Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




INVESTIMENTO PÚBLICO DE 7,38 MILHÕES EUROS NO PORTO DE AVEIRO

Lançado concurso público para construção de cais acostável no Porto de Aveiro

Esta segunda-feira, 22 de julho, foi publicado em Diário da República e também no Jornal Oficial da União Europeia o anúncio do concurso público internacional para a construção de um cais acostável de navios no Porto de Aveiro.
O cais destina-se a servir a Unidade de Produção de Estruturas Metálicas Offshore da ASM Industries, uma sub-holding da A. Silva Matos, unidade situada no Porto de Aveiro.

Novo navio «Mestre Jaime Feijó» já vem a caminho dos Açores, revela Ana Cunha

O novo navio ‘Mestre Jaime Feijó’, construído para substituir o acidentado Mestre Simão, já saiu das Astúrias e já vem a caminho dos Açores, anunciou a Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas.

Ana Cunha, que falava em Ponta Delgada, adiantou ainda que se prevê que o “Mestre Jaime Feijó, chegue aos Açores, concretamente à Horta, antes do final desta semana”.

NOVA EXPO

Vai ser possível pedalar do Parque das Nações até Oeiras

A zona ocidental de Lisboa, onde funcionavam os antigos armazéns da Docapesca, vai ser requalificada e já lhe chamam a "nova Expo". Esta segunda-feira foi apresentado o projecto que inclui um troço do percurso que irá ligar o Parque das Nações a Oeiras. Recebeu o nome de "Ciclovia do Mar" e consiste em quilómetro e meio de um trajeto entre Pedrouços e Cruz Quebrada que se encontrava interdito ao público.

O intuito é reabilitar uma área "abandonada há décadas", como lembrou a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, na apresentação do projeto do "Campus do Mar". O investimento é de 300 milhões de euros, a maior parte de iniciativa privada.

NASCE O OCEAN CAMPUS

PROJECTO DE 300 MILHÕES DE EUROS REQUALIFICA ZONA RIBEIRINHA DE PEDROUÇOS À CRUZ QUEBRADA

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, apresentou esta segunda-feira o “Ocean Campus Portugal”, projeto de requalificação urbana e ribeirinha de toda a área entre Pedrouços (Lisboa) e Cruz Quebrada (Oeiras) que prevê um investimento total de 300 milhões de euros (público e privado).

Este projecto, que abrange 64 hectares de área de intervenção, concretiza o objetivo estratégico do Governo de posicionar Portugal como uma referência internacional nos domínios da ciência, da I&D e da tecnologia no que respeita às Ciências Marítimas e Marinhas e à Economia Azul, potenciando um cluster de desenvolvimento associado ao mar, através de uma rede de unidades de investigação, ensino e desenvolvimento tecnológico, cujo objetivo principal será gerar inovação e investigação qualificada e fornecer aos serviços que aqui se instalem as melhores condições para competir no mercado global.

ANTERIOR MÁXIMO ULTRAPASSADO EM 2.18%

Porto de Aveiro regista melhor primeiro semestre de sempre

O movimento acumulado do Porto de Aveiro no primeiro semestre de 2019 foi 2 712 152 toneladas, valor que constitui novo máximo no que diz respeito ao tráfego de mercadorias neste período do ano. O anterior máximo, estabelecido em 2018, foi ultrapassado em 2.18%.
Tanto no fluxo de exportação como no de importação foram alcançadas variações positivas de relevo. As exportações atingiram 800 605 toneladas, mais 1,71% do que em 2018 e as importações cresceram 2,38%, para 1 911 547 toneladas.

Porto de Sines continua na rota dos maiores porta-contentores do mundo

O Terminal XXI do Porto de Sines recebeu, no dia 21 de julho, a escala do navio “Milan Maersk”, um dos maiores porta-contentores do mundo, com capacidade para transportar 20.568 TEU (contentores de 20 pés). Este navio, a par do “Madrid Maersk” recebido várias vezes num passado recente, faz parte da maior Categoria/Classe de navios porta-contentores alguma vez operados no Porto de Sines.

