Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




PORTO DE AVEIRO

Segunda fase da ZALI orçada em quase seis milhões de euros

A Administração do Porto de Aveiro (APA) lançou a concurso público a empreitada de construção da segunda fase das infraestruturas da Zona de Atividades Logísticas e Industriais (ZALI) do Porto de Aveiro.

O preço-base da nova zona de acolhimento industrial portuária é de 5.914 milhões de euros para um prazo de execução da obra previsto no caderno de encargos de 360 dias.

A ZALI representará um investimento global de 12,2 milhões de euros. Na primeira fase, ficaram disponíveis 28 hectares.

AÇORES [COM ÁUDIO]

Concluída análise de propostas para a obra no Porto das Lajes do Pico

Já está concluída a análise de propostas para a obra no Porto das Lajes do Pico. Segue-se agora a adjudicação pelo valor de cerca de 14 milhões de euros.

Miguel Costa que cessa funções no final deste mês como presidente da Portos dos Açores informou à Rádio Pico que o ato formal de adjudicação da obra será já para o novo Presidente da Portos dos Açores, esperando que não demore, por ser uma intervenção necessária e urgente, decorrente dos danos do furacão Lorenzo, para proteção da Vila e de toda a bacia portuária.

Yilport Leixões consolida novo recorde em Janeiro-Setembro com 528 mil TEU movimentados

A operação da Yilport Leixões, no Terminal de Contentores de Leixões, prossegue na senda dos recordes, ao fixar um novo registo máximo, agora no período Janeiro-Setembro: 528, 535 TEU foram movimentados nos primeiros nove meses de 2020; uma marca que supera em +1,2% o registo fixado no período homólogo de 2019. Só em Setembro, foram movimentados em Leixões 57,6 mil TEU, o que representa um avanço homólogo de 4,2%.

Transinsular vai manter abastecimento à Região num novo navio cargueiro batizado de «Ilha da Madeira»

O Serviço Madeira Expresso, a linha regular semanal entre o Caniçal e os portos de Lisboa e Leixões operada pelo armador, volta a ser realizado por um navio que homenageia a Madeira, depois de um navio com o mesmo nome ter abastecido a Região entre 1987 e 2014.

PROJECTO DE MELHORIA DAS ACESSIBILIDADES MARÍTIMAS AO PORTO DE SETÚBAL EM FASE DE CONCLUSÃO

A execução atual do Projeto de Melhoria das Acessibilidades Marítimas ao Porto de Setúbal é da ordem dos 90%, estando os trabalhos de dragagem com uma execução de 83%. No que diz à obra de Engenharia associada ao projeto, a mesma já se encontra concluída com a construção da estrutura de contenção do aterro adjacente ao Terminal Roll-On Roll-Off, com uma extensão total de 800m.

Unifeeder adiciona Tilbury ao serviço semanal que liga Lisboa e Leixões ao Norte da Europa

Devido ao «aumento da procura de mercado», a Unifeeder decidiu adicionar Tilbury ao seu serviço marítimo semanal Benelux/Portugal. A primeira partida terá lugar, a partir do Porto de Lisboa, esta quarta-feira, 25 de Novembro, chegando a Tilbury dia 30.

Porto da Figueira mostra «resiliência», crescendo 5,8% entre Janeiro e Outubro de 2020

Os dados preliminares da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, referentes ao período Janeiro-Setembro já davam claros sinais de um rumo positivo na movimentação de cargas no Porto da Figueira da Foz; agora, a infra-estrutura portuária adianta que, até ao mês de Outubro, atingiu a marca dos 1,7 milhões de toneladas processadas, o que traduz um crescimento de +5,8% face ao período homólogo de 2019.

Porto de Sines «ajuda» Amazon a ter interesse em Plataforma Logística

A criação da Plataforma Logística do Sudoeste Europeu, em Badajoz, junto à fronteira do Caia, tornou-se suficientemente atractiva para a gigante norte-americana Amazon, segundo avança o jornal Tribuna do Alentejo. A empresa criada por Jeff Bezos projecta um centro logístico com 200.000 metros quadrados e que pode criar 1000 postos de trabalho directos.

A maior empregadora privada dos Estados Unidos olha agora para a raia ibérica com bastante interesse, dada a plataforma logística ibérica ser próxima da autoestrada Lisboa-Madrid e à linha ferroviária localizada perto da fronteira do Caia, com acesso directo e rápido aos portos, o de Setúbal, mas em especial o super competitivo Porto de Sines , e que é previsto que esteja terminada em 2024. O objectivo da Amazon é conseguir, a partir deste centro, enviar as encomendas para toda a Europa. O projecto está em consulta pública e deverá ser considerado de interesse regional.

Ministério do Mar saúda iniciativa responsável das Organizações de Produtores do Centro e Norte do País

As organizações de produtores da pesca do cerco do centro e norte tomaram a iniciativa de recomendar aos seus associados a não captura e correspondente venda de biqueirão, a partir das 24 horas de 27 de novembro, em qualquer porto de pesca a norte da Nazaré, recomendação que se estenderá até ao final do corrente ano de 2020.

