Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Viana do Castelo estuda plataforma logística intermodal e acessos ferroviários ao porto comercial
O Município de “Viana do Castelo, no âmbito da sua Agenda do Mar, vai propor que seja feito um estudo de viabilidade para a construção de um porto seco (plataforma logística intermodal) e também os acessos ferroviários ao porto comercial, em estreita articulação entre ambos os investimentos”, revelou o presidente da autarquia, José Maria Costa.
![]() |
MADEIRA
Concluídas primeira e segunda fase da requalificação do cais da Ribeira Brava, no valor de 1,7 milhões
Estão concluídas a primeira e segunda fases da obra de requalificação do cais da Ribeira Brava no valor de 1,7 milhões de euros. A requalificação do cais “insere-se num conjunto de obras que consta de um contrato-programa da APRAM (Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira) de requalificação dos portos da Madeira”, num valor global de 5,8 milhões de euros.
![]() |
ESTA TERÇA-FEIRA, 25 DE MAIO
Lars Jensen - Liner shipping transformation - changing business models in the 2020s
A AGEPOR, em colaboração com a conceituada CBS - Copenhagen Business School, promove esta terça-feira, dia 25 de Maio, às 10.00, um webinar no qual Lars Jensen, CEO da Vespucci Maritime / SeaIntelligence , se irá debruçar sobre as transformações dos modelos de negócio e tendências actuais e futuras do Shipping com enfoque especial nas Linhas Regulares contentorizadas.
Com uma vasta experiência na área, e analista de referência no Shipping mundial, Lars Jensen fará um Webinar de 40 minutos com possibilidade de perguntas e respostas ajustado á realidade portuguesa e europeia que certamente será enriquecedora para todos os participantes.
![]() |
APL inicia testagem dos trabalhadores para SARS COV2
A Administração do Porto de Lisboa deu início a 21 de maio ao processo de testagem dos seus trabalhadores, com caráter regular, e com incidência nos grupos afetos a áreas de natureza operacional do Porto de Lisboa (pilotos, mestres, motoristas marítimos, marinheiros e pessoal da fiscalização) cuja atividade tem um grau de exposição maior ao risco de contágio.
![]() |
ESCLARECIMENTO APDL
Praia do Ourigo, Frente Atlântica do Porto
Na sequência das sucessivas interpelações da comunicação social sobre a reconstrução a decorrer na Praia do Ourigo, na Frente Atlântica do Porto, a APDL esclarece que:
A APDL, por delegação legal de competências da Autoridade Nacional da Água, teve, até 31 de Dezembro de 2020, competência para emitir títulos (licenças ou concessões) de ocupação do domínio público hídrico (DPH) nas praias designadas como águas balneares. Assim, e desde 1996, a APDL emitiu os correspondentes títulos de utilização de recursos hídricos que permitiam a ocupação de um espaço na Praia designada por Praia do Ourigo com um Equipamento de Restauração e Apoio de Praia (...)
![]() |
APSS inicia testagem aos seus trabalhadores
A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA deu início [19 de maio], ao processo de testagem dos seus trabalhadores, com caráter regular, no Porto de Setúbal e no Porto de Sesimbra, com uma primeira incidência nos grupos afetos a áreas de natureza operacional como os pilotos, mestres, motoristas marítimos, marinheiros e pessoal da fiscalização.
![]() |
Porto de Aveiro volta a receber navio com 200 metros
O Porto de Aveiro voltou a receber um navio com 200 metros. O ‘Federal St Laurent’ atracou quinta-feira no cais portuário para descarregar 21.100 toneladas de milho.
O navio é agenciado e operado pela PTM Ibérica, que tem sede no Porto de Aveiro.
![]() |
Sines e Leixões parceiros no reforço da cibersegurança
Os portos de Sines e Leixões viram aprovada uma candidatura conjunta no âmbito da 2020 CEF Telecom Cybersecurity Call, no valor de 655 mil Euros. O Projeto MÉTIS prevê o desenvolvimento de uma série de ações no âmbito da cibersegurança, com o objetivo de melhorar o awareness e a resiliência a ciberataques, preservando, desta forma, duas infraestruturas críticas para o sistema portuário nacional.
![]() |
APDL Lança Projecto Roadmap da Transição Energética
Conforme pré-anunciado, o Porto de Leixões inicia o Projecto Roadmap para a transição energética e descarbonização da actividade, que o levará a alcançar a neutralidade carbónica e a autossuficiência energética em 2035, propondo-se fazê-lo 15 anos mais cedo do que o estipulado no chamado European Green Deal.
![]() |
ESTA QUINTA-FEIRA
Conferência sobre «A Política Marítima Integrada da UE: uma abordagem atlântica e mediterrânica»
No âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia e do Dia Europeu do Mar, terá lugar, em Barcelona, esta quinta-feira, dia 20 de Maio, a conferência “A Política Marítima Integrada da UE: uma abordagem atlântica e mediterrânica”.
![]() |
Porto de Setúbal melhora condições de controlo de contentores
O Porto de Setúbal está a promover a melhoria das condições de utilização do scanner móvel de inspeção de contentores, recentemente adquirido em parceria com a Administração Tributária, com vista a otimizar as operações de controlo da Alfândega nos principais terminais multiusos, permitindo uma maior eficiência e uma melhor produtividade, reduzindo tempos de espera e deslocação para a utilização deste serviço.
