Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
COMISSÃO NACIONAL PARA A DIGITALIZAÇÃO
Reunião inaugural juntou o país sob a batuta da DGRM
A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) foi palco da realização da primeira reunião da Comissão Nacional para a Simplificação e Digitalização dos Transportes e da Logística – no dia 2 de Julho, várias entidades públicas e privadas, afectas ao sector, uniram forças, sob a batuta da DGRM, para o tiro de partida do acompanhamento da implementação da Janela Única Logística, trave-mestra da desmaterialização e da digitalização de procedimentos no sector em Portugal: primeiro nos portos, e, agora, estendendo a sua acção ao hinterland.
![]() |
COVID 19 - DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS À MICROLOGÍSTICA URBANA
Veja o vídeo integral do evento
O Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. promoveu a 30 de junho uma webconferência sobre “COVID 19 – Do Transporte de Mercadorias à Micrologística Urbana”, que teve uma média de 200 pessoas a assistir.
A sessão teve como objetivo promover uma reflexão sobre as questões do transporte de mercadorias e da logística no contexto da COVID 19, por especialista do sector.
![]() |
ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES NA M24
Empresas de Sines reforçam donativos para o controlo da pandemia, oferecendo viatura à ULSLA
As empresas do complexo industrial, logístico e portuário de Sines uniram-se e reforçaram os seus donativos à Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), desta vez com a oferta de uma unidade móvel 4x4 preparada para auxiliar no combate à pandemia de covid-19.
A viatura, do tipo pick-up, com tração integral, tem capacidade para transportar uma equipa de pessoal de saúde e, se devidamente apetrechada, pode ainda transportar e guardar equipamentos e materiais necessários às tarefas de colheita e análise da covid-19.
![]() |
CARLOS MARTINS:
WestSea prevê acréscimo de 60% na facturação e criação de 120 postos de trabalho
Carlos Martins, administrador da Martifer (da qual faz parte a WestSea), declarou que espera um acréscimo da facturação de 60%, juntamente com a criação de 120 postos de trabalho – tal será permitido pela dragagem do canal de acesso aos estaleiros de Viana do Castelo, já lançada.
![]() |
2018
Economia do Mar perto dos 100 milhões de euros de investimento em ID
Entre 2014 e 2018 as entidades nacionais efectuaram um investimento de 433,6 milhões de euros em projectos enquadrados na área temática ‘Economia do Mar‘, que se integra no eixo ‘Recursos naturais e ambiente’, um dos cinco identificados pela Estratégia Nacional de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (2014-2020).
![]() |
Presidente da Câmara de Sines aplaude lançamento do concurso de modernização da ferrovia até Sines
Nuno Mascarenhas, Presidente da Câmara Municipal de Sines, congratula-se com o facto da Infraestruturas de Portugal ter finalmente lançado o concurso público para modernizar e eliminar constrangimentos na ligação ferroviária entre Sines e a Linha do Sul, cuja intercepção se faz em Ermidas-Sado.
![]() |
DGRM
Inspecções do Port State Control retomadas
A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) anunciou a retoma, a partir de 1 de Julho, das inspecções do Port State Control (inspecções a navios estrangeiros que demandam os portos nacionais). Desde Março passado – devido à disseminação da pandemia de COVID-19 – só eram realizadas as inspecções muito urgentes.
![]() |
APDL com novo Conselho de Administração
O Ministério das Infraestruturas e Habitação designou o novo Conselho de Administração da Administração dos Portos do Douro Leixões e Viana do Castelo (APDL), para o próximo triénio 2020–2022.
O novo Conselho de Administração será presidido por Nuno Araújo, mantendo os atuais Vogais, Cláudia Soutinho e Joaquim Gonçalves. A anterior administração, presidida por Guilhermina Rego terminou o seu mandato em dezembro de 2019, tendo–se mantido em funções até dia 30 de junho.
![]() |
Porto de Aveiro adjudica dragagens de manutenção por 1,7 milhões de euros
A Administração do Porto de Aveiro (APA) procedeu à adjudicação de uma empreitada de dragagem e manutenção de fundos por um montante de 1,472 milhões de euros.
O concurso público, lançado em 2019, tinha como preço base 1,760 milhões de euros. O prazo de execução do projecto de dragagem estende-se por cerca de três anos (912 dias). Apresentaram propostas cinco empresas interessadas.
![]() |
COM ÁUDIO
Porto de Aveiro confiante na captação de novas empresas em 44 hectares de área disponível
A presidente do conselho de administração do Porto de Aveiro antevê aumento de competitividade nos próximos anos com a criação de área industrial para empresas que necessitem de acesso ao cais.
A área de atividades logísticas tem 59 hectares, com área já ocupada pela A Silva Matos, restando ainda 44 hectares disponíveis para novas empresas.
