Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Mar 2020 com 421,7 milhões de euros de despesa pública comprometidos até 30 de Junho
O Programa Mar 2020 tinha comprometidos, até 30 de Junho, 421,7 milhões de euros de despesa pública, permitindo alavancar 557 milhões de euros de investimento público e privado. O anúncio foi feito pelo Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, na Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar.
A taxa de compromisso é actualmente de 83,4%, e o executado 41%, representando 215,3 milhões de euros de apoio público atribuído aos beneficiários.
![]() |
VASCO CORDEIRO:
INVESTIMENTO DE 14 MILHÕES DE EUROS NO PORTO DAS PIPAS REFORÇA LIGAÇÃO DE ANGRA DO HEROÍSMO COM O MAR
O Presidente do Governo presidiu no dia 13 à cerimónia que marcou o arranque das obras de construção da rampa roll-on/roll-off e de melhoria da operacionalidade e abrigo do Porto das Pipas, em Angra do Heroísmo, na Terceira, um investimento de cerca de 14 milhões de euros que vai potenciar as ligações marítimas nesta ilha do Grupo Central.
![]() |
EISAP destaca reforço da bandeira portuguesa no panorama internacional
No seguimento da aprovação pela Assembleia da República das alterações propostas pelo PS e pelo PSD ao Decreto-Lei 96/89, de 28 de Março, que criou o Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR), a EISAP - European International Shipowners Association of Portugal - congratula-se com o sinal dado pelo país quanto à absoluta urgência de fazer uma revisão ao referido instrumento legislativo que, desde há muito, ansiava.
![]() |
Primeira operação de transferência de tripulantes na Madeira foi bem sucedida
A primeira operação de substituição de tripulantes no Funchal, desde o dia 13 de março, teve lugar na passada segunda feira, dentro do quadro normativo e legal, recentemente delineado pelo Governo Regional da Madeira, no âmbito ao combate à COVID-19.
A transferência dos tripulantes decorreu ao largo e para isso foi necessário utilizar uma embarcação aberta, com a tripulação desta embarcação, devidamente protegida com EPIs para caso suspeito, assegurando-se o distanciamento entre os tripulantes desembarcados e os tripulantes da embarcação de transferência.
![]() |
Embaixada da Índia visita Sines
O primeiro secretário da Embaixada da Índia em Portugal, Amararam Gujar, e o terceiro secretário, Preetham Shivamurthy, foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas. A delegação diplomática foi recebida nos Paços do Concelho. No encontro participou, igualmente, o vogal executivo da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, Duarte Lynce de Faria.
![]() |
Portugal sobe uma posição no ranking do Paris MoU
Boas notícias para Portugal, que voltou a escalar o ranking da White List (lista branca), organizado pelo Paris MoU on Port State Control, que avalia, num «espectro global», o desempenho qualitativo das bandeiras nacionais. Entre as 41 bandeiras classificadas na lista, o registo português surge agora na vigésima sexta posição (26ª), tendo assim subido um lugar face à colocação anterior. A trajectória lusa é de ascensão gradual.
![]() |
DISPONIBILIZAMOS O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA
António Costa Silva propõe forte investimento no Porto de Sines
António Costa Silva, nomeado pelo Governo para ajudar na recuperação da economia no pós-pandemia, propõe aumentar a capacidade portuária do país, investindo no Porto de Sines.
O especialista defende que se deverá construir um terminal portuário de minérios para exportação dos recursos minerais estratégicos, em particular o lítio. É ainda acrescentado que, caso se decida desenvolver a Zona Económica Exclusiva (ZEE), deverão ser incluídos o níquel, o cobalto, o manganês e os sulfuretos polimetálicos.
![]() |
Navalrocha com intensa actividade em 2020 e carteira volumosa para os próximos meses
O estaleiro português Navalrocha navega no conturbado ano de 2020 com invejável bonança: a empresa relatou que tem experienciado uma «enxurrada» de actividade no presente ano, passando o cabo das tormentas que tem sido o surto global de COVID-19 «com sucesso». Os estaleiros preparam-se já para uma atarefada e pujante carteira de encomendas nos próximos meses.
![]() |
Onze anos de JUP II no Porto de Sines
No dia 9 de julho de 2009 a JUP II – Janela Única Portuária entrava em produção no Porto de Sines com a escala do navio WEC VELAZQUEZ. Onze anos e mais de 80 milhões de transações digitais depois, Sines continua a apostar no estado-da-arte dos sistemas de informação.
![]() |
FORTE DA BARRA - SÃO JACINTO
Novo ferryboat eléctrico já foi encomendado
O projecto de execução e da construção de um novo “ferryboat” eléctrico, a operar nas travessias entre o Forte da Barra e São Jacinto, foi adjudicado ao agrupamento de empresas cons tituído pela Navaltagua - Reparação e Construção Naval, S.A. e Navalrocha Sociedade de Construção e Reparação Navais, S.A. Implicará um investimento de 5.509.880 euros da Câmara Municipal de Aveiro, que propôs um prazo de 18 meses para a sua concepção e construção.
