Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ARRANCOU A OBRA DE REPARAÇÃO DO QUEBRA-MAR DO PORTO DA ERICEIRA

Cumprindo as orientações da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, de se proceder à reparação do Quebra-Mar do Porto da Ericeira, a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) consignou a empreitada de recuperação do quebra-mar do porto da Ericeira, após realização do procedimento de contratação, pelo valor de cerca de 2.800.000 € (IVA incluído).

UNESCO, PARIS

Ministra do Mar na High-Level Scientific Conference

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, participou dia 10 na High-Level Scientific Conference, na sede da UNESCO, em Paris. A Conferência, organizada pela COI - Comissão Oceanográfica Intergovernamental e pela OCP - Ocean And Climate Platform, centrou-se no tema “From COP21 towards the United Nations Decade of Ocean Science for Sustainable Development [2021-2030]”.

Acessibilidades marítimas: Setúbal poderá «captar tráfegos» de outros países, diz Ministra do Mar

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, presidiu esta quarta-feira à cerimónia de assinatura do auto de consignação do projeto de Melhoria das Acessibilidades Marítimas do Porto de Setúbal, entre a APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e a Mota-Engil – Engenharia e Construção, uma sessão que decorreu na sede do Ministério do Mar, em Algés.

Cais da Cova do Chegado vai ter lugares para todos

O Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Joaquim Batista, acredita que os lugares de amarração no Cais da Cova do Chegado vão ser suficientes para todos os interessados. De acordo com o regulamento daquele cais, aprovado pela Assembleia Municipal, na atribuição de lugares terão prioridade as embarcações que possuem licença de pesca e só depois serão atribuídos lugares de atracagem às embarcações de apoio a mariscadores apeados.

Wärtsilä divulga proposta de rede de cidades marítimas

A empresa finlandesa de tecnologia marítima Wärtsilä anunciou uma proposta para conectar 20 das mais importantes cidades marítimas do globo num ecossistema através de uma rede digital, eficiente e ecologicamente saudável até 2020, durante a feira marítima internacional SMM, em Hamburgo, pela voz de Marco Ryan, CDO (Chief Digital Officer) e vice-presidente executivo da empresa.

Consignação da empreitada de Melhoria das Acessibilidades Marítimas ao Porto de Setúbal

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino presidiu à cerimónia de consignação da empreitada de Melhoria das Acessibilidades Marítimas ao Porto de Setúbal, no Ministério do Mar [12 de setembro], tendo o respetivo auto sido assinado por Lídia Sequeira e Carlos Correia, respetivamente Presidente e Vogal do Conselho de Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA, e por António Ferreira Oliveira e Luís Filipe Tomás, respetivamente Presidente e Procurador do Conselho de Administração da Mota Engil, Engenharia e Construções.

A sessão contou ainda com a presença de Maria das Dores Meira, Presidente da Câmara de Setúbal, bem como de diversas entidades.

SHIPPING WEEK

Portugal está na rota certa para se tornar «centro logístico de excelência na Europa»

O evento internacional Portugal Shipping Week está a poucos dias de distância (arranca a 17 de Setembro), e todos os preparativos estão já na recta final: tudo a postos para a consumação de um sucesso que concentrará em si, na capital portuguesa, todas as atenções do shipping global.

Através de comunicado, a organização do evento assinala os pontos altos do trabalho do actual Executivo na área do Mar, elogiando o desempenho e sublinhando o empenho colocado na emancipação do país enquanto pólo marítimo e logístico de referência.

EM DIA DE GREVE TOTAL DECRETADA PELO SEAL

Porto da Figueira da Foz operou sem perturbações

Naquele que era o primeiro dia de greve total decretada pelo SEAL para o Porto da Figueira da Foz, as operações decorreram normalmente e sem qualquer perturbação.
Quem o garante é Raúl Capão, Manager da Foztráfego, que, à nossa publicação garantiu mesmo que, embora grande parte dos estivadores da Figueira da Foz sejam associados do SEAL, a maioria desses mesmos associados optou por ignorar o apelo lançado desde Lisboa por António Mariano.

Portugal é a «capital mundial do mar» entre 17 e 21 de Setembro

No dia 18 de setembro, a Gare Marítima de Alcântara acolhe a “Portugal Shipping Week”, uma conferência que reúne os principais especialistas mundiais do setor para a discussão das novas realidades e dos novos desafios do transporte marítimo mundial. O tema é “Desafios do Futuro Para Uma Nova Geração do Transporte Marítimo”. É a primeira vez que este evento se realiza fora de Londres ou Bruxelas.

CANDIDATURAS ATÉ DIA 23

Platicemar lança concurso de ideias para desenvolver a economia do mar

Foi lançado em Aveiro o Concurso de Ideias de Negócio para a Economia do Mar pela Platicemar (Plataforma de Consolidação do Sector da TICE e Empreendorismo na Economia do Mar), promovido pela rede de inovação InovaRia, cujo objectivo é o de gerar startups que actuem na economia do mar.

