Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ESTA QUARTA-FEIRA

Portos de Leixões e Viana do Castelo recebem a primeira visita oficial do Ministro das Infraestruturas

Esta quarta-feira, dia 20 de novembro, o Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, acompanhado pelo Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda, realiza a primeira visita oficial aos Portos de Leixões e Viana do Castelo.

Grupo Sousa anuncia integração da Portusline Containers International na GS Lines

O Grupo Sousa anunciou a integração da empresa Portusline Containers International (PCI) na GS Lines, «um processo de aquisições de armadores iniciado em 1990 com a compra da Empresa de Navegação Madeirense, da Boxlines em 2010, e da PCI em 2015, que culminará com a fusão da PCI na GS Lines» pode ler-se no comunicado do grupo.

Defende a ESPO e a EFIP

Ligações ferroviárias aos portos são essenciais para a sustentabilidade da multimodalidade

A Organização Europeia de Portos Marítimos (ESPO) e a Federação Europeia de Portos Interiores (EFIP) apresentaram um documento conjunto onde sublinham a importância da ferrovia no panorama do setor marítimo-portuário. Para ambas as entidades, os portos europeus são a base da multimodalidade, pelo que as operações e ligações ferroviárias eficientes de e para essas instalações (ou mesmo dentro delas) são essenciais para impulsionar a ferrovia como um modo de transporte sustentável.

4.º Ciclo de Palestras sobre «Mobilidade: Tendências, Desafios e Realidades»

Esta segunda-feira, 18 de Novembro, José Luís Cacho aborda «A nova Realidade do Porto de Sines»

A Transportes em Revista e a SRS Advogados organizam o 4.º Ciclo de Palestras sobre “Mobilidade: Tendências, Desafios e Realidades”, no dia 18 de novembro, com a intervenção de José Luís Cacho, Presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, sobre “A nova Realidade do Porto de Sines”.

ESTA SEXTA-FEIRA

Ministro das Infraestruturas e da Habitação visita o Porto de Sines

O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, realiza esta sexta-feira, 15 de novembro, às 11:00, uma visita de trabalho ao Porto de Sines para acompanhar o desenvolvimento dos projetos de investimento previstos para esta infraestrutura portuária.

Nesta deslocação, o Ministro das Infraestruturas e da Habitação é acompanhado pelo Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda. No Porto de Sines, o Ministro e o Secretário de Estado reunirão com o Conselho de Administração, seguindo-se uma visita ao Centro de Sistemas e Helpdesk, ao Centro de Controlo de Tráfego e terminais portuários.

O Ministro das Infraestruturas e da Habitação recordou, sobre o Porto de Sines, que se trata da maior infraestrutura nacional, com um peso atualmente de 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, valor que quase duplicará com os investimentos que estão previstos para aquele porto.

Navegabilidade do Guadiana até ao Pomarão concluída até final do mês

As obras de desassoreamento e colocação de sinalética marítima do troço do Guadiana entre Alcoutim e Pomarão estará concluída até final de Novembro, anunciou a Câmara de Mértola. Na prática, isto significa que será possível, muito em breve, navegar em segurança até esta pequena, mas emblemática, localidade mertolenese, de dia e de noite.

PORTOS DOS AÇORES, S.A. EFECTUA DRAGAGENS NO PORTO DAS LAJES DAS FLORES

A Portos dos Açores SA, está a efetuar dragagens no interior da baia do Porto das Lajes das Flores. Estes trabalhos irão permitir um aumento da extensão de área acostável de cerca de 65 para 100 metros com fundos que passarão de -4 para -5 (ZH) o que irá facilitar a operação de navios e embarcações de maior porte contribuindo, assim, para a melhoria do abastecimento à ilha. Estão a ser removidos grandes blocos de pedra e betão depositados, na decorrência do Furacão Lourenço, na zona molhada do porto.

Porto da Figueira da Foz quer ser a âncora das exportações da Região Centro

O Porto da Figueira da Foz quer ser a principal porta do comércio internacional da região centro. Nesse sentido, está a mobilizar investimentos, operadores portuários, agentes de navegação e empresários, como ficou demonstrado na conferência "Desafios da Exportação", organizada pelo REGIÃO DE LEIRIA e pelo Jornal da Bairrada.

Corredor Sudoeste Ibérico «significará menores custos de transporte», frisa Antonio García Salas

A visão de um corredor que agregue e coloque em comunicação o eixo Madrid-fronteira portuguesa é a grande proposta do movimento independente e privado que promove o Corredor Sudoeste Ibérico – o projecto defende a promoção de um dinamismo transfronteiriço, a edificação de uma rede capaz de combater o isolamento das regiões do Alentejo e da Extremadura. O objectivo é o de implantar uma rede capaz de dar corpo ao fluxo de mercadorias, passageiros e até mesmo informação. No fundo, abolir fronteiras e convergir para uma melhor sintonia infra-estrutural e logística.

A 14 E 15 DE NOVEMBRO

SEMINÁRIO BANDEIRA AZUL 2019

O Seminário Nacional do Programa Bandeira Azul, que constitui uma base importante de trabalho multidisciplinar, procura contribuir para a construção de uma sociedade de baixo carbono, mais racional e eficiente na utilização dos recursos e socialmente equitativa.

