Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ESTA SEGUNDA-FEIRA

Conferência «Portos Secos & Parques Seguros»

A Transportes em Revista e a APAT - Associação dos Transitários de Portugal promovem esta segunda-feira, dia 27 de maio, no VIP Executive Santa Iria Hotel, em Santa Iria da Azóia, o seminário “Portos Secos & Parques Seguros”.

COM A PARTICIPAÇÃO DE ANA PAULA VITORINO

Moçambique organizou conferência internacional sobre oceanos

O Governo de Moçambique promoveu esta semana a primeira Conferência Internacional «Crescendo Azul», para promover a economia azul, com um programa que incluiu debates temáticos nos quais participaram especialistas e governantes, incluindo a Ministra do Mar de Portugal, Ana Paula Vitorino.

O evento pretendeu agregar Moçambique à vaga internacional dinamizada pelas Nações Unidas em prol da cooperação e partilha de conhecimento sobre os oceanos, visando uma economia do mar mais sustentável.

EM AGOSTO DE 2020

Porto de Aveiro ligado a Espanha por auto-estrada

A Infraestruturas de Portugal (IP) consignou a empreitada de construção do troço final da autoestrada A25 de ligação entre Vilar Formoso e a fronteira, prevendo finalizar os trabalhos em Agosto de 2020, foi anunciado dia 21.
Segundo a IP, a concretização do investimento irá permitir a conclusão da autoestrada A25 (Aveiro - Vilar Formoso), ligando o Porto de Aveiro a Espanha através de auto-estrada, e "assegurar ao tráfego de longo curso, sobretudo de veículos pesados, uma via mais eficiente, com melhores condições de comodidade e de segurança na ligação com a Europa".

Portos espanhóis desejam apostar em «projectos colaborativos» com a China

A imprensa espanhola faz eco da garantia dada pelo Puertos del Estado de que os portos espanhóis «desejam prosseguir com projectos colaborativos» com entidades chinesas, destacando o organismo estatal que «a presença de companhias de navegação e terminais chineses em vários portos do Mediterrâneo e da Espanha desencadeou um esforço comercial frenético por parte de entidades espanholas», que buscam aprofundar tais parcerias.

Lucros da Silopor sobem 9,1% para 3,7 milhões de euros em 2018

A Silopor - Empresa de Silos Portuários movimentou um total de 2.230 milhões de toneladas em 2018, o que lhe permitiu um resultado líquido de impostos de 3,69 milhões de euros, mais 9,1%.
De acordo com um comunicado da empresa, a carga total movimentada no ano passado representou uma quota de mercado de 67% no Porto de Lisboa e de 43% a nível nacional.
 

WISTA Atlantic Forum

Lídia Sequeira analisou o tema da igualdade de género nas administrações portuárias

Na sua intervenção, Lídia Sequeira começou por defender a imposição de quotas como método para mitigar a disparidade entre géneros: «Num primeiro momento, para se dar esse impulso, as quotas são necessárias. Eu sou defensora das quotas para um primeiro momento», afirmou, frisando, no entanto, que a mudança está lentamente a ser operada, quer no universo portuário quer noutras áreas laborais.

ENIDH foi palco do WISTA Atlantic Forum

O WISTA Atlantic Forum, tendo como mote ‘O Papel da Mulher na Indústria Marítima’, reuniu personalidades como Lídia Sequeira (Presidente do Conselho de Administração dos portos de Setúbal e Lisboa, e Presidente da APP), Rúben Eiras (director-geral da DGPM), Olga Delgado (docente na ENIDH), Susana Baptista (sub-directora-geral da DGRM) e Cristina Lança (especialista jurídica). O discurso de abertura pertenceu a Carla Olival, presidente da WISTA Portugal.

Regaseificação e reexportação de GNL em Sines

«Estamos a ser pioneiros», afirma Ana Paula Vitorino

«Mostrámos que, a nível dos Estados-membros da União Europeia, estamos a ser pioneiros nessa matéria, porque, para além da capacidade que já existe em Sines para regaseificação, para liquefacção e para a reexportação, temos a capacidade de aumentar as potencialidades criando capacidade para fornecer navios que utilizam o GNL para locomoção, em vez de fuel. E também temos a capacidade de, tal como fazemos para Sines, Lisboa e Madeira, podermos fazer para outras partes da Europa».

Estivadores do Porto de Setúbal aprovam novo contrato colectivo de trabalho

Estivadores aprovaram, por unanimidade, novo contrato colectivo de trabalho. 80 trabalhadores eventuais têm prioridade em futuras contratações.

Os 56 estivadores que passaram a integrar os operadores do Porto de Setúbal vão passar a ganhar 1400 euros brutos por mês. Esta foi a principal conquista dos estivadores deste porto, que aprovaram esta quinta-feira, em plenário, por unanimidade, o acordo do novo contrato colectivo de trabalho negociado entre o SEAL – Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística e as entidades patronais.

Pioneiro do Rio e Grupo Sousa adquirem operação da Svitzer

A Pioneiro do Rio e o Grupo Sousa vão adquirir integralmente as duas empresas portuguesas da Svitzer, que inclui tripulação e a frota de 13+2 rebocadores que prestam serviços nos portos de Lisboa, Setúbal e Sines. O preço da transacção foi mantido confidencial. O fecho do negócio é esperado acontecer no segundo semestre, mas está sujeito a aprovação da Autoridade da Concorrência.

