Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
DISPONIBILIZAMOS O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA
António Costa Silva propõe forte investimento no Porto de Sines
António Costa Silva, nomeado pelo Governo para ajudar na recuperação da economia no pós-pandemia, propõe aumentar a capacidade portuária do país, investindo no Porto de Sines.
O especialista defende que se deverá construir um terminal portuário de minérios para exportação dos recursos minerais estratégicos, em particular o lítio. É ainda acrescentado que, caso se decida desenvolver a Zona Económica Exclusiva (ZEE), deverão ser incluídos o níquel, o cobalto, o manganês e os sulfuretos polimetálicos.
![]() |
Navalrocha com intensa actividade em 2020 e carteira volumosa para os próximos meses
O estaleiro português Navalrocha navega no conturbado ano de 2020 com invejável bonança: a empresa relatou que tem experienciado uma «enxurrada» de actividade no presente ano, passando o cabo das tormentas que tem sido o surto global de COVID-19 «com sucesso». Os estaleiros preparam-se já para uma atarefada e pujante carteira de encomendas nos próximos meses.
![]() |
Onze anos de JUP II no Porto de Sines
No dia 9 de julho de 2009 a JUP II – Janela Única Portuária entrava em produção no Porto de Sines com a escala do navio WEC VELAZQUEZ. Onze anos e mais de 80 milhões de transações digitais depois, Sines continua a apostar no estado-da-arte dos sistemas de informação.
![]() |
FORTE DA BARRA - SÃO JACINTO
Novo ferryboat eléctrico já foi encomendado
O projecto de execução e da construção de um novo “ferryboat” eléctrico, a operar nas travessias entre o Forte da Barra e São Jacinto, foi adjudicado ao agrupamento de empresas cons tituído pela Navaltagua - Reparação e Construção Naval, S.A. e Navalrocha Sociedade de Construção e Reparação Navais, S.A. Implicará um investimento de 5.509.880 euros da Câmara Municipal de Aveiro, que propôs um prazo de 18 meses para a sua concepção e construção.
![]() |
GS Lines, do Grupo Sousa, apresenta o seu novo vídeo institucional
A transportadora marítima GS Lines, que integra o universo multi-facetado do Grupo Sousa, lançou o seu novo vídeo institucional. O vídeo faz transparecer a conectividade abrangente da companhia, que não se resume ao território nacional.
![]() |
Comitiva da AED Cluster Aeronáutico visitou o Complexo Portuário, Industrial e Logístico de Sines
A comitiva da AED Cluster Aeronáutico visitou a Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), os terminais do porto de Sines e a zona industrial.
A visita teve como principais objetivos “divulgar junto do cluster aeronáutico as infraestruturas logísticas, industriais e portuárias de Sines, e dar a conhecer os projetos que estão em desenvolvimento, nomeadamente a expansão do Terminar XXI, a reconversão do Terminal de Graneis Sólidos, e a promoção do SINES TECH – Innovation & Data Center Hub e da ZAL – Zona de Atividades Logísticas”, ambos localizados na ZILS e geridos pela aicep Global Parques.
![]() |
Business2Sea acontece de 16 a 19 de novembro de 2020
A 10ª edição do Business2Sea realizar-se-á entre os dias 16 e 19 de novembro de 2020, essencialmente em formato online. O evento é organizado pela Fórum Oceano em colaboração com o CETMAR – Centro Tecnológico do Mar da Galiza.
![]() |
NUNO ARAÚJO
O transporte de ferro pela linha do comboio é uma grande oportunidade para o Porto de Leixões
O transporte de ferro pela linha do comboio é visto pela APDL como uma grande oportunidade para o Porto de Leixões. Atualmente, o transporte ferroviário tem uma quota de mercado de 10% naquela infraestrutura.
Só que o regresso das mercadorias vai permitir “olhar de novo” para o resto da Linha do Douro, no entender de Nuno Araújo. “Temos todo o interesse na valorização desta linha e em substituir o camião pela ferrovia, até por preocupações ambientais.”
![]() |
MATTHIEU ROGER, CEO DA TRANSINSULAR:
Já percorremos mais de 10 milhões de milhas náuticas
Definindo-se como o mais importante armador português de transporte marítimo de cargas, a Transinsular faz parte do grupo ETE. Com 100% capital português, a empresa dá conta das dificuldades em tempos da Covid-19, sem esquecer o compromisso em manter os serviços operacionais e em chegar além-fronteiras com a sua operação em Cabo Verde. Regida por inovação, antecipação e responsabilidade, a Transinsular já percorreu o equivalente a quase 500 voltas ao mundo.
![]() |
MADEIRA
APRAM vai instalar novo guincho no cais do Seixal
A APRAM vai instalar novo guincho no cais do Seixal. Paula Cabaço perspetiva que o novo guincho possa ser instalado até ao final de outubro, mantendo-se a trabalhar o atual. No local, admitiu que o cais do Seixal está a precisar de uma intervenção.
