Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Janela Única Logística arrancou no Porto da Figueira da Foz
O Porto da Figueira da Foz disponibilizou esta quarta-feira, 22 de abril, a Janela Única Logística (JUL) aos seus clientes e autoridades. Esta inovadora plataforma tecnológica vem substituir o sistema Janela Única Portuária (JUP), que funcionou com grande sucesso nos últimos anos, no âmbito da simplificação administrativa dos procedimentos portuários.
![]() |
Transinsular mantém ligações regulares para os Açores apesar dos constrangimentos provocados pela Covid-19
A empresa de transportes marítimos Transinsular, do Grupo ETE, anunciou que está a “manter o abastecimento regular” de mercadorias das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira apesar dos “constrangimentos” provocados pela pandemia Covid-19.
Segundo a empresa, “embora se sinta uma redução da carga transportada a nível nacional, a empresa mantém os seus navios operacionais, bem como a rede de agentes em pleno funcionamento, proporcionando a contínua resposta na distribuição de mercadorias e abastecimento das populações”.
![]() |
GRUPO ETE
MUITO OBRIGADO A TODOS OS QUE, POR TODOS NÓS, NÃO FICAM EM CASA!
O Grupo ETE publicou vídeo no Youtube, agradecendo o esforço e a abnegação de todos os que não ficam em casa, para que muitos outros possam continuar protegidos.
Em actividade desde 1936, o Grupo ETE reúne um conjunto de empresas, interligadas entre si, cujas funções se complementam de forma a prestar serviços de valor acrescentado aos seus clientes no sector marítimo, portuário e fluvial.
![]() |
Indústria automóvel prepara a retoma da produção em Portugal
Após várias semanas com fábricas paradas devido às restrições impostas pelo Coronavírus, os fabricantes automóveis em Portugal pretendem agora retomar gradualmente a produção entre Abril e Maio.
A Renault Cacia foi a primeira a avançar, tendo já retomado a produção parcialmente, que estava suspensa desde 18 de Março. Ricardo Oliveira, Director de Comunicação da empresa, afirmou à agência Lusa que, actualmente, tem 300 dos 1165 funcionários a trabalhar, e espera que esse número continue a aumentar em Maio.
Por sua vez, a Volkswagen já anunciou as datas da retoma das produções nas suas fábricas ao redor do mundo. Na Autoeuropa, em Palmela, a actividade está suspensa desde 17 de Março, mas no dia 8 de Abril, a fonte da Comissão de Trabalhadores tinha anunciado que a administração iria promover um regresso gradual ao trabalho a partir de 20 de Abril.
![]() |
Porlis contrata mais 22 trabalhadores e abre últimas 15 vagas
A Empresa de Trabalho Portuário do Porto de Lisboa (Porlis) contratou mais 22 trabalhadores, que se juntam aos 18 recentemente contratados, e abre na segunda-feira as últimas 15 vagas, anuncia a companhia.
![]() |
ALERTA A CMA CGM
COVID-19 infectou Shipping contentorizado, mas o pior ainda está para vir
O transporte marítimo de mercadorias, e, em especial, o segmento contentorizado, está a ser fortemente infectado e afectado pelo COVID-19, mas, como alertou Rodolphe Saadé, CEO da operadora marítima francesa CMA CGM, o pior ainda está para vir: o mês de Maio trará ainda maiores repercussões ao Shipping contentorizado, com uma estimada queda de 30% nos volumes transaccionados globalmente.
![]() |
Inovação Logística no Porto de Aveiro na Movimentação de produtos florestais
No dia 1 de abril escalou no Porto de Aveiro o navio “Singapore Spirit”, sendo a primeira vez que um navio do tipo “Logger” escala este porto para descarregar “loose logs” em vez dos tradicionais “logs in bundles”.
O navio transportou 22.948 toneladas de toros de eucalipto, sendo um navio devidamente equipado para este tipo de carga e tendo ainda a particularidade de ser BOX-Shapped, o que garante uma capacidade de carga elevada e um amplo acesso aos porões, facilitando e otimizando as operações de estiva.
![]() |
ONE emite primeiro Conhecimento de Embarque Eletrónico
A Ocean Network Express (ONE) e a essDOCS, principal facilitador de soluções comerciais sem papel, anunciaram o primeiro Conhecimento de Embarque Eletrónico, negociável (eB/L) providenciado pela ONE através da solução de documentos sem papel da essDOCS — CargoDocs.
![]() |
Leixões cresce 12,7% no primeiro trimestre
De janeiro a março de 2020, o Porto de Leixões movimentou 5,3 milhões de toneladas de carga, o que corresponde a um crescimento de 12,7% face ao total de carga do primeiro trimestre de 2019. Todos os segmentos de carga evidenciaram crescimento, destacando-se os granéis líquidos (+21,4%), os granéis sólidos (+9,1%) e a carga contentorizada (+7,1%).
A carga contentorizada merece especial destaque por ter atingido novos máximos mensais de movimentação. No Porto de Leixões, em março, foram ultrapassadas pela primeira vez as barreiras das 700 mil toneladas, dos 70 mil TEUs e dos 44 mil contentores
![]() |
Governo discute infraestruturas com Câmara de Sines e empresas
O presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, participou numa reunião com diversos membros do Governo e representantes de empresas sobre as perspetivas de desenvolvimento de infraestruturas fundamentais para o concelho.
A reunião, que ocorreu através de plataformas digitais, contou com a presença de três secretários de Estado: Eurico Brilhante Dias (Internacionalização); Alberto Souto de Miranda (Adjunto e das Comunicações, que tutela os portos); e Jorge Delgado (Infraestruturas).
