Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
PORTO DE LISBOA
Porlis arranca com recrutamento e admite contratar mais trabalhadores portuários
A Porlis, empresa de trabalho portuário, iniciou a fase de entrevistas, depois da abertura de 30 novas vagas face ao aumento da procura dos clientes, admitindo a possibilidade de contratar mais funcionários do que aqueles que estavam previstos. “A Porlis iniciou a fase de entrevistas para os trabalhadores portuários”, indicou, em comunicado, a empresa.
![]() |
DGRM anuncia medidas extraordinárias para fazer face à pandemia COVID-19
A DGRM anunciou o lançamento de «linhas de orientação» para a adopção de «medidas extraordinárias resultantes da pandemia COVID-19», que se aplicarão a todos os proprietários registados, fretadores registados para regimes de fretamento a casco nu, gestores e representantes de navios que arvoram a bandeira portuguesa.
![]() |
DOCA DOS PESCADORES | PORTO DE SETÚBAL
Concluído investimento de 217 mil euros para proteger passadiços flutuantes
O Porto de Setúbal concluiu a 20 de Março os trabalhos de instalação da Estrutura Dissipadora de Energia junto ao Molhe de Proteção à Doca dos Pescadores, obra que representa um investimento de 217 mil euros.
![]() |
Abastecimento marítimo aos Açores a decorrer conforme o esperado
O Governo dos Açores assegura que o abastecimento da região por via marítima “está a decorrer conforme o esperado”, após ter sido decretada a requisição civil dos trabalhadores portuários em Lisboa.
“A Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas, em contacto com os armadores que operam para os Açores, informa que o abastecimento da Região por via marítima está a decorrer conforme o esperado, após ter sido decretada a requisição civil dos trabalhadores portuários em Lisboa”, lê-se numa nota enviada às redações.
![]() |
Navio-escola Sagres cancela viagem e regressa a Lisboa em maio
A viagem de celebração dos 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães vai ser interrompida e o navio-escola Sagres vai regressar a Lisboa em "meados de maio" devido ao risco da covid-19, anunciou esta terça-feira o Governo português.
![]() |
APSS implementa plano de resposta e prevenção ao Covid-19
No seguimento das medidas preventivas decretadas pelo Governo e seguindo as recomendações da Direção-Geral de Saúde, a Administração do Porto de Setúbal e de Sesimbra, em estreita articulação com as autoridades competentes, ativou o seu Plano de Contingência para emergências de Saúde Pública, com o objetivo de ajudar a controlar a atual situação epidémica causada por COVID 19.
![]() |
Chumbo do terminal de contentores do Barreiro gera ninho de empresas
Após a ideia da instalação de um terminal de contentores no Barreiro, a Câmara Municipal decidiu investir numa nova estratégia, e utilizar o espaço que seria dedicado a esse fim para consolidar um ninho de empresas nesta região.
![]() |
PORTO DE LISBOA
Portugal inicia operação conjunta para repatriar 1.338 passageiros de navio de cruzeiro
Segundo o Porto de Lisboa, as autoridades competentes, em conjunto com a MSC Cruises, estão "a desenvolver esforços que lhes permitam repatriar os passageiros que viajam no MSC Fantasia com a maior celeridade possível".
![]() |
Balanço positivo no Porto de Leixões
Registou-se uma das cinco melhores semanas de sempre no Terminal de Contentores de Leixões, onde se operaram 32 navios e movimentaram-se 17.366 TEU, segundo a Yilport Leixões.
O movimento aumentou não só na frente de cais, mas também no parque, através da entrada e saída de contentores, com camião ou comboio. Na semana passada contaram-se 8.700 caixas entre recepções e entregas, e no dia 7 de Março foram movimentados 3.814 TEU de sete navios.
![]() |
Porto de Lisboa volta à normalidade sem contar com estivadores da A-ETPL
A Associação de Operadores do Porto de Lisboa (AOPL) revelou que o Porto de Lisboa retomou a atividade normal e reafirmou que os trabalhadores da empresa de trabalho portuário A-ETPL já não integram o efetivo daquela infraestrutura portuária.
![]() |
APAT
Sistema logístico com «responsabilidade aumentada» face à ameaça do COVID-19
A disseminação do COVID-19 encontra-se na fase exponencial em Portugal e o tempo é de reunir as forças logísticas do país para manter o fluxo de mercadorias a circular até àqueles que mais necessitam – é neste contexto que a APAT frisa, em comunicado, que o sistema logístico, de cujo desempenho depende o sucesso do combate ao novo coronavírus, precisa de apoios adicionais por parte do Governo para ser o mais efectivo possível.
![]() |
APDL não pára!
O Conselho de Administração da APDL agradece e saúda reconhecidamente todos os profissionais e suas famílias que, em tempos difíceis, continuam a operar para que nada falte aos portugueses e para que a economia não pare.