Ministra do Mar preside à assinatura do auto de consignação para a melhoria das acessibilidades marítimas do Porto de Setúbal

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, preside esta quarta-feira, dia 12 de Setembro, à cerimónia de Assinatura do Auto de Consignação do Projeto de Melhoria de Acessibilidades Marítimas do Porto de Setúbal.

A cerimónia inicia-se às 17 horas, nas instalações do Ministério do Mar, na Av. Dr. Alfredo Magalhães Ramalho, nº 1, em Algés.

Governo quer executar 7,2 ME em dragagens até ao final do ano

"Temos uma projeção para este ano que [aponta] para a execução de 7,2 milhões de euros [em dragagens]", disse Ana Paula Vitorino, durante uma audição parlamentar na Comissão de Agricultura e Mar. Por sua vez, de acordo com as estimativas da governante, em 2019 prevê-se a execução de 4,6 milhões de euros.

Nesta legislatura, o montante total de execução em dragagens, remoção de sedimentos do fundo de um curso de água, ascenderá a 16 milhões de euros.

Armadores e APDL criam grupo de trabalho para analisar politica tarifária no Douro

A Associação das Atividades Marítimo-Turísticas do Douro (AAMTD) e a APDL decidiram criar um grupo de trabalho para analisar o modelo da nova Política Tarifária da Via Navegável do Douro, com o qual os armadores discordam.

JOSÉ ÁVILA:

«Autoridade marítima e Atlanticoline confirmam que a operação nos portos dos Açores é segura»

“Esta audição aos Capitães dos Portos da Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada, à Secretária dos Transportes, que se fez acompanhar pelos membros da administração da Portos dos Açores e Atlanticoline, permitiram confirmar que existem todas as condições para operar nos portos da Região, cumprindo todos os critérios de segurança publicados nos editais da Autoridade Marítima”, afirmou José Ávila à margem da reunião da Comissão de Economia que se realizou em Ponta Delgada.

APAT solidária com operadores do Porto de Lisboa na greve dos estivadores

A Associação dos Transitários de Portugal (APAT) manifesta-se solidária com a posição da Associação dos Operadores do Porto Lisboa (AOPL) relativa à greve convocada pelo Sindicato Nacional dos Estivadores que se estende até 8 de outubro.

Governo aprova regulamentação da pesca comercial e regimes para as embarcações

O regime especial de determinação da matéria coletável dos navios, a regulamentação da pesca marítima comercial e o novo regime jurídico da náutica de recreio foram aprovados em Conselho de Ministros.

AÇORES

Investimentos nos portos levaram a melhoria significativa do transporte marítimo de passageiros, garante Ana Cunha

Os investimentos realizados pelo Governo dos Açores nos portos da Região levaram a uma melhoria de grande relevo no transporte marítimo de passageiros, afirmou, em Ponta Delgada, a Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas.

Movimento portuário na Madeira

O Porto do Funchal recebe logo pelas 07h15 desta 2.ª feira, 10 de setembro, o Volcán de Tijarafe, procedente de Santa Cruz de Tenerife. Com agenciamento garantido por PMAR Navegação, este ferry largará rumo a Portimão por volta das 10h30.

Lídia Sequeira considera COMPETE 2020 «fundamental» na melhoria dos acessos marítimos ao Porto de Setúbal

«O apoio do COMPETE 2020 ao Projecto de Melhoria dos Acessos Marítimos ao Porto de Setúbal reveste-se de uma importância fundamental para a realização dos trabalhos de dragagens de aprofundamento no porto, dotando-o de fundos de -15 metros (ZH) no Canal da Barra e -13,5 metros (ZH) no Canal Norte, e correspondente monitorização ambiental», declarou Lídia Sequeira, Presidente do Conselho de Administração da APSS, ao COMPETE 2020.

Conselho de Carregadores acusa estivadores de provocarem «danos incalculáveis»

O Conselho Português de Carregadores (CPC) responsabiliza os trabalhadores dos portos de Lisboa, Setúbal e Figueira da Foz que estão a fazer greve às horas extraordinárias de provocarem "danos incalculáveis na economia nacional".

"Alguns trabalhadores portuários persistem em contribuir para danos incalculáveis na economia nacional, através de greves consecutivas desde agosto até outubro, colocando em risco muitos postos de trabalho, falha de rendimentos às famílias, perda de encomendas, aumento de custos e quebra do crescimento económico do país, proporcionado nos últimos anos pelas indústrias exportadoras", refere, em comunicado, a direção do CPC, que representa algumas das maiores empresas exportadoras portuguesas.

Total: 3660