Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Programa «Perishable Logistics» começa a 7 de Junho
O Programa “Perishable Logistics” começa dia 7 de junho. A inscrição deverá ser efectuada através do site da APEC antes do dia 31 de maio 2021. No mesmo site podem também podem encontrar todo outro tipo de informação e contactos.
![]() |
Terminal de Setúbal e Tersado submetidos a auditoria para verificação das medidas contra a covid-19erificacao-das-medidas-contra-a-covid-19/
Os terminais de contentores de Setúbal e Tersado, geridos pelo grupo turco Yilport, vão ser submetidos a uma auditoria por parte da Associação Portuguesa de Certificação, com o objectivo de se verificar se estão a ser cumpridas todas as medidas de segurança necessárias contra a propagação da covid-19.
![]() |
Governo Regional da Madeira antecipa pagamento de apoios de 63 mil euros a armadores de pesca
A Secretaria Regional de Mar e Pescas da Madeira antecipou em um mês o pagamento de 653 mil euros de apoios a 63 armadores de pesca. Estas ajudas, atribuídas pelo Governo Regional, 100% a fundo perdido, no âmbito do programa Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), visam reduzir o peso dos custos que os armadores têm de suportar para desenvolverem a actividade.
![]() |
Governo aprova Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030
O Conselho de Ministros aprovou a Estratégia Nacional para o Mar para o período 2021-2030 (ENM 2021-2030), cumprindo uma das disposições do Programa do XXII Governo Constitucional.
Tendo como base a importância do conhecimento científico, a protecção do Oceano, a valorização dos serviços dos ecossistemas marinhos e o reconhecimento do seu papel como vectores de desenvolvimento sustentável e, em paralelo, a robustez dos sectores tradicionais e emergentes da economia azul, a ENM 2021-2030 tem como propósito potenciar o contributo do mar para a economia do País, a prosperidade e o bem-estar de todos os portugueses, e dar resposta aos grandes desafios da década, reforçando a posição e visibilidade de Portugal no mundo enquanto nação eminentemente marítima.
![]() |
Navios com bandeira portuguesa são pioneiros em ter toda a documentação digitalizada
Em declarações prestadas durante a conferência ‘Digital Transition in Shipping’, promovida pela ENIDH, José Simão, director-geral da DGRM, vincou os «avanços em digitalização» levados a cabo por Portugal, frisando que os navios da marinha mercante que arvoram a bandeira lusa «são os primeiros no mundo a ter simultaneamente toda a documentação estatutária de navios e documentos de marítimos, em formato electrónico».
![]() |
RICARDO SERRÃO SANTOS
O mar é fundamental e indissociável de uma Europa que se quer resiliente, verde, digital, social e global
O mar é “assumido como fundamental e indissociável de uma Europa que se quer resiliente, verde, digital, social e global. Vejamos, o Mar é crucial na recuperação social e económica, na resiliência europeia, seja no importante papel das pescas e das comunidades pesqueiras ou na relevância da economia azul; é incontornável numa Europa verde e na agenda climática; é parte da Europa digital, cuja transição é transversal aos vários sectores do mar, sejam tradicionais ou inovadores, é parte agregadora e um denominador comum da Europa social, envolvendo as comunidades pesqueiras e todas as dimensões em que o mar integra o quotidiano dos cidadãos europeus; e é, finalmente, o meio por excelência da Europa global, da ligação da Europa com o Mundo”.
![]() |
APDL reabriu Ponte Móvel de Leixões
A Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) anuncia que a Ponte Móvel do Porto de Leixões, encerrada para intervenção de trabalhos de manutenção, reabriu esta terça-feira, pelas 18:00, devendo o trânsito automóvel e de peões ser, nessa altura, retomados.
Concluídos os trabalhos de substituição do cilindro hidráulico norte/poente e realizadas as afinações ao sistema hidráulico de acionamento, estão reunidas as condições para reposição do normal funcionamento da ponte móvel.
![]() |
Fátima Alves sobre logística portuária:
«Temos que pensar em conjunto»
Em dois ou três anos os portos de Aveiro e Leixões desejam ter o porto seco da Guarda a funcionar como peça relevante na expansão da oferta logística.
Esta é uma nova valência que os portos entendem como importante para expandir as atividades portuárias. Trata-se de uma aposta que surge em paralelo com a melhoria da linha da Beira Alta.
![]() |
EM MARÇO DE 2021
Exportações e importações aumentaram 28,8% e 12,2%
As exportações e as importações de bens, em Março de 2021, registaram variações homólogas nominais de +28,8% e +12,2%, respectivamente (+2,6% e -10,4%, pela mesma ordem, em Fevereiro de 2021), divulga o Instituto Nacional de Estatística (INE).
![]() |
Mar 2020 atinge 52% de taxa de execução no final de Abril de 2021
O Programa Operacional Mar 2020 atingiu 52% de taxa de execução no final de Abril de 2021. Segundo a Autoridade de Gestão do Mar 2020, são 5.591 os projectos, de todo o País que contam com um apoio público do Programa, de 462 milhões de euros, num investimento total de mais de 702 milhões de euros.
Dos 392,5 milhões de euros programados para Portugal do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, estão executados mais de 200 milhões de euros, estando já desde Fevereiro cumprida a meta de execução de 2021, meta que, em Dezembro de cada ano, é aferida ao nível europeu.
