Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
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Início das obras de Recuperação e Estabilização do Cordão Dunar entre as Praias da Barra e da Costa Nova
Já se iniciaram as obras de Recuperação e Estabilização do Cordão Dunar entre as Praias da Barra e da Costa Nova.
Com um investimento de cerca de 400 mil euros e um prazo de execução de 4 meses, a empreitada é assegurada pela Agência Portuguesa do Ambiente e pelo Município de Ílhavo, financiada a 75% pelo Fundo Comunitário do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), incluída na candidatura aprovada ao POSEUR: “Ações de Proteção do Litoral na Região Centro - Cortegaça / Vieira de Leiria”. Os restantes 25% são repartidos, de igual forma, pela APAmbiente e pela Câmara Municipal (43.781,49 euros).
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Sines pode ser paragem obrigatória do hidrogénio marroquino
O acordo para o hidrogénio verde que Portugal assinou com Marrocos vem com promessas de destaque para o Porto de Sines. Portugal e Marrocos fizeram um acordo para promoverem, em conjunto, o crescimento da indústria do hidrogénio verde.
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DGRM IMPLEMENTA DOCUMENTO ÚNICO DE PESCA
O licenciamento da pesca profissional para o ano de 2021 foi mais simples e rápido. Na última parte do ano transato decorreu o processo do licenciamento da pesca profissional para o ano de 2021, utilizando-se já o novo Documento Único da Pesca (DUP), criado com base no Decreto-Lei n.º 73/2020, de 23 de setembro, promovido pelo Ministério do Mar e entrou em vigor a 1 de janeiro de 2021.
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Porto de Lisboa consolida estatuto de celeiro do país
Durante o ano de 2020 foram movimentados 4,6 milhões de toneladas de granéis sólidos nos vários terminais que compõem o Porto de Lisboa, com particular relevância para aqueles que se destinam ao sector agro-alimentar. A importância da movimentação destes granéis é tal que permite ao Porto de Lisboa assumir-se como a infra-estrutura nacional líder deste segmento, uma espécie de celeiro do país, onde todas as semanas estão em operação entre quatro a cinco navios de Granéis Sólidos Alimentares.
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Maior pá produzida na Península Ibérica circulou a caminho do Porto de Aveiro
O transporte da maior pá eólica produzida na Península Ibérica, que decorreu na noite de quarta para quinta-feira, entre a fábrica da Riablades, em Vagos, e o Porto de Aveiro, realizou-se “com sucesso”, anunciou a empresa LASO, que teve a seu cargo a operação.
O exemplar da turbina SG170 Onshore, com 84 metros, tem como destino final o centro de testes na Dinamarca, onde chegará por via marítima.
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Sines como hub para a logística global no webinar «Portugal - Singapura Business Forum»
O CEO da aicep Global Parques, Filipe Costa, integrou o painel subordinado ao tema Spotlight on Digital Solutions for Port & Trade Logistics no webinar "Portugal - Singapura Business Forum", que marcou os 40 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
A aicep Global Parques, gestora da ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, apresentou as características e valências do Porto de Sines e da ZAL Sines - Zona de Atividades Logísticas da ZILS, como hub global para carga marítima contentorizada e de granéis sólidos.
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2ª Reunião de Seguimento da XXXI Cimeira Luso-Espanhola sobre Ligações Transfronteiriças Ferroviárias
O Secretário de Estado das Infraestruturas de Portugal, Jorge Moreno Delgado, e o Secretário de Estado dos Transportes Mobilidade e Agenda Urbana de Espanha, Pedro Saura Garcia reuniram por videoconferência na quarta-feira, dia 17 de fevereiro, para fazer um ponto de situação das ligações ferroviárias entre os dois países e coordenar as ações para o seu desenvolvimento.
Este é o segundo encontro bilateral que mantêm para dar seguimento aos acordos adotados na XXXI Cimeira Luso-Espanhola, ocorrida na Guarda em outubro de 2020. A primeira reunião, que teve lugar no dia 20 de Janeiro, centrou-se no transporte e infraestruturas rodoviárias.
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Navegação no Douro retomada em determinados troços da via fluvial
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), após a verificação de melhorias hidrológicas e dos níveis dos caudais, restabeleceu a navegação nos seguintes troços da via fluvial do Douro: estuário desde o quilómetro 0 até à Ponte D. Luís I; albufeiras de Carrapatelo, da Régua, da Valeira e do Pocinho.
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Lars Jansen (Sea Intelligence) analisa Shipping contentorizado:
«Mercado está desequilibrado»
Em declarações ao jornal espanhol ‘La Vanguardia‘, Lars Jansen, especialista da área do Shipping de contentores e integrante da consultora marítima Sea Intelligence, vincou que, actualmente, o mercado prossegue «desequilibrado». Haverá fim à vista para a crise? Por agora, nem por isso.
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Projecto Space2Waves lança programa de internacionalização para PMEs Europeias
O Programa de Internacionalização do Space2Waves apoiará 30 PMEs europeias que utilizam tecnologias inovadoras de observação da Terra para o desenvolvimento de soluções aplicáveis à área do Mar, em setores como Pesca, Aquacultura, Vigilância, Alterações Climáticas, Infraestruturas Portuárias ou Transporte Marítimo.
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PORTO DE SETÚBAL
Cais 3 recebe Centro de Vacinação Covid19
O Porto de Setúbal associa-se ao Município, no âmbito do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, e cede o Cais 3 para a instalação de um Centro de Vacinação Covid19, que funcionará durante um ano, dando resposta ao Plano Nacional de Vacinação junto da população da região.