Participaram também o vice-presidente das Infraestruturas de Portugal e os presidentes da Administração do Porto de Sines e da aicep Global Parques (gestora da Zona Industrial e Logística de Sines), bem como diversas empresas do ecossistema portuário e industrial de Sines, nomeadamente a PSA (concessionária do Terminal XXI), a Indorama, a Repsol Polímeros, a Air Liquide, a Euroresinas e ainda a Embraer, esta última sediada em Évora.
![]() |
Grupo ETE garante expedição nacional e internacional dos Correios de Cabo Verde
A ETE Logística Cabo Verde, empresa do Grupo ETE, passou a assegurar a expedição, por via marítima, de todo o correio nacional e internacional do arquipélago de Cabo Verde. O acordo, assinado pelo grupo português e os Correios de Cabo Verde, irá permitir reduzir o “transit time” da carga expedida, uma vez que será realizado com recurso aos serviços de transporte marítimo inter-ilhas que é assegurado pelo grupo português.
![]() |
COVID-19
PSA Sines cria grupo de trabalho para fazer face à pandemia
A PSA, operadora do terminal de contentores do Porto de Sines, juntamente com o sindicato dos estivadores, o Sindicato XXI, e a Comissão de Trabalhadores, criaram um grupo de trabalho para fazer face à covid-19.
![]() |
Yilport Leixões enfatiza trabalho «em prol de todos» feito pelos «heróis» que operam no TCL
A Yilport Leixões emitiu um comunicado no qual deixa uma palavra de elogio e agradecimento aos profissionais que continuam a laborar no Terminal de Contentores de Leixões, possibilitando o fluxo logístico e o vital abastecimento de produtos em tempos de crise pandémica. Para a concessionária da infra-estrutura nortenha, estes profissionais «são os heróis do momento».
![]() |
Conheça a Convenção HNS
No âmbito dos trabalhos preparatórios que o IMT, I.P. se encontra a desenvolver para a adesão do Estado português à «Convenção internacional sobre a responsabilidade e a indemnização por danos ligados ao transporte por mar de substâncias nocivas e potencialmente perigosas», comummente conhecida como Convenção HNS (em inglês, hazardous and noxious substances - HNS) foi elaborada, para efeitos de divulgação, uma apresentação que visa expor os pontos essenciais desta Convenção.
![]() |
Porto de Aveiro com o melhor primeiro trimestre de sempre
O Porto de Aveiro obteve, em 2020, o seu melhor primeiro trimestre de sempre. Entre janeiro e março movimentou 1.377.139 toneladas de mercadorias, crescendo 4% em relação ao mesmo período de 2019. Março foi o melhor março de sempre, com um crescimento de cerca 19% face a período homólogo.
Em março foram movimentadas cerca de 544 mil toneladas, com destaque para o crescimento dos produtos agroalimentares, químicos e florestais.
![]() |
Shipping de contentores na pior crise de capacidade de sempre
As companhias marítimas de transporte de contentores estão a deparar-se com uma enorme vaga de cancelamento de serviços, no seguimento da pandemia COVID-19. A Alphaliner estima que nas próximas semanas a frota inactiva atinja mais de 3 milhões de TEU.
![]() |
ESTREITA PARCERIA COM O PORTO DE AVEIRO
CEiiA quer posicionar Portugal como referência nas indústrias da mobilidade
O Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto mantém estreita parceria com o Porto de Aveiro para desenvolvimento de dois projectos de inovação ligados ao sector do mar.
![]() |
FRUTO DE PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO
No Sado são produzidas ostras planas
O investimento da Marvellous Wave teve a sua génese numa lacuna identificada num projeto de investigação apoiado no anterior período de programação - Programa Promar - relativa à falta de sementes de bivalves, nomeadamente da ostra plana. Considerando a empresa esse vazio como uma oportunidade de negócio a preencher, nasceu assim o projeto de investimento produtivo, financiado pelo Mar2020, que visa a concretização e aplicação, ao setor produtivo, dos resultados obtidos no projeto de investigação. A Marvellous Wave investiu na criação de uma maternidade de ostra plana e numa área de engorda da espécie controlando, com este investimento, todo o ciclo de produção que se inicia na maternidade, passa pelo cultivo e culmina no embalamento.
![]() |
IMT, I.P avança com medida extraordinária destinada às entidades que usam o Método 2 para a obtenção do VGM
No âmbito das medidas de contingência da infecção do novo coronavírus (COVID-19 (SARS-CoV-2) o IMT, IP acaba de publicar uma «Medida extraordinária e temporária para os carregadores e para as empresas que prestam serviços de consolidação de cargas e que utilizam o Método 2 para a obtenção do peso bruto verificado de contentores» .
![]() |
Portos portugueses com mais serviços no primeiro trimestre de 2020
De acordo com o ‘Dinheiro Vivo’, que se baseou em dados da AGEPOR, os portos portugueses detinham, nos primeiros três meses de 2020, mais 14 serviços que no mesmo período do ano passado. Segundo a associação de agentes de navegação, os principais portos lusos serviram 2152 navios. A subida é ligeira, de 0,65%, no grupo que inclui os portos de Leixões, Lisboa, Sines, Setúbal, Aveiro, Figueira da Foz e Viana do Castelo. Em Janeiro, as escalas subiram +4,2% em termos homólogos (dados da AMT), valor que deverá dissipar-se parcialmente nos meses seguintes, devido ao COVID-19.