Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 29 de Outubro a 2 de Novembro

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 34 navios de mercadorias para o período de 29 de Outubro a 2 de Novembro. Por classificação: Ro-Ro: 6 | Porta-Contentores: 6 | Petroleiro: 2 | Graneleiro: 2 | Carga Geral (single e multi deck): 9 | Navio-Tanque: 4 | Transporte Especial: 2 | Navio Frigorífico: 1 | Transporte de Cimento: 2

AÇORES

Praia da Vitória: «Está concluído o projecto base do Terminal de Transshipment»

Citado pelo diário açoriano ‘Açores 24 Horas’, o Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares declarou: «Neste âmbito, posso informar o Parlamento que está concluído o projecto base do Terminal de Transshipment, estão concluídos os levantamentos, ensaios, caracterizações ambientais para o estudo de impacte ambiental, esse estudo teve algum atraso devido a um incumprimento de um prestador de serviços subcontratado para a caracterização das amostras».

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa até 2 de Novembro

Prevêem-se 21 escalas de navios de mercadorias para o período de 27 de Outubro a 2 de Novembro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 8 navios de contentores, 3 tanques, 3 carga geral multi deck, 3 graneleiros, 2 ro-ro, 1 misto – carga geral/contentores e 1 carga geral single deck.

Lídia Sequeira quer transhipment no Porto de Lisboa

A Administração do Porto de Lisboa (APL) quer implementar o transhipment no Porto de Lisboa e está em sintonia com a Yilport (um dos operadores de terminais portuários da capital) nessa matéria, admitiu Lídia Sequeira, presidente da APL, durante a conferência «Mar em Português», promovida pelo jornal Notícias do Mar. Questionada sobre se essa ambição está relacionada com um novo terminal de contentores no Barreiro, a Presidente da APL foi clara a dissociar os dois assuntos.

Estratégia para os portos nacionais

Terminal Vasco da Gama avança ainda este ano. Barreiro em 2019

O Ministério do Mar garante que um ano após a aprovação, em Conselho de Ministros, da “Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente – Horizonte 2026”, os projectos que fazem parte deste plano estão a avançar “a bom ritmo e, na sua grande maioria, dentro dos timings previstos”.

Vantagens do transporte fluvial em debate na Via Navegável do Douro

O transporte fluvial esteve em debate na Via Navegável do Douro numa iniciativa que contou com a presença de representantes da Áustria, Bélgica, França, Luxemburgo, Países Baixos e Polónia.

Promovida pela Inland Navigation Europe (INE), à mesa do debate estiveram as vantagens económicas e ecológicas do transporte fluvial; as políticas para uma navegação fluvial mais atrativa; a integração das vias navegáveis da rede transeuropeia (RTE-T); o aumento do orçamento da União Europeia (UE) para cursos de água e a implantação de serviços de informação fluvial; e a introdução de combustível com baixo teor de enxofre para a navegação.

PSA Sines anuncia arranque das «obras de expansão» da plataforma ferroviária

Através de uma nota revelada no dia 23, a PSA Sines adiantou que foram iniciadas as «obras de expansão da plataforma ferroviária actualmente existente», numa altura em que, sublinha também, se encontram a decorrer as negociações «para uma nova fase de crescimento do Terminal XXI».
 

ESTA QUARTA-FEIRA

MINISTRA DO MAR NA ABERTURA DE SEMINÁRIO SOBRE ECONOMIA DO MAR NA FEUP; DE TARDE VISITARÁ O PORTO DE LEIXÕES

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, estará esta quarta-feira, dia 24 de outubro, na cidade do Porto onde, ao final da manhã, vai intervir na abertura do seminário “Ciência dos Oceanos para uma Economia Azul Sustentável”, na FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
De tarde, a partir das 15h00, a Ministra do Mar fará uma visita oficial ao Porto de Leixões, com visitas aos serviços da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, visita aos terminais do Porto de Leixões e reunião de trabalho com entidades ligadas à atividade do Porto de Leixões.

Eduardo Paz Ferreira lidera renegociação da concessão do terminal de Sines

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, escolheu Eduardo Paz Ferreira, professor catedrático da Universidade de Lisboa, para presidir à comissão que vai renegociar a concessão do terminal de Sines, atribuída à empresa de Singapura PSA, um processo que tem como objectivo um investimento de cerca de cem milhões de euros para a expansão do terminal de contentores.

Nova administração da Portos dos Açores eleita dia 22

A Administração da Portos dos Açores, para o triénio 2018/2020 foi eleita esta segunda-feira, em Assembleia Geral, por proposta do acionista, refere nota publica no Gacs.