A iniciativa, levada a cabo em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, representa importante reforço na resposta de apoio à pandemia e vem na continuidade das ações já realizadas com o objetivo de ajudar a controlar a atual situação causada pela COVID 19.
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A 23 DE FEVEREIRO
Workshop - BLUE CROWDFUNDING
O projecto BLUE CROWDFUNDING, financiado no âmbito do programa de Cooperação Territorial INTERREG MED, surge da consciência de que a inovação da economia azul na área do mediterrâneo pode ser significativamente melhorada caso haja disponibilidade de mais fundos de investimento, considerando como uma das possíveis soluções o crowdfunding.
Neste contexto vai ter lugar, no 23 de fevereiro de 2021, um workshop subordinado ao tema “Crowdfunding - Recursos, ferramentas e boas práticas". O evento decorrerá online via plataforma Zoom.
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Sherpa do Mar disponibiliza benchmarking de inovação personalizado a empresas da área do Mar
As PME da Eurorregião Galiza - Norte de Portugal, cuja atividade seja de âmbito marinho-marítimo, podem solicitar um diagnóstico de benchmarking personalizado através do website do projeto Sherpa do Mar até ao dia 19 de fevereiro. O diagnóstico permitirá conhecer níveis de competitividade, potenciais de melhoria e necessidades de inovação.
O projeto Sherpa do Mar é cofinanciado pelo Programa POCTEP.
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Novo sistema antecipará avarias na ponte móvel de Leixões
A ponte móvel de Leixões, que liga Leça da Palmeira a Matosinhos, vai ter sensores que permitirão antecipar avarias e planear intervenções de manutenção. O sistema de monitorização está a ser desenvolvido pelo INEGI, que coordena o grupo de trabalho criado para identificar e estudar também as principais causas das anomalias prematuras entretanto ocorridas.
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Jovens desempregados de Quarteira aprendem carpintaria náutica
Consciente da crescente importância do mar e das dinâmicas económicas a ele associadas, e atenta ao aumento do desemprego juvenil, a Fundação António Aleixo possui desde outubro de 2020 o Projeto Inovação Social Oficina Marvivo (OMaVi).
Este é um projeto financiado pelo Fundo de Inovação Social Portugal 2020 (com duração de 26 meses), que visa implementar uma experiência piloto no combate à problemática do desemprego jovem na freguesia de Quarteira, através de um conjunto de ações de capacitação social, tendo como veículo de integração a carpintaria náutica no Porto de Pescas de Quarteira.
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PORTUGAL
Líder de exportação da Estremadura com portos de Sines e de Setúbal cada vez mais na equação
A ligação comercial entre a Estremadura e o território português é, cada vez mais, um laço consolidado de mutualismo e interdependência: as trocas comerciais são, actualmente, uma realidade sólida sustentada nos números – a proeminência das exportações agro-alimentares da Estremadura e o papel de charneira que Portugal tem tido nesse (crescente) contexto, seja em termos de importação como de exportação. Sendo mercado líder na exportação estremenha, Portugal terá, na materialização de maior conectividade férrea (e logística), uma oportunidade de avolumar esse peso e de adensar a quota de movimentação portuária de infra-estruturas como Sines, Setúbal ou Lisboa.
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Porto de Aveiro apoia operadores afectados pela pandemia
O Porto de Aveiro decidiu apoiar os operadores que enfrentam dificuldades devido ao impacto na economia global da pandemia de Covid-19.
As medidas anunciadas “têm presente que as administrações portuárias são um importante fator de desenvolvimento da economia local, regional e nacional”.
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NUNO ARAÚJO:
Queremos colocar Viana na rede principal dos portos europeus
O porto de mar de Viana do Castelo vai ganhar um novo fôlego com a conclusão dos novos acessos rodoviários e com os investimentos nos estaleiros que permitirão a chegada de navios de maior porte. O presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) afirmou que há objetivos ambiciosos para o porto de Viana, nomeadamente, colocá-lo no mapa dos maiores portos europeus. A aposta na indústria naval e em energias renováveis são dois pilares para o desenvolvimento do porto.
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Mercado grego tem vindo a manifestar interesse crescente pela bandeira portuguesa
O mercado grego tem vindo a manifestar um «interesse crescente» pela bandeira Portuguesa, relatou, à Revista Cargo, a EISAP – European International Shipowners Association of Portugal após ter anunciado a entrada de dois novos associados internacionais: a Langh Ship Oy Ab (armador de origem Finlandesa) e da Blue Planet Shipping (companhia gestora de origem Grega).
A entrada destes associados é um «marco importante» que espelha o «crescente interesse» de índole internacional que tem vindo a ser manifestado pela bandeira Portuguesa, declarou Nuno Mendão (na foto), Secretário-Geral da associação – que representa os interesses dos armadores nacionais e internacionais com navios a arvorar a bandeira lusa, designadamente aqueles que estão registados no MAR – ao reagir a este desenvolvimento.
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Navio hidrográfico Almirante Gago Coutinho regressou a Lisboa
Após mês e meio empenhado na Iniciativa Mar Aberto, o navio hidro-oceanográfico regressou este sábado à Base Naval de Lisboa.
Durante a missão, o navio desenvolveu um conjunto de atividades com Cabo Verde, especial enfoque nas capacidades científicas do navio, nomeadamente, o lançamento de boias derivantes em cooperação com o Global Drifter Program-NOAA, a colheita de amostras de água para análise de microplásticos no âmbito do projeto “Volta ao Mundo Sagres 2020-FA”. Realizou, ainda, levantamentos hidrográficos em diversos pontos de interesse do arquipélago, tendo em vista a atualização do fólio cartográfico daquela área, e a recolha de material científico para diversos estudos no âmbito da hidrografia.