Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Projecto Mobilizador ValorMAR em destaque na rubrica Portugal Mais Competitivo
"É uma forma de aproximar o conhecimento que é produzido ao nível do sistema científico e tecnológico às empresas, e assim conseguir diferenciá-las e torná-las mais inovadoras". Carla Domingues (Fórum Oceano) e Marlos Silva (SONAE) explicaram na rubrica Portugal Mais Competitivo, do programa Imagens de Marca, como é que o Projeto Mobilizador ValorMar, cofinanciado pelo COMPETE 2020, está a fazer a diferença pela melhoria da competitividade e inovação das empresas.
![]() |
Novo terminal de contentores de Leixões custa 190 ME e é lançado ainda em 2021
A administração portuária de Leixões previu esta quarta-feira que o concurso para o novo terminal de contentores seja lançado ainda em 2021 e estimou um investimento na obra de cerca de 190 milhões de euros.
"A nossa estimativa orçamental para a construção do novo terminal, ou reconversão do multiúsos, entre construção civil e equipamentos, é de 190 milhões de euros. O valor inclui ainda a reconversão do porto de pesca. Quanto ao lançamento da obra, questões procedimentais interna impedem-nos, para já, de avançar uma data, mas será ainda este ano", afirmou à agência Lusa o presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), Nuno Araújo.
![]() |
MINISTRO DO MAR:
Economia sustentável do oceano é prioridade
O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, definiu no dia 26 a aprovação de conclusões no Conselho da União Europeia (UE) sobre a economia sustentável do oceano como uma das “importantes prioridades” da presidência portuguesa no âmbito da política marítima.
“Gostaria de destacar [uma] importante prioridade da presidência portuguesa da UE, ou seja, a política marítima integrada e a nossa pretensão de aprovar conclusões do Conselho sobre o importante dossiê da economia sustentável do oceano”, referiu Serrão Santos durante uma sessão de audiências na Comissão de Pescas do Parlamento Europeu (PE).
![]() |
Portugal apresenta prioridades da PPUE na Comissão de Transportes e do Turismo do Parlamento Europeu
O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, apresentou esta terça-feira perante a Comissão dos Transportes e do Turismo do Parlamento Europeu as prioridades da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.
“Recuperar o setor dos transportes, por um lado, e apostar nos caminhos de ferro, por outro”, foram as duas grandes prioridades destacadas pelo ministro. O objetivo da Presidência Portuguesa, relembrou, é que “em 2021, a economia europeia possa recuperar, preparando-se para o futuro através das transições digital e verde, e do reforço da resiliência”.
![]() |
Portos prevêem aumento de 8,2% das receitas em 2021
Os principais portos do território continental português prevêem fechar 2021 com um total de 174,3 milhões de euros relativos a vendas, serviços prestados e subsídios. A confirmar-se a previsão, a facturação dos principais portos do país deverá registar um crescimento de 8,2% face a 2019, refere o Jornal de Negócios.
![]() |
JANEIRO-NOVEMBRO 2020
Portos de Setúbal e Leixões fixam novos records de TEU
O segmento dos Contentores voltou, no contexto dos portos do Continente, a mostrar sinais de resiliência perante a prolongada crise sanitária que se arrasta pelo globo: no exercício Janeiro-Novembro de 2020, os dados da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) revelam que os portos de Setúbal e Leixões – que prosseguem na senda dos recordes em volume de TEU – foram instrumentais para a subida homóloga de +1,2%.
![]() |
Pilotos do Porto de Aveiro resgatam navio
Esta sexta-feira, 22 de janeiro, pelas 06:40, o navio tanque AMAZONITE reportou ao Centro de Controle Marítimo do Porto de Aveiro ter largado o ferro por avaria na sua máquina principal.
As condições meteorológicas desfavoráveis não permitiram que, mesmo fundeado, mantivesse a localização, aproximando-se perigosamente para a entrada da barra do Porto de Aveiro.
![]() |
Contentores sobem 1,2% face a 2019, com movimentação de 2,57 milhões de TEU
O segmento dos contentores confirmou, no balanço do exercício de Janeiro-Novembro, a sua resiliência nos portos do Continente: com uma movimentação de 2,57 milhões de TEU, ultrapassou, num ano tão conturbado, o registo homólogo de 2019, crescendo +1,2%. Esta variação positiva neste segmento é inédita em 2020 e corrobora, assim, o trajecto de recuperação iniciado no segundo trimestre de 2020.
![]() |
Gente do Mar: Francisco Oliveira, 2.º Cap. do «Wild Swan»
Há meia dúzia de anos, o português Francisco Miguel dos Santos Oliveira, de 30 anos, fez uma escolha que lhe mudou a vida: deixou em standby o curso de engenharia e arquitetura naval e rumou à Holanda para matricular-se numa conhecida escola náutica. Hoje, é o segundo comandante do tall-ship “Wilde Swan” que recentemente, fez escala no Porto do Funchal.
![]() |
Corveta João Roby inicia Comissão nos Açores
O NRP João Roby, da Marinha Portuguesa, iniciou dia 17 a comissão nos mares dos Açores. O navio irá guarnecer o dispositivo naval na Zona Marítima dos Açores, desenvolvendo tarefas específicas no âmbito da busca e salvamento marítimo, da monitorização e controlo da pesca, do controlo da navegação, da prevenção e combate à poluição marinha e na prevenção e combate a atividades ilegais como o narcotráfico.
