Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




DECRETO-LEI QUE ESTABELECE CONCEITO DE PORTO SECO APROVADO EM CONSELHO DE MINISTROS

Foi esta quinta-feira aprovado, na generalidade, em Conselho de Ministros, o decreto-lei que estabelece o conceito legal de porto seco, definindo as regras, os procedimentos e a desmaterialização necessários para a sua implementação.

Esta era uma medida tida como prioritária pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e parte do Programa do XXI Governo Constitucional, potenciando a concentração e o desembaraço das mercadorias que circulam entre armazéns de depósito temporário e assim aumentando a competitividade dos portos e do setor exportador e importador nacional. Tecnologicamente, o novo conceito de porto seco assenta a sua funcionalidade na nova Janela Única Logística (JUL), ferramenta que vem digitalizar e facilitar os procedimentos de fluxo de mercadorias nos portos e nas suas ligações logísticas por rodovia e ferrovia.

Funchal quer mais competências na gestão marítimo-portuária e nas áreas de frente mar

A requalificação do Cais do Carvão foi uma das intervenções que vai permitir trazer valor acrescentado à Estação de Biologia Marinha do Funchal, através de ações de promoção do património cultural marinho, refere a autarquia.

IPMA: PROCEDIMENTO PARA REGULARIZAÇÃO DE 77 QUADROS SUPERIORES

Na sequência da orientação da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, ao Conselho Diretivo do IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, de serem desencadeados os procedimentos administrativos relativos ao programa de regularização extraordinária dos trabalhadores com vínculos precários na Administração Pública, foram abertos os concursos de regularização de 74 técnicos superiores e 3 especialistas de informática.

Recorde-se que, no final de 2018, já haviam sido iniciados os procedimentos de regularização de 14 assistentes operacionais ou assistentes técnicos.

Yilport desvenda o «sonho» de ter um milhão de TEU no Terminal Norte de Leixões

A cerimónia de apresentação do projecto de reconversão do Terminal de Contentores Sul do Porto de Leixões, levantou o véu sobre a dimensão do «sonho» da Yilport para o futuro do complexo portuário nortenho: o discurso de Robert Yildirim vincou a importância basilar do porto para o portefólio turco e desvendou que a ambição passa também por revolucionar o Terminal de Contentores Norte.

AÇORES

Publicado concurso público internacional para aquisição de grua para o Porto da Casa, no Corvo

Foi publicado esta quinta-feira, em Diário da República, o anúncio do procedimento para o concurso público internacional com vista à “aquisição de grua todo-o-terreno de estaleiro (rough terrain crane)” para o Porto da Casa, ilha do Corvo, adianta comunicado da empresa pública Portos dos Açores.

ESTA QUINTA-FEIRA

MINISTRA DO MAR PARTICIPA NA CONFERÊNCIA DA OCDE SOBRE O PAPEL DA INOVAÇÃO NA SUSTENTABILIDADE DOS OCEANOS

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, participa esta quinta-feira, dia 14 de fevereiro, pelas 09h30, na Conferência da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) subordinada ao tema “Inovação para um Oceano Sustentável: Observatórios e Redes de Conhecimento”.
A Conferência tem início marcado para as 09h30, no auditório do IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, em Algés (Av. Dr. Alfredo Magalhães Ramalho).

Ambiente dá luz verde a ampliações e novo terminal no Porto de Sines

A Agência do Ambiente deu luz verde, embora com condicionantes, aos projectos de ampliação do terminal XXI, o terminal de contentores do Porto de Sines, gerido pela PSA, de Singapura, assim como para um novo terminal de contentores, o Vasco da Gama, no porto alentejano. Este último vai ser concessionado após um concurso público internacional, tendo já diversos grupos chineses manifestado o seu interesse.

O Terminal XXI do Porto de Sines superou os números de 2017 em 2018, em matéria de carga contentorizada, valendo já 58% da carga movimentada em todos os portos do país.

Porto de Setúbal presente na 3.ª Edição do Leiria Centro Exportador

O Porto de Setúbal vai participar, no dia 26 de fevereiro, no Mercado de Sant’Ana, em Leira, na 3ª Edição do Leiria Centro Exportador com um espaço de expositor numa perspetiva de identificação de oportunidades e parcerias proporcionadas por contatos B2B, bem como através da presença da presidente do CA da APSS, Lídia Sequeira, como oradora na Conferência dedicada à temática “Valor da Marca Portugal no Mundo”.

Porto de Setúbal: Desempenho no roro em destaque

3228 viaturas movimentadas em 2 turnos

O Porto de Setúbal movimentou 3228 viaturas em 2 turnos na semana finda [2º turno de dia 4 e na madrugada de 5 de fevereiro], em operações de carga e descarga dos navios ro-ro Grand Spagna e Viking Diamond, agenciados pela Grimaldi e Portmar respetivamente, ambos operados pela estivadora Navipor, o que constitui um desempenho de relevo demonstrativo da capacidade operacional do porto neste tipo de carga.

ANTÓNIO COSTA | COM VÍDEO

Nova linha ferroviária de mercadorias «vai potenciar a ligação do Porto de Sines à Europa e da Europa a Sines»

O Primeiro-Ministro, António Costa, considerou, esta segunda-feira, "fundamental" que o Alentejo não fique a "ver os comboios passar" com a linha ferroviária do Corredor Internacional Sul Sines-Elvas (Caia) e defendeu a fixação de empresas na região.
Em termos da competitividade externa, acentuou, a nova linha ferroviária de mercadorias "vai potenciar a ligação do Porto de Sines à Europa", mas também "a ligação da Europa ao Porto de Sines", permitindo reforçar a ligação de Portugal ao território europeu e ao mundo.
 