ESTA SEGUNDA-FEIRA

MINISTRA DO MAR APRESENTA O OCEAN CAMPUS, PROJECTO DE 300 MILHÕES DE EUROS

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, apresenta esta segunda-feira, dia 22 de julho, pelas 10h00, o “Ocean Campus Portugal”, projecto de requalificação urbana e ribeirinha de toda a área entre Pedrouços (Lisboa) e Cruz Quebrada (Oeiras).

Nesta cerimónia será igualmente lançado o concurso da Marina de Pedrouços e inaugurada a Ciclovia do Mar, dois projectos relevantes no âmbito do “Ocean Campus”.

Encomendas de navios com declínio recorde

No segundo trimestre de 2019 as encomendas de navios desceram para os níveis mais baixos de que há registo. Segundo a VesselsValue, os navios graneleiros apresentaram uma descida de 73% em comparação com o primeiro trimestre de 2018.

Corveta da Marinha ruma aos Açores para mais uma missão

O NRP João Roby largou sexta-feira da Base Naval de Lisboa para mais uma missão na Zona Marítima dos Açores, integrando o Dispositivo Naval Permanente naquele arquipélago e onde permanecerá até ao dia 18 de setembro. O NRP João Roby rende o NRP Viana do Castelo que após terminar a missão irá navegar rumo a Lisboa.

Movimento de passageiros dos Portos do Funchal e Porto Santo cresceu 90% em 15 anos

São 57 anos, embora a APRAM só tenha começado a celebrar o aniversário do Porto do Funchal, instituindo o ‘Dia do Porto’, em 2017. Mas ele foi inaugurado a 18 de Julho de 1962, e desde então a baía do Funchal recebe navios e navegadores, entre eles turistas que, nas palavras da presidente do Conselho de Administração da APRAM, “quebraram o isolamento e trouxeram o cosmopolitismo à nossa cidade”.

SINES

ALCANÇADO ACORDO PARA EXPANSÃO DO TERMINAL XXI COM INVESTIMENTO PRIVADO DE 547 MILHÕES DE EUROS

Foi dado mais um importante passo na concretização da “Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente - Horizonte 2026”, aprovada pelo XXI Governo Constitucional através da RCM n.º 175/2017, de 24 de novembro de 2017, na componente prevista para o Porto de Sines, com o acordo assinado esta quarta-feira que permitirá a concretização da 3ª fase de expansão do Terminal XXI.

Este acordo, assinado no seio da comissão de negociação nomeada pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, representa um investimento global de 547 milhões de euros, totalmente privado, a concretizar pelo concessionário, a PSA Sines, ao longo do prazo do contrato de concessão, que compreende não só a expansão do cais de acostagem e respetivos equipamentos de movimentação, mas também a manutenção, substituição e renovação de equipamentos já instalados nas fases anteriores.

 

Primeiro-Ministro destaca investimento nas ligações de Sines a Espanha e de Leixões à Galiza

A 15 de Julho, António Costa elogiou os investimentos previstos para a ferrovia nacional, considerando as obras de modernização da Linha do Douro, inauguradas nesse dia, «uma das peças importantes do grande programa ferrovia 2020». O Primeiro-Ministro enalteceu também a aposta nas ligações do Porto de Sines a Espanha e do Porto de Leixões à Galiza.

PORTO DE LISBOA RECEBE CARGA DE PROJECTO COM DESTINO A VIALONGA

Uma operação com carga de grandes dimensões ocorreu esta semana no Terminal Multiusos do Beato (TMB), localizado na Plataforma Oriental do Porto de Lisboa.
A descarga de 10 reservatórios de grande dimensão - com 25.00mx7.30mx7.50m e 40 toneladas, cada - oriundos de uma das fábricas da Heineken, localizada na Sérvia, e embarcados no porto romeno de Constança, no navio “FWN SPLENDIDE”, o qual foi agenciado pela Portmar, Lda., terá como destino final a fábrica de cerveja da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC), localizada em Vialonga, no Concelho de Vila Franca de Xira.