![]() |
Porto de Sines fecha 2020 a crescer 13% nos contentores
O Porto de Sines encerrou 2020 com um aumento da carga contentorizada de 13% em relação ao ano anterior. Este foi o terceiro melhor resultado de sempre em termos de movimentação de contentores, com a particularidade de ter sido alcançado num contexto pandémico, em que as projeções mundiais apontam para um decréscimo neste segmento. Na carga contentorizada importa ainda destacar o aumento do volume relacionado com o hinterland que representa já mais de 442 mil TEU, demonstrando a crescente importância de Sines nos fluxos de importação e exportação das empresas.
![]() |
MADEIRA
Cais de Câmara de Lobos com varadouro ordenado
O Conselho de Administração da APRAM, S.A., aprovou um regulamento para o varadouro do cais de Câmara de Lobos, com o objetivo de disciplinar e ordenar as várias atividades.
Antes da aprovação, a APRAM divulgou o documento junto dos principais interessados, reuniu com várias entidades, nomeadamente a Câmara, a autoridade marítima e a Direção Regional de Pescas e ouviu pescadores e titulares de embarcações de recreio com licença de pesca ativa.
![]() |
EM ENTREVISTA À REVISTA CARGO
António Nabo Martins (APAT) analisa desafios presentes e futuros dos Transitários
Entrevista a António Nabo Martins, especialista logístico e ferroviário que actualmente ocupa o cargo de presidente executivo da associação APAT.
![]() |
MISTÉRIO NA AUSTRÁLIA
A identidade desta cidade repousa num navio português que pode não existir
A Costa do Naufrágio, em Victoria, Austrália, é um trecho dramático de 128 quilómetros de penhascos recortados e desfiladeiros profundos, formações calcárias e dunas altas. Estima-se que cerca de 700 navios naufragaram ao longo da costa entre meados do século XVIII e início do século XIX, período conhecido como a Idade de Ouro da vela.
![]() |
PÓVOA DE VARZIM E VILA DO CONDE
Dragagens nos portos de pesca concluídas até final de Janeiro
As dragagens nos portos de Póvoa de Varzim e Vila do Conde vão estender-se até ao final do mês de janeiro.
As dragagens começaram no início de dezembro de 2020, após procedimento lançado pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos no valor de 1 milhão de euros, estando previsto retirar “mais de 220 mil metros cúbicos de inertes dos dois portos e colocados na deriva litoral, de forma a permitir a realimentação de areia nas praias a sul”.
![]() |
AÇORES
Secretário Regional do Mar e das Pescas garante grua de 10 toneladas para Porto do Topo de S. Jorge
O secretário Regional do Mar e das Pescas dos Açores, Manuel São João, garantiu, quarta-feira, que o Porto do Topo, em São Jorge, vai dispor de uma grua de dez toneladas e não de seis toneladas, como tinha sido definido pelo anterior executivo regional.
“Já dei instruções para que seja feita a alteração da capacidade da grua, de forma a dar resposta não só às necessidades do porto como também dos profissionais da pesca e dos diversos parceiros do sector”, referiu Manuel São João, após reuniões mantidas com diversas entidades na Ilha de São Jorge, onde se incluíram autarquias, representantes do sector e deputados regionais.
![]() |
Corveta António Enes termina missão de três meses nos Açores
O NRP António Enes iniciou a viagem de regresso à Base Naval de Lisboa, no Alfeite, após finalizar mais uma missão na Região Autónoma dos Açores, com uma duração de cerca de três meses. Durante este período, o navio completou 1967 horas de missão e percorreu 5.218 milhas náuticas no mar dos Açores, o equivalente a cerca de 10 mil quilómetros.
![]() |
Leixões: um Porto de Vanguarda e Inovação
O Porto de Leixões tem vindo a assumir, ao longo dos anos, um papel de destaque no sector portuário português, justificado pelas políticas de modernização, investimento e inovação que têm sido implementadas pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Este dinamismo da Administração Portuária espelha a importância que o sector marítimo ocupa no desenvolvimento económico nacional, motivo pelo qual, na última década, tem sido uma das fortes apostas de Portugal, com o objectivo de reforçar as trocas comerciais entre mercado interno e externo por via marítima.
![]() |
APRAM
Adjudicada obra de reabilitação do Cais do Paul do Mar
O Conselho de Administração da APRAM adjudicou a obra de reabilitação do Cais do Paul do Mar, de grande importância para a localidade, pelo valor de um milhão e 900 mil euros.
O cais apresenta vários danos, muitos deles devido a ação dos agentes naturais como a agitação marítima, que precisam de ser corrigidos, de modo a garantir a funcionalidade e segurança daquela infraestrutura marítima.
![]() |
Grupo Garland agencia descarga record de milho no Porto de Lisboa
O Grupo Garland foi a agência de navegação responsável pela descarga de 82.640 toneladas métricas de milho provenientes do Brasil no terminal de Granéis Alimentares da Trafaria, que integra o Porto de Lisboa. Tratou-se do maior graneleiro e com maior quantidade de carga atendido pelas empresas de agenciamento de navegação do Grupo Garland e constituiu ainda um recorde na infraestrutura portuária, concessionada à Silopor Trafaria