Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Porto de Setúbal cresce em 2019 e bate recorde no ro-ro
2019 foi um ano de crescimento para o Porto de Setúbal, tanto em volume de carga como em número de navios, com especial destaque para a carga roll-on/rol-off (ro-ro), em que foi batido o recorde de movimentação com 347 mil unidades, correspondente a um aumento de 27% face a 2018. Em tonelagem registou-se uma subida de 3,1% relativamente ao ano anterior.
![]() |
6 E 7 DE FEVEREIRO
Esposende recebe Congresso Internacional «Sistemas de Informação do Meio Marinho»
O Município de Esposende e a Esposende Ambiente organizam o Congresso Internacional “Sistemas de Informação do Meio Marinho” que tem início esta quinta-feira, no Hotel Axis Ofir, em Fão, Esposende.
![]() |
Governo quer Portugal no corredor Mediterrâneo
O Governo está a conversar com a Comissão Europeia para tentar incluir Portugal numa rede de ligações ferroviárias que liga Espanha à Hungria — conhecida como corredor Mediterrâneo. “Estamos a trabalhar para rever o corredor Mediterrâneo que começa na Hungria e termina em Espanha, parando em Sevilha. Temos alguma dificuldade em perceber como é que Portugal não está incluído nesse corredor. Estamos apenas incluídos no corredor Atlântico”, disse o ministro das Infraestruturas e da Habitação ao Expresso.
![]() |
AÇORES
Protecção de emergência do Porto nas Flores adjudicada por 18,6 ME
O Governo dos Açores anunciou que a obra de protecção intermédia do Porto das Lajes das Flores, destruído com a passagem recente do furacão Lorenzo, foi adjudicada por 18,6 milhões de euros.
![]() |
Sherpa do Mar debate os desafios do empreendedorismo
Decorreu recentemente o Workshop sobre os Desafios do Empreendedorismo, no âmbito do projeto Sherpa do Mar. A sessão teve lugar nas instalações da UPTEC Mar, contando com a presença de duas dezenas de participantes de diferentes fileiras da economia do Mar.
![]() |
Porto de Lisboa renova compromisso iGen
A APL – Administração do Porto de Lisboa renovou o compromisso no âmbito da igualdade de género no trabalho e no emprego, com o Fórum iGen.
A cerimónia de renovação de compromisso com o iGen, Fórum Organizações para a Igualdade, assinada esta semana pela APL e outras empresas, contou com a presença da Presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), Carla Tavares, a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro e o Secretário de Estado do Adjunto do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita
![]() |
IN4.0 disponibiliza plataforma de matchmaking
O projeto IN4.0, cofinanciado pelo programa Interreg Atlantic Area, dispõe de uma plataforma online que apresenta mais de duas centenas de empresas dos setores Naval e Tecnológico, dos cinco países do espaço Atlântico.
Através desta plataforma é possível estabelecer contactos com as diferentes empresas, potenciando o surgimento de novas oportunidades de negócio, colaboração ou parceria.
![]() |
Bluegrowth inaugura centro internacional de vigilância e monitorização de aquiculturas
A Bluegrowth, consultora tecnológica portuguesa especializada na Economia do Mar, oficializou o lançamento do serviço integrado de monitorização e vigilância de produções aquícolas, depois de dois meses de período experimental. Um novo serviço que permitir alavancar a internacionalização da empresa.
![]() |
Rota do Náutico regressa em 2020
Mais uma vez, uma colaboração estreita entre a Fórum Oceano, o Turismo de Portugal e as Entidades Regionais de Turismo, a Rede das Estações Náuticas de Portugal estará presente na BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa, no dia 12 de março.
O objetivo principal para a edição de 2020 é a promoção dos produtos turísticos náuticos integrados que constituem a oferta das ENP, junto de profissionais - operadores turísticos e outros agentes de promoção turística.
![]() |
Os Portos de Portugal apresentam-se em Antuérpia, no Ship2Iberia 2020
Decorreu em Antuérpia a 5.ª edição da Ship2Iberia, iniciativa organizada pela “Atlantico Business Development”, que contou com a presença dos Portos de Leixões, Aveiro e Lisboa, a par dos portos espanhóis de Algeciras e Tarragona, para além do porto anfitrião.
![]() |
PSA movimentou 85,2 milhões de TEU em 2019, ano em que «expandiu os seus horizontes»
A PSA International Pte Ltd revelou ter movimentado, em 2019, 85,2 milhões de TEU, assim aumentando o seu volume em 5,2% em relação a 2018. O terminal principal do grupo, o PSA Singapura, aumentou, em termos homólogos, o seu volume em 1,6% e contribuiu com 36,9 milhões de TEU para o total global de 2019, enquanto os terminais PSA fora de Singapura aumentaram os volumes em 8,1%, para os 49,3 milhões de TEU.
![]() |
BluAct Matosinhos lança concurso
A Câmara Municipal de Matosinhos, no âmbito do projeto BluAct, está a promover um concurso para projetos empresariais que se encontrem em fase de ideia de negócio e empresas já legalmente constituídas, com menos de quatro anos, e com impacto significativo na economia do mar.