Economia azul da UE com 658 biliões de euros em volume de negócios

São os dados mais recentes (2017) fornecidos pelo último relatório da CE sobre a economia azul da União Europeia, que também assinala um VAB de 180 biliões de euros.
De acordo com o relatório, que recorre aos números mais recentes disponíveis, em 2017, a economia azul da União Europeia (UE) empregava directamente 4 milhões de pessoas e gerou um volume de negócios de 658 biliões de euros e um valor acrescentado bruto (VAB) de 180 biliões de euros.
 

SETÚBAL

Semana do Mar e do Pescador 2019

Perto de sete dezenas de atividades de promoção da economia do mar integram o maior programa de sempre da Semana do Mar e do Pescador, a realizar entre os dias 23 de maio e 3 de junho.

Exposições, conferências, oficinas ambientais, passeios fluviais, formação, espetáculos musicais e mostra de tradições marítimas integram o programa da Semana do Mar e do Pescador 2019, que “aprofunda a dimensão económica do certame e projeta a economia do mar no futuro” a partir do território de Setúbal, quer no contexto da pesca tradicional, quer na inclusão da aquacultura no Sado, em especial da ostricultura.

ESTA QUARTA-FEIRA, 22 DE MAIO

MINISTRA DO MAR MARCA PRESENÇA NA CONFERÊNCIA SOBRE OS 40 ANOS DE COOPERAÇÃO PORTUGAL-CHINA

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, vai intervir esta quarta-feira, dia 22 de maio, na Conferência “40 Anos de Cooperação entre Portugal e China”, no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa.
A intervenção da Ministra do Mar está marcada para as 09h30, no Auditório Caixa Geral de Depósitos (ISEG, Rua do Quelhas 6, 1200-781 Lisboa).

Comunidade Portuária de Leixões lamenta «campanha de desinformação» em torno das obras

A Comunidade Portuária de Leixões defende a prossecução das "tão decisivas" obras do prolongamento do quebra-mar do Porto de Leixões, em Matosinhos, lamentando a existência de uma "campanha de desinformação" em seu torno.

OPINIÃO

China SA, China 5G

Sines é o primeiro porto de águas profundas quando se chega do Panamá. Uma encruzilhada única entre a Ásia, Europa e África. Colocar Portugal numa lógica de hub marítimo, mas também aéreo, será vital para essa peça instrumental e decisiva no contexto da ligação da China ao mundo. Com a vantagem do português e a ligação aos países da CPLP.

Mercadorias movimentadas entre o Porto de Sines e portos chineses cresceram 20% desde 2015

A movimentação de mercadorias contentorizadas entre o Porto de Sines e os diversos portos chineses cresceu cerca de 20% (19,7%) entre 2015 e 2018. Segundo dados a que o Jornal Económico teve acesso, o total de cargas e descargas entre o Porto de Sines e os portos da República Popular da China passou de 89.669 TEU (medida-padrão equivalente a contentores com 20 pés de comprimento), em 2015, para 107.322 TEU no ano transacto.

DE 21 A 23 DE MAIO

APDL promove os portos de Leixões e Viana do Castelo no Breakbulk Europe 2019

Entre os dias 21 e 23 de maio, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) ruma à cidade de Bremen, no norte da Alemanha, para participar no Breakbulk Europe, o maior evento europeu do setor marítimo-portuário para cargas fracionadas, de projeto e a granel.

Em parceria com o TCGL Terminal de Carga Geral e Granéis de Leixões, a Yilport e a Nogarport, a APDL pretende, neste certame, destacar e promover as mais-valias dos portos de Leixões e Viana do Castelo, captando novos negócios para as duas infraestruturas portuárias do norte de Portugal.

FÓRUM DOS EMPRESÁRIOS DO SECTOR DAS PESCAS | 20 DE MAIO

Sessão de Assinatura do Memorando de Entendimento Portugal - Angola

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, participa com a Ministra das Pescas e do Mar de Angola, Maria Antonieta Baptista na Sessão de Assinatura do Memorando de Entendimento no Domínio das Pescas, Aquicultura e dos Assuntos do Mar. Portugal – Angola.
O Fórum dos Empresários do Setor das Pescas “Empresários Portugueses e Angolanos Juntos Para Uma Cooperação Sustentável do Mar”, terá lugar no dia 20 de maio, pelas 10h00, na Gare Marítima de Alcântara em Lisboa e conta com a presença de associações setoriais e empresas de Angola e Portugal.
Este encontro termina com a sessão de assinatura do Memorando de Entendimento entre Portugal e Angola, pelas 11h30.

A bordo de um barril e ao sabor da corrente, navegador francês conclui travessia do Atlântico

Depois de quatro meses de viagem, o navegador e aventureiro francês Jean-Jacques Savin chegou à ilha caribenha da Martinica, o destino final de uma viagem transatlântica. A travessia foi feita a bordo de uma pequena embarcação em forma de barril, impulsionada unicamente pelas correntes oceânicas.

SINES COM O DESEMPENHO «MAIS DETERMINANTE»

Carga movimentada nos portos portugueses aumenta 3,3% até Março

Os portos de Portugal Continental movimentaram mais 3,3% de carga no primeiro trimestre deste ano, face ao mesmo período de 2018, atingindo quase 22,7 milhões de toneladas, divulgou hoje a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT). De acordo com o relatório de acompanhamento da AMT, referente ao mês de março, o acréscimo corresponde a uma variação global de cerca de 725 mil toneladas.

O porto mais determinante para este desempenho foi Sines que cresceu 642 mil toneladas, correspondente a uma subida de 5,8%, e que, com o apoio significativo de Leixões, que movimentou 235 mil toneladas (mais 5,3%), e menos expressivo de Setúbal (mais 83 mil toneladas ou 4,9%), Viana do Castelo (mais 18 mil toneladas ou 19,5%) e Faro (mais 3 mil toneladas ou 23,5%).

Total: 4090