O Ministério do Mar considera que a decisão das organizações de produtores revela um elevado sentido de responsabilidade e mostra o empenho em promover uma gestão partilhada dos recursos disponíveis, que tem como principais objetivos assegurar a sua sustentabilidade e promover o melhor rendimento possível da pescaria.

AÇORES

Almovi reforça o Porto da Praia da Vitória com nova grua móvel da Gottwald

O Porto da Praia da Vitória recebeu um importante reforço para o incremento da sua capacidade operacional, por via da recente entrega, pela empresa Almovi, de uma nova grua móvel portuária da marca Gottwald.
Com capacidade para 100 toneladas, a grua do Modelo 3 Gottwald proporciona um raio de trabalho até 40 metros e uma velocidade de içamento de 120 metros/minuto, sendo utilizada para movimentação de contentores e outras cargas em navios até 2 500 TEU (classe Standard).

ESTA TERÇA-FEIRA

NERLEI promove debate sobre «Impactos e Consequências do Brexit nos Procedimentos Aduaneiros»

A Associação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI) promove esta terça-feira, 24 de Novembro, a partir das 14h30, o webinar “Impactos e Consequências do Brexit nos Procedimentos Aduaneiros”.

Organizado via Microsoft Teams, com live streaming para o Facebook da NERLEI, este encontro online pretende esclarecer as grandes alterações no modo como se irão efectuar as relações comerciais com este país, nomeadamente, no que diz respeito à aplicação de formalidades aduaneiras, cobrança de IVA e circulação de mercadorias e bens.

Filipe Carvalho Pedroso é o novo Presidente do Registo Internacional de Navios da Madeira

Filipe Carvalho Pedroso é o novo Presidente do Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR): a nomeação feita pelo Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, foi oficializada após despacho do governante datado do dia 11 de Novembro.

TERMINAL XXI

PSA Sines adjudica expansão

A PSA SINES, concessionária do Terminal de Contentores do Porto de Sines (Terminal XXI), adjudicou a primeira fase de expansão desta infraestrutura portuária ao agrupamento concorrente MOTA-ENGIL, ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO, S.A. / ETERMAR – ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO, S.A. na sequência do concurso lançado em agosto.

Esta fase da ampliação compreende a construção de mais 204 metros de cais por forma a dotar o terminal de um cais corrido com 1.150 metros até ao final de 2021, representando um investimento privado de 16,5 milhões de euros.

Acesso ao porto de mar de Viana do Castelo fica circulável até final de dezembro

O presidente da Câmara de Viana do Castelo garantiu esta quinta-feira que o acesso rodoviário ao porto de mar abre à circulação até final de dezembro, após dois meses de suspensão da obra, contestada pelo abate de 30 árvores.

Sines registou volume de TEU «mais elevado de sempre no tráfego com o hinterland»

De acordo com os dados compilados e tratados pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, referentes à movimentação portuária de cargas no período Janeiro-Setembro, o Porto de Sines registou «o volume de TEU mais elevado de sempre no tráfego com o hinterland, de 372,2 mil TEU».

Açores assumem a Presidência das Regiões Ultraperiféricas da Europa

Os Açores assumem, dia 23, a Presidência da Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas para o período de Novembro de 2020 a Novembro de 2021.

Os trabalhos têm início segunda-feira com a reunião do Comité de Acompanhamento da Conferência, e a Conferência encerra sexta-feira, 26 de Novembro, com a passagem da Presidência da Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas de Maiote para os Açores.
 

APDL

Mais de 100 mil euros serão investidos em obras no Cais da Pala (Baião)

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo vai investir 130 mil euros na realização de obras no Cais da Pala, situado na União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, em Baião.

Os trabalhos vão dotar a infraestrutura da margem direita do Douro de capacidade para acolher as embarcações de maior porte e reforçar a sua segurança, estando previstos vários trabalhos de reparação das estruturas flutuantes. A empreitada já está adjudicada e está previsto que esteja concluída no primeiro trimestre de 2021.

«Queremos colocar os navios em todas as regiões onde normalmente operamos no momento certo»

Eduardo Cabrita, diretor geral da MSC Cruzeiros para Portugal, fala sobre o futuro da companhia, das suas expectativas, e forma de atuar em plena crise.

AUTOEUROPA

Abastecimento de caixas de velocidade do T-Roc passa pelo Porto de Sines

O complexo industrial da Volkswagen Argentina, em Córdoba é, actualmente, o centro mundial de produção de caixas de velocidade do Grupo e, desde Julho, que a Volkswagen Autoeuropa tem recebido caixas de velocidade provenientes da Argentina.

De acordo com a empresa em Portugal, recebem 456 caixas de velocidade, semanalmente, do centro industrial argentino através de transporte multimodal. Entre Córdoba e o porto de Buenos Aires segue pela rodovia e, deste porto até ao de Sines o transporte é por via marítima. Por sua vez, de Sines até à Palmetal, que se situa no parque industrial da Volkswagen Autoeuropa, o transporte é realizado por camião.

Descarga de bobines em Viana do Castelo contou com sinergia de forças do Grupo ETE

No dia 9 de Novembro, o Porto de Viana do Castelo foi palco de uma operação que implicou a descarga de bobines – a operação materializou-se graças à cooperação entre três empresas que integram o Grupo ETE.

Total: 4680
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235