Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ESTA QUARTA-FEIRA, DIA 29

DGRM promove 2.º Ciclo das Estratégias Marinhas da DQEM

A DGRM - Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos promove a Sessão Pública: 2º Ciclo das Estratégias Marinhas da DQEM, que se realiza esta quarta-feira, dia 29 de janeiro, às 09h00, no Auditório IPMA, em Algés.

A implementação do 2º Ciclo da DQEM surge no seguimento da aprovação e publicação do Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional. Com estes dois instrumentos, Portugal espera contribuir decisivamente para a melhoria ambiental das águas marinhas do Atlântico Nordeste, assumindo o seu papel enquanto estado costeiro com maiores responsabilidades nas águas marinhas pan-europeias.

Nova proposta de terminal de contentores de Leixões mantém porto de pesca

A administração portuária revelou segunda-feira que tem concluído, para submeter à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do novo terminal de contentores de Leixões, que mantém o porto de pesca na atual localização.

Numa resposta escrita enviada à Lusa, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) garante que "não será demolido o porto de pesca", mas sim "reconfigurado e dotado de melhoradas instalações", na localização onde atualmente se encontra e para onde esteve previsto o novo terminal de contentores.

Terminais de contentores de Alcântara e Leixões na mira do apetrechamento da Yilport

Numa missiva em que desvendou a estratégia global da Yilport para o ano de 2020, Robert Yuksel Yildirim, presidente e CEO da holding turca que pertence ao Grupo Yildirim, colocou o enfoque na aposta nos terminais portugueses dos portos de Lisboa e Leixões, nos quais a empresa deposita elevadas expectativas de crescimento. Tanto o Terminal de Contentores de Alcântara como o de Leixões serão alvo de reforço em equipamento: ambos passarão a contar, na primeira metade de 2021, com seis novas gruas e-RTG’s.

AÇORES

Terminal Marítimo de São Roque do Pico lançado a concurso

O presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico reage com regozijo ao lançamento do concurso público para a construção do novo Terminal de Passageiros.
Mark Silveira afirma que esta notícia é motivo de “enorme regozijo” porque o investimento permitirá melhorar as condições de circulação marítima entre as ilhas do Faial, Pico e São Jorge, bem como contribuir para a dinamização da economia do concelho de São Roque.

CORREDOR ATLÂNTICO

Portos andaluzes buscam sinergias com portos de Sines, Setúbal e Lisboa

De olho no desenvolvimento do Corredor Atlântico, no qual participam Espanha e Portugal, o presidente da Autoridade Portuária de Huelva, Pilar Miranda, juntamente com o director da entidade, Ignacio Álvarez-Ossorio, participaram no Fórum Empresarial Andaluzia Portugal 2020, organizado pela Extenda (Agência Andaluz para o Desenvolvimento Externo), entidade que integra o Ministério da Administração Pública espanhol que tem como objectivo fomentar as relações comerciais e os investimentos bilaterais entre os dois territórios.

Obra de quebra-mar de Leixões deve ser adjudicada em Fevereiro

O concurso para o prolongamento do quebra-mar do Porto de Leixões, em Matosinhos, recebeu duas propostas e a adjudicação da empreitada está prevista para Fevereiro, revelou à Lusa a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL).

A APDL acrescentou que o processo decorre "dentro dos prazos previstos" e que o prolongamento do quebra-mar de Leixões em 300 metros "obteve por parte da APA [Agência Portuguesa do Ambiente] parecer favorável, não sendo necessários estudos complementares" em relação àquele projeto do concelho de Matosinhos, no distrito do Porto.

VASCO CORDEIRO

Porto do Topo tem condições para servir pescas e turismo em São Jorge

O Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, visitou as obras de melhoramento do Porto do Topo, um investimento de cerca de 6,5 milhões de euros que vai entrar este ano ao serviço das pescas e do turismo, reforçando, por esta via, as condições de desenvolvimento económico daquela zona da Ilha de São Jorge.

Grupo ETE inaugura Pólo Logístico Transinsular Açores

O Grupo ETE vai inaugurar o Pólo Logístico Transinsular Açores no dia 28 de Janeiro, em Ponta Delgada. Este concentra toda a sua actividade logística num único local, próximo da zona portuária e do aeroporto, permitindo uma maior rapidez e eficiência na resposta às trocas comerciais da região.

O evento contará com a presença da secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas do Governo Regional dos Açores, Ana Amorim da Cunha.
 

ATÉ NOVEMBRO DE 2019

Portos do Continente movimentam 80 milhões de toneladas

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) informou que entre janeiro e novembro de 2019, os portos do continente movimentaram um total de 80 milhões de toneladas, volume inferior em cerca de -4,96 milhões de toneladas ao verificado no período homólogo de 2018, a que corresponde uma quebra de -5,8%. O mês de novembro, isoladamente, registou uma subida ligeira de +0,2% face a novembro de 2018, por efeito das variações positivas registadas nos portos de Figueira da Foz, Lisboa e Setúbal, que conseguiram anular as variações negativas dos restantes portos.

