Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
ANA CUNHA:
Obras no Porto das Pipas decorrem, em várias frentes, dentro da normalidade
A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas visitou as obras de construção da rampa roll-on/roll-off e de melhoria da operacionalidade e abrigo do Porto das Pipas, em Angra do Heroísmo, e os estaleiros, na Praia da Vitória, onde estão a ser fabricados os caixotões para o prolongamento daquele porto, que serão transportados por via marítima até Angra do Heroísmo.
![]() |
Sines faz contas a modelos de captação de novos negócios e Aeroporto de Beja entra na equação
Intervindo no webinar ‘A Logística e os Portos enquanto “nós” da Intermodalidade’, realizado pela ADFERSIT, José Luís Cacho, Presidente do Conselho de Administração da APS, adiantou que o Porto de Sines se encontra a alargar os horizontes em termos de modelos de captação de negócios, estudando a viabilidade de novos projectos no qual o Aeroporto de Beja possa ser peça útil no xadrez logístico da região.
![]() |
Autoeuropa duplica comboios com carros para o Porto de Setúbal
A Autoeuropa vai duplicar o transporte de veículos por comboio. A partir de segunda-feira, 5 de outubro, passará a haver quatro ligações entre a linha de montagem e o Porto de Setúbal. A informação foi obtida pelo Dinheiro Vivo junto de fontes ferroviárias e foi, entretanto, confirmada, junto de fonte oficial da fábrica de Palmela.
O reforço do transporte de carros por comboio arranca pouco mais de um ano depois da reativação da linha de comboio entre a Autoeuropa e o Porto de Setúbal, em setembro de 2019.
![]() |
6 DE OUTUBRO
Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030
O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos e a Diretora Geral de Política do Mar, Helena Vieira, convidam todos os agentes com atividades e interesse na Economia do Mar, da região do Algarve, a participarem virtualmente na 1ª Sessão de Apresentação Pública e debate da nova proposta para a Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030. Esta sessão está enquadrada na Consulta Pública a decorrer até ao dia 2 de Novembro de 2020.
![]() |
Governo estabelece regime de embarque e desembarque de marítimos
O Governo estabeleceu o regime de embarque e desembarque de marítimos, determinando que as embarcações não podem navegar sem ter a bordo a tripulação constante no certificado de lotação, segundo um diploma agora publicado em Diário da República.
![]() |
Portugal convida empresas do Japão a concorrerem ao terminal de Sines
O Ministro dos Negócios Estrangeiros português transmitiu quarta-feira ao homólogo do Japão o interesse de Portugal em ver empresas japonesas concorrer à construção do segundo terminal do Porto de Sines.
![]() |
Yilport Leixões, com 410 mil TEU até Julho, aumenta quota de mercado para os 26,5%
Prossegue, a bom ritmo, a consolidação de uma tendência cada vez mais notória na tecido portuária nacional: o aumento de quota de mercado de Leixões e da concessionária Yilport Leixões, no panorama contentorizado português. Nos primeiros sete meses do ano, esta quota voltou a crescer.
![]() |
MINISTRO DAS INFRAESTRUTURAS, PEDRO NUNO SANTOS:
«Queremos que o Porto de Sines permita industrializar Portugal»
O Ministro das Infraestruturas e da Habitação considera que o Porto de Sines deve permitir a industrialização de Portugal e se queremos «melhores salários temos de graduar o tecido produtivo».
Pedro Nuno Santos falava, esta quarta-feira, na sessão de apresentação do Plano Estratégico da Administração do Porto de Sines 2020-2030, em Sines, onde se referiu ao Estado como «um parceiro fundamental» sobretudo numa altura em que «os investidores privados, perante a situação que hoje se vive no mundo, retraem o seu investimento».
«O que queremos em Sines é indústria. Queremos que Sines possa ter mais gente e ser um pólo de desenvolvimento da região do Alentejo» disse ainda.
![]() |
Plano Estratégico do Porto de Sines quer captar 3% das cargas ibéricas
O Porto de Sines quer captar 3% da quota das cargas ibéricas, expandir a actividade logística e liderar a satisfação dos 'stakeholders', no âmbito do plano estratégico da infraestrutura portuária, apresentado oficialmente esta quarta-feira.
A infraestrutura portuária propõe-se "alcançar uma quota de 3% no total das cargas ibéricas associadas ao comércio externo (importação/exportação), excluindo os produtos do segmento energético e as operações de 'transhipment'", e assegurar que a expansão de novas atividades económicas contribui com mais de 40% para os movimentos do porto.
![]() |
JÁ PARTICIPOU?
Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030 está em consulta pública
A Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030, o instrumento de política pública que apresenta a visão, os objectivos, as áreas de intervenção e as metas do país para o período 2021–2030, no que se refere ao modelo de desenvolvimento do Oceano para a próxima década. foi colocada em consulta pública esta segunda-feira, dia 28 de Setembro. A participação pode ser feita até 2 de Novembro.