As candidaturas podem ser apresentadas até 9 de fevereiro de 2020.
![]() |
MINISTRO DAS INFRAESTRUTURAS VISITOU O PORTO DE AVEIRO
Pedro Nuno Santos confiante na concretização dos projectos apresentados pela administração portuária
O Ministro das Infraestruturas esteve quarta-feira, dia 29 de Janeiro, no Porto de Aveiro, tendo tomado conhecimento de vários projectos tendentes a alavancar a competitividade do porto.
Acompanhado de Alberto Souto de Miranda, Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Pedro Nuno Santos ouviu uma exposição detalhada dos anseios manifestados pelo Conselho de Administração, a começar pelo projecto da plataforma intermodal da ferrovia:
“A plataforma é importantíssima para o crescimento do porto, pois permitirá a operação de comboios de 750m, ao invés dos actuais 400 metros – refere a Presidente do Conselho de Administração da APA, S.A.
![]() |
Governo aguarda proposta de crescimento do Porto de Aveiro para definir novos investimentos
O Governo aguarda que a Administração do Porto Aveiro (APA, S.A.) apresente propostas de no âmbito de um novo plano de investimento portuário, existindo abertura, desde já, para melhorar a capacidade do ramal ferroviário, acompanhando acções nacionais já em curso.
“Este é um porto muito importante, nós temos consciência do potencial que tem de desenvolvimento e queremos trabalhar com a administração para perceber quais são os constrangimentos e aproveitar essa oportunidade”, referiu Pedro Nuno Santos, que se fez acompanhar na visita ao porto, entre outras entidades, do Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda.
![]() |
Yilport: Gestão Portuária em crescimento
A Yilport dedica-se à gestão portuária e caracteriza-se pela sua ampla cobertura da fachada Atlântica. Com forte ação em Espanha e Portugal, onde operam oito terminais, a empresa orgulha-se do crescimento. Em conversa com a Revista Business Portugal, o Diretor-Geral da Yilport Iberia, Richard Mitchell, falou da consolidação para o ano de 2020, que espera ver aliada ao lançamento de novos projetos.
![]() |
Porto da Casa na ilha do Corvo já está dotado de nova grua
A Portos dos Açores SA, na senda de melhorar a operacionalidade das estruturas portuárias que gere, dotou o Porto da Casa, na Ilha do Corvo, com uma nova grua móvel. Este novo equipamento de elevação, agora disponível naquela Ilha do Grupo Ocidental, vai permitir mais eficiência e eficácia na operação de carga e descarga de mercadorias servindo, assim, da melhor forma, os Corvinos.
![]() |
ESTA QUARTA-FEIRA, DIA 29
DGRM promove 2.º Ciclo das Estratégias Marinhas da DQEM
A DGRM - Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos promove a Sessão Pública: 2º Ciclo das Estratégias Marinhas da DQEM, que se realiza esta quarta-feira, dia 29 de janeiro, às 09h00, no Auditório IPMA, em Algés.
A implementação do 2º Ciclo da DQEM surge no seguimento da aprovação e publicação do Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional. Com estes dois instrumentos, Portugal espera contribuir decisivamente para a melhoria ambiental das águas marinhas do Atlântico Nordeste, assumindo o seu papel enquanto estado costeiro com maiores responsabilidades nas águas marinhas pan-europeias.
![]() |
LIGAÇÃO SINES-GRÂNDOLA PRIORITÁRIA
Projecto do PNI 2030 deverá ser antecipado para 2021-2025
Os consultores do Conselho Superior de Obras Públicas sugerem que o projecto seja antecipado para o período 2021 – 2025.
Esta linha, especializada no tráfego ferroviário de mercadorias permite diminuir a distância entre o porto atlântico e o Centro e Norte de Portugal, bem como a ligação a Espanha, tendo ainda a vantagem de contornar o problema da orografia da serra de Santiago de Cacém (por onde passa a actual linha Sines – Ermidas) cortando significativamente os custos de tracção e permitindo um aumento do volume das cargas movimentadas.
![]() |
Nova proposta de terminal de contentores de Leixões mantém porto de pesca
A administração portuária revelou segunda-feira que tem concluído, para submeter à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do novo terminal de contentores de Leixões, que mantém o porto de pesca na atual localização.
Numa resposta escrita enviada à Lusa, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) garante que "não será demolido o porto de pesca", mas sim "reconfigurado e dotado de melhoradas instalações", na localização onde atualmente se encontra e para onde esteve previsto o novo terminal de contentores.
![]() |
Terminais de contentores de Alcântara e Leixões na mira do apetrechamento da Yilport
Numa missiva em que desvendou a estratégia global da Yilport para o ano de 2020, Robert Yuksel Yildirim, presidente e CEO da holding turca que pertence ao Grupo Yildirim, colocou o enfoque na aposta nos terminais portugueses dos portos de Lisboa e Leixões, nos quais a empresa deposita elevadas expectativas de crescimento. Tanto o Terminal de Contentores de Alcântara como o de Leixões serão alvo de reforço em equipamento: ambos passarão a contar, na primeira metade de 2021, com seis novas gruas e-RTG’s.