PORTO DE AVEIRO SOMA MAIS UMA CARGA DE PROJECTO

Grua de 600 toneladas segue para a Base Naval de Toulon

Saiu esta terça-feira, do Porto de Aveiro, o navio “Happy Dover”, transportando uma grua construída pela Eurocrane – Equipamentos de Elevação, S.A. A grua, que pesa 600 toneladas, destina-se à Base Naval de Toulon, em França, tendo sido colocada no navio no domingo, 19 de Janeiro.
A sua construção, iniciada em Maio de 2019, ocupou uma área de 5.600m2 de terrapleno.
A operação de estiva no “Happy Dover” foi efectuada pela Aveiport (Grupo ETE).

Pilar Miranda (Porto de Huelva):

«Portugal é um dos principais parceiros comerciais da Andaluzia»

Realizou-se, dia 15, em Lisboa, o Fórum Empresarial Andaluzia Portugal 2020, organizado pela Extenda (Agência Andaluz para o Desenvolvimento Externo), entidade que integra o Ministério da Administração Pública espanhol – o organismo tem como objectivo fomentar as relações comerciais e os investimentos bilaterais entre os dois territórios. No contexto do Corredor Atlântico, buscaram-se sinergias entre portos lusos e espanhóis – para Pilar Miranda, presidente da Autoridade Portuária de Huelva, Portugal tem «interesse prioritário».

Portos dos Açores adjudica reparação dos pilares nascentes do cais de Vila do Porto

A Portos dos Açores adjudicou a reparação dos pilares nascentes do cais de passageiros do Porto de Vila do Porto à empresa Marques SA.

A reparação, que vai agora ter início, enquadra-se no conjunto de reparações urgentes decorrentes dos efeitos da passagem do furacão “Lorenzo” pelos Açores em outubro de 2019, e insere-se no plano de manutenção preventiva das estruturas portuárias dos Açores.

Porto de Ponta Delgada com capacidade de movimentação de carga reforçada

O Porto de Ponta Delgada tem a sua capacidade de movimentação de contentores em parque reforçada com mais dois empilhadores do tipo “Reachstacker”de 45 toneladas. As duas máquinas, que chegaram em regime de aluguer, estão agora ao dispor da operação e servirão para a reforçar até à efetiva entrada em atividade de duas máquinas novas cujo processo de aquisição está a decorrer de acordo com a necessária tramitação contratual.

PÚBLICO

Sines compensa descarbonização com contentores e gás natural

Pela positiva, em 2019 o porto registou o crescimento de 44% na movimentação de gás natural, que contrariou as quebras nos outros segmentos.
O terminal GNL mostra forte tendência de crescimento e capacidade para ajudar a compensar, no futuro, a queda de actividade nos segmentos de carga menos amigos do ambiente.

Ship2iberia em Antuérpia, a 30 de Janeiro

A 30 de Janeiro realiza-se, em Antuérpia, o Ship2iberia, evento que tem como obejctivo o comércio marítimo e o transporte marítimo entre a Flandres e Portugal/Espanha e os portos ibéricos mais relevantes para o porto de Antuérpia e para outros prestadores de serviços marítimos.

Grupo Sousa perspectiva 2020

O maior armador português tem vindo a crescer muito na última década, chegando ao ponto de constar na lista dos 100 maiores armadores a nível mundial da Alphaliner. Neste novo ano, a portuguesa sediada no arquipélago da Madeira enfrenta novos desafios e apresentou as suas expectativas referentes a 2020.

Crescimento exponencial de Gás Natural como nova aposta do Porto de Sines

O Terminal de Gás Natural de Sines obteve uma excelente performance em 2019, registando um crescimento de 44,5%, face ao período homólogo, ultrapassando os 4 milhões de toneladas, o que lhe permitiu reforçar a sua posição de principal porta de entrada de GNL no país, sendo responsável por cerca de 90% do consumo nacional.

Porto de Aveiro na Rota do Crescimento Sustentável

O Porto de Aveiro é uma referência como centro logístico para o tecido industrial da região Centro. Ao assegurar a prestação de serviços portuários e marítimos eficientes, orientados para as necessidades logísticas das empresas exportadoras da região, tem contribuído significativamente para o aumento da competitividade do tecido empresarial instalado no seu hinterland.

Artigo publicado na Revista de Marinha.
 

Porto de Sines ambiciona «crescimento de dois dígitos» nos contentores

O Porto de Sines prevê alcançar este ano "um crescimento de dois dígitos na carga contentorizada", depois de um decréscimo em 2019, disse esta quinta-feira o Presidente da administração.

"O ano de 2020 vai ser muito importante para o Porto de Sines, porque vamos retomar o ciclo de crescimento de anos anteriores e, mesmo na carga contentorizada, acredito que vamos ter um crescimento de dois dígitos", assegurou o Presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), José Luís Cacho.

Governo altera regime sobre investimentos em portos para clarificar despesas

O regime em causa considera ainda entre as despesas elegíveis, por exemplo, a recuperação, aquisição e montagem de cais ou estruturas flutuantes e a construção ou adaptação de edifícios.

Total: 4743
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 [27] 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238