Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Yilport Leixões cresce 11,1% nos primeiros sete meses de 2019

O Terminal de Contentores de Leixões, gerido pela Yilport Leixões, voltou a reforçar a sua quota de mercado, avaliados que estão os primeiros sete meses de 2019. No período Janeiro-Julho, a infra-estrutura do Porto de Leixões movimentou 408 317 TEU, um registo que ultrapassa, em mais 11,1%, o desempenho registado no mesmo período do ano transacto.

Lorenzo arrasou Porto das Lajes

Será preciso projectar «um porto novo», diz Miguel Costa

O arquipélago dos Açores foi fortemente atingido pelo furacão Lorenzo, e um dos principais visados foi o porto comercial das Lajes das Flores, o principal centro de abastecimento do grupo ocidental da região – na ressaca da passagem do Lorenzo, o porto ficou arrasado.

Segundo Miguel Costa, presidente da entidade Portos dos Açores, responsável pela gestão das estruturas portuárias açorianas, será mesmo necessário «projectar um porto novo». Deixando um rasto de destruição, o Lorenzo forçará o realojamento de mais de 50 pessoas. Entre as nefastas consequências está também a possibilidade de estar em risco o abastecimento das ilhas do grupo Ocidental, Flores e Corvo.

Porto de Sines e ZILS em conversações com Canal do Suez para cooperação no âmbito da JUL e JUP

O Porto de Sines e a Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) iniciaram conversações com o Canal do Suez no sentido de promover a cooperação tecnológica e prestação de serviços com base nos sistemas portugueses JUP -Janela Única Portuária e JUL -Janela Única Logística por um lado, e os negócios, com ênfase na logística intercontinental de produtos agrícolas e alimentares por outro.

Governo dos Açores avalia estragos provocados pelo furacão Lorenzo em portos de pesca e zonas costeiras

A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, através das direções regionais das Pescas e dos Assuntos do Mar, já começou a fazer o levantamento, ilha a ilha, dos danos causados pela passagem do furacão Lorenzo nos portos de pesca e nas zonas costeiras.

O Secretário Regional do Mar salientou que, no que respeita a portos e infraestruturas de apoio à pesca, foi na ilha das Flores que se constataram “mais prejuízos, com o Porto das Lajes a necessitar de obras profundas”, assegurando que estão a ser planeadas “várias intervenções de apoio a todos os pescadores açorianos afetados pelo furacão”.

FURACÃO «LORENZO» | COM VÍDEO

Único porto comercial das Flores ficou completamente destruído

A força do mar destruiu aquele que é o único porto comercial da ilha das Flores, nos Açores, por onde chegam alimentos e combustíveis. A destruição provocada pela passagem do furacão Lorenzo foi captada pelo enviado especial da SIC, André Palma.

FURACÃO «LORENZO»

Medidas preventivas nos portos dos Açores

Divulgamos comunicado relativo às medidas preventivas tomadas nos espaços sob jurisdição da Portos dos Açores, S.A., em face da aproximação e passagem pelo arquipélago do furacão 'Lorenzo'.

JOSÉ LUÍS CACHO:

«JUL contribuirá para portos cada vez mais modernos e simplificados»

O segundo piloto do projecto da Janela Única Logística (JUL) foi apresentado no Porto de Sines: a missão prende-se com a uniformização de procedimentos no contexto do sistema portuário nacional na liderança dos processos de digitalização portuária, possibilitando que na mesma plataforma todas as entidades envolvidas numa escala de navio possam intervir.

AÇORES | COM VÍDEO

Porto da Praia da Vitória poderá vir a ter posto de abastecimento de gás natural

O estudo sobre a viabilidade do primeiro posto de abastecimento de gás natural, nos Açores, fica concluído no final deste ano.

COM ÁUDIO

Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré elogia relações institucionais com o Porto de Aveiro

O Presidente da Junta da Gafanha da Nazaré deposita grandes esperanças na relação "próxima" com a administração portuária e diz que os últimos mandatos têm permitido construir bases sólidas de cooperação.
Carlos António Rocha falava sobre o arranjo da estrada marginal dos bacalhoeiros, já assumida pela 'equipa' de Fátima Alves, ao abrigo das medidas para mitigar os efeitos das alterações climáticas.

Janela Única Logística avança no Porto de Sines

Uniformizar procedimentos dentro dos portos portugueses na liderança dos processos de digitalização portuária, possibilitando que na mesma plataforma todas as entidades envolvidas numa escala possam intervir, é a grande meta do projecto Janela Única Logística (JUL), cujo segundo piloto foi esta semana apresentado no Porto de Sines.

PAULO ALCOBIA, NOVO CAPITÃO DO PORTO DE SETÚBAL:

Setúbal é porto de referência para navios-escola estrangeiros

Na 5ª edição da “Semana do Mar” o novo capitão do Porto de Setúbal aponta a proximidade do porto com a cidade como uma força motriz e acredita que o evento terá cada vez mais reconhecimento internacional.

LÍDIA SEQUEIRA:

«Melhorar acessibilidades do Porto de Setúbal é prioridade»

«A melhoria das acessibilidades ao Porto de Setúbal é um imperativo para permitir dar o salto de crescimento que o porto, a cidade e a região merecem.» Esta é a visão da Presidente da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Lídia Sequeira, expressa durante a conferência “De Setúbal para o Mundo”, que teve lugar no Fórum Municipal Luísa Todi, no âmbito das iniciativas dedicadas à Semana do Mar 2019.

PORTO DE LISBOA CONTINUA A AFIRMAR-SE NO MERCADO DAS BANCAS

Terminais realizam pela primeira vez três abastecimentos em simultâneo

Esta semana, e pela primeira vez no Porto de Lisboa, aconteceram três abastecimentos em simultâneo a navios: Maria, Hercules 500 e Angelina The Great N, entre o Terminal de Granéis Alimentares de Palença e o Terminal de Líquidos da Banática (fundeadouro do quadro central do Porto de Lisboa).

Portugal quer classificar 30% do espaço marítimo como área protegida até 2030

Compromisso para uma acção climática com base no Oceano assinado por 14 países à margem da cimeira que se realiza nas Nações Unidas. Oceano não é só vítima das alterações climáticas, é também fonte de soluções. Energia eólica offshore e das ondas é aposta.

APRAM opta pela plataforma acinGov

A Administração dos Portos da Madeira subscreveu a plataforma acinGov para a contratação pública, no final do mês de agosto.

A decisão tem a ver com o facto de, nos últimos tempos, esta plataforma ter tido a adesão de muitos empreiteiros e fornecedores de bens e serviços, pelo que a APRAM considerou a subscrição uma forma de facilitar os procedimentos processuais com todos aqueles que querem trabalhar com a empresa.

PORTO DE LISBOA

Terminal Multiusos do Poço do Bispo opera o maior navio de granéis de sempre

Entre 5 e 7 de Setembro, o Terminal Multiusos do Poço do Bispo (TMPB), recebeu pela primeira vez um navio da classe Panamax, o MV FRATERNELLE, que realizou uma das maiores operações de descarga registadas, até ao momento, naquela instalação: 21.500 toneladas de milho.

Americanos e chineses disputam Porto de Sines

Concurso para a concessão do novo terminal de contentores em Sines vai ser lançado ainda este mês. Investimento previsto atinge os 642 milhões de euros e Ministra do Mar diz que ganhará quem melhor servir os interesses de Portugal.

AOPL apela ao SEAL por «estabilidade laboral»:

Menos paralisações e mais «propostas de soluções»

A AOPL reagiu oficialmente à entrevista do presidente do SEAL, António Mariano, concedida dia 14 de Setembro ao jornal ‘Público’. Ao caracterizar o discurso do dirigente sindical de «comunicação enganosa», a associação abordou a instabilidade sócio-laboral vivida no Porto de Lisboa e a situação precária da empresa A-ETPL, lembrando que o seu futuro «pode estar definitivamente comprometido».

Novo Comandante do Porto da Figueira da Foz tomou posse

O novo comandante da Capitania da Figueira da Foz, Severino Lourenço, tomou posse. A cerimónia realizou-se na Casa do Paço, com a participação de militares e civis, entre os quais autarcas dos municípios da área territorial daquela estrutura, que vai da Praia de Mira a Pedrógão. A Autoridade Marítima fez-se representar ao mais alto nível.

 

APROVADO EM CONSELHO DE MINISTROS O DECRETO-LEI QUE ESTABELECE AS CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO DA JANELA ÚNICA LOGÍSTICA (JUL)

O Governo aprovou, no Conselho de Ministros desta quinta-feira, o decreto-lei que estabelece as condições de funcionamento e acesso aplicáveis à Janela Única Logística (JUL), designadamente quanto à sua governação, gestão e operação, concretizando uma medida SIMPLEX 2018.

Total: 4532
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 [27] 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227