![]() |
Ferro de Moncorvo leva mercadorias à Linha do Douro
A Linha do Douro vai voltar a ter transporte de mercadorias ainda este mês. A partir das minas de Moncorvo, serão enviadas até 1400 toneladas de ferro por dia para o Porto de Leixões e que terão como destino o mercado europeu. Esta é a estratégia da Aethel Mining, a nova concessionária da segunda maior jazida de ferro da Europa. A operação também é vista como mais um motivo para reabrir a linha ferroviária até à fronteira com Espanha.
![]() |
ESTA QUARTA-FEIRA, 8 DE JULHO
Tecnologias avançadas aplicadas ao mar em debate
As tecnologias avançadas aplicadas ao mar estarão em debate em mais uma sessão do “Ciclo de Eventos – Dinâmicas para a Inovação”, esta quarta-feira, 8 de Julho, a partir das 10 horas, agora em formato virtual e com inscrições gratuitas.
Esta sessão, organizada pela Agência Nacional de Inovação (ANI), e que conta com o apoio do Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, estimulará um debate sobre o sector, cuja despesa em I&D aumentou 9,8% em 2018 face ao ano anterior.
![]() |
Navio hidrográfico apoia investigação sobre vida marinha nas ilhas Selvagens
A lancha hidrográfica Andrómeda, em missão no arquipélago da Madeira, efetuou a recolha de uma bóia-ondógrafo do Instituto Hidrográfico, situada na área marinha protegida das ilhas Selvagens, detetando vários exemplares de invertebrados incrustados, que se desenvolveram ao longo dos últimos 2 anos.
Foram recolhidas diversas amostras pelo Museu de História Natural do Funchal, que após um processo de identificação serão posteriormente registadas e incorporadas nas coleções científicas do museu.
![]() |
Portos dos Açores avança com reparação do molhe do Porto das Lajes do Pico
O Governo Regional dos Açores decidiu avançar com o procedimento, através da Portos dos Açores, para o lançamento da empreitada reparação do molhe do Porto das Lajes do Pico, no âmbito dos prejuízos decorrentes do furacão Lorenzo, após a conclusão do respectivo projecto de execução que se encontra em fase final e cujo projecto foi apresentado publicamente na Visita Estatutária.
![]() |
COMISSÃO NACIONAL PARA A DIGITALIZAÇÃO
Reunião inaugural juntou o país sob a batuta da DGRM
A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) foi palco da realização da primeira reunião da Comissão Nacional para a Simplificação e Digitalização dos Transportes e da Logística – no dia 2 de Julho, várias entidades públicas e privadas, afectas ao sector, uniram forças, sob a batuta da DGRM, para o tiro de partida do acompanhamento da implementação da Janela Única Logística, trave-mestra da desmaterialização e da digitalização de procedimentos no sector em Portugal: primeiro nos portos, e, agora, estendendo a sua acção ao hinterland.
![]() |
COVID 19 - DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS À MICROLOGÍSTICA URBANA
Veja o vídeo integral do evento
O Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. promoveu a 30 de junho uma webconferência sobre “COVID 19 – Do Transporte de Mercadorias à Micrologística Urbana”, que teve uma média de 200 pessoas a assistir.
A sessão teve como objetivo promover uma reflexão sobre as questões do transporte de mercadorias e da logística no contexto da COVID 19, por especialista do sector.
![]() |
ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES NA M24
Empresas de Sines reforçam donativos para o controlo da pandemia, oferecendo viatura à ULSLA
As empresas do complexo industrial, logístico e portuário de Sines uniram-se e reforçaram os seus donativos à Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), desta vez com a oferta de uma unidade móvel 4x4 preparada para auxiliar no combate à pandemia de covid-19.
A viatura, do tipo pick-up, com tração integral, tem capacidade para transportar uma equipa de pessoal de saúde e, se devidamente apetrechada, pode ainda transportar e guardar equipamentos e materiais necessários às tarefas de colheita e análise da covid-19.
![]() |
CARLOS MARTINS:
WestSea prevê acréscimo de 60% na facturação e criação de 120 postos de trabalho
Carlos Martins, administrador da Martifer (da qual faz parte a WestSea), declarou que espera um acréscimo da facturação de 60%, juntamente com a criação de 120 postos de trabalho – tal será permitido pela dragagem do canal de acesso aos estaleiros de Viana do Castelo, já lançada.
![]() |
2018
Economia do Mar perto dos 100 milhões de euros de investimento em ID
Entre 2014 e 2018 as entidades nacionais efectuaram um investimento de 433,6 milhões de euros em projectos enquadrados na área temática ‘Economia do Mar‘, que se integra no eixo ‘Recursos naturais e ambiente’, um dos cinco identificados pela Estratégia Nacional de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (2014-2020).
![]() |
Presidente da Câmara de Sines aplaude lançamento do concurso de modernização da ferrovia até Sines
Nuno Mascarenhas, Presidente da Câmara Municipal de Sines, congratula-se com o facto da Infraestruturas de Portugal ter finalmente lançado o concurso público para modernizar e eliminar constrangimentos na ligação ferroviária entre Sines e a Linha do Sul, cuja intercepção se faz em Ermidas-Sado.