/2019, da Capitania do Porto de Peniche informa que as obras tiveram início no dia 15 de outubro e se prologam até até 28 de dezembro. As dragagens serão efetuadas no canal de entrada e na zona da bacia de manobra. Os dragados serão depositados na vizinhança da posição GPS (WGS 84): Lat: 38º18’,33N Long: 009º21’.22W.

A dragagem decorre sob responsabilidade da DGRM, sendo dragados 113.000 m3 de inertes, todos de classe 1, ou seja, não contaminados.
Neste procedimento a DGRM realiza um investimento total de 500.000€.

JOÃO CARVALHO:

É a primeira vez que ouço uma classe profissional falar em digitalização colaborativa

O Presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes em declarações no final do 17.º Congresso da Associação de Transitários de Portugal.

AÇORES

Criado regime de excepção para apoiar pescadores que sofreram prejuízos causados pelo furacão Lorenzo

Foi publicado em Jornal Oficial pelo Governo dos Açores uma resolução que autoriza um regime excepcional de apoio aos armadores e pescadores que sofreram prejuízos em equipamentos ligados à actividade da pesca que se encontravam armazenados em casas de aprestos danificadas pela passagem do furacão Lorenzo, a 2 de Outubro.

Área Governativa do Mar | Balanço 2015-2019

Divulgamos o balanço da Área Governativa do Mar (2015-2019), divulgado esta sexta-feira pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino. O balanço detalhado é acompanhado de convite para uma visita ao site Plataforma do Mar, "onde se podem consultar 14 fascículos gerais e temáticos que, sendo um balanço, desejo que sirvam de inspiração para o futuro".

Porto de Aveiro em destaque no «Jornal de Negócios»

O Porto de Aveiro mereceu destaque na edição desta quarta-feira do Jornal de Negócios, em especial dedicado ao 30.º Aniversário da Comunidade Intermunicipal de Aveiro (CIRA) e ao Congresso da Região de Aveiro.
Divulgamos a notícia na íntegra.

Balanço da Época Balnear de 2019

A Época Balnear 2019, que decorreu entre 01 de maio e 15 de outubro, registou 19 acidentes mortais nas praias portuguesas.

Total: 4626
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 [29] 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232