Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Contentores fixam-se nos 2,3 milhões de TEU até Outubro com Sines a ter contributo decisivo

Segundo os dados da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), nos primeiros dez meses de 2020, o segmento dos Contentores registou um volume superior a 2,31 milhões de TEU nos portos do Continente.
Sines foi, destaca a AMT no seu relatório, «o porto que mais contribui para este desempenho positivo do segmento de Contentores, registando um acréscimo de +120,4 mil TEU (+10%)».

Leixões e Setúbal atingem maiores volumes de sempre de TEU no período Janeiro-Outubro

«Os portos de Leixões e Setúbal registaram o volume de TEU mais elevado de sempre nos períodos de Janeiro a Outubro, com 586 967 e 138 837 TEU movimentados, respectivamente», assinala a AMT no seu relatório. Estes resultados de movimentação de carga contentorizada traduziram-se, assim, em acréscimos homólogos de +21,8 mil TEU para o Porto de Leixões e de +5,5 mil TEU para o Porto de Setúbal.

REPORTAGEM TVI

Aveiro nasceu do sal e reinventou-se

As salinas de Aveiro são ainda hoje uma das paisagens mais reconhecidas da cidade. A produção de sal foi a principal actividade da cidade, mas as marinhas vão-se reinventando com novos atractivos para quem as visita.

Empreitada de Prolongamento do Quebra-Mar Exterior e das Acessibilidades Marítimas do Porto de Leixões

Contratualizada empreitada no valor de 130 milhões de euros

No âmbito do Plano de Investimentos previsto, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) procedeu terça-feira, dia 15 de dezembro, à assinatura do contrato da Empreitada do Prolongamento do Quebra-Mar Exterior e das Acessibilidades Marítimas do Porto de Leixões, pelo montante de 130,2 milhões de euros.

A obra, imprescindível para que o Porto de Leixões mantenha a competitividade do tecido empresarial e industrial e, consequentemente, a preponderância na economia regional e nacional, tem prazo de execução de 30 meses e foi adjudicada ao consócio que integra as empresas Teixeira Duarte – Engenharia e Construções; Dredging International NV; e Tecnovia – Sociedade de Empreitadas.

JOSÉ LUÍS CACHO FAZ BALANÇO DE 2020, PERSPECTIVANDO 2021

«Resistir e Avançar», lema do Porto de Sines

O editorial da revista do Porto de Sines, edição lançada esta segunda-feira por ocasião do 43.º aniversário da APS, faz um balanço do desempenho do principal porto do país, perspectivando também os tempos vindouros.

O Presidente da APS, que assina o editorial, assinala as dificuldades vividas no ano que agora termina, evidenciando determinação para vencer os desafios que se colocarão em 2021:
“Não só queremos, como já estamos a afirmar Sines como um porto para o Mundo, trazendo o Mundo para o Porto. Em 2021 continuaremos a AVANÇAR, porque sabemos RESISTIR.”

Entrada em produção da JUL no Porto de Lisboa prossegue a bom ritmo

O projecto e implementação da Janela Única Logística (JUL) no território nacional prossegue: após o arranque recente do projecto no Porto de Setúbal, «decorrem a bom ritmo os trabalhos de preparação da entrada em produção no Porto de Lisboa, o qual se prevê ocorrer durante o próximo mês», adianta a administração do porto da capital portuguesa.

TIAGO REBELO:

«É quase tão difícil ir à Lua como ao fundo dos oceanos»

Tiago Rebelo lidera, no CEiiA, um projecto de robôs submarinos que vão estudar o mar português, produzir conhecimento científico até agora impossível de alcançar e ajudar a confirmar Portugal como um país do tamanho da União Europeia – com 97% de mar.

RÚBEN EIRAS:

«Em 2022 vamos abrir 450 candidaturas para projectos em portos»

Rúben Eiras vai mergulhar literalmente num oceano de projectos, que terá uma contagem decrescente até 2022, precisamente no ano em que vão abrir as candidaturas das startups aos 450 projetos que serão acolhidos para uma rede de 391 portos do Atlântico, com posterior triagem dos 30 projetos considerados com maior potencial, a desenvolver em 30 portos repartidos entre a União Europeia, os Estados Unidos, o Canadá e a Noruega.

ESTA SEGUNDA-FEIRA

Palestra aborda desafios do Porto de Aveiro

Numa organização conjunta, o Rotary Clube de Aveiro e o Rotary Club de Ílhavo convidam todos os interessados a assistir a uma palestra proferida por Fátima Alves, presidente da Administração do Porto de Aveiro, com moderação de Ivan Silva, director adjunto do Diário de Aveiro.
Alusiva ao tema “Os desafios do Porto de Aveiro”, a palestra decorre esta segunda-feira, pelas 21.30 horas, via plataforma Zoom.

Porto de Sines em destaque no «Portugal Mais Competitivo»

Na emissão especial Portugal Mais Competitivo, em parceria com o Compete 2020, o destaque vai para a importância do Mar, da Eficiência Energética e da Economia Circular como eixos estratégicos para o nosso desenvolvimento sustentável.

Um programa com a chancela de qualidade do "Imagens de Marca", emitido pela SIC Notícias.
Do nosso mar trazemos o peixe que é já conhecido um pouco por todo o mundo, mas mergulhamos mais fundo, nos negócios que podem impulsionar o desenvolvimento de um recurso único. Esta edição especial revela-nos a estratégia de expansão do Porto de Sines, que vai permitir colocar esta infraestrutura como uma das mais competitivas da Europa.

Navalria com luz verde de Bruxelas para efectuar reciclagem de navios

A Navalria, com sede em Aveiro e participada a 100% pela Martifer, recebeu a aprovação, por parte da Comissão Europeia, do seu estaleiro de reciclagem de navios, no contexto da nova lista de estaleiros de reciclagem de navios aprovada por Bruxelas.

