Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Ever Given e Suez:
Seguros enfrentam gigantismo marítimo
Um acordo entre os proprietários do navio porta-contentores que bloqueou o Canal de Suez e a autoridade da canal estará resolvido através de uma compensação de 540 milhões de dólares. O acordo determina que nenhuma outra ação legal seja tomada contra o armador do navio, o japonês Shoei Kisen Kaisha, e que o navio terá passagem fácil pelo canal no futuro.
A seguradora do navio, a UK P&I Club, já tinha avançado em junho que um “acordo de princípio” tinha sido alcançado entre ambas as partes, mas não indicou o valor. No entanto, a imprensa especializada da Grécia relatou que a SCA, autoridade do Canal, havia pedido originalmente 916 milhões de dólares para cobrir receitas perdidas devido à paralisação do tráfego de navios e por danos causados à estrutura, tendo depois reduzido para 550 milhões de dólares.
![]() |
Porto de Aveiro mantém record de tonelagem até Abril, com mais 3,2% que em 2019
No rescaldo do balanço da movimentação portuária no Continente entre Janeiro e Abril, um dos destaques vai para o Porto de Aveiro, que continua a trilhar o caminho dos records: desta feita, o porto ultrapassou, em 3,2% o registo máximo alcançado no período homólogo, em 2019.
![]() |
DGRM representou Presidência do Conselho Europeu de Portugal no MEPC 76 da IMO
A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), através do seu Director de Serviços de Administração Marítima, Paulo Pamplona, representou Portugal e a presidência portuguesa na 76ª sessão do Comité de Protecção do Meio Ambiente Marinho (MEPC 76) da Organização Marítima Internacional (IMO), que contou com a participação de 400 delegados de todo o mundo.
![]() |
Contentores crescem 9,3% até Abril
Porto de Sines lidera com subida de 13,6%
No período de Janeiro-Abril de 2021, o movimento de contentores atingiu um volume de 995,5 mil TEU, traduzindo um aumento de 84,56 mil TEU correspondente a +9,3%, face ao registo do período homólogo de 2020, revelou a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).
O desempenho do ecossistema portuário do Continente neste segmento dos contentores espelha o que se passou na maioria dos portos, com excepção de Leixões que retrocedeu 16,2 mil TEU (–6,6%). O grande destaque vai para o Porto de Sines, que movimentou 70,1 mil TEU (+13,6%) até Abril; Lisboa também cresceu +22,4% (mais 20,5 mil TEU), e também Setúbal, com um crescimento de +18,9% (mais 9,9 mil TEU).
![]() |
Porto de Setúbal a crescer nos primeiros 5 meses de 2021
O Porto de Setúbal registou até maio um crescimento de 4,1% face a igual período em 2020, com 2,8 milhões de toneladas movimentadas.
Os segmentos da carga geral apresentaram o desempenho mais positivo, com a carga fracionada a registar mais 29%, com 644 mil toneladas, a carga roll-on roll-off, 20%, com 118 mil unidades e a carga contentorizada, 13%, com 76,5 mil TEU.
![]() |
Fórum Oceano e Governo Regional da Madeira assinam Protocolo de Cooperação para a dinamização da Economia Azul Sustentável na Região
A Fórum Oceano, entidade responsável pela gestão do Cluster do Mar Português, e o Governo Regional da Madeira assinaram um Protocolo de Cooperação para promover a inovação empresarial e a atração de investimento, contribuindo para a afirmar a Região Autónoma da Madeira como Região business friendly na dinamização da Economia Azul Sustentável.
![]() |
Marinha inicia roteiro de inovação junto da indústria e academia nacionais
Esta segunda-feira, 5 de julho, teve início a segunda edição do Roadshow Ideia 2021 na qual a Marinha visita um conjunto de entidades da indústria e da academia com vista à partilha de ideias e projetos rumo a uma constante inovação.
![]() |
DGRM acompanha Ministro do Mar em visita à Lisnave e ao navio Vasco da Gama
O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, acompanhado pelo Diretor-Geral da DGRM, José Carlos Simão, e pelo administrador da APSS, José Castel-Branco, visitaram o estaleiro naval da Lisnave no Porto de Setúbal e o novo navio de cruzeiros “Vasco da Gama”, que se encontra neste estaleiro a concluir a sua modernização, tendo sido recebidos pelo presidente da Lisnave, José António Rodrigues, e pelo empresário Mário Ferreira.
![]() |
Ministério da Economia reconhece Pólo de Inovação Digital da Economia Azul
O Portugal Blue Digital Hub é um dos 11 Pólos de Inovação Digital que constituem a Rede Nacional de Digital Innovation Hubs, conforme despacho do Gabinete do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, publicado recentemente. O Pólo é coordenado pela Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, entidade responsável pela gestão do Cluster do Mar Português.
![]() |
Diogo Marecos (Yilport):
Porto de Lisboa revitaliza-se e enterra passado de «incertezas»
Diogo Marecos, administrador da Yilport em Portugal, abordou, durante o segmento ‘Conversas de Bordo’, o actual momento do Porto de Lisboa. O responsável da empresa turca – que opera dois terminais no porto lisboeta – analisou a fundo o investimento no Terminal de Contentores de Alcântara e prometeu que a Yilport está comprometida com a «economia local». Deixou ainda uma garantia: Portugal pode almejar a conquistar cargas a Espanha e Marrocos.
