Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Porto de Setúbal recebe 4.ª linha da MacAndrews
O Porto de Setúbal passa a receber a Linha Regular de contentores “MEDITERRANEAN PENDULUM SERVICE (MPS)”, que a cada 45 dias escala Setúbal e liga os portos Salerno; La Spezia; Genova; Algeciras; Casablanca; Leixões; Marselha; Piréus; Mersin; Lattakia; Beirut; Alexandria.
Esta linha, a quarta do armador a escalar o Porto de Setúbal, reforça a aposta de uma presença regular nos mais importantes portos da Europa Mediterrânica, do Norte de África e do Médio Oriente, garantindo aos carregadores parceiros do Porto de Setúbal otimizar a gestão dos seus fluxos de mercadorias.
![]() |
UN Environment Programme lança guia prático sobre financiamento da Economia Azul
"Turning the tide: How to finance a sustainable ocean recovery" é financiado pela European Commission e baseado nos princípios do financiamento sustentável da Economia Azul.
![]() |
MINISTRO DO MAR
Este é o momento para fortalecer a cultura de colaboração entre empresas da economia azul
O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, visitou o CEiiA – Centro para Excelência e Inovação para a Indústria Automóvel, em Matosinhos acompanhado pela Directora-geral de Política do Mar, Helena Vieira, no âmbito do Roteiro do Empreendedorismo e Economia Azul, um ciclo de visitas dedicado a empresas portuguesas inovadoras na área da economia do mar.
Durante a visita, o ministro salientou “as oportunidades que se abrem com a visão espelhada pela nova Estratégia Nacional para o Mar, em fase final de aprovação, e pela componente Mar do Plano de Recuperação e Resiliência agora entregue em Bruxelas”.
![]() |
JOSÉ SIMÃO (DGRM)
Temos a obrigação de trabalhar cada vez mais com a vertente de terra
José Simão, director-geral da DGRM, foi uma das figuras de destaque do evento ‘A Carga em Movimento – Gerir os Trânsitos à Distância‘, promovido pela APAT. A sua intervenção focou-se na visão integradora e holística dos fluxos de cargas entre o Mar e Terra, onde a Janela Única Logística (JUL) ganha uma importância central. Entre os tópicos prioritários estiveram também a descarbonização e a digitalização, «pilares» da actuação da DGRM.
![]() |
Plataforma de economia do mar gerida desde Portugal
Portugal vai ser o pólo aglutinador de uma plataforma pioneira de serviços de aceleração da economia do mar. O objetivo é capacitar 391 portos atlânticos para operarem como hubs de inovação e aceleração de startups, contribuindo para diversificar modelos de negócio e fontes de receita na economia azul ou do mar.
Com arranque a 11 de maio, o Atlantic Smart Ports Blue Acceleration Network (AspBAN) é uma iniciativa liderada pela consultora de inovação colaborativa Beta-i e pela Fórum Oceano, associação que gere o cluster do mar português, que ganharam a call da Direção-Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas da Comissão Europeia para desenvolver a economia do mar a partir dos Portos do Atlântico da UE.
![]() |
1,2 milhões para dragar o porto da Póvoa nos próximos três anos
São 5,1 milhões de euros para dragagens nos portos do norte, 1,2 milhões dos quais para o porto da Póvoa de Varzim, 300 mil euros já este ano. Em dia de inauguração do novo pólo da marina, Câmara e Clube Naval Povoense (CNP) alertaram para a perigosa acumulação de areias que mina a segurança de turistas, atletas e pescadores.
![]() |
Mobilift Portugal entregou grua portuária Liebherr LHM420 no Porto de Setúbal
Na sequência de uma «parceria de longa data», a empresa Mobilift Portugal efectuou, em meados de Abril, uma entrega de uma grua portuária Liebherr, modelo LHM420, ao cliente Tersado – Terminais Portuários do Sado (Yilport), que gere o Terminal de Multiusos do Porto de Setúbal.
![]() |
Governo açoriano aprova 13 ME para obras de reparação no porto das Lajes do Pico
Segundo o Açoriano Oriental, o Governo Regional vai celebrar um contrato "com caráter plurianual" com a Portos dos Açores que permite transferir mais de 13 milhões de euros para "cobrir os custos da obra" do porto das Lajes do Pico, danificado pelo furacão Lorenzo.
A passagem do furacão Lorenzo pelo arquipélago, na madrugada de 01 para 02 de outubro de 2019, provocou 255 ocorrências e 53 pessoas tiveram de ser realojadas, causando ainda a destruição total do porto das Lajes das Flores.
![]() |
DGRM representou a União Europeia na OIT
A DGRM, através da Chefe de Divisão do Pessoal do Mar e Navegadores de Recreio, Carlota Leitão Correia, participou na 4ª Reunião da Comissão Tripartida Especial da Convenção do Trabalho Marítimo, 2006 (MLC-2006) organizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
A reunião da Comissão Tripartida Especial, que se realizou de 19 a 23 de abril, por Vídeo Conferencia, contou com a participação de mais de 300 representantes entre Marítimos, Armadores e Governos.
![]() |
Aveiro atinge marca homóloga «mais elevada de sempre» com 921 mil toneladas até Fevereiro
«Num cenário genericamente negativo, surge ainda espaço para destacar o registo da marca mais elevada de sempre nos períodos homólogos observada em Aveiro, atingindo globalmente um total de 921,13 mil toneladas, +9,8% do que no período homólogo de 2020, contribuindo para o desempenho positivo dos ‘Outros Granéis Líquidos’ ao nível do Ecossistema Portuário do Continente, onde foi observado um volume de 479,75 mil toneladas (+8,9%), o mais elevado de sempre», explica a AMT no relatório que analisa a movimentação de cargas nos portos até Fevereiro.