![]() |
MARCO VALE (MSC) E O SEGMENTO DE CONTENTORES EM SINES:
«Perspectivas para o futuro são excelentes»
Para Marco Vale as perspectivas de crescimento do negócio de contentores em Sines são «excelentes» e o futuro poderá mesmo ser risonho para a parceria entre a gigante MSC e o porto alentejano.
Durante a sua intervenção do webinar ‘A Logística e os Portos enquanto “nós” da Intermodalidade’, promovida pela ADFERSIT, o managing director da MSC Portugal reflectiu sobre os «eixos de crescimento» de um terminal de contentores.
![]() |
ESTA QUARTA-FEIRA
Apresentação do Plano Estratégico do Porto de Sines conta com a presença do Ministro das Infraestruturas e da Habitação
O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, presidirá a Sessão Pública de Apresentação do Plano Estratégico do Porto de Sines no dia 30 de setembro p.f., pelas 10:00H.
As opções estratégicas para os próximos anos do maior porto nacional em termos de carga movimentada, compreendem três eixos estratégicos fundamentais que visam reforçar o papel do Porto de Sines no shipping internacional, num mercado cada vez mais competitivo e tendo em conta os desafios da digitalização e descarbonização.
![]() |
ESTE DOMINGO
APDL assinala o Dia Mundial do Turismo e aplaude todos os profissionais do sector
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), assinala hoje o Dia Mundial do Turismo com um aplauso a todos os profissionais de um dos sectores que mais tem sofrido com a quebra de receitas verificada nos últimos meses.
O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões e a Via Navegável do Douro, infraestruturas sob jurisdição da APDL, têm vindo a ser fortes impulsionadores do desenvolvimento económico na Região Norte de Portugal. Só na última década, Leixões foi porta de entrada de mais de 700 mil turistas a bordo de 795 navios de cruzeiro. Já o curso fluvial duriense tem vindo a receber mais de 1 milhão de turistas anualmente.
![]() |
7 PRIMEIROS MESES DO ANO
Porto da Figueira da Foz cresce 3% face a 2019
O movimento acumulado de mercadorias no Porto da Figueira da Foz, no período de janeiro a julho de 2020, foi 1.141.209 toneladas, apresentando um crescimento 3% face ao mesmo período de 2019.
![]() |
18 DE NOVEMBRO
Portugal Exportador 2020: evento terá versão presencial e digital
Em 2020 com novidades: o Portugal Exportador terá uma versão presencial e digital, com a introdução de uma nova plataforma digital a ser anunciada brevemente.
O caminho para a exportação faz-se no dia 18 de Novembro, no PT Meeting Center da FIL – Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações.
![]() |
PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ BATE DOIS RECORDS EM SIMULTÂNEO
Maior carga movimentada num só navio e maior navio
O Porto da Figueira da Foz acaba de bater dois records em simultâneo; tudo a ver com o descarregamento, esta quinta-feira, de 7.500 toneladas de cerais (maior carga movimentada num só navio), e do “Pontica” ter sido o maior navio a atracar na Figueira da Foz.
O navio de carga geral, contruído em 2014 e navegando sob bandeira da Libéria, tem um comprimento de 137 metros, 18 metros de largura, capacidade de 9.005 t DWT e calado de 5,9 metros.
![]() |
Porto de Leixões deve apostar na ferrovia e «competir com a Galiza e Valladolid»
Marco Vale, Managing Director da MSC Portugal abordou, durante o webinar ‘A Logística e os Portos enquanto “nós” da Intermodalidade’, realizado pela ADFERSIT, a expansão do Porto de Leixões e a aposta que deverá ser feita na ferrovia para que a competição pelo hinterland seja mais efectiva, em directa concorrência com portos espanhóis. Aveiro também esteve em destaque pelo potencial que apresenta.
![]() |
Ponte Móvel de Leixões reaberta
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) anunciou esta quinta-feira a reabertura da Ponte Móvel de Leixões ao trânsito automóvel e pedestre a partir das 19h00.
As rótulas das articulações principais do tabuleiro que, devido à “gripagem” prematura obrigaram ao encerramento da ponte no dia 8 de setembro, foram já substituídas.
![]() |
PORTO DE SETÚBAL
Plataforma JUL arranca em Novembro
A APSS realizou três sessões de formação da plataforma JUL – Janela Única Logística destinadas a colaboradores e entidades externas com o objectivo da entrada efectiva em produção do sistema no Porto de Setúbal, com data prevista para Novembro, «constituindo um passo significativo para tornar o porto mais competitivo, com processos totalmente digitais, mais rápidos e mais baratos».
![]() |
GRUPO SOUSA
Navio «Lobo Marinho» participou em simulacro de salvamento com a Força Aérea
A 11 de Setembro foi levado a cabo um simulacro de recuperação de um passageiro do navio ‘Lobo Marinho’ (que está ao serviço da Porto Santo Line), envolvendo um helicóptero EH-101 Merlin da Força Aérea Portuguesa, revela o Grupo Sousa.