![]() |
EM FORMATO HÍBRIDO
Business2Sea 2021 acontece de 16 a 18 de novembro
A 11.ª edição do Business2Sea é organizada pela Fórum Oceano e pelo Centro Tecnológico do Mar – Fundação CETMAR. Em 2021, o evento assumirá um formato híbrido, sendo que a componente presencial decorrerá em Vigo, Espanha.
![]() |
A 7 E 8 DE JULHO
Inovação e competitividade na economia do mar
O evento de apresentação do projeto INOVSEA decorre a 7 de julho no Hotel FeelViana, em Viana do Castelo, e dia 8 de julho, no Sweet Atlantic Hotel & Spa, na Figueira da Foz.
O projeto INOVSEA - Inovação e competitividade na economia do mar, promovido pela AEVC e pela ACIFF, tem como principal objetivo potenciar a inovação nas PME que integram a Economia do Mar das regiões costeiras do Alto Minho e Baixo Mondego, tendo como base a cooperação e o incremento de competências em fatores críticos de competitividade.
![]() |
GRUPO ETE
Navalrocha não abrandou na pandemia e caminha para o seu melhor ano desde 2017
Os estaleiros da Navalrocha não desaceleraram a sua actividade durante a pandemia de COVID-19 e continuam a acumular intervenções e reparações em navios, ao ponto de, feito o balanço dos primeiros seis meses do ano, se encaminharem para o melhor ano desde 2017.
![]() |
JOSÉ SIMÃO:
Digitalização chega à intermodalidade, com Portugal na «linha da frente»
Através de artigo publicado pela associação ADFERSIT, José Simão aborda a evolução do processo da transição digital, fundamental no contexto instrumental de gestão (nacional mas também europeu). Analisando a importância da vertente digital no Plano de Recuperação e Resiliência nacional, o director-geral da DGRM focaliza o sector dos transportes, tido como «excelente exemplo» da materialização de uma dinâmica de eficiência, desmaterialização e transparência de processos em prol da prosperidade do negócio – a JUL sendo, aqui, o expoente máximo.
![]() |
Porto de Setúbal servido pelo novo TLA - Terminal Logístico Automóvel
O Porto de Setúbal passa a ter mais uma solução logística automóvel, com a entrada em funcionamento do TLA - Terminal Logístico Automóvel, um novo projeto do Grupo SAPEC e do Grupo BARRAQUEIRO. Para assinalar a ocasião, no dia 21 de junho, o TLA convidou a APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra para uma visita de apresentação às instalações, que contou ainda com a presença dos representantes da Navipor, operador portuário Ro-Ro de referência.
![]() |
Simulacro de incêndio reforça segurança no Terminal da Trafaria-Silopor
A Silopor realizou um simulacro de incêndio nas suas instalações a fim de preparar os colaboradores para a necessidade de actuação, em caso de emergência, garantindo uma rápida e eficaz identificação do incêndio e de todos os procedimentos de segurança.
No simulacro ocorrido, de uma forma geral, os elementos das Equipas de Segurança e restantes intervenientes actuaram conforme os procedimentos incluídos no Plano de Emergência Interno (PEI).
![]() |
José Castel-Branco (APL) em discurso directo: O futuro do Porto de Lisboa em análise
A Revista Cargo acompanhou a intervenção do administrador da APL, José Castel-Branco, na conferência ‘Conversas de Bordo‘, organizada pela APAT. Um momento importante para ouvir as prioridades estratégicas para o presente e para o futuro da infra-estrutura portuária da capital.
![]() |
Porto de Lisboa foi palco de «uma das maiores operações de carga ao cais com cimento a granel»
O Porto de Lisboa recebeu a escala do navio ‘M/V Dominica’, que espoletou uma das maiores operações de carga ao cais no domínio dos granéis sólidos dos últimos anos.
Trata-se de navio com de 127 metros de comprimento, tendo a sua escala originado «uma das maiores operações de carga ao cais com cimento a granel no Porto de Lisboa, nos últimos anos: dez mil toneladas de carga a granel de cimento, com destino a Cabo Verde (mais concretamente aos portos da Praia e Mindelo).
![]() |
Parque Logístico de Grândola terá ligação ao Porto de Sines e ao Corredor Internacional Sul
O Parque Logístico de Grândola começará a ser edificado em 2023 – ficará situado a 8 km de Grândola, junto ao IC1 e à linha ferroviária do Sul. Tal como a Qantara Capital adiantou, o complexo estará conectado ao Porto de Sines e à nova ligação ferroviária do Corredor Internacional Sul para Espanha e para a Europa. Ocupará uma área de 130 hectares, com 630.000 m2 de área de construção e 300.000 m2 de infra-estruturas adjacentes.
![]() |
DGRM vai avançar com última fase da navegabilidade do Rio Guadiana
Em sessão presidida pelo Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, foi dado um passo decisivo para a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) avançar com o projecto de navegabilidade do troço Pomarão–Mértola no rio Guadiana.
A sessão teve lugar nos Paços do Concelho de Mértola e, para além da DGRM, estiveram presentes os municípios de Mértola, Alcoutim e Castro Marim, as CCDR’s, o ICNF, a Docapesca, o Instituto Hidrográfico e a Capitania de Vila Real de Santo António.