Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




OE 2021

Governo aposta na carga fluvial e no potencial do Tejo

Os contornos do Orçamento de Estado para 2021 começam a ser conhecidos – no contexto marítimo-portuário há a destacar, na proposta, a aposta do Governo no desenvolvimento de uma Via Navegável do Rio Tejo, com o objectivo de criar um fluxo de cargas a partir de Castanheira do Ribatejo.

muSEAum - Sala do Conhecimento

A Sala do Conhecimento do muSEAum é dedicada à inovação na gestão de museus. Contém um repositório de estudos de públicos, assim como investigação e artigos nacionais e estrangeiros relevantes para o projecto, em particular nas áreas do branding, experiência de visitante e marketing digital.
Esta sala inclui a zona inspiracional Design Studio que apresenta exemplos de boas práticas de comunicação digital de museus de todo o mundo.
 

Vasco Cordeiro destaca investimento que garante melhorias na operacionalidade dos portos da Região

Os investimentos que têm permitido melhorar as infraestruturas portuárias, dinamizar a circulação de bens e, por consequência, reforçar a Coesão, estiveram em destaque na deslocação de Vasco Cordeiro à Ilha de Santa Maria: “Esse reforço de investimento na qualificação de infraestruturas é algo que nós temos que prosseguir, na próxima legislatura, quer em relação à reparação dos estragos provocados pelo Lorenzo, quer para favorecer o desenvolvimento de cada uma das ilhas”.

19 DE OUTUBRO

Conferência AICEP . 2020 - «Exportações & Investimento»

A AICEP realiza no último trimestre deste ano a sua Conferência Anual subordinada ao tema “Exportações & Investimento”. As circunstâncias atuais ditam, porém, que a edição deste ano se realize num formato diferente, sendo dividida em quatro sessões com transmissão em live streaming a partir do auditório da AICEP, no Edifício Entrecampos 28. A primeira sessão terá lugar segunda-feira, 19 de outubro, entre as 10h00 e as 11h00.

Ministras da Agricultura de Portugal e do Brasil visitam Porto de Sines com foco no agronegócio

A Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina e a Ministra da Agricultura de Portugal, Maria do Céu Antunes, visitaram esta terça-feira, dia 13 de outubro, o Porto de Sines. Da comitiva faziam também parte o Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Hugo Mendes, e o Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias.

A visita inseriu-se no programa oficial da governante brasileira a Portugal e enquadrou-se na estratégia de promoção e desenvolvimento do Porto de Sines e das áreas logísticas e industriais adjacentes para o agronegócio. Com efeito, as novas dinâmicas do mercado internacional, em que o Brasil assume uma importância cada vez maior, fazem que seja cada vez mais importante rever o circuito logístico da agroindústria na Europa.

0E 2021

Ministério do Mar com 127,7 milhões de euros

“O programa orçamental Mar totaliza na despesa 127,7 milhões de euros", lê-se no documento que foi entregue pelo Governo na Assembleia da República.

Quanto às despesas de investimento, o documento destaca os projectos de dragagens e intervenções de emergência nos portos do norte, centro e sul e de controlo e inspecção no âmbito das actividades da política comum das pescas, a cargo da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, bem como como o Polo Tecnológico de Algés-Oeiras e despesa com a conservação e reparação de navios, sob responsabilidade do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.(IPMA).

Regressaram à terra e voltaram a por os «Água Arriba» a navegar no Lima. Por amor à camisola

Nasce aqui ao lado, na Galiza, atravessa o Alto Minho e vai desaguar ao Atlântico. A água, que atravessa os seus mais de 100 quilómetros de extensão, entra em Portugal pelas portas da freguesia de Lindoso, contorna o Gerês, passa em Ponte da Barca e Ponte de Lima, terra com quem partilha o nome, e termina o percurso em Viana do Castelo. Em tempos, o Rio Lima estabelecia uma ligação importante entre as várias regiões por onde passava e chegaram a estar mais de 50 embarcações atracadas em Ponte de Lima, que faziam o transporte de mercadorias para Viana. Hoje em dia, o caudal do rio é invadido pelos novas práticas aquáticas, como o paddle ou a canoagem, mas ainda há quem faça por manter a arte de velejar viva.

Embaixada do Japão visita Complexo Portuário, Logístico e Industrial de Sines

Na sequência de reunião entre os Ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal e do Japão, em Lisboa, a aicep Global Parques organizou uma visita da Secção Económica da Embaixada do Japão ao Complexo Portuário, Logístico e Industrial de Sines.

Yusuke Takahashi e Osamu Azeyanagi foram recebidos na Administração do Porto de Sines (APS), por José Luís Cacho, Duarte Lynce de Faria, Luís Miguel Silva (APS), Filipe Costa (aicep Global Parques) e Jorge d’Almeida (Comunidade Portuária e Logística de Sines).

Novo estudo mostra impacto da pandemia nas cadeias de abastecimento globais

Mais de 90% das empresas acreditam que a disrupção das cadeias de abastecimento globais causada pela pandemia vai ter um impacto de longo prazo nos seus negócios. As indústrias aeroespaciais e de defesa até ao momento foram as mais afectadas, mas é esperado um «impacto muito grande» para os vários sectores da economia, pelo que é imperativo monitorizar de forma continua os riscos, de acordo com um estudo realizado pela Interos.

Grupo SAISA reforça presença no Porto de Aveiro

O Grupo SAISA reforça compromisso com o mercado português e dá início à expansão das suas instalações no Porto de Aveiro.
O Investimento de 1,6 Milhões de euros contempla a construção de um novo armazém no Terminal de Granéis Sólidos, destinado à distribuição de carbonato e bicarbonato de sódio de origem natural, estando prevista a sua conclusão no primeiro semestre de 2021.