![]() |
DGRM participa em Conferencia Internacional de Segurança Marítima
A DGRM - Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, através da Subdiretora Geral Susana Baptista, participou na Conferência Internacional sobre Segurança Marítima, que se realizou no dia 22 de abril, via web.
A Conferência reuniu mais de 250 participantes, foi organizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia, e contou com o apoio da EMSA – Agência Europeia de Segurança Marítima.
![]() |
Contentores crescem 31,38 mil TEU com «influência decisiva» do Porto de Sines
Nos dois primeiros meses de 2021, os portos do Continente movimentaram 5,4 milhões de toneladas no segmento dos Contentores, um registo que espelhou um crescimento homólogo de +10,8%. Em termos de TEU, este acréscimo fixou-se nos +31,38 mil TEU entre Janeiro e Fevereiro, traduzindo-se numa variação positiva de 7,2% face ao mesmo período de 2020. O Porto de Sines foi decisivo para este resultado.
![]() |
Inaugurada nova Ponte-Cais no Porto de Sesimbra
O Porto de Sesimbra inaugurou esta quinta-feira uma nova Ponte-Cais, em cerimónia presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Hugo Santos Mendes, e que contou com a presença da Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho.
Esta infraestrutura, a Ponte-Cais 4, é a concretização do Plano de Ordenamento do Porto de Sesimbra iniciado em 2007, traduz-se no aumento da capacidade de atracação de barcos de pesca e em boas condições de segurança, permitindo ainda harmonizar em toda a área envolvente as embarcações afetas às atividades da pesca e da náutica de recreio.
![]() |
APDL prolonga Trabalhos de Manutenção da Ponte Móvel de Leixões
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) anuncia que a Ponte Móvel do Porto de Leixões, encerrada para realização de trabalhos de manutenção, irá prolongar o período de interrupção que se iniciou a 30 de março, até que estes trabalhos se encontrem concluídos e seja garantido o bom funcionamento e a segurança de operação do equipamento.
![]() |
APLOG e KPMG apresentaram conclusões do estudo sobre estado da logística
“A logística em Portugal – Inovação, Tendências e Desafios do Futuro” é a designação do estudo que a APLOG e a KPMG desenvolveram em parceria e que estará disponível no final do mês. Para já, ficam algumas das conclusões e highlights do mesmo, apresentados pelas duas entidades.
Em quatro anos, entre 2014 e 2018, o volume de negócios do sector de armazenagem e transporte rodoviário de mercadorias cresceu 90% em Portugal. O sector de operadores e dos integradores logísticos, por sua vez, apresentou um crescimento de 20% no mesmo período. Estas são duas das conclusões que os promotores desta análise destacaram no decurso da sessão de apresentação.
![]() |
SEMINÁRIO ONLINE ESTA QUINTA-FEIRA
Estratégia Nacional para o Mar 2030 e a Náutica de Recreio
O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, o Diretor Geral da DGRM, José Simão, e a Subdiretora Geral da DGPM, Conceição Santos, vão intervir num webinar sobre a Estratégia Nacional para o Mar 2030 e a Náutica de Recreio. A iniciativa, promovida pela Treino de Mar, decorre esta quinta-feira, dia 29 de abril, às 21h00.
Neste webinar vai ser discutida a Estratégia Nacional para o Mar, focando aspetos relevantes para a náutica de recreio, bem como as prioridades do Portugal para a Presidência da União Europeia relativamente à política do mar.
![]() |
Porto de Lisboa inverte tendência e cresce 6,2% em carga
Depois de um difícil ano de 2020, o porto de Lisboa registou um aumento de 6,2% no total de mercadorias e um total de 2,263 milhões de toneladas de carga movimentada, no primeiro trimestre de 2021.
Na base da retoma está a Carga Contentorizada, com um crescimento homólogo de 20,7%, e os Granéis Sólidos, também com um aumento de 9,3% face a 2020.
![]() |
SEAentia quer derrubar mitos e percepções erradas que ainda existem associados à aquacultura
Nuno Leite diz que além da produção ser “manifestamente insuficiente para as necessidades” da sociedade, existe ainda uma “perceção bastante negativa” sobre os produtos originários de aquacultura: “Para termos uma noção, Portugal consome cerca de 568 mil toneladas de pescado para uma produção que ronda as 174 mil toneladas em pescas e 13 mil toneladas em aquacultura, o que significa que temos que importar 381 mil toneladas de pescado”. Isto é “económica e ecologicamente insustentável”, alerta, destacando que “a maior fatia da nossa produção provém das pescas e o pescado importado é maioritariamente de aquacultura”.
![]() |
Portos da Madeira recebem certificado «Madeira Safe to Discover»
A Madeira é cada vez mais um destino seguro e está cada vez mais preparado para voltar a receber turistas na 'pós-pandemia. A mensagem foi deixada pelo Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus por ocasião da cerimónia de entrega de Certificado 'Madeira Safe to Discover' à Associação de Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM).
![]() |
Grupo Sousa já investiu 14,4 milhões de euros na renovação de contentores
Desde 2017 que a GS Lines aposta na renovação da frota de equipamentos. Até ao momento, a companhia do Grupo Sousa já substituiu cerca de 2.370 contentores e aumentou a frota para cima dos 7300 de forma a garantir vantagens económicas e funcionais aos seus clientes.