Neste sentido, o Seminário Bandeira Azul 2019 realizar-se-à nos dias 14 e 15 de novembro no Parque Biológico de Gaia. Durante o seminário vão decorrer palestras cujo objetivo é trabalhar o tema que vai ser divulgado durante o seminário e ainda serão organizadas visitas, entregas de prémios, etc. com o propósito de fazer um balanço do Programa Bandeira Azul e preparar o ano 2020.

Porto de Lisboa recebe embarcação de pesca no TMB

Foi no dia 5 de novembro que, no Terminal Multiusos do Beato, o navio de carga «BBC MICHIGAN» desembarcou um navio de pesca, oriundo do Japão, para a empresa portuguesa Tunipex, sediada em Olhão.
A embarcação denominada de «ALEGRIA OITO» é uma embarcação auxiliar local com 23,90 metros de comprimento e 51 toneladas, com destino à armação de pesca. Esta embarcação será rebocada para o estaleiro da Navaltagus, no Seixal, onde será colocada a seco e posteriormente lançada à água, para obter as devidas vistorias e certificações.

Lisboa é uma das cidades europeias da exposição «Arquitecturas à Beira-Mar»

Lisboa está entre um conjunto de cidades europeias incluídas na exposição “Arquiteturas à Beira-Mar”, sobre projetos ligados a zonas costeiras, que a Fundação Mies van der Rohe em Barcelona, Espanha, vai expor até 12 de janeiro de 2020.

AÇORES

Ana Cunha adianta que a Atlânticoline procura navio alternativo para reforço do abastecimento ao Grupo Ocidental

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas afirmou, na Horta, que a Atlânticoline “foi incumbida pelo Governo de procurar soluções de outros navios” que possam reforçar a operação de abastecimento ao Grupo Ocidental.

Ana Cunha adiantou que a empresa “está a fazer o seu trabalho de prospeção e tem recebido diversos contributos da sociedade civil, mas também de pessoas da área”, encontrando-se a “fazer uma análise e uma procura de um navio que, com maior capacidade, possa vir a reforçar as ligações e o abastecimento às ilhas das Flores e do Corvo”.

ESPO e EFIP:

Conectividade entre portos e ferrovia deve ter prioridade nas políticas da UE

Durante 2018, especialistas de portos marítimos e fluviais avaliaram a legislação ferroviária europeia sob uma perspectiva portuária – dessa avaliação contínua nasceu um documento intitulado ‘Portos no Sistema Ferroviário Europeu’ que sumariza cinco grandes conclusões, defendidas pela Organização dos Portos Marítimos Europeus (ESPO) e pela Federação Europeia de Portos Fluviais (EFIP).

Câmara de Aveiro lança este mês concurso para novo ferry

A empresa concessionária dos transportes municipais vai comparticipar em um milhão de euros a compra do “ferryboat” eléctrico que a Câmara de Aveiro se prepara para juntar à frota que garante as travessias fluviais para São Jacinto. O investimento - concepção e construção da embarcação, com duração de um ano - está avaliado em 6,1 milhões de euros, com o financiamento a ser assegurado a três: a autarquia, o concessionário e fundos europeus.

Navios com bandeira portuguesa vão ser obrigados a ter 60% de tripulação nacional

A partir de 1 de janeiro de 2020, os navios com bandeira portuguesa vão ser obrigados a ter, pelo menos, 60% da respectiva tripulação com cidadania nacional, europeia ou de língua portuguesa. Já no caso das embarcações de pesca, o limite de tripulações portuguesas, europeias ou de língua portuguesa desce para 50%.

MADEIRA

Plataforma já trabalha para a obra de protecção da Marina

A APRAM pretende encurtar o alargamento da entrada na marina velha, junto à foz da Ribeira de São Lázaro, uma intervenção que era já uma necessidade há anos.

Mais um passo dado na ligação ferroviária entre Caia e Sines

A cerimónia de assinatura do auto de consignação da empreitada do troço Alandroal/Elvas, da linha Évora – Caia, teve lugar esta segunda-feira, dia 4, no salão nobre dos Paços dos Concelho da Câmara Municipal de Elvas.
A assinatura dos documentos foi presidida pelo ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

Alberto Souto assume tutela dos portos nacionais

O antigo autarca de Aveiro, que já assumia funções como Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, alarga a esfera de influência. “É com muito gosto e entusiasmo que assumo neste XXII Governo constitucional a responsabilidade pelos portos nacionais, a acrescer à dos aeroportos e das comunicações”.

O político aveirense elogia a antecessora e revela que os desafios estão centrados na continuidade. “A Ministra Ana Paula Vitorino deixou um óptimo trabalho feito e cabe agora ao ministro Pedro Nuno Santos e a mim próprio dar-lhe continuidade”.

Empreitada do troço ferroviário Alandroal-Elvas consignada esta segunda-feira

A cerimónia de Assinatura do Auto de Consignação da Empreitada do Troço Alandroal/Elvas, da linha Évora – Caia, realiza-se esta segunda-feira, 4 de novembro, pelas 10.20 horas, no Salão Nobre do edifício Paços do Concelho da Câmara Municipal de Elvas, numa iniciativa que será presidida pelo Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

Total: 4625
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 [27] 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232