Porto de Lisboa certifica Sistemas de Segurança da Informação

A Administração do Porto de Lisboa concluiu a certificação da norma ISO/IEC 27001:2013, o padrão de referência internacional para os sistemas de Segurança da Informação.

A certificação agora concluída vem reforçar a adopção das melhores práticas nacionais e internacionais assegurando a disponibilização dos sistemas de suporte ao regular funcionamento do porto de Lisboa, nas suas múltiplas vertentes de ordem económica, financeira, patrimonial, de gestão de efectivos e de exploração portuária.

Estaleiros de Viana do Castelo com «melhor ano de sempre» e 100 milhões de euros de vendas

O administrador da Martifer disse esta quinta-feira que 2020 é o “melhor ano de sempre” desde 2014, quando assumiu a subconcessão dos estaleiros navais de Viana do Castelo, apontando para uma faturação de 100 milhões de euros.

“Este ano vai ser o melhor ano de sempre dos estaleiros, quer na construção, quer na reparação naval. Vamos ficar com um valor de vendas na casa dos 100 milhões de euros”, afirmou Carlos Martins.

MADEIRA

Cais de Machico com segurança reforçada

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, visitou nesta quarta-feira o cais de Machico, cuja obra de reabilitação, agora concluída, vem repor as melhores condições de segurança e operacionalidade daquela infraestrutura, um investimento que ultrapassou os 1,8 milhões de euros.

ZILS

Representantes da IACA e da FIPA visitaram a Zona Industrial e Logística de Sines

Representantes da IACA e da FIPA visitaram a ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines.

Os representantes das associações mais representativas do sector do agro-negócio, Jaime Piçarra, Secretário-Geral da IACA e Pedro Queiroz, Director Geral da FIPA, foram recebidos nas instalações da ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines pelo CEO da aicep Global Parques Filipe Costa, pelo Director de Desenvolvimento de Negócio da aicep Global Parques, Gonçalo Eiras e pelo Presidente da Comunidade Portuária e Logística de Sines, Jorge D’Almeida. Após uma apresentação focada na ZILS e no Porto de Sines, a comitiva realizou uma visita aos terminais Portuários e à Zona Industrial.

Portugal quer o leme de rede de 391 portos

A consultora portuguesa Beta-i lidera um consórcio que pretende ligar uma rede de 391 portos e acrescentar inovação à sua atividade. O plano aguarda agora apoios de Bruxelas, mas já conta com vários parceiros.

Lançado o site do Observatório Multidisciplinar Europeu do Fundo do Mar e da Coluna de Água

A 1 de Outubro foi lançado o website do Observatório Multidisciplinar Europeu do Fundo do Mar e da Coluna de Água, Portugal (EMSO - PT).

EMSO-PT é uma Infraestrutura de Investigação Europeia de Grande Escala, constituída por observatórios submarinos multidisciplinares e outras infraestruturas de suporte para processamento de dados, com o objetivo de disponibilizar informação científica de forma continuada e gratuita, sobre processos ambientais marinhos relacionados com a interação entre a geosfera, a biosfera e a hidrosfera.

MARCO VALE

«Booking digital» será o grande desafio das agências de navegação

Ao abordar as oportunidades e desafios trazidos pelo advento da digitalização no sector marítimo, no âmbito do tema ‘A Logística e os Portos enquanto “nós” da Intermodalidade‘, Marco Vale afirmou que o booking online será essencial para o progresso do sector – a celeridade e comodidade proporcionada ao cliente que pretende colocar a sua carga contentorizado em um determinado navio será crucial, e um grande desafio para as agências de navegação.

ZONA DE ACTIVIDADES LOGÍSTICAS E INDUSTRIAIS DO PORTO DE AVEIRO

Empreitada de dragagem e remoção de inertes da ZALI está concluída

Os trabalhos de dragagem e remoção de inertes da ZALI encontram-se concluídos, numa empreitada que decorreu dentro dos prazos estipulados.
Superada esta etapa, vai em breve ser lançado o concurso para infraestruturação da 2.ª fase da Zona de Actividades Logísticas e Industriais do Porto de Aveiro, compreendendo a construção de arruamentos e a sua infraestruturação com redes de águas, esgotos, e prevenção de incêndios.

Portos portugueses andaram «sempre na linha da frente do processo de digitalização»

«Nos portos, andámos sempre na linha da frente na questão da digitalização: recordo que os portos deixaram de ter papel há quase 15 anos», vincou José Luís Cacho, presidente do Conselho de Administração da APS, durante webinar da ADFERSIT.

O especialista portuário abordou o tema da digitalização portuária e logística, lembrando que Portugal tem já um passado de evoluções de invejar. «Desde 2005 que não circula um papel nas operações de movimentação da carga. Isso colocou-nos na linha da frente dos portos europeus, detendo um processo que, hoje em dia, muitos deles ainda não conseguiram colocar em funcionamento. Houve uma grande resiliência nossa nessa altura, trazendo a alfândega para dentro dos processos do porto. Foi um grande passo, um caminho interessante», observou.

ANA CUNHA:

Obras no Porto das Pipas decorrem, em várias frentes, dentro da normalidade

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas visitou as obras de construção da rampa roll-on/roll-off e de melhoria da operacionalidade e abrigo do Porto das Pipas, em Angra do Heroísmo, e os estaleiros, na Praia da Vitória, onde estão a ser fabricados os caixotões para o prolongamento daquele porto, que serão transportados por via marítima até Angra do Heroísmo.

Total: 5738
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 [55] 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287