![]() |
GS Lines, do Grupo Sousa, apresenta o seu novo vídeo institucional
A transportadora marítima GS Lines, que integra o universo multi-facetado do Grupo Sousa, lançou o seu novo vídeo institucional. O vídeo faz transparecer a conectividade abrangente da companhia, que não se resume ao território nacional.
![]() |
Comitiva da AED Cluster Aeronáutico visitou o Complexo Portuário, Industrial e Logístico de Sines
A comitiva da AED Cluster Aeronáutico visitou a Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), os terminais do porto de Sines e a zona industrial.
A visita teve como principais objetivos “divulgar junto do cluster aeronáutico as infraestruturas logísticas, industriais e portuárias de Sines, e dar a conhecer os projetos que estão em desenvolvimento, nomeadamente a expansão do Terminar XXI, a reconversão do Terminal de Graneis Sólidos, e a promoção do SINES TECH – Innovation & Data Center Hub e da ZAL – Zona de Atividades Logísticas”, ambos localizados na ZILS e geridos pela aicep Global Parques.
![]() |
Business2Sea acontece de 16 a 19 de novembro de 2020
A 10ª edição do Business2Sea realizar-se-á entre os dias 16 e 19 de novembro de 2020, essencialmente em formato online. O evento é organizado pela Fórum Oceano em colaboração com o CETMAR – Centro Tecnológico do Mar da Galiza.
![]() |
NUNO ARAÚJO
O transporte de ferro pela linha do comboio é uma grande oportunidade para o Porto de Leixões
O transporte de ferro pela linha do comboio é visto pela APDL como uma grande oportunidade para o Porto de Leixões. Atualmente, o transporte ferroviário tem uma quota de mercado de 10% naquela infraestrutura.
Só que o regresso das mercadorias vai permitir “olhar de novo” para o resto da Linha do Douro, no entender de Nuno Araújo. “Temos todo o interesse na valorização desta linha e em substituir o camião pela ferrovia, até por preocupações ambientais.”
![]() |
MATTHIEU ROGER, CEO DA TRANSINSULAR:
Já percorremos mais de 10 milhões de milhas náuticas
Definindo-se como o mais importante armador português de transporte marítimo de cargas, a Transinsular faz parte do grupo ETE. Com 100% capital português, a empresa dá conta das dificuldades em tempos da Covid-19, sem esquecer o compromisso em manter os serviços operacionais e em chegar além-fronteiras com a sua operação em Cabo Verde. Regida por inovação, antecipação e responsabilidade, a Transinsular já percorreu o equivalente a quase 500 voltas ao mundo.
![]() |
MADEIRA
APRAM vai instalar novo guincho no cais do Seixal
A APRAM vai instalar novo guincho no cais do Seixal. Paula Cabaço perspetiva que o novo guincho possa ser instalado até ao final de outubro, mantendo-se a trabalhar o atual. No local, admitiu que o cais do Seixal está a precisar de uma intervenção.
![]() |
Ferro de Moncorvo leva mercadorias à Linha do Douro
A Linha do Douro vai voltar a ter transporte de mercadorias ainda este mês. A partir das minas de Moncorvo, serão enviadas até 1400 toneladas de ferro por dia para o Porto de Leixões e que terão como destino o mercado europeu. Esta é a estratégia da Aethel Mining, a nova concessionária da segunda maior jazida de ferro da Europa. A operação também é vista como mais um motivo para reabrir a linha ferroviária até à fronteira com Espanha.
![]() |
ESTA QUARTA-FEIRA, 8 DE JULHO
Tecnologias avançadas aplicadas ao mar em debate
As tecnologias avançadas aplicadas ao mar estarão em debate em mais uma sessão do “Ciclo de Eventos – Dinâmicas para a Inovação”, esta quarta-feira, 8 de Julho, a partir das 10 horas, agora em formato virtual e com inscrições gratuitas.
Esta sessão, organizada pela Agência Nacional de Inovação (ANI), e que conta com o apoio do Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, estimulará um debate sobre o sector, cuja despesa em I&D aumentou 9,8% em 2018 face ao ano anterior.
![]() |
Navio hidrográfico apoia investigação sobre vida marinha nas ilhas Selvagens
A lancha hidrográfica Andrómeda, em missão no arquipélago da Madeira, efetuou a recolha de uma bóia-ondógrafo do Instituto Hidrográfico, situada na área marinha protegida das ilhas Selvagens, detetando vários exemplares de invertebrados incrustados, que se desenvolveram ao longo dos últimos 2 anos.
Foram recolhidas diversas amostras pelo Museu de História Natural do Funchal, que após um processo de identificação serão posteriormente registadas e incorporadas nas coleções científicas do museu.
![]() |
Portos dos Açores avança com reparação do molhe do Porto das Lajes do Pico
O Governo Regional dos Açores decidiu avançar com o procedimento, através da Portos dos Açores, para o lançamento da empreitada reparação do molhe do Porto das Lajes do Pico, no âmbito dos prejuízos decorrentes do furacão Lorenzo, após a conclusão do respectivo projecto de execução que se encontra em fase final e cujo projecto foi apresentado publicamente na Visita Estatutária.