A utilização deste scanner móvel permite à Administração Tributária, com recurso a tecnologia não invasiva através de radiações, verificar o conteúdo dos contentores previamente selecionados, sem necessidade de proceder à sua abertura.
![]() |
Banco Mundial posiciona Sines como um dos portos com melhor performance
O Porto de Sines é o 18.º porto mundial com melhor performance, de acordo com a abordagem estatística levada a cabo pelo Banco Mundial e pela consultora IHS Markit. Estas duas entidades elaboraram o “The Container Port Performance Index 2020”, que avaliou a competência de 351 portos no segmento da carga contentorizada, tendo em conta o tempo dos navios em porto, desde a entrada até ao fim das operações.
![]() |
Programa «Perishable Logistics» começa a 7 de Junho
O Programa “Perishable Logistics” começa dia 7 de junho. A inscrição deverá ser efectuada através do site da APEC antes do dia 31 de maio 2021. No mesmo site podem também podem encontrar todo outro tipo de informação e contactos.
![]() |
Terminal de Setúbal e Tersado submetidos a auditoria para verificação das medidas contra a covid-19erificacao-das-medidas-contra-a-covid-19/
Os terminais de contentores de Setúbal e Tersado, geridos pelo grupo turco Yilport, vão ser submetidos a uma auditoria por parte da Associação Portuguesa de Certificação, com o objectivo de se verificar se estão a ser cumpridas todas as medidas de segurança necessárias contra a propagação da covid-19.
![]() |
Governo Regional da Madeira antecipa pagamento de apoios de 63 mil euros a armadores de pesca
A Secretaria Regional de Mar e Pescas da Madeira antecipou em um mês o pagamento de 653 mil euros de apoios a 63 armadores de pesca. Estas ajudas, atribuídas pelo Governo Regional, 100% a fundo perdido, no âmbito do programa Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), visam reduzir o peso dos custos que os armadores têm de suportar para desenvolverem a actividade.
![]() |
Governo aprova Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030
O Conselho de Ministros aprovou a Estratégia Nacional para o Mar para o período 2021-2030 (ENM 2021-2030), cumprindo uma das disposições do Programa do XXII Governo Constitucional.
Tendo como base a importância do conhecimento científico, a protecção do Oceano, a valorização dos serviços dos ecossistemas marinhos e o reconhecimento do seu papel como vectores de desenvolvimento sustentável e, em paralelo, a robustez dos sectores tradicionais e emergentes da economia azul, a ENM 2021-2030 tem como propósito potenciar o contributo do mar para a economia do País, a prosperidade e o bem-estar de todos os portugueses, e dar resposta aos grandes desafios da década, reforçando a posição e visibilidade de Portugal no mundo enquanto nação eminentemente marítima.
![]() |
Navios com bandeira portuguesa são pioneiros em ter toda a documentação digitalizada
Em declarações prestadas durante a conferência ‘Digital Transition in Shipping’, promovida pela ENIDH, José Simão, director-geral da DGRM, vincou os «avanços em digitalização» levados a cabo por Portugal, frisando que os navios da marinha mercante que arvoram a bandeira lusa «são os primeiros no mundo a ter simultaneamente toda a documentação estatutária de navios e documentos de marítimos, em formato electrónico».
![]() |
RICARDO SERRÃO SANTOS
O mar é fundamental e indissociável de uma Europa que se quer resiliente, verde, digital, social e global
O mar é “assumido como fundamental e indissociável de uma Europa que se quer resiliente, verde, digital, social e global. Vejamos, o Mar é crucial na recuperação social e económica, na resiliência europeia, seja no importante papel das pescas e das comunidades pesqueiras ou na relevância da economia azul; é incontornável numa Europa verde e na agenda climática; é parte da Europa digital, cuja transição é transversal aos vários sectores do mar, sejam tradicionais ou inovadores, é parte agregadora e um denominador comum da Europa social, envolvendo as comunidades pesqueiras e todas as dimensões em que o mar integra o quotidiano dos cidadãos europeus; e é, finalmente, o meio por excelência da Europa global, da ligação da Europa com o Mundo”.
![]() |
APDL reabriu Ponte Móvel de Leixões
A Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) anuncia que a Ponte Móvel do Porto de Leixões, encerrada para intervenção de trabalhos de manutenção, reabriu esta terça-feira, pelas 18:00, devendo o trânsito automóvel e de peões ser, nessa altura, retomados.
Concluídos os trabalhos de substituição do cilindro hidráulico norte/poente e realizadas as afinações ao sistema hidráulico de acionamento, estão reunidas as condições para reposição do normal funcionamento da ponte móvel.
![]() |
Fátima Alves sobre logística portuária:
«Temos que pensar em conjunto»
Em dois ou três anos os portos de Aveiro e Leixões desejam ter o porto seco da Guarda a funcionar como peça relevante na expansão da oferta logística.
Esta é uma nova valência que os portos entendem como importante para expandir as atividades portuárias. Trata-se de uma aposta que surge em paralelo com a melhoria da linha da Beira Alta.