Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
Porto de Lisboa recebe mega-iate sustentável em viagem de cruzeiro inaugural
O navio de cruzeiros Emerald Azzurra está a fazer a sua viagem inaugural e escalou esta quarta-feira o Porto de Lisboa, o primeiro porto europeu para a nova embarcação da Emerald Cruises, a mais recente linha de cruzeiros de luxo, parte do grupo Scenic.
Para assinalar a passagem pela capital portuguesa, a Administração do Porto de Lisboa presenteou o Comandante com a habitual placa comemorativa da ocasião, com o navio a ser escoltado por rebocadores da empresa Portugs.
A primeira escala em Lisboa do Emerald Azzurra faz parte de uma viagem transatlântica de dez dias que teve início em Bridgetown, nos Barbados, e termina em Civitavecchia, em Itália, com escalas em Portimão, Cádis, Málaga, Cartagena, Valência, Palma de Maiorca, Port Mahon e Alghero.
Construído nos estaleiros Halong Shipbuilding Company, em Ha Long City, Vietnam, este mega-iate tem 110 metros de comprimento, pesa 5 175 toneladas e conta com 50 cabines, com capacidade para 100 passageiros e 72 tripulantes.
Este mega-iate dispõem de motores que cumprem os regulamentos de emissões nível III da IMO, sendo compatível com a convenção MARPOL para evitar a poluição do ambiente marinho por iates. Utiliza ainda uma tecnologia avançada de aquecimento, ventilação e ar condicionado para melhorar a qualidade do ar. A energia dos gases de escape é reciclada e utilizada para aquecer água. O tratamento de águas residuais responde aos mais rigorosos requisitos, o que lhe permite navegar em áreas protegidas.