COM VÍDEO

Reconversão de terminal do Porto de Leixões já começou

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, esteve no arranque da reconversão do terminal de contentores sul, que vai ficar pronto em 2021.
Veja a reportagem vídeo
 

Cidades atlânticas querem prioridade para o Corredor Atlântico

O presidente das Cidades do Arco Atlântico, José Maria Costa, apelou aos Governos de Portugal, Espanha e França para que o Corredor Atlântico seja considerado uma «prioridade» no futuro programa de investimentos europeus.
«Um dos grandes objetivos do corredor Atlântico é promover uma boa coordenação dos investimentos de modo a harmonizar as caraterísticas técnicas das infraestruturas ao longo dos três países», sustentou o responsável durante a reunião "O futuro do Arco Atlântico: uma visão local", que decorreu em Bruxelas.

Directora Executiva da Agência Europeia de Segurança Marítima visitou o Porto de Sines

No dia 8 de fevereiro, o Porto de Sines recebeu a visita da Diretora Executiva Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA), Maja Kostelac, com o objetivo de conhecer o funcionamento desta infraestrutura portuária, com destaque para o funcionamento da JUP – Janela Única Portuária e a sua integração com a alfândega.

PORTO DE LISBOA

25 navios de mercadorias até 15 de Fevereiro

Prevêem-se 25 escalas de navios de mercadorias para o período de 9 a 15 de Fevereiro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 12 porta-contentores, 4 graneleiros, 3 carga geral single deck, 3 mistos – carga geral / contentores, 2 carga geral multi deck e 1 tanque.

ESTRATÉGIA PARA O AUMENTO DA COMPETITIVIDADE PORTUÁRIA DÁ MAIS UM IMPORTANTE PASSO COM INVESTIMENTO DE 43,4 MILHÕES DE EUROS EM LEIXÕES

A Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente – Horizonte 2026, aprovada pelo Governo na Resolução do Conselho de Ministros n.º 175/2017, dá esta sexta-feira mais um importante passo com a apresentação do Projeto de Reconversão do Terminal de Contentores Sul do Porto de Leixões, que juntou no Terminal de Cruzeiros de Leixões a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, o Presidente do Grupo Yildirim, Robert Yildirim, e o CEO da Yilport Holding, Christian Blauert.

O Projeto de Reconversão do Terminal de Contentores Sul do Porto de Leixões prevê um investimento de 43,4 milhões de euros, que será realizado na íntegra pela concessionária do terminal, a Yilport Holding (Grupo Yildirim).

PetroRio e Pharol SGPS visitaram o Complexo Industrial e Portuário de Sines

A companhia brasileira PetroRio, representada por Guilherme Luis Pesenti e Silva (Head de M&A da empresa) e Harald Ernesto Schweitzer (manager de M&A) e a holding portuguesa Pharol SGPS, representada por João Paulo Brunet, visitaram o Complexo Industrial e Portuário de Sines.

ESTA SEXTA-FEIRA

MINISTRA DO MAR NA APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE RECONVERSÃO DO TERMINAL DE CONTENTORES DE LEIXÕES

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, marca presença esta sexta-feira, dia 8 de fevereiro, pelas 10h00, na cerimónia de apresentação do Projeto de Reconversão do Terminal de Contentores Sul do Porto de Leixões.
A cerimónia terá lugar no Terminal de Cruzeiros de Leixões, na Rua do Godinho, em Matosinhos.

Linha férrea Aveiro-Mangualde é estratégica para a logística da PSA

Em entrevista ao Dinheiro Vivo, José Maria Castro, director-geral do centro de produção de Mangualde do grupo PSA, falou sobre a concretização da ligação ferroviária entre Aveiro e Mangualde e do seu impacto na logística da fábrica e dos veículos.

Bancas: mais e maiores navios procuram os serviços oferecidos pelo Porto de Lisboa

O Porto de Lisboa continua a dar mostras do seu processo de crescimento no segmento do abastecimento de combustível a embarcações. Este dinamismo nas bancas, recordamos, vem-se exponenciando desde o ano de 2012.

«Por certo não terá passado despercebido a quem circula pela zona de Belém, diversos navios ancorados, entre o Terminal de Granéis Alimentares de Palença e o Terminal de Líquidos da Banática, no fundeadouro central do Porto de Lisboa», enfatizou a APL nas redes sociais, assim ilustrando o sucesso no segmento.

AMT realça perfil exportador dos portos de Viana do Castelo, Figueira da Foz, Setúbal e Faro

Segundo enfatiza a AMT no documento que compila e analisa a movimentação de mercadorias nos portos do continente durante os onze primeiros meses de 2018, «Viana do Castelo, Figueira da Foz, Setúbal e Faro são os portos que apresentam um perfil de porto ‘exportador’».

Os portos de Viana do Castelo, Figueira da Foz, Setúbal e Faro registaram, neste período, «um volume de carga embarcada superior ao da carga desembarcada, com um quociente entre carga embarcada e o total movimentado, no período em análise, de 78,3%, 70,2%, 53,9% e 100%, respectivamente».

Total: 3911