![]() |
ENTREVISTA AO MINISTRO DO MAR
«A proximidade tem de ser tida em conta na gestão partilhada do mar dos Açores»
"O Ministério do Mar esteve, desde o primeiro momento, atento à situação socioeconómica das empresas e dos trabalhadores do mar, e em contacto directo com as associações do sector. Neste sentido, tomou um conjunto de medidas para minimizar os efeitos negativos da pandemia, tendo por base uma alteração da regulamentação europeia, no âmbito da qual defendemos o apoio à paragem da frota e restabelecimento do mecanismo de armazenagem, bem como apoios à aquicultura pela perda de mercados".
![]() |
AMT nomeada representante da Rede Europeia de Organismos Reguladores Ferroviários
No contexto da plataforma de cooperação PRIME/ENRRB, a portuguesa Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) foi nomeada representante da Rede Europeia de Organismos Reguladores Ferroviários (ENRRB).
![]() |
Grupo ETE assinala Dia Internacional do Marítimo
«Pelo dia que hoje se comemora, o Dia Internacional do Marítimo, o nosso OBRIGADO a todos os nossos marítimos que diariamente contribuem com a sua dedicação, rigor e profissionalismo, que faz do Grupo ETE, uma referência nacional e internacional no sector marítimo-portuário e fluvial».
![]() |
DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS À MICROLOGÍSTICA URBANA
IMT realiza webconferência sobre COVID 19 esta terça-feira
O Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. promove esta terça-feira, entre as 14h30 e as 16h15, uma webconferência sobre “COVID 19 – Do Transportes de Mercadorias à Micrologística Urbana”.
A sessão, que contará com a participação do Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda, visa promover, por especialistas de destaque do sector, uma reflexão sobre as questões do transporte de mercadorias e da logística no contexto da COVID 19.
![]() |
Testado com sucesso Sistema Marítimo Autónomo Hidrográfico
A Marinha Portuguesa acaba de testar o mais recente Sistema Marítimo Autónomo Hidrográfico desenvolvido pela Célula de Experimentação Operacional de Veículos Não Tripulados (CEOV), realizando provas técnicas de performance e resiliência, ao efetuar um trânsito pré-programado entre a Base Naval de Lisboa e a Estação Hidrográfica da Azinheira, no Seixal.
![]() |
2 DE JULHO
7º MAREECOFIN - PwC Economia e Finanças do Mar
O que se pode esperar para a economia azul mundial da iniciativa Franco-Alemã de injetar milhões de euros na economia da União Europeia e dos anúncios efetuados pelo governo Norte Americano de fazer o mesmo para recuperar o seu mercado interno? Como estas decisões podem afetar o investimento e o financiamento de projetos da economia azul a nível global?
Estas são algumas das questões a abordar no 7º MAREECOFIN – PwC Economia e Finanças do Mar por especialistas internacionais nas áreas do investimento e financiamento.
![]() |
Consulta online sobre a Economia do Mar no Mediterrâneo reúne sugestões de mais de uma centena de parceiros
No âmbito da realização da 2ª Reunião Ministerial da UfM, foi promovida uma consulta online com o objetivo de recolher um conjunto de contributos e sugestões dos parceiros do Mediterrâneo. A consulta registou a participação de mais de 100 peritos e representantes de organizações internacionais, resultando em mais de 350 recomendações sobre diferentes tópicos, designadamente Governança, Pescas, Aquacultura, Turismo, Energias Renováveis, Lixo Marinho, Carreiras ligadas ao Mar, e Segurança Marítima.
![]() |
COM VÍDEO
Empresas de Sines reforçam donativos para o controlo da pandemia, oferecendo uma Unidade Móvel 4x4 ao Hospital do Litoral Alentejano
Empresas diretamente ligadas ao complexo industrial, logístico e portuário de Sines uniram-se uma vez mais, reforçando os seus donativos e, para além de um Raio X móvel já doado em abril, ofereceram, agora, uma Unidade Móvel 4x4 ao Hospital do Litoral Alentejano, equipamento que aumentará a capacidade de resposta da Unidade Local de Saúde (ULSLA) face às necessidades da comunidade, incluindo no combate ao COVID-19.
![]() |
NO ACUMULADO JANEIRO-MAIO 2020
Porto da Figueira da Foz cresce 17,3%
O Porto da Figueira da Foz movimentou no acumulado Janeiro-Maio 2020 2020 875.741 toneladas, contra as 746.184 toneladas do período homólogo de 2019, o que corresponde a um aumento de 17,36% (+129.558 toneladas).
O aumento mais expressivo verificou-se no segmento de carga geral, que passou de 335.573 toneladas em 2019 para 494.193 toneladas em 2020. Pastas químicas de madeira, produtos florestais, produtos de vidro e cimento foram as cargas mais movimentadas.
![]() |
APDL
«Adequar infra-estruturas ao aumento da dimensão dos navios é fundamental»
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) lançou no dia 16 de Junho a obra de dragagem do canal de acesso aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. O investimento, explicou a administração, vai permitir a entrada de navios de maior dimensão e potenciar a criação de um cluster competitivo na indústria naval portuguesa, aumentando a competitividade do porto minhoto.