![]() |
WORKSHOP ONLINE ESTA QUARTA-FEIRA, 12 DE MAIO
«O estado actual e a direcção futura da digitalização nos Portos da Região Atlântica»
Esta quarta-feira, 12 de maio, decorre o primeiro Workshop online dedicado ao tema “O estado actual e a direcção futura da digitalização nos Portos da Região Atlântica”
O workshop, organizado pela Comissão de Coordenação do “PILAR I - Portos do Atlântico enquanto pontos de entrada e Placas Giratórias da Economia Azul” do Plano de Acção para o Atlântico 2.0 é o primeiro de uma série de três, e tem como objectivo debater e apresentar iniciativas de digitalização na Região Atlântica enquanto práticas para estabelecer um roteiro de Digitalização nos portos do Atlântico.
![]() |
Sines foi o 2.º porto que mais cresceu no mercado europeu de contentores
Com 13% de crescimento homólogo em 2020, o Porto de Sines foi o segundo porto europeu com maior evolução na carga contentorizada, ocupando a 16ª posição na lista dos principais de portos europeus neste segmento. O ranking foi publicado por uma revista espanhola da especialidade (Transporte XXI) que analisou os resultados do mercado portuário europeu em 2020.
Sines foi o único porto localizado na península a registar um crescimento no segmento dos contentores, mantendo a quarta posição ibérica. Com o impacto provocado pela pandemia, o volume total acumulado dos portos europeus registou uma diminuição de 2% na movimentação de carga contentorizada.
![]() |
Porto de Setúbal recebe 4.ª linha da MacAndrews
O Porto de Setúbal passa a receber a Linha Regular de contentores “MEDITERRANEAN PENDULUM SERVICE (MPS)”, que a cada 45 dias escala Setúbal e liga os portos Salerno; La Spezia; Genova; Algeciras; Casablanca; Leixões; Marselha; Piréus; Mersin; Lattakia; Beirut; Alexandria.
Esta linha, a quarta do armador a escalar o Porto de Setúbal, reforça a aposta de uma presença regular nos mais importantes portos da Europa Mediterrânica, do Norte de África e do Médio Oriente, garantindo aos carregadores parceiros do Porto de Setúbal otimizar a gestão dos seus fluxos de mercadorias.
![]() |
UN Environment Programme lança guia prático sobre financiamento da Economia Azul
"Turning the tide: How to finance a sustainable ocean recovery" é financiado pela European Commission e baseado nos princípios do financiamento sustentável da Economia Azul.
![]() |
MINISTRO DO MAR
Este é o momento para fortalecer a cultura de colaboração entre empresas da economia azul
O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, visitou o CEiiA – Centro para Excelência e Inovação para a Indústria Automóvel, em Matosinhos acompanhado pela Directora-geral de Política do Mar, Helena Vieira, no âmbito do Roteiro do Empreendedorismo e Economia Azul, um ciclo de visitas dedicado a empresas portuguesas inovadoras na área da economia do mar.
Durante a visita, o ministro salientou “as oportunidades que se abrem com a visão espelhada pela nova Estratégia Nacional para o Mar, em fase final de aprovação, e pela componente Mar do Plano de Recuperação e Resiliência agora entregue em Bruxelas”.
![]() |
JOSÉ SIMÃO (DGRM)
Temos a obrigação de trabalhar cada vez mais com a vertente de terra
José Simão, director-geral da DGRM, foi uma das figuras de destaque do evento ‘A Carga em Movimento – Gerir os Trânsitos à Distância‘, promovido pela APAT. A sua intervenção focou-se na visão integradora e holística dos fluxos de cargas entre o Mar e Terra, onde a Janela Única Logística (JUL) ganha uma importância central. Entre os tópicos prioritários estiveram também a descarbonização e a digitalização, «pilares» da actuação da DGRM.
![]() |
Plataforma de economia do mar gerida desde Portugal
Portugal vai ser o pólo aglutinador de uma plataforma pioneira de serviços de aceleração da economia do mar. O objetivo é capacitar 391 portos atlânticos para operarem como hubs de inovação e aceleração de startups, contribuindo para diversificar modelos de negócio e fontes de receita na economia azul ou do mar.
Com arranque a 11 de maio, o Atlantic Smart Ports Blue Acceleration Network (AspBAN) é uma iniciativa liderada pela consultora de inovação colaborativa Beta-i e pela Fórum Oceano, associação que gere o cluster do mar português, que ganharam a call da Direção-Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas da Comissão Europeia para desenvolver a economia do mar a partir dos Portos do Atlântico da UE.
![]() |
1,2 milhões para dragar o porto da Póvoa nos próximos três anos
São 5,1 milhões de euros para dragagens nos portos do norte, 1,2 milhões dos quais para o porto da Póvoa de Varzim, 300 mil euros já este ano. Em dia de inauguração do novo pólo da marina, Câmara e Clube Naval Povoense (CNP) alertaram para a perigosa acumulação de areias que mina a segurança de turistas, atletas e pescadores.
![]() |
Mobilift Portugal entregou grua portuária Liebherr LHM420 no Porto de Setúbal
Na sequência de uma «parceria de longa data», a empresa Mobilift Portugal efectuou, em meados de Abril, uma entrega de uma grua portuária Liebherr, modelo LHM420, ao cliente Tersado – Terminais Portuários do Sado (Yilport), que gere o Terminal de Multiusos do Porto de Setúbal.
![]() |
Governo açoriano aprova 13 ME para obras de reparação no porto das Lajes do Pico
Segundo o Açoriano Oriental, o Governo Regional vai celebrar um contrato "com caráter plurianual" com a Portos dos Açores que permite transferir mais de 13 milhões de euros para "cobrir os custos da obra" do porto das Lajes do Pico, danificado pelo furacão Lorenzo.
A passagem do furacão Lorenzo pelo arquipélago, na madrugada de 01 para 02 de outubro de 2019, provocou 255 ocorrências e 53 pessoas tiveram de ser realojadas, causando ainda a destruição total do porto das Lajes das Flores.