![]() |
Os 4 fundamentos básicos da gestão de equipas de trabalho à distância
Com o cenário actual resultado do Covid-19, o trabalho remoto converteu-se repentinamente na realidade diária de um elevado número de pessoas e organizações. Como gerir a sua equipa em trabalho remoto com êxito, garantindo a produtividade?
A Robert Walters explica os 4 fundamentos em que se deve basear esta modalidade de trabalho de forma a assegurar a máxima eficácia.
![]() |
Nota de Pesar pelo falecimento da Dra. Alexandra Mendonça
A Direcção da APP manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento da Dra. Alexandra Mendonça, que entre 2008 e 2017 integrou o Conselho de Administração dos Portos da Madeira, primeiro como Vogal, depois como Presidente.
Alexandra Mendonça fez também parte, durante vários anos, dos Corpos Sociais da Associação dos Portos de Portugal.
O seu empenho, entrega e determinação serão sempre recordados, bem como a forma profissional como promoveu os Portos da Madeira internacionalmente.
![]() |
APS comunica o falecimento do Eng. José Manuel Dias
O Conselho de Administração da APS, SA comunica, com profundo pesar, a toda a Comunidade Portuária, às suas famílias e demais amigos que faleceu dia 20 de março, o Eng. José Manuel Dias, que serviu na APS durante mais de 20 anos.
Desempenhando atualmente o cargo de Diretor de Sistemas de Informação, Planeamento e Comunicação, o Eng. José Manuel Dias teve um papel determinante nos processos de digitalização do sistema portuário nacional, contribuindo empenhadamente para a simplificação e agilização dos procedimentos no Porto de Sines. A determinação com que encarava os projetos nos quais esteve inserido ficará para sempre na nossa memória.
![]() |
AGEPOR apoia «inequivocamente» requisição civil no Porto de Lisboa
A Associação dos Agentes de Navegação de Portugal (AGEPOR) manifestou o seu apoio à decisão do Governo de decretar uma requisição civil dos estivadores do Porto de Lisboa.
“A AGEPOR apoia inequivocamente a decisão do Governo de proceder à Requisição Civil dos trabalhadores portuários”, afirma a associação, em comunicado enviado às redações.
Para a AGEPOR, “é inconcebível que se continue uma greve em total indiferença para com a situação dramática que o país vive”, considerando que “é mais uma manifestação do desfasamento do SEAL [Sindicato dos Estivadores e da Atividade Logística] para com a realidade”.
![]() |
Patrões acusam estivadores de violação de estado de emergência
A empresa de estiva de Lisboa Sotagus acusou esta quinta-feira o sindicato dos estivadores de inviabilizar o transporte de alimentos e material médico para a Madeira e Açores, apesar da declaração de estado de emergência.
Segundo um comunicado da Sotagus, “dos 29 trabalhadores que se deveriam apresentar ao trabalho às 08:00 da manhã de hoje, apenas cinco o fizeram, o que não permite ter sequer uma equipa mínima para trabalhar os navios”.
![]() |
Governo da Madeira agradece celeridade na requisição civil no Porto de Lisboa
Pedro Calado agradeceu a celeridade do Governo da República em decretar a requisição civil no Porto de Lisboa.
"Estamos satisfeitos e agradeço a celeridade que o Governo da República manifestou com a nossa preocupação e decretou, de imediato, a nossa solicitação de requisição civil", disse.
O Vice-presidente falava aos jornalistas no final de um encontro com representantes das instituições bancárias sedeadas na Madeira.
Segundo o governante, com essa requisição civil fica "salvaguardado o transporte de mercadorias para a região", pelo que "não há necessidade, nem há neste momento grandes motivos de alerta".
![]() |
Governo dos Açores satisfeito com requisição civil no Porto de Lisboa
O Governo dos Açores declarou-se satisfeito com a requisição civil decidida para o Porto de Lisboa, acrescentando que na segunda-feira e na terça se deram os alertas "mais graves" no acompanhar da greve dos estivadores.
![]() |
O QUE DIZ O DECRETO SOBRE O ESTADO DE EMERGÊNCIA
Direito à greve está suspenso
Depois de na terça-feira à noite o Conselho de Ministros ter decretado a requisição civil dos estivadores do Porto de Lisboa que não asseguraram os serviços mínimos que estavam definidos ao alargarem sucessivamente os períodos da greve, agora o direito à greve fica mesmo “suspenso”. Porque, justifica-se no texto, pode “comprometer o funcionamento de infra-estruturas críticas ou de unidades de prestação de cuidados de saúde, bem como em sectores económicos vitais para a produção, abastecimento e fornecimento de bens e serviços essenciais à população”.