Gaspar, o primeiro golfinho boto-branco ibérico, tem visitado as praias do Porto e Matosinhos

O primeiro golfinho boto-branco registado na Península Ibérica tem visitado as praias do Porto e de Matosinhos e, além de ser bastante "sociável", os pescadores acreditam tratar-se de uma fêmea por já o terem avistado com um filhote.

Ligação fluvial de mercadorias

Ministra do Mar destaca a intermodalidade

A intermodalidade foi outra das questões levantadas por Ana Paula Vitorino na cerimónia de assinatura do Memorando de Entendimento relativo à Renegociação do Contrato de Concessão do Terminal de Contentores de Alcântara.

“Estima-se que a repartição modal relativa à ferrovia, atualmente na ordem dos 10%, venha a atingir os 25% no decorrer do projeto. E relativamente ao tráfego fluvial, com a dinamização do transporte de contentores por barcaças, estima-se que venha a venha a absorver 35 mil contentores por ano no final do projeto”, esclareceu a ministra do Mar.

LÍDIA SEQUEIRA:

Acordo APL-Yilport Liscont é «solução equilibrada para ambas as partes»

Lembrando que o porto lisboeta «movimenta, em média, 12 milhões de toneladas por ano, essencialmente granéis sólidos e carga contentorizada, sendo que dos cerca de 5 milhões de toneladas de carga contentorizada, mais de 40% passam pelo Terminal de Alcântara», Lídia Sequeira enfatizou a «a importância deste contrato de serviço público, através do qual se estabelecem regras e princípios, que adequem a exploração do Terminal aos objectivos pretendidos pela concedente». O consenso, reforçou, abrange as alterações a introduzir no clausulado do Contrato de Concessão em Vigor e respectivos anexos, designadamente nos relativos ao plano de investimentos apresentado pela Liscont.

ÁLBUM FOTOGRÁFICO DISPONÍVEL NO FLICKR

«Estratégia Nacional do Mar 2020-2030» debatida em Ílhavo

Esta terça-feira, dia 16 de Julho, Ílhavo acolheu dois workshops focalizados na elaboração da “Estratégia Nacional do Mar 2020-2030”.
Sob a presidência da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, as sessões contaram ainda com a presença do Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário.
A sétima edição incidiu sobre a área temática “Pesca e Transformação do Pescado”, com a oitava dedicada à área temática “Aquicultura e Segurança Alimentar”.

Renovação da concessão do Terminal de Contentores de Alcântara garante investimento de 122 Milhões de euros

A Administração do Porto de Lisboa (APL) e a Liscont (Grupo Yilport) assinaram esta segunda-feira, dia 15 de julho, um Memorando de Entendimento relativo ao consenso alcançado no processo de Renegociação do Contrato de Concessão do Terminal de Contentores de Alcântara.

O acordo agora alcançado contempla uma concessão até 2038 e um plano de investimento de 122 milhões de euros no Terminal de Contentores de Alcântara, 100% privado, repartido entre intervenções em infraestruturas (26,5 milhões), aquisição e implementação de infraestrutura tecnológica (2 milhões) e aquisição e instalação de equipamentos (93,5 milhões).

Visita do Embaixador da Coreia do Sul ao complexo industrial e portuário de Sines

O Embaixador da República da Coreia do Sul, Song Oh, e o Ministro Conselheiro, Keunseok Jeon, visitaram o complexo industrial e portuário de Sines no dia 11 de Julho. A visita contemplou também um périplo pelo Porto de Sines, com destaque para o TGN – Terminal de Gás Natural e a sua entidade gestora, a REN Atlântico.

APDL renova certificação de qualidade em todos os serviços e unidades de negócio

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana Do Castelo (APDL) vê renovada a certificação de Sistema de Gestão da Qualidade, segundo o referencial NP EN ISO 9001:2015, atribuída pela Lloyd's Register Quality Assurance.

Já desde 2010 que a APDL tem vindo a renovar esta certificação considerada estratégica, um resultado da melhoria contínua dos serviços.

Total: 3938