Segundo noticia o ‘Jornal Económico’, a Navalria – Docas, Construções e Reparações Navais passa agora, com esta luz verde comunitária, a estar apta a executar processos de reciclagem de navios no seu estaleiro de Aveiro. Recorde-se que, em Portugal, a Navalria é, actualmente, a única empresa com estaleiro apto para proceder à reciclagem de navios, de acordo com as novas directrizes da Comissão Europeia.

Portos de Leixões e Viana do Castelo assinam protocolo de descarbonização

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e a Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) assinaram dia 9 um protocolo com vista à descarbonização dos portos de Leixões e Viana do Castelo.

O acordo surge na sequência da decisão tomada pela administração portuária em interditar a entrada e circulação das viaturas pesadas mais poluentes dentro das infraestruturas (Euro I, II, III e IV) nos portos de Leixões e Viana do Castelo, a partir de 1 de janeiro.

10ª edição do Business2Sea colhe interesse internacional e contabiliza inscrições de mais de três dezenas de países

Com início no Dia Nacional do Mar, o Business2Sea arrancou com uma Conferência dedicada ao financiamento da Economia Azul, com a presença do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos e do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira. O evento encerrou com uma Conferência sobre o Pacto Verde Europeu, que contou com a presença do Ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes.

A 15 DE DEZEMBRO

Jornada «Digitalização no Corredor Atlântico Logístico Sines-Badajoz»

Esta jornada, organizada pelo Grupo de Empresas Públicas do Governo da Extremadura espanhola, a Extremadura Avante, terá lugar no dia 15 de Dezembro de 2020 em formato online e tem como objetivo apresentar a situação do projeto, bem como permitir ao setor empresarial participar nas próximas ações do CALSIBA.

O projeto CALSIBA (Corredor Atlântico Logístico Sines-Badajoz) é um projeto de cooperação transfronteiriça, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), EP-INTERREG V A Espanha-Portugal (POCTEP), que promove o desenvolvimento das áreas fronteiriças de Espanha e Portugal, cujos parceiros são a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) e a Extremadura Avante.

APDL vai instalar primeiro porto seco do país na Guarda

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) vai implementar o primeiro porto seco do país, no município da Guarda. A infraestrutura única e pioneira em Portugal, é considerada fundamental para a competitividade da região e implica um investimento de 2 milhões de euros.

A instalação deste terminal intermodal afastado do mar, normalmente posicionado em regiões do interior, ligado a um porto marítimo por via férrea e rodoviária traz vantagens a nível social e económico: o aumento da competitividade das empresas da região; atração do investimento; oportunidade de criação de emprego no interior; alargamento do acesso à intermodalidade, que se traduz numa poupança de 15% no inland, para além da redução de custos de armazenagem e paralisação; redução de lead time (tempos de transporte), dada a proximidade das estruturas e agilidade aduaneira, que se traduz numa maior sustentabilidade económica de toda a área envolvente ao município da Guarda.

ESTA QUINTA-FEIRA

APDL e Câmara Municipal da Guarda levam a debate a criação de um porto seco na região

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e a Câmara Municipal da Guarda organizam, esta quinta-feira, dia 10 de dezembro, pelas 15h00, o Seminário “Porto Seco da Guarda”. A iniciativa decorre na Sala Almeida Santos, Câmara Municipal da Guarda, Praça do Município, Guarda e os Órgãos de Comunicação Social poderão assistir presencialmente ou inscreverem-se aqui para a participação online.
 

LUÍS CASTRO HENRIQUES, PRESIDENTE DA AICEP PORTUGAL GLOBAL:

Portos? Temos planos muito ambiciosos, tanto para Sines como para Leixões

Luís Castro Henriques, Presidente da Aicep Portugal Global, foi o convidado do programa “Primeira Pessoa” da plataforma JE TV, do Jornal Económico.

FAIAL, AÇORES | VEJA O VÍDEO

Centenário café Peter abasteceu centenas de barcos durante a pandemia

O centenário café Peter, no Faial, abasteceu centenas de barcos durante a pandemia que estavam proibidos de atracar nos portos dos Açores.

O relato desses dias, feito por um dos viajantes, foi parar à internet. Às centenas de barcos que chegaram à Horta, José Henrique Azevedo, proprietário do café, e os funcionários abriram os braços e foram às compras por quem estava há semanas no mar.

Portugal 100% empenhado em proteger o Oceano para produzir e prosperar

Realizou-se no Ministério do Mar, em Algés, Oeiras, com transmissão via internet, a sessão de lançamento em Portugal do documento «Transformações para uma Economia Sustentável do Oceano», lançado ontem a nível internacional pelo Painel de Alto Nível para uma Economia Sustentável do Oceano (Painel do Oceano), que integra 14 países, incluindo Portugal.

NRP HIDRA

Navio da Marinha conclui missão de 9 meses na Zona Marítima do Sul

O navio da República Portuguesa Hidra regressou, a 3 de Dezembro, à Base Naval de Lisboa após cumprir missão de 9 meses na Zona Marítima do Sul, onde realizou um total de 1020 horas de navegação e percorreu 9.272 milhas náuticas, o equivalente a mais de 17 mil kms.

​​Foi há 9 meses que o NRP Hidra iniciou a sua missão, momento em que tinha início a crise pandémica no nosso país. Ao longo deste período o navio foi empenhado em diversas tarefas no mar, destacando-se a busca e salvamento marítimo e a patrulha e vigilância dos espaços marítimos, explica um comunicado da Marinha Portuguesa.

Total: 4753
1 2 [3] 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238