AÇORES

Parlamento aprova por unanimidade alteração do regime jurídico da operação portuária no arquipélago

Uma proposta do Governo dos Açores, apresentada no Parlamento Açoriano, que visa alterar o decreto legislativo que adapta a Região ao regime jurídico de operação portuária, e que prevê que a concessão da atividade de movimentação de carga possa ir até 75 anos, ao invés dos atuais 30, ”um prazo estabelecido em função do período de tempo necessário para a amortização e renumeração, em normais condições de rendibilidade da exploração e do capital investido”, foi aprovada com o voto favorável de todos os partidos.

Iniciativa «Uma Faixa, Uma Rota»

Portugal e China estão a ultimar memorando de entendimento

Portugal e a China estão a ultimar um memorando de entendimento no âmbito da iniciativa "Uma Faixa, Uma Rota", centrada no investimento de infraestruturas, anunciou em Macau o Ministro dos Negócios Estrangeiros português.
Augusto Santos Silva não adiantou se este memorando pode vir a ser assinado durante a visita oficial do Presidente chinês Xi Jinping a Portugal, anunciada para 04 e 05 de dezembro, sendo que mais de três dezenas de Estados já assinaram acordos de cooperação relevantes com a China no quadro deste projeto.
 

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 22 a 26 de Outubro

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 24 navios de mercadorias para o período de 22 a 26 de Outubro. Por classificação: Ro-Ro: 2 | Porta-Contentores: 4 | Petroleiro: 2 | Graneleiro: 2 | Carga Geral (single e multi deck): 8 | Navio-Tanque: 3 | Transporte Especial: 2 | Navio Frigorífico: 1

Portos de Aveiro e da Figueira da Foz disparam em Agosto e consolidam variação homóloga de +3,9%

Pela positiva destacaram-se, no decorrer do mês de Agosto, os portos de Aveiro e da Figueira da Foz, com crescimentos acentuados de +26,5% e de +17,2%, respectivamente. Ao olharmos isoladamente para Agosto verificamos que a carga contentorizada denotou um crescimento homólogo de +11,5%, sendo factor decisivo para fixar o valor global da movimentação mensal nos 8.235.376 de toneladas.
 

PORTO DE LISBOA

«CAP SAN ANTONIO» abastece bancas ao largo

O Porto de Lisboa recebeu o navio porta-contentores CAP SAN ANTONIO, da Hamburg Sud, para abastecimento de combustível ao largo (bancas).
Este navio, agenciado pela Maersk Portugal, Lda., possui 118.938 t. de GT, capacidade para 9.669 TEU, 333.2 metros de comprimento, 48.32 metros de boca, 7.5 metros de calado, 24 tripulantes e bandeira dinamarquesa.

Novo Comandante da Zona Marítima dos Açores

O comodoro José Croca Favinha tomou posse como Comandante da Zona Marítima dos Açores, em cerimónia que se realizou em Santa Clara, nos Açores. A cerimónia contou com a presença do 2º Comandante Naval, contra-almirante João Dores Aresta, que deu posse ao novo Comandante de Zona dos Açores que rende no cargo o comodoro Valentim Pires Rodrigues.

MINISTRA DO MAR REUNIU COM SINDICATOS DO PORTO DE LEIXÕES

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e os membros do Conselho de Administração da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, reuniram esta sexta-feira, no Ministério do Mar, com sindicatos representativos dos trabalhadores do Porto de Leixões.

A Cultura da Marinha tem novo director

O contra-almirante João Valente dos Santos tomou posse como Director da Comissão Cultural de Marinha, em cerimónia que se realizou na Casa da Balança, em Lisboa, e foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante António Mendes Calado. O contra-almirante Valente dos Santos rende no cargo o vice-almirante Augusto Mourão Ezequiel.

ESTA SEXTA-FEIRA, EM LEIXÕES

Governo reúne-se com sindicatos para debater greve

A Ministra do Mar vai reunir-se esta sexta-feira, em Leixões, com os sindicatos, para debater a greve dos estivadores afectos ao SEAL, que tem "afetado a credibilidade" dos portos nacionais,.

"Já conversei com o presidente do SEAL [Sindicato dos Estivadores e da Atividade Logística] para perceber o que poderia ser feito. Pedi uma nova auditoria à ACT [Autoridade para as Condições do Trabalho] e vou a Leixões, esta sexta-feira, para reunir com a comunidade, com o sindicato maioritário e com o SEAL", disse Ana Paula Vitorino, durante uma audição parlamentar na Comissão de Agricultura e Mar.

TEMPESTADE LESLIE

Ministra do Mar classifica de «muito grave» a situação no Porto da Figueira da Foz

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, classificou, esta quarta-feira, a situação no porto de pesca e comercial da Figueira da Foz de "muito grave", no seguimento da tempestade Leslie, e estima prejuízos de 5 milhões de euros.

"Há uma cenário de grande complexidade na Docapesca, no porto comercial, na indústria de pescado, bem como em toda a pesca", estimando um valor "ainda não muito concreto" de 5 milhões nos prejuízos da economia do mar, sem contabilizar ainda o facto de "não se poder laborar